Carbono (Carbonadas) e seu uso entre os profisisonais TOP

Desculpe-me mas me diga entao quando foi que a BTY (por exemplo) lançou a famosa linha TAMCA 5000.[/quote]

E me diga quando que houve algum top anos 80 usando tamca 5000.
Vc ignorou o que eu disse. Mesmo que já existisse a tecnologia a penetração no mercado não era significativa.

Exemplo: Waldner vencendo mundiais a base de Divon e passando a usar carbonadas mais pro fim da carreira, isso já perto desta década.

O Hinoki (de folha única) por exemplo é muito mais adequado a longas distâncias. Apenas p/ lembrar que não basta bater na bola e ela ir na direçao da mesa, a bola tem que fazer uma parábola, de preferência com o formato da asa do avião (olhando de lado). Use uma Avalox P700 contra uma Avalox 3 Carbon e use 2 Sriver - D13-L (normal sem cola rápida) e vai perceber claramente a enorme diferença. O problema é que as pessoas ao fazerem o teste, ou usam borrachas com muita cola, ou usam borrachas super tensionadas, assim sendo, as diferenças ficam pequenas demais para serem percebidas. Nao estou dizendo que nao devam usar borrachas tensionadas, é apenas para facilitar a sensibilidade do teste.

Não ousaria discutir que hinoki de folha unica é infinitamente melhor pra longas distâncias. Mas vamos pra uma conta bem rapida:

9 mm de hinoki + 4mm de cada borracha e temos 17 mm. Vc já viu alguma raquete com este tamanho? é inviável e pouco confortável, apesar de haver algumas tentativas interessantes da Darker usar hinoki em raquetes clássicas, mas desconheço alguma de folha única.

Este teste eu não tenho como fazer e nem como imaginar por não conhecer a segunda raquete, mas ele está errado no conceito.
Vc não pode afirmar que o carbono pula mais que madeira comparando assim, pois pra dar certo vc teria que supor que as 2 madeiras tem a mesma “velocidade inicial”.
É claro que a P700 pode ser mais rapída, mas isto não significa que o carbono é mais lento que madeira. Pra um teste assim ser válido seriam preciso 2 madeiras totalmente idênticas, e que em uma delas uma das camadas de madeira fosse trocada por uma camada de fibra de carbono da mesma espessura. Acredito não ser o caso destas 2 madeiras não?
O que influencia no “pulo” da raquete é a energia disspada na colisão com a raquete, Fibra de Carbono absorve menos energa em colisões que uma folha de madeira. Afirmo sem sombra de dúvidas. Sendo assim afirmo que o carbono é mais rapido.

Se não confia em minha palavra quanto a isso. Dou um exemplo:
O diamante é o material mais duro da natureza, e qual sua composição química? Puro carbono!

Neste post vc citou ainda testes com outras raquetes canetas, a comparação pode ser valida entre raquetes, como é no caso acima até, mas não te permite afirmar que carbono é mais lento que madeira. Continuo afitmando: Mesmo que um modelo em questão seja mais lento que outro isto não serve como prova definitiva que um madeira é mais lenta que carbono.

Sobre o comentário do jogo feminino, todas as características diferentes dele fazem isto merecer até um novo tópico pois entra em outra questão. Acredito que o nesta discussão este argumento não vale tanta coisa não? Afinal se o jogo é totalmente diferente pq compará-los? Mas obrigado, informação interessante esta, eu a desconhecia.

Depois de toda a discussão continuo não entendendo como raquetes all-wood podem ser tão superiores para a longa distância. O feeling menor do carbono é compensado pela força da bola, a questão da velocidade eu comentei mais acima, só sobra a questão da trajetória da bola.

Neste ponto concordo com vc que o arco da batida de uma carbonada é menor e menos propicio, pelo menos para um jogo tipo o meu. Mas será que é assim para todos? Uma trajetória mais cadenciada facilita jogadas de velocidade com menos spin, e não é isso que vemos em jogo de longa distancia? Para alguém que jogue assim me parece melhor esta segunda forma de trajetória.

