Carbono (Carbonadas) e seu uso entre os profisisonais TOP

Não concordo Doc.

[quote=“AndreLopes”:29tgygpw][quote=“Doc_SP”:29tgygpw]
As raquetes de carbono tem como principal “problema” que longe da mesa, elas são pouco eficientes
[/quote]
Não concordo Doc.[/quote]
Uai, tem alguma prova impírica ou só opinião.
Alias, todos os fabricantes que usam carbono, classificam as raquetes como para uso de curta a média distância.
Veja o Campeão mundial de 2003, único dos TOP 20 que usa carbono e praticamente nao “sai da mesa” .

[quote=“Doc_SP”:2xuecmvx][quote=“AndreLopes”:2xuecmvx][quote=“Doc_SP”:2xuecmvx]
As raquetes de carbono tem como principal “problema” que longe da mesa, elas são pouco eficientes
[/quote]
Não concordo Doc.[/quote]
Uai, tem alguma prova impírica ou só opinião.
Alias, todos os fabricantes que usam carbono, classificam as raquetes como para uso de curta a média distância.
Veja o Campeão mundial de 2003, único dos TOP 20 que usa carbono e praticamente nao “sai da mesa” .[/quote]

Também sou obrigado a discordar. Se for assim, o que seria bom pra longe da mesa senão uma amdeira com batida mais firme e rápida como uma carbonada?

E pra curta distância? Algum exemplo? Eu citaria os chineses(que jogam colados na mesa) e preferem o all-wood em geral.

Também acho que citar o Schlager é meio arriscado. O estilo dele não é tão comum assim. Mas tem o Samsonov tb, tem o Boll(Arylate-Carbon).

[quote=“Doc_SP”:10dcpdu1][quote=“AndreLopes”:10dcpdu1][quote=“Doc_SP”:10dcpdu1]
As raquetes de carbono tem como principal “problema” que longe da mesa, elas são pouco eficientes
[/quote]
Não concordo Doc.[/quote]
Uai, tem alguma prova impírica ou só opinião.
Alias, todos os fabricantes que usam carbono, classificam as raquetes como para uso de curta a média distância.
Veja o Campeão mundial de 2003, único dos TOP 20 que usa carbono e praticamente nao “sai da mesa” .[/quote]
Tb não concordo. Acho q são mais apreciadas de meia a longa distância.
A forma como estes jogadores TOP usuários de carbono jogam não é prova que é a melhor forma de utilizar o carbono pq os TOPs não-usuários tbm jogam em cima da mesa, excluindo os kateiros. Do contrário há tbm jogadores que afastam da mesa utilizando ou não o carbono. Ex: Maze, Samsonov, Saive

Quanto aos tops, peguei uma lista dos TOP 30 neste tópico p/ analisar.
https://mesatenista.net/modules.php?name … feda155238

Como a lista dos q não sei o q usam é grande há a possibilidade de mais gente usar carbono. Possíveis NMO: Mizutani, Tang Peng, Li Ching, Cheung Yuk, Hao Shuai (vi uma versão da linha q leva o nome dele cuja composição é de 6 camadas pois essa a mais é 1 de carbono pro FH, lembrando q a BTY KLS do Kong só tinha Carbono no FH)

[b]Usam carbono:
2 (<<) 12867.25 MA Lin CHN
6 (7) 12491.00 BOLL Timo GER
16 (15) 12068.00 SCHLAGER Werner AUT
20 (<<) 12013.25 MAZE Michael DEN

Não sei o q usam:
11 (10) 12142.50 LI Ching HKG
12 (17) 12131.25 CHEUNG Yuk HKG
17 (18 ) 12054.25 KREANGA Kalinikos GRE (Na foto de mtoos anos atrás no site fotop não usava, mas e hj?)
18 (16) 12052.50 HAO Shuai CHN (Dps de assinar contrato c/ a 729, o q usa?)
19 (<<) 12020.00 KAN Yo JPN
21 (<<) 11999.00 CRISAN Adrian ROU
22 (23) 11991.25 MIZUTANI Jun JPN (O q usava antes do lançamento da raquete em seu nome? E desde então?)
25 (<<) 11954.00 YOON Jae Young KOR
27 (29) 11944.50 TANG Peng HKG
30 (40) 11924.50 JIANG Tianyi HKG[/b]

