Caneta japonesa x Caneta chinesa

[quote=“Biel86”:14rg63a4]tipo

o ryu seung min nao é estilo caneta koreana?

pela raquete ser quadrada e ter aquela parte levantada aonde segura?[/quote]

É caneta japonesa. As raquetes “quadradas” foram criadas no Japão e em geral são fabricadas em Hinoki, uma madeira do Japão conhecida também como Japanese Cypress (ou Cipreste Japonesa). Os primeiros jogadores a jogar com esse tipo de raquete foram os japoneses, sendo alguns deles até campeões mundiais. Por isso o estilo é chamado caneta japonesa, apesar de atualmente os maiores expoentes serem coreanos. Já existiram chineses que jogaram caneta japonesa (Lu Lin, Campeão Mundial de duplas na parceria com o Wang Tao), e Taiwaneses (que de uma certa forma tambem são chineses como Chiang Peng Lung e Chang Yen Shu).

[quote=“MTN”:2efmlz24][quote=“Biel86”:2efmlz24]tipo

o ryu seung min nao é estilo caneta koreana?

pela raquete ser quadrada e ter aquela parte levantada aonde segura?[/quote]

É caneta japonesa. As raquetes “quadradas” foram criadas no Japão e em geral são fabricadas em Hinoki, uma madeira do Japão conhecida também como Japanese Cypress (ou Cipreste Japonesa). Os primeiros jogadores a jogar com esse tipo de raquete foram os japoneses, sendo alguns deles até campeões mundiais. Por isso o estilo é chamado caneta japonesa, apesar de atualmente os maiores expoentes serem coreanos. Já existiram chineses que jogaram caneta japonesa (Lu Lin, Campeão Mundial de duplas na parceria com o Wang Tao), e Taiwaneses (que de uma certa forma tambem são chineses como Chiang Peng Lung e Chang Yen Shu).[/quote]

Os coreanos tem algumas preferencias em suas madeiras: quase todos usam a hinoki de 10 mm para um jogo mais ofensivo e mais atlético e eles tb retiram a cortiça da parte de trás da madeira pra melhorar o feeling. Fora isso eh questão de qm usa mais atualmente.

Acho que quem usa a empunhadura caneta japonesa, tem a vantagem na velocidade dos ataques, enquanto que os classinetas se soberem usar bem seu Back, tem vantagens na maior variação de jogadas, a grande desvantagem do caneteiro japonês, é que como jogam ofensivamente, atacando o tempo o todo a margem de erro é muito grande e a desvantagem do classineta é a indecisão na hora de decidir em usar ou não seu Back.

Conversava com um colega há poucos dias e ele me contava da sua recente experiência com a empunhadura.

Quando começou a jogar TM ele usava caneta chinesa (não é classineta!), raquete redonda com uma borracha. Percebendo as possibilidades do estilo classineta decidiu mudar sua empunhadura para esse estilo.

Como classineteiro teve sua maior evolução técnica. Porém, por força da ocasião, há pouco tempo treinou com apenas uma borracha e percebeu que seu forehand havia se tornado mais potente (velocidade e efeito). O motivo dessa melhora, segundo ele, foi a diminuição no peso de sua raquete (menos uma borracha).

Portanto, decidiu retornar ao estilo caneta chinesa.

Comentando essa experiência e deixando de lado a parcialidade, parece-me evidente que o peso da raquete pode interferir no estilo do golpe (mais ou menos velocidade, efeito, controle). E, aprofundando ainda mais, a própria aerodinâmica caracteriza-se num fator determinante dessas qualidades do golpe. Haja vista, o formato da grande maioria das raquetes (classineta, caneta chinesa e clássica) que é diferente das raquetes para empunhadura caneta japonesa.

Bem, como sou caneteiro, e já pensei em mudar pra classineta e até clássico, mas não consigo largar a velha empunhadura Caneta Japonesa.

É o seguinte: A minha empunhadura é uma das mais esquisitas que já vi, pois não consigo fechar os dedos na frente da raquete, o polegar e o indicador, eles ficam como que o suporte de clip na mesa.
Na parte das costas, geralmente uso um dedo, o do meio, firmando o cabo pra raquete não sair voando, e os outros dois variam de acordo com o golpe, o que fica muito fácil de fazer graças a total liberdade dos dedos frontais.

Não acho que perca muita potência nos golpes de forehand, mas ganho muita qualidade no choto.

Já testei fazer o que um outro amigo aqui no tópico falou, colocar um pino longo nas costas, pra quando não consigo voltar pra atacar de back ou reveis, e deu certo, pois como o pino não tem esponja, ele é muito leve, não afetando em quase nada o peso da raquete.

[quote=“betinhoita”:1kzatalh]Bem, como sou caneteiro, e já pensei em mudar pra classineta e até clássico, mas não consigo largar a velha empunhadura Caneta Japonesa.

É o seguinte: A minha empunhadura é uma das mais esquisitas que já vi, pois não consigo fechar os dedos na frente da raquete, o polegar e o indicador, eles ficam como que o suporte de clip na mesa.
Na parte das costas, geralmente uso um dedo, o do meio, firmando o cabo pra raquete não sair voando, e os outros dois variam de acordo com o golpe, o que fica muito fácil de fazer graças a total liberdade dos dedos frontais.