[quote=“Doc_SP”:3u3j5cfr][quote=“Mutley-BR”:3u3j5cfr][Dá pra mostrar, ou é pedir mto?
[]´s[/quote]Claro que nao, basta apenas me dizer como fazer p/ postar uma foto por exemplo.[/quote]Se for de alguma fonte online, basta citar o endereço aqui; caso seja de algum catálogo histórico, scaneie a imagem, faça o upload no imgshack.us e coloque o link da imagem aqui.

[quote=“Doc_SP”:3u3j5cfr][quote=“Mutley-BR”:3u3j5cfr]Desde que li o comentário que carbonadas não servem pra longe, notei q daria pano pra manga…[]´s[/quote]E ja ia me esquecendo. No caso de mulheres, a maioria usa raquetes carbonadas desde os anos 80, pois o jogo delas é diferente das dos homens (acho que nao preciso explicar né ?)[/quote]Engraçado que justificaria ainda mais que as carbonadas auxiliam num eventual jogo a média/longa distância, ou seja, auxiliadas pelo material conseguem imprimir velocidade ainda que não tenham a mesma explosão muscular masculina…Até pq seria insano dizer que uma carbonada daria mais controle num jogo curto do que uma allwood…
Mas seguindo sua linha d raciocínio: Vai me dizer que até as orientais jogando com borrachas chinesas no fore preferem carbonadas?..

[quote=“Doc_SP”:333iibh1][quote=“Mutley-BR”:333iibh1][Dá pra mostrar, ou é pedir mto?
[]´s[/quote]
Claro que nao, basta apenas me dizer como fazer p/ postar uma foto por exemplo.[/quote]

Vou ensinar como postar uma imagem.
Os moderadores têm uma conta FTP própria, mas como os usuários não têm, devem acessar um servidor externo.
Por exemplo, o Image Shack. www.imageshack.us

1 - Procure a imagem (que deve estar no seu PC evidentemente) e em seguida clique em “host it”.
Não se esqueça de selecionar “remove size/resolution bar from thumbnail”.

2 - Após a imagem ser enviada, vários links aparecerão.
Copie o link direto p/ a imagem.

3 -Ao postar aqui no fórum digite da seguinte maneira:

4 - Clique prever p/ checar se está tudo OK e em seguida em enviar.
A imagem aparecerá na sua mensagem.

vcs dao importancia demais pro jeito q o doc fala e de menos pra oq ele fala…
esse negocio da parabola da bola é fato com carbonada, a bola dispara reta e nao cai. e o doc pode explicar melhor, mas o basico eh q não adianta nda vc ter uma raquete dura q nem uma pedra q tem uma pessima frequencia (sim essa eh a parte que eu nao sei explicar direito hehe) a bola fica descontrolada. outro fator importante pra velocidade ao meu ver eh o peso, como as allwood sao mais pesadas elas acabam transferindo mais energia pra bola mesmo com velocidade menor, oq eu acho q precisar ser estudado é se a velocidade que a maioria atinge com a raquete carbonada mais leve, é tao maior do que a velocidade atingida com a allwood de forma a ultrapassar de forma significativa a força que a primeira transfere pra bolinha. sem contar q mesmo que essa energia seja mto maior, temos que levar em conta que o movimento nao pode ser o mesmo com os 2 materiais pela já citada falta da parabola em raquetes carbonadas, oq exige diferente tecnica.
a parte que eu acho totalmente errada eh kerer definir q tal material eh pra perto e tal material eh pra longe, acho q o mais importante eh oq segura a raquete, vai q o ser soh se adapta com o inverso do preconizado…

e molas… cara esse exemplo de comparar fibra de carbono com diamante pra mostrar o grau de dureza foi pessimo…afinal o fio de carbono que vai na fibra eh mole, oq enrijece a fibra de carbono é resina, e ao menos que estejam usando diamante na resina a comparação foi mto infeliz, afinal a base da vida é carbono e eu nao sou duro que nem diamante…

