Caneta japonesa x Caneta chinesa

Falando de empunhadura para caneteiros, as duas formas utilizadas que conheço são a japonesa (com os dedos abertos atrás da raquete) e a caneta chinesa (com os dedos juntos na parte de trás). Na opinião de vcs existe um modo que se sobressai sobre o outro? Quais as vantagens e desvantagens entre eles?

[ ]´s

Bom, eu vou dar minha opinião , me baseando em atletas que usam as empunhaduras que vc falou
Atletas de caneta japonesa, parecem fazer ataques mais potentes, com maior velocidade surpreendendo o adversario. E eu acho que conseguem bloquear melhor, pelo menos os atletas que usam essa empunhadura conseguem por a maior parte das bolas na mesa
Atletas de caneta chinesa, parecem colocar mais efeito nos drives, fazendo um jogo mais controlado, rápido porem nao tao agressivo. E considero o bloqueio ativo dessa empunhadura inferior ao da japonesa.

Agora, falando do conforto, na MINHA OPINIÃO, a caneta chinesa é mais confortável. Não acho que nenhum se sobressai sobre outro, mas eu se fosse caneteiro, tentaria ser caneta japonesa, eu considero a empunhadura mais segura, e acho mais facil de atacar com aquele formato de cabo japones.
Ressalto q sao minhas opinioes, acho q muita gente pode discordar pq acho que conheço mais atletas usando caneta chinesa doq japonesa.

:lol: na minha opiniao a empunhadora reflete a postura do atleta pois realmente os jogadores que usam raquetes japonesas geralmente sao de um biotipo mais forte e utilizam de mais força nos golpes abrindo para drives e os chineses comportam-se de forma mais aprocimada da mesa utilizando de mais efeito pois o pulço fica livre e a raquete tem area maior.

Mas tenho dúvidas se a forma de segurar a raquete está relacionada com o tipo de raquete caneta (japonesa ou chinesa). Por exemplo, Kim Tae Soo e Ryu utilizam raquetes estilo japonês, mas a empunhadura é chinesa (com os dedos juntos), ou estou enganado?

Resolvi participar desse topico… Penso que um caneteiro com empunhadura chinesa terá mais facilidade em realizar o backhand do que um que usa a japonesa.O que vc acham?

óbvio

Atletas de caneta japonesa, parecem fazer ataques mais potentes, com maior velocidade surpreendendo o adversario.

verdade

Agora, falando do conforto, na MINHA OPINIÃO, a caneta chinesa é mais confortável.

como vc disse sua opinião, mas acho exatamente o contrario, pois o cabo das raquetes caneta japonesas permitem q msm sem a mão estar firme da pra segurar ela.

[quote=“j0rnal1sta”:3h59jv8a]Atletas de caneta japonesa, parecem fazer ataques mais potentes, com maior velocidade surpreendendo o adversario. E eu acho que conseguem bloquear melhor, pelo menos os atletas que usam essa empunhadura conseguem por a maior parte das bolas na mesa
Atletas de caneta chinesa, parecem colocar mais efeito nos drives, fazendo um jogo mais controlado, rápido porem nao tao agressivo. E considero o bloqueio ativo dessa empunhadura inferior ao da japonesa.[/quote]
Concordo em parte. Concordo que o bloqueio ativo da empunhadura jap. é melhor devido a maior rigidez da madeira, formato + aerodinâmico e geralmente em conjunto com borrachas de alta velocidade. Mas não concordo que coloquem mais bolas na mesa usando o bloqueio. Nesse ponto a empunhadura chn. é mais fácil p/ se bloquear devido a vários fatores: raquete maior, sweet spot maior, madeira mais macia, e, se usado com borrachas “tacky” fica ainda mais fácil.

Amigo… empunhaduras Caneta Japonesa, Caneta Chinesa e até a Clássica, existem de duas formas:

RASA e PROFUNDA, cabe ao atleta escolher qual se adapta melhor no seu jogo, lembro de uma edição da TT Player, que falava os PROS e os CONTRAS, das duas opções aos três estilos de empunhadura, no entanto quando jogo as vezes brincando, Caneta Japonesa ou Caneta Chinesa, sempre procuro usar uma empunhadura mais RASA, com a raquete sempre mais “SOLTA” na mão, não prendendo-a com força, deixando ela mais bamba, parece que conseguimos concluir o movimento com mais pulso, o que beneficia o giro.

Em relação os dedos atras da raquete, em todos os dois estilos eu acho e acredito ser melhor aquele em que os três dedos ficam apoiados na madeira todos juntos, para uma boa angulação em driver e batida, o incoveniente fica no back/shoto que exije uma mudança na posição dos dedos.