Não sei o q usam:
11 (10) 12142.50 LI Ching HKG (nao usa)
12 (17) 12131.25 CHEUNG Yuk HKG (nao usa)
17 (18 ) 12054.25 KREANGA Kalinikos GRE (tamca 5000)
18 (16) 12052.50 HAO Shuai CHN (nao usa)
19 (<<) 12020.00 KAN Yo JPN (fiber glass)
21 (<<) 11999.00 CRISAN Adrian ROU (nao usa)
22 (23) 11991.25 MIZUTANI Jun JPN (usava uma maze, agora usa zylon-carbon)
25 (<<) 11954.00 YOON Jae Young KOR (nao sei)
27 (29) 11944.50 TANG Peng HKG (nao usa)
30 (40) 11924.50 JIANG Tianyi HKG (nao sei)

essa sao as informaçoes que eu tenho…

[quote=“AlexandreMonteiro”:9j5p3bil]Não sei o q usam:
11 (10) 12142.50 LI Ching HKG (nao usa)
12 (17) 12131.25 CHEUNG Yuk HKG (nao usa)
17 (18 ) 12054.25 KREANGA Kalinikos GRE (tamca 5000)
18 (16) 12052.50 HAO Shuai CHN (nao usa)
19 (<<) 12020.00 KAN Yo JPN (fiber glass)
21 (<<) 11999.00 CRISAN Adrian ROU (nao usa)
22 (23) 11991.25 MIZUTANI Jun JPN (usava uma maze, agora usa zylon-carbon)
25 (<<) 11954.00 YOON Jae Young KOR (nao sei)
27 (29) 11944.50 TANG Peng HKG (nao usa)
30 (40) 11924.50 JIANG Tianyi HKG (nao sei)

essa sao as informaçoes que eu tenho…[/quote]

No mundialito de 2007, um colega meu disse ter visto com certeza uma com fibra de vidro do Kan Yo.

Hao Shuai usava Clipper Cr se não me engano, mas mudou acho.

[quote=“mola_samas”:833ravwm][quote=“Doc_SP”:833ravwm][quote=“AndreLopes”:833ravwm][quote=“Doc_SP”:833ravwm]
As raquetes de carbono tem como principal “problema” que longe da mesa, elas são pouco eficientes
[/quote]
Não concordo Doc.[/quote]
Uai, tem alguma prova impírica ou só opinião.
Alias, todos os fabricantes que usam carbono, classificam as raquetes como para uso de curta a média distância.
Veja o Campeão mundial de 2003, único dos TOP 20 que usa carbono e praticamente nao “sai da mesa” .[/quote]

Também sou obrigado a discordar. Se for assim, o que seria bom pra longe da mesa senão uma amdeira com batida mais firme e rápida como uma carbonada?

E pra curta distância? Algum exemplo? Eu citaria os chineses(que jogam colados na mesa) e preferem o all-wood em geral.

Também acho que citar o Schlager é meio arriscado. O estilo dele não é tão comum assim. Mas tem o Samsonov tb, tem o Boll(Arylate-Carbon).[/quote]

Disse tudo mola samas!
Longe da mesa, pra colocar a bola na mesa, não é preciso fazer tanto esforço, comparado com uma madeira all-wood!
E Doc, minha “prova empírica” é que nos meus 10 anos de tênis de mesa utilizei durante 3 madeira carbonada.

O Smirnov é top30 e não usa all-wood correto?!

O Hao Shuai, até onde sei, usa P700!

O Smirnov usa Clipper.

Voltando ao tópico, eu acho que o carbono ajuda muito com a potencia em longas distancias, só a curva da bola que complica um pouco mas ai vai do treinamento e do costume. O kreanga joga daquele jeito la com uma primorac carbon!