Desculpe, mas tem um montão de erros no seu conceito :

  1. Nao é pq é mais duro que pula mais (eu já expliquei isto em outro post) depende da distância que vc mede, quanto mais de longe, menos a material duro favorece.
    Provas ? : De longe, usando borracha dura e macia, quem pula mais ?
  2. Ninguém, eu pelo menos NAO DISSE em se tratar de ser ou nao mais veloz, nao é sobre velocidade que estamos tratando.
  3. Estamos falando sobre raquetes carbonadas, ser ou nao adequadas as jogo de longa distância.
  4. Eu disse que o material carbonado sofre para fazer a parábola longa (a boa nao atinge a mesa no local correto), comparados às all wood (claro que nem todas né … )
    Quanto ao diamante que vc citou, acho que nem vale comentar… pq nao fazem borrachas de diamante ? rs…
    E sobre a Darker, acho que a maioria por aqui já sabe que tem sim várias raquetes de folha única clássica (já deu até briga por causa deste assunto)
    E só para deixar o assunto mais polêmico, antigamente o ênfase era a raquete e menos a borracha, HOJE, o ênfase é muito mais da borracha do que da raquete, tem quem discorde ?

Uai, é muito ao contrário, pelo visto vc nao “percebeu” a enorme diferença que tem um jogo de mulher com um de homem…
Homens jogam com extrema potência na bola, podem inclusive entrar “atrasado” na bola que conseguem imprimir ótima velocidade e efeito.
E mulheres : o jogo até parece mais rápido que dos homens, muita troca de bola em cima da mesa, bolas com bem menos efeito e potência, nao podem entrar atrasadas, pq depois levam fácil contra-ataque devido ao efeito menor.Assim sendo é justamente por isso que as raquetes carbonadas sempre foram a preferência das mulheres (principalmente asiaticas)ou seja jogo perto da mesa. Vc ve normalmente mulher levantar a bola como fazem os homens ? vc ve mulheres darem aquelas pancadas de longe ? e mulheres katerias se afastam tanto quanto homens ? ai é que entra a tal explosao muscular que tanto difere o jogo de um e de outro. ANtes da cola, era “impossível”(quase) uma mulher dar drive num kato de homem. Sobre o UP de fotos, obrigado, vou postar o mais breve possível .

So por curiosidade, quais sao as asiaticas que jogam com carbonadas? Eu tenho em mente apenas a Li Jia Wei (joga com uma carbonada da TSP), de resto nao me lembro ou nao sei de nenhuma.

Wang Nan, Guo Yue, Zhang Yining, Li XiaoXia, Ai Fukuhara, Gao Jun, etc etc tdas jogam de all wood.

Abraço

E desde qdo o sr. nao “polemiza”?..
Discutir idéias é algo construtivo à todos, infelizmente cada vez mais fica mais claro que não é esse seu objetivo. Digo isso baseado na forma como o sr. apresenta suas idéias e como as defende, nunca admitindo que conhecimento pode ser compartilhado, não imposto.

O que é seu objetivo tem sido a desgraça dos demais do fórum, e a razão pra o desânimo de outros…
Aos demais do fórum venho publicamente expressar que não mais argumentarei com este cidadão.

Certo da compreensão… Mutley-BR

[quote=“DarkStalker”:3bndvl4r]vcs dao importancia demais pro jeito q o doc fala e de menos pra oq ele fala…
esse negocio da parabola da bola é fato com carbonada, a bola dispara reta e nao cai. e o doc pode explicar melhor, mas o basico eh q não adianta nda vc ter uma raquete dura q nem uma pedra q tem uma pessima frequencia (sim essa eh a parte que eu nao sei explicar direito hehe) a bola fica descontrolada. outro fator importante pra velocidade ao meu ver eh o peso, como as allwood sao mais pesadas elas acabam transferindo mais energia pra bola mesmo com velocidade menor, oq eu acho q precisar ser estudado é se a velocidade que a maioria atinge com a raquete carbonada mais leve, é tao maior do que a velocidade atingida com a allwood de forma a ultrapassar de forma significativa a força que a primeira transfere pra bolinha. sem contar q mesmo que essa energia seja mto maior, temos que levar em conta que o movimento nao pode ser o mesmo com os 2 materiais pela já citada falta da parabola em raquetes carbonadas, oq exige diferente tecnica.
a parte que eu acho totalmente errada eh kerer definir q tal material eh pra perto e tal material eh pra longe, acho q o mais importante eh oq segura a raquete, vai q o ser soh se adapta com o inverso do preconizado…

