Olá a todos,
Tenho uma dúvida e agradeceria muito a quem pudesse me ajudar. Sou caneteiro mediano há bastante tempo, mas recentemente resolvi “migrar” para a empunhadura “classineta” por alguns motivos (eficiência do backhand, menor movimentacao de pernas na mesa, etc), mas o mais forte deles é, sem dúvida, a motivacao. Aprender técnicas novas (e isso nao significa que a que eu tenho como caneteiro é perfeita, longe disso!!!) faz a gente se sentir como se tivesse comecando de novo, e isso é, para mim, extremamente importante, e nao apenas no tênis de mesa.
Sempre usei a madeira Butterfly Cypress, folha única de Hinoki 9mm como todos sabem, e, atualmente, combinada com uma Bryce Speed. Experimento e troco de borrachas, sem problema, porém, nao troco o feeling da folha única Hinoki por NADA. Já experimentei outros materiais, mas nao tem jeito. Nao estou, com isso, dizendo que essa é a melhor madeira possível, mas que nao consigo me adaptar à outra coisa, nem mesmo àquelas madeiras com 5, 7 ou 9 finas folhas hinoki. Carbono e materiais sintéticos em geral… nem pensar!
Pois bem, andei pesquisando em lojas virtuais e em vários sites de marcas consagradas em busca da possibilidade de madeiras folha única hinoki para classineta. Nao há, pelo que vi até o momento. Raquetes desse tipo que procuro, ou seja, folha única de Hinoki Penholder CS tem em média 9mm ou 10mm de espessura, e parecem ser fabricadas para receber apenas uma borracha. Imagino que o impedimento para uso “classineta” desse tipo de madeira seja o peso total da raquete depois de coladas as borrachas, além de um incômodo estético… o negócio pareceria uma tábua de carne (mas, de fato, isso nao é importante). E agora?
Entao, analisando as possibilidade notei o seguinte… madeiras com label “classineta” sao, é verdade, bem mais finas que as label somente “caneta” (com excecao da Hinoki 9 folhas da Avalox, vendida aqui no site do Mazinho, que tem quase a mesma espessura de uma hinoki folha única), entretanto todas as raquetes classineta que pesquisei pesam quase a mesma coisa que uma de hinoki, como Cypress Max ou Xiom Athena RSM Gold/Platinum 10mm (pela qual estou completamente “enamorado”, rsrs); O peso final nao seria assim tao diferente, 8 ou 10 gr a mais, talvez.
Entao eu pergunto…
Há algum outro impedimento para, por exemplo, eu fazer uso de uma Xiom Athena Gold ou Platinum CS como classineta? Trata-se de algum impedimento aerodinâmico que acabaria com a performance no jogo? Ou, no final das contas, é apenas aquela velha história: “se ninguém faz, entao eu nao devo fazer também”?
Há também outra possibilidade: muita gente faz essa combinacao (Hinoki folha única de 9mm ou 10mm para classineta) e eu estou completamente desinformado? :?
Abracos,
(e desculpem a falta de alguns acentos, eles faltam no meu teclado)