Abraços,

Bob

ola… eu sou um veterano(ruim a mais tempo) fiquei mais de 15 anos sem jogar/treinar voltei a poucos meses, fui caneteiro puro até a semana passada…
reconheço que não tenho mais idade pra ficar agil nos backs( os koreanos q me perdoem), mesmo assim não abro mão da empunhadura… mas andava apanhando mto da nova geração, hehehe acho q continuarei apanhando…mas… coloquei um Feint-OX no “back”, hj em dia os efeitos estão cd vez mais aprimorados nos meus adversários, minha esquerda cd vez mais lenta(tinha medo dessa idade chegar), estou reinventando uma caneta, talvez se chame “caneta brasileira” ou seja gambiarra, jeitinho… porem continua a velocidade da insubstituivel “quadradinha japonesa”…estou amando essa “invenção” :smiley:

Bem… essa foi uma dúvida que sempre tive e ainda hoje tenho muita dúvida, por favor que puder me ajudar e me esclarecer melhor, eu gostaria muito de saber. Bob, se vc puder depois me passar onde eu acho essa matéria que vc falou, eu agradeceria muito.

Eu jogo no estilo Caneta Chinesa, mas vivo numa dúvida constante, eu antes jogava com os três dedos esticados e tinha mais firmeza e potência nos golpes, estou tentando mudar e colocá-los na posição chinesa, mas… percebi que a potência dos meus golpes de for não é a mesma, embora meu back tenha melhorado muito, será que eu conseguiria me adaptar ao estilo de empunhadura chinesa sem perder a força do meu for?? será que conseguirei melhorar meu for a como era antes com essa nova empunhadura? será que é falta de costume e questão de tempo???

Por favor, quem puder me ajude

A sensação de controle dos golpes é subjetiva.

A empunhadura seja JS ou CS, em suas muitas variações( peculiaridades individuais) é idêntica para o fore e para o back.

Sendo profunda ou mais relaxada é inevitável alterá-la para a execução do choto.

Para golpear de fore e back é igual, obrigatoriamente muda para choto seja passivo ou ativo.

Classinetas também devem alterar para executar adequadamente bolas de bloqueio (não com o RPB) no centro do corpo.

O back caneta deve ser um espelho do movimento de fore, diferenciando-se após o impacto, quando o antebraço eleva a raquete(sequência natural do movimento) acima do mesmo ombro utilizado para golpear.

[quote=“Medina1978”:342jnaxl]Bem… essa foi uma dúvida que sempre tive e ainda hoje tenho muita dúvida, por favor que puder me ajudar e me esclarecer melhor, eu gostaria muito de saber. Bob, se vc puder depois me passar onde eu acho essa matéria que vc falou, eu agradeceria muito.

Eu jogo no estilo Caneta Chinesa, mas vivo numa dúvida constante, eu antes jogava com os três dedos esticados e tinha mais firmeza e potência nos golpes, estou tentando mudar e colocá-los na posição chinesa, mas… percebi que a potência dos meus golpes de for não é a mesma, embora meu back tenha melhorado muito, será que eu conseguiria me adaptar ao estilo de empunhadura chinesa sem perder a força do meu for?? será que conseguirei melhorar meu for a como era antes com essa nova empunhadura? será que é falta de costume e questão de tempo???

Por favor, quem puder me ajude[/quote]

Atualmente tenho passado pelo mesmo dilema. Jogo muito melhor com a caneta japonesa mas parece que eu evoluiria mais meu back se mudasse para chinesa. Não sei se vale a pena o reaprendizado…

bom… o classineta tem back! o caneta tem reveis!!!

vcs tão falando do possivel reveis do classineta???

bom, como caneteiro digo > os dedos luntos vc tem um controle melhor do jogo, pode dar choto, reveis, drive… praticamente naum fazendo nada, só abrindo ou fechando o polegar… (pra isso que serve aquele cabo enorme!, se ficar na chinesa ela escorrega) bom com os dedos abertos, a porrada sai mais forte… mais isso se perde tempo e controle de jogo… naum aconselho isso… com os dedos fechados as jogades de reveis com a rauqte de cabeça pra baixo sai como uma luva… agora dom dedo aberto preciza virar o corpo, ou ficar mudando os dedos… aew vcs decidam o geito de seguar (jah vi gente que segurava com a mão praticamente aberta… pelo menos o saque sai com mais efeito assim, pois a raquete pode ficar mais deitada)…

É normal tb segurar a Caneta Japa com os 3 dedos encolhidos??
Já vi isso e talvez é melhor pro Back
Faloww
Svst

A empunhadura é uma peculiaridade de cada atleta. Existe um padrão, porém este não é perfeito. Nem todo mundo “segura” a raquete exatamente igual.

