Caneta -> Classineta = Kiso Hinoki

Olá a todos,

Tenho uma dúvida e agradeceria muito a quem pudesse me ajudar. Sou caneteiro mediano há bastante tempo, mas recentemente resolvi “migrar” para a empunhadura “classineta” por alguns motivos (eficiência do backhand, menor movimentacao de pernas na mesa, etc), mas o mais forte deles é, sem dúvida, a motivacao. Aprender técnicas novas (e isso nao significa que a que eu tenho como caneteiro é perfeita, longe disso!!!) faz a gente se sentir como se tivesse comecando de novo, e isso é, para mim, extremamente importante, e nao apenas no tênis de mesa.

Sempre usei a madeira Butterfly Cypress, folha única de Hinoki 9mm como todos sabem, e, atualmente, combinada com uma Bryce Speed. Experimento e troco de borrachas, sem problema, porém, nao troco o feeling da folha única Hinoki por NADA. Já experimentei outros materiais, mas nao tem jeito. Nao estou, com isso, dizendo que essa é a melhor madeira possível, mas que nao consigo me adaptar à outra coisa, nem mesmo àquelas madeiras com 5, 7 ou 9 finas folhas hinoki. Carbono e materiais sintéticos em geral… nem pensar!

Pois bem, andei pesquisando em lojas virtuais e em vários sites de marcas consagradas em busca da possibilidade de madeiras folha única hinoki para classineta. Nao há, pelo que vi até o momento. Raquetes desse tipo que procuro, ou seja, folha única de Hinoki Penholder CS tem em média 9mm ou 10mm de espessura, e parecem ser fabricadas para receber apenas uma borracha. Imagino que o impedimento para uso “classineta” desse tipo de madeira seja o peso total da raquete depois de coladas as borrachas, além de um incômodo estético… o negócio pareceria uma tábua de carne (mas, de fato, isso nao é importante). E agora?

Entao, analisando as possibilidade notei o seguinte… madeiras com label “classineta” sao, é verdade, bem mais finas que as label somente “caneta” (com excecao da Hinoki 9 folhas da Avalox, vendida aqui no site do Mazinho, que tem quase a mesma espessura de uma hinoki folha única), entretanto todas as raquetes classineta que pesquisei pesam quase a mesma coisa que uma de hinoki, como Cypress Max ou Xiom Athena RSM Gold/Platinum 10mm (pela qual estou completamente “enamorado”, rsrs); O peso final nao seria assim tao diferente, 8 ou 10 gr a mais, talvez.

Entao eu pergunto…

Há algum outro impedimento para, por exemplo, eu fazer uso de uma Xiom Athena Gold ou Platinum CS como classineta? Trata-se de algum impedimento aerodinâmico que acabaria com a performance no jogo? Ou, no final das contas, é apenas aquela velha história: “se ninguém faz, entao eu nao devo fazer também”?

Há também outra possibilidade: muita gente faz essa combinacao (Hinoki folha única de 9mm ou 10mm para classineta) e eu estou completamente desinformado? :?

Abracos,
(e desculpem a falta de alguns acentos, eles faltam no meu teclado)

Cara, eu não sei se está dentro do que vc chama de “parecem ser fabricadas para receber apenas uma borracha”, mas eu já vi a Xiom Platinum Athena CP, que é hinoki 10mm. Tb conheço a Darker Speed 90, dê uma pesquisada por aí.
Quanto à utilizar uma raquete caneta japonesa como classineta, não posso te dar veredito por ser classista (consegui colocar as três empunhaduras relacionadas na mesma frase!!!). Mas não vejo nada de errado em vc fazer um teste com a sua madeira atual. O máximo que pode acontecer é vc não gostar hehehehehehehe. Afinal este teste é não-destrutivo, ou seja, vc não ter que fazer modificações definitivas no seu material para executá-lo, no máximo fazer um recorte na borracha do backhand (o que eu acho desnecessário para um teste).
E no que diz respeito a “ninguém faz”, não se preocupe. Não é pq não vemos por aí que não é possível ou adequado para vc. Faça o teste e veja no que dá. De qualquer forma, ficam aí acima as recomendações. E sucesso!!!
Abraços!!!

Obrigado pelas recomendacoes, Alcir.

Talvez eu tenha me expressado mal, mas eu nao pretendi (nem pretendo usar) a minha raquete caneta japonesa como classineta, mas perguntei somente somente pela possibilidade de uso de uma raquete caneta chinesa feita de hinoki com 9 ou 10mm de espessura com empunhadura classineta, já que imaginei nao ser isso muito comum.