Pra facilitar a curva da bola, basta usar o carbono com uma borracha que tenha um arco mais definido e não tao baixo.

[quote=“Kyo”:2hhaywzc] Usam carbono:
2 (<<) 12867.25 MA Lin CHN [/quote]
Até onde eu sei (através do patrocinador) o MA Lin nao usa carbono.
Sobre o carbono, a bola batida de longe cai muito, assim sendo (verifique junto aos fabricantes que os usam), nao recomendam.
Claro que isto pode ser apenas gosto pessoal, mas fazendo teste empírico, vc pode comparar (usando a mesma borracha) que a Avalox P700 (que nao tem carbono) e a Tri Carbon, de longe "reagem “exatamente” como referem-se os fabricantes.( e vários outros equivalentes) É a velha história da velocidade x aceleraçao ( velocidade x distância ), como o comparativo que usei das borrachas com esponja dura x esponja mole nos moldes de hoje.

Desculpe, mas se esta é sua prova empírica, nao serve.
Quando usava Rapier, quase ninguém nem sabia o que era.
Sao quase 20 anos a mais de experiência que eu tenho, sem contar que coisas como tecnologia de material fazem parte do meu currículum.
Mas esta nao é minha prova empírica.
A prova empírica, esta nos testes feitos com várias raquetes e borrachas em várias distâncias.
Vc pode “fraudar o teste” usando um monte de cola rápida (em breve proibida) numa borracha supertensionada (como a Xtend) que nao é recomendado, mas pode, e dizer que as madeiras carbonadas “pulam de longe”…
Mas usamos teste padrão : borrachas sem cola rápida.
Com a Sriver - L por exemplo, as madeiras com carbono “pulavam” quase 50% menos que as all wood. O que compensava o “problema” do carbono, eram as borrachas supertensionadas.
Fora isso, ainda teste somente com as raquetes tb foram executadas, testes como dureza, leveza, impacto, resistência, vibração etc…

[quote=“Kyo”:2jrie130] Acho q são mais apreciadas de meia a longa distância.
A forma como estes jogadores TOP usuários de carbono jogam não é prova que é a melhor forma de utilizar o carbono pq os TOPs não-usuários tbm jogam em cima da mesa, excluindo os kateiros. Do contrário há tbm jogadores que afastam da mesa utilizando ou não o carbono. [/quote]
Eu, além dos meus argumentos poderia usar o “histórico” dos mundiais, para comprovar os números desde 1981 sobre os joagadores que usam carbono, mas como o jogo mudou (devido a cola, a bola, regras etc…), ficaria complicado argumentar, mas a verdade é que sempre teve muito pouco jogador usando carbono.
Afora isso, acho que, com a escassez de recursos naturais, cada vez mais os fabricantes “obrigam-nos” a procurar usar outros materiais.
Uma das maiores provas, é ver que em 1981 (por exemplo) uma Tamca 5000 custava 8000 ienes e a Cypress -S metade disso. Hoje é o inverso, inclusive “tentando usar materiais outrora descartados como a Balsa” por exemplo. Talvez com as borrachas ficando cada vez mais macias, a combinaçao com o carbono chegue a um equilíbrio, mas se vc usar borrachas padrão (Sriver, Mark V, Milford, X’s) vai ver que é complicado bater de um pouco mais longe da mesa.

Doc, a questão dos recursos é pertinente mas ainda digo que vc está invertendo as coisas.

Tudo bem que tem pouquissimos jogadores que usam carbono, mas considere o seguinte:

Um atleta top hoje, que tenha 25 anos, treina desde o ano de 1990 se ele começou com 7/8 anos. Vc há de concordar que a penetração do carbono subiu desde esta época por n motivos(como aumento da bola, proibiçaõ de cola mudanças no saque etc), mas que mesmo assim ele começou a treinar em uma epoca em que o carbono ainda não era tão necessário. Acho que é indicutivel o quanto o TM mudou neste tempo não?

O que quero dizer é que são necessários mais anos até o carbono aparecer desta forma que vc disse, mesmo que muitos tops já o utilizem, como foi citado ali atrás.