Minha opinião é que o jogador de alto nível desenvolve a habilidade de adequar a empunhadura para cada golpe que pretende realizar. Algo semelhante ao que Waldner faz.

Num choto é imprescindível que se recolham os dedos para que se adeque o ângulo da raquete em relação à mesa. Particularmente, chego a encostar as costas da mão na parte traseira da raquete. Acredito que meu golpe melhora empunhando dessa forma.

No forehand acredito que os dedos esticados e juntos seja a empunhadura mais segura e que corrobora para desferir mais potência ao golpe. Porém, para golpes com “alavanca de pulso” penso ser necessário um relaxamento dessa empunhadura.

Da mesma forma, para cada caso de golpe é preciso ter criatividade e desenvolver habilidade de flexibilização da empunhadura. Inicialmente pode ser desconfortável mas deverá melhorar muito a execução desses golpes.

[quote=“sversut”:1rqzuqn2]É normal tb segurar a Caneta Japa com os 3 dedos encolhidos??
Já vi isso e talvez é melhor pro Back[/quote]
Não é muito normal, mas existe. A razão é que os caneteiros dão preferência p/ o forehand e com os dedos esticados garantem mais potência na batida. Mas existe caneteiro que segura com os dedos encolhidos, vide Chiang Peng-Lung. Com isso ele consegue um back/shoto excelente mas sacrifica um pouco seu forehand. E por que ele não muda a empunhadura conforme o golpe? Porque, como já citou o Mitidieri, o tênis de mesa de alto nível não permite trocas de empunhaduras enquanto a bola está em jogo, devido a alta velocidade.

Não penso que generalizar essa situação seja conveniente.

Jan Ove-Waldner mudava levemente sua empunhadura do forehand pro backhand. Isso lhe dava a vantagem de sempre executar um golpe seguro e potente nos dois casos.

Claro que não eram mudanças bruscas, porém devem ser consideradas.

Sou Caneta japonês e estou pensando seriamente em temtar jogar caneta chinesa; porem minha empunhadura não vai mudar muito (fiz alguns testes): Eu jogo sempre com os 3 dedos de traz junto, a diferença é se eles estão retos(no sentido da ponta da raquete) ou recolhidos(curvados), essa mudança de empunhadura pode ser feita durante o jogo e sempre faço (dedo recolhido é melhor pro back).

Quanto a firmeza da empunhadura chinesa eu achu q o João da KWS ja resolvel isso, fazendo uma pequena adaptação no cabo da chinesa pra ficar parecida com japonesa.

Essa vai ser minha primeira opção pra mudar pro estilo classineta. não pretendo perder a potência do fore.


Empunhadura: Caneta
Estilo: OFF
Madeira: KWS Carbon Furious 12mm (CUSTOMIZADA)
Borracha: Bryce

RESOVI DAR UM PITACO JA QUE JOGO COM ESTILO CANETA JAPONESA, A EMPUNHADURA COM DEDOS ESTICADOS LHE DAR MAIOR VELOCIDADE NA BOLA, E SE VC ENCOLHER OS DEDOS O EFEITO SAIRA MELHOR EU USO NOS DOIS CASOS A POSIÇÃO DOS DEDOS POIS TENTO POR O MAIOR NUMERO DE BOLAS NA MESA ( DEDOS ESTICADOS PORRADA NA BOLA BOA, ENCOLIDOS CONTROLE NA BOLA FORA DE ALCANCE OU COM MUITO EFEITO ENVIADO PRA VOCÊ ) NO CASO DO BACK EU COMO CANETEIRO EMPUNHADURA JAPONESA USO BASTANTE O SHOTO MAIS PRA ISSO É PRECISO UMA RAQUETE BEM RAPIDA PRA PEGAR O ADVERSARIO DESARMADO NÃO ESQUECENDO DO CONTROLE POIS TEMOS QUE CONCEGUIR POR A BOLA NO LADO OPOSTO DO ADVERSARIO.

CANHOTO CANETEIRO OFF+
RAQUETER BTY AEOLUS-S
BORRACHA MARK V 2.0

tipo

o ryu seung min nao é estilo caneta koreana?

pela raquete ser quadrada e ter aquela parte levantada aonde segura?