[quote=“Ekstatikon”:t3y9okle]Obrigado pelas recomendacoes, Alcir.

Talvez eu tenha me expressado mal, mas eu nao pretendi (nem pretendo usar) a minha raquete caneta japonesa como classineta, mas perguntei somente somente pela possibilidade de uso de uma raquete caneta chinesa feita de hinoki com 9 ou 10mm de espessura com empunhadura classineta, já que imaginei nao ser isso muito comum.[/quote]
Ekstatikon, és do Recife?

Bem, de vez em quando aparece algum cliente meu perguntando sobre este tipo de raquete. Ela existe, mas é extremamente cara. Dentre os meus fornecedores, apenas um tem algo parecido, a Kokutaku 3008, raquete de Kiso Hinoki com lâmina única de 9mm. Preço da brincadeira? R$ 350,00.

Abraços,

Mazinho

Olá Mazinho,

sou o Sandro, mais conhecido como “Pai do Gabriel”, seu pequeno cliente preferencial, hehe

[quote=“Ekstatikon”:hkoj3f27]Obrigado pelas recomendacoes, Alcir.

Talvez eu tenha me expressado mal, mas eu nao pretendi (nem pretendo usar) a minha raquete caneta japonesa como classineta, mas perguntei somente somente pela possibilidade de uso de uma raquete caneta chinesa feita de hinoki com 9 ou 10mm de espessura com empunhadura classineta, já que imaginei nao ser isso muito comum.[/quote]
Era realmente o que eu tinha entendido, mas agora tudo está claro. E quanto a sua real dúvida, eu já tinha visto raquetes no mercado, como as que eu te indiquei, por isso não achei tão anormal, apesar de nunca ter visto pessoalmente ninguém utilizando. E como eu já sabia dos preços exorbitantes, como o Mazinho citou, deveria ter “ligado o nome à pessoa” heheheheheheh.
Abraços!!!

tem madeira folha unica classineta sim, a xiom athena eh pra usar com 2 borrachas sim, caso o contrario a parte de tras dela seria pintada de preta e nao teria uma marcação de cortiça para colar a outra borracha.
mas o grande problema msm eh o peso, não eh kestao de 8 gramas, sim em torno de 20 gramas, a minha violin pesa em torno de 85gr, a xiom q vi pesava 103gr, parece pouco, mas pra acostumar leva um tempo e exige grande força pra executar golpes curtos.

Olá !
Sua questão Ekstatikon é idêntica a minha. Hinoki pra mim é insuperável.
Mas meu maior problema é mudar da punhadura japonesa. Não consigo jogar com a chinesa.
Francamente, fiz o teste de jogar classineta com uma Cypress. Isso evitaria de comprar uma raquete cara como a Xiom Athena CS sem ter 200% de certeza do que quero.
Francamente, fora a estética (que vc mencionou), nem o peso da raquete afetou tanto (pensei que seria pior, mas a adaptação foi rápida). Retirei a cortiça da parte de trás, escolhi borrachas levas e para minha supresa o restulado foi bom mesmo !
Pode acreditar que depois que vc está focado no jogo tentando acertar a mecânica do gesto, o formato da raquete não importará. Assim vc vai ter a real noçao do que pode fazer com a madeira que melhor se adapta.
Se então achar que é necessário mudar e que valerá a pena, vai fazer a compra na certa.
Obviamente ouvi observações do tipo : Vc montou um Frankstein !!! :lol:
Mas importa que ée o treino fica muito bom, e sem precisar de uma adaptação com o material.

Saudações a todos !!

Existem 2 opções interessantes da Darker, a Speed 50 e Speed 90 cpen. É possível encontrar exemplares pesando menos de 80g se a procura for feita no lugar certo. Estes modelos tem 8.5mm de espessura e servem para jogar classineta com 2 lisas invertidas tokuatsu.

Olá!
Concordo plenamente… não troco folha única de kiso hinoki POR NADA !
Jogava com uma Cypress S ( quadrada ) e há 30 dias adquiri uma Caneta Chinesa da Galaxy folha única de Kiso Hinoki de 10 mm modelao 3A, por 220 reais… Olha, um espetáculo de raquete, com preço mais acessível e com o feeling que só o hinoki dá !