Não acho que perca muita potência nos golpes de forehand, mas ganho muita qualidade no choto.

Já testei fazer o que um outro amigo aqui no tópico falou, colocar um pino longo nas costas, pra quando não consigo voltar pra atacar de back ou reveis, e deu certo, pois como o pino não tem esponja, ele é muito leve, não afetando em quase nada o peso da raquete.[/quote]

Vc deve ter uma empunhadura parecida com a dos caneteiros chineses(não classinetas). Pelo menos isso eh bem demonstrado no video de treino do Jiang Jialiang.

Caro Mola_samas, isso eu não sei, sinceramente, só sei que quem olha acha muito estranho. Não sei como postar imagens aqui no forum, senão mostraria a você.

Cordialmente;
Adalberto

A grande dificuldade para “nós”, caneteiros (caneta japonesa) estilo feroz e até para os caneteiros (caneta chinesa) é o preparo físico !

Muita movimentação !

Com caneta japonesa é necessário (para realmente estarmos no estilo feroz, como diz o Fran Camargo) muito foot work e obviamente buscarmos sempre o forehand e não é todo mundo que tem essa movimentação e um forehand tão pegador assim !

Creio, humildemente, por favor não me crucifiquem, que, no Brasil temos a maioria usando caneta japonesa por pura influência nikkei (comunidade japonesa) mas a tendência está se revertendo e os clássicos estão aí !

Para ser estilo feroz (caneta japonesa) haja saúde e disposição !!!

A classificação de estilos é um conceito, segundo minha opinião ultrapassado.

As novas soluções devem ser buscadas visando um melhor aprimoramento.

Um jogador mais técnico e com visão ampla de tática não necessitaria tanto despreender energia com preparação de golpes.

Creio que os jogadores generalistas tendem a ter melhores resultados a médio e longo prazo pois desenvolvem a capacidade básica de adaptação.

Um caneta em qualquer estilo deve buscar vantagem tática não apenas na potência do fore e na resistência física mas também na inteligência e base técnica(domínio de todos os fundamentos).

Caros amigos, concordo em gênero, número e grau com o Hinoky. E no Brasil dos tempos áureos temos um exemplo claro de Caneta japonês que usava muito bem a tática, e muito menos a força: Cláudio Kano.

Você não via o Kano correndo como um louco como o Ryu, por exemplo, e nem por isso era menos eficiente seu jogo, tanto que além de chegar ao Top mundial, conseguiu jogar na Europa, e na mesma equiep do imcomparável J.O.Waldner, o que na minha opinião é importantíssimo.

Acho também que só físico e agressividade, sem inteligência e tática não resolvem, e vemos isso hoje ainda com o próprio Ryu, que às vezes toma uns revés bobos, por bater com violência onde está o adverário, quando poderia deslocar o oponente, e sair vitorioso do ponto.

Até mais ver a todos, e que os canetas nunca desapareçam, pois pra mim é o estilo de jogo mais bonito, mesmo que não seja de acordo com os estudiosos técnicos o mais eficaz!!!

O estilo caneta japonesa é tão popular pela influencia nikkei msm, e a tendencia eh o número de classistas subir bastante(digo entre quem joga ping-pong e quem está começando a jogar agora). No alto nivel vai mudar apenas depois de algumas trocas de geração. Apesar disso, não acredito q este estilo vá sumir como profetizava um conhecido tecnico de Piracicaba.

Qto a questão do dominio tatico, ele eh necessario. Eu tenho problemas com isso. Apesar de me adaptar, não consigo fazer isto a cada ponto de maneira satisfatoria, ficando com o jogo “manjado”. Tenho um estilo bem proximo do Ryu Seung Min e concordo q as vezes eh meio acerebral jogar assim, mas eh possivel e pode ser mesclado com um jogo mais estrategico tb.

[quote=“Biel86”:14rq48mr]tipo o ryu seung min nao é estilo caneta koreana?
pela raquete ser quadrada e ter aquela parte levantada aonde segura?[/quote]
Perdoem-me a minha falta de conhecimento, por favor, mas o que é uma empunhadura caneta koreana?

Alguém poderia falar à respeito.

Os grande destaques internacionais nos anos 80 e 90 foram os Sul Koreanos Kim Taek Soo e You Nam Kyu, hoje treinadores, e o estilo que eles utilizavam era ofensivo com as raquetes quadradas japonesas… daí a extensão, poucos caneteiros do japão tem destaque no cenário internacional recentemente.

Caneta japonês = caneta koreano

E quais são os jogadores atualmente além do Kai Yoshida, que jogam com raquete caneteira chinese com borracha só for? que não usam o backhand classineta?

He Zhen Wi, chinês naturalizado espanhol é um. Gao Jun, dos EUA é outra , mas ambos são pineiros.

Tem uma japonesa que jogou o Japan Open do ano passado e usava uma chinese Real com Sriver, mas nem lembro o nome.