e molas… cara esse exemplo de comparar fibra de carbono com diamante pra mostrar o grau de dureza foi pessimo…afinal o fio de carbono que vai na fibra eh mole, oq enrijece a fibra de carbono é resina, e ao menos que estejam usando diamante na resina a comparação foi mto infeliz, afinal a base da vida é carbono e eu nao sou duro que nem diamante…[/quote]

Pensando bem, o exemplo é horroroso mesmo, erro meu, denovo.=/

Mesmo assim Doc. tentnando voltar à questão inicial como vc disse, digo que esta “falta de parábola” é adequada ao jogo de longa distância. De fato a técnica de jogo muda mas tendo menos parabola a precisão de certa forma aumenta.

Ao jogarmos muito próximos da mesa esta curvatura ajuda a superar a rede e torna nossa vida mais facil, mas esta vantagem reduz-se bastante com a distância. Este acredito ser o ponto de vista dos fabricantes, principalmente olhando o lado das borrachas, afinal o arco de borrachas chinesas é infinitamente maior.

Raquetes carbonadas ao meu ver ainda levam vantagem neste jogo de longa distância, afinal se deixamos a questão do arco da bola de lado, em velocidade e em estabilidade da raquete eu continuo dizendo que as carbonadas são superiores.

E Darkstalker, eu não acho que estamos tentando definir o material especifico pra um estilo de jogo, e estamos é tentando dizer se um tipo de equipamento é pelo menos promissor pra aquele estilo. Isto não elimina que outras combinações possam ser boas para um memso estilo. Basta ver que mesmo que discordemos em relação ao carbono, ninguém discordou que uma Avalox P700 é uma excelente escoha para o jogo distante da mesa.

[quote=“Mutley-BR”:2to17se3][Discutir idéias é algo construtivo à todos, infelizmente cada vez mais fica mais claro que não é esse seu objetivo. Digo isso baseado na forma como o sr. apresenta suas idéias e como as defende, nunca admitindo que conhecimento pode ser compartilhado, não imposto.O que é seu objetivo tem sido a desgraça dos demais do fórum, e a razão pra o desânimo de outros…
[/quote]
Muito claro, só pq nao concordo com várias coisas do que é dito, eu sou contra a “comunidade” .
O mais engraçado é que cada vez mais, as pessoas estao entendendo o que eu digo.
Vamos deixar o tempo mostrar quem é que sabe o que está dizendo.
Vc’s apagam o que querem, nao usam a mesma metodologia para todos, e em vários casos são dúbios. Eu recebo mensagens (MP) dizendo p/ nao usar “off topic”, mas qdo outros o fazem e eu questiono, bem, nem precisa dizer…
Simplesmente pq nao concordo com muitas coisas sobre o que vc’s dizem por aqui…
E, realmente eu entrei p/ este site, simplesmente pq vários de meus alunos, ficavam “com idéias de jerico” sem pé nem cabeça.
Achei um absurdo : opiniao é uma coisa, outra muito diferente é conhecimento. Gosto nao se discute, mas tecnologia é outra coisa.
E, digo a todos, sem argumentos “inteligentes” nao há como discutir.
Uma coisa é um garoto de 15 anos dizer que o shoto do Cláudio nao era bom (e nem ter visto jogar muito), outra é um adulto de mais de 30 anos, nao conseguir “conversar usando argumentos plausíveis” e achar que todo mundo tem que concordar…

Eu to com o Mutley-Br e o kalinikospanga.