E faço denovo a pergunta, qual o material adequado pra jogar distante da mesa de modo ofensivo então?

Eu continuo afirmando que uma madeira carbonada com borrachas européias tensionadas são uma das opções mais lógicas pra este estilo, memso que pessoalmente prefira raquetes all-wood.

E por favor, larguem mão de querer basear o argumento de vcs no tmepo de jogo de vcs, parece desculpa do tipo, eu sou mais velho e sei mais que vc, fica horrivel, pior ainda quando vira competição.

E Doc, por favor, tente explicar melhor como uma madeira carbonada com Sriver pula menos que uma all-wood, eu realmente nção entendi este pedaço. Vc diz isso comparando duas madeiras de mesma velocidade mas uma de madeira e outra ocm carbono?

Só pra variar, ne… :lol: :lol: :lol:
Desde que li o comentário que carbonadas não servem pra longe, notei q daria pano pra manga…

Mas aproveitando o assunto me bateu uma dúvida: O sr. teria alguma prova escrita de algum fabricante de raquetes recomendando sua madeira carbonada somente pra curta/média distância, Doc???

[]´s

Com toda a certeza !!!
E nao apenas de um fabricante…
Como já disse é caracterísitica de material.

Desculpe-me mas me diga entao quando foi que a BTY (por exemplo) lançou a famosa linha TAMCA 5000.

Com toda a certeza !!! E nao apenas de um fabricante…Como já disse é caracterísitica de material.[/quote]
Dá pra mostrar, ou é pedir mto?

[]´s

O Hinoki (de folha única) por exemplo é muito mais adequado a longas distâncias.
Apenas p/ lembrar que não basta bater na bola e ela ir na direçao da mesa, a bola tem que fazer uma parábola, de preferência com o formato da asa do avião (olhando de lado).
Use uma Avalox P700 contra uma Avalox 3 Carbon e use 2 Sriver - D13-L (normal sem cola rápida) e vai perceber claramente a enorme diferença.
O problema é que as pessoas ao fazerem o teste, ou usam borrachas com muita cola, ou usam borrachas super tensionadas, assim sendo, as diferenças ficam pequenas demais para serem percebidas. Nao estou dizendo que nao devam usar borrachas tensionadas, é apenas para facilitar a sensibilidade do teste.

Concordo plenamente(tanto que disse que este nao era um de meus argumentos), e ainda mais :
Uma coisa é vc jogar x anos, outra coisa é vc ter outros tipos de experiência, como ser jogador de seleção, ter acesso a materiais fora do catálogo, acesso a projetos e construção customizada. Experiência é válida desde que dentro dos mesmos parêmetros de desempenho. Só pelo tempo nao dá para medir quase nada.[/quote]

Sim, tem vários casos (já havia citado a Avalox por exemplo), mas se vc deseja uma comparaçao de raquetes caneta por exemplo, um dos testes que eu fiz foi com uma Rapier e uma Cypress-S com Sriver e com Tackiness-D, depois troquei a Rapier pela Tamca PS, e depois pela Aeolus (pq o carbono fica em posição diferente). Ainda com raquetes caneta, fiz o teste com Cypress-R e Iolite e Repulse. Quanto a mesma velocidade (como é relativo), peguei modelos “parecidos” ou "com “funções” parecidas digamos assim.[/quote]

Já que tem tanta perspicácia, aprenda a responder à mesma pessoa de uma vez, ok? O fórum agradece.
Moderação temp.mesatenista.net

[quote=“Mutley-BR”:3vpwx9t4][Dá pra mostrar, ou é pedir mto?
[]´s[/quote]
Claro que nao, basta apenas me dizer como fazer p/ postar uma foto por exemplo.

E ja ia me esquecendo.
No caso de mulheres, a maioria usa raquetes carbonadas desde os anos 80, pois o jogo delas é diferente das dos homens (acho que nao preciso explicar né ?)[/quote]

Idem aviso anterior
Moderação temp.mesatenista.net