Boa noite, pessoal!
Aproveitando o tópico gostaria de pedir a ajuda de vcs.
Bom, sou caneteiro chines e sempre usei folha única de hinoki de 10mm ( mesmo na raquete redonda - vide minha assinatura ) pelo fato do " feeling" do Hinoki ser indescritível e " apaixonante". Decidi migrar para classineta, e como a minha atual raquete de 10mm é incompatível com a utilização de 2 borrachas, estou à procura de uma raquete que seja vendida aqui no mesatenista e que se aproxime do feeling do hinoki folha única.
Estou de olho na AVX J-Aramid CS e sobre ela tenho algumas dúvidas ( lembrando que uso borrachas japa/européias e MACIAS , tipo Acuda S3 e Donic Coppa x3 ):

• Qual a espessura da raquete? ( Não há especificação no site do Mazinho nem na net)… 6mm ?
  • É uma raquete com peso adequado para classineta?
  • Vibra ao toque com a bola ? ( prefiro que não vibre ! )
  • Entre ela e a P500 e P700 qual que se aproximaria mais do hinoki 10mm folha única?
  • Aceito sugestões de outras opções / marcas !!!

Att,

eu nao sou a favor de folha unica pra classineta e axo que hinoki de varias folhas fica lento e se misturar com fibra fica mto duro.
ja testei uma porrada de raquetes classinetas, as que tem o toque mais gostoso pra mim sao, acoustic e violin nas sem fibra e
innerforce zlc e ma wenge nas com fibra

Seguinte George, não existe madeira não-hinoki 1-ply que tenha o mesmo toque de uma hinoki 1-ply. Nem adianta procurar, testar porque não vai encontrar. O toque, a velocidade proporcionada e a maciez do H1-ply são únicos. Até mesmo só parecido com H1-ply eu nunca testei/encontrei. Também não gosto das madeiras de várias folhas de hinoki, sejam de 5 ou 7 folhas, que foram as que eu testei. Ainda prefiro 5 folhas tradicionais para se jogar classineta.
Sobre a AVX J-Aramid eu não conheço. Eu iria comprar uma clássica, mas o Mazinho não tinha ST, apenas FL na época e acabei não comprando. Quem usa uma dessa classineta é o celojp, que infelizmente está morando a uns 600Km de mim, caso contrário eu jogaria uns rachas com ele e poderia até testar sua madeira, se ele permitisse, claro.
P500 ou P700 mais parecido com H1-ply? Sinceramente não sei dizer, mas entre as 2 eu prefiro a P500.
De 5 folhas classineta eu testei ainda:

• Yasaka Extra: tradicional 5 folhas, flexível e com leve vibração. Velocidade baixa.
  • Stiga Offensive: mais rápida que a Extra e mais dura também. E com mais vibração.
  • Hurricane Hao: mais rápida e com menos vibração que as 2 anteriores. Não é a toa que foi minha madeira preferida no estilo classineta. E eu usava com borrachas macias, tal como você pretende. Usei Omega 3 euro com F3 bigslam no back.
  • Violin C: mais ou menos a mesma velocidade da Extra com bem menos vibração. Bem flexível, além de ter o melhor grip entre todas classinetas que eu já tive. Estou pensando em pegar uma dessa clássica ST agora.
    Eu usei ainda uma Spintech Carbo Phenom que é outra categoria. Carbonada 3+2 de 7mm de espessura muito rápida e com muito controle. A melhor carbonada que já testei. O problema da versão classineta é o tamanho da face que é pequeno demais. Por isso mesmo resolvi transformá-la em clássica ST e era com isso que eu jogava antes de parar.

É, como o pessoal já falou não tem nenhuma dessas com o feeling de uma folha de hinoki, tem que se conformar com isso.

Sobre as Avalox eu já testei P500, P700, J-Aramid e Ma Wenge, todas clássicas.

P500 você vai ter uma perda considerável de velocidade, vai estranhar isso de cara. Ela é flexível e tem um pouco de vibração. Essa é a opção mais longe do que você procura.

P700 tem uma boa velocidade, toque médio e quase neutra em vibração. Essa ainda é minha allwood preferida. Ela é uma raquete que dentre as 7 camadas similares a ela, você ainda encontra uma razoável flexibilidade.

A Ma Wenge é uma carbonada leve com toque allwood. Um pouco mais rápida que a P700, pouco menos flexível mas ainda tem um ótimo toque. Indicaria essa no final das contas. Casa muito bem com borrachas macias por ser rígida além de funcionar razoavelmente bem com borrachas mais duras por ter uma camada externa macia.

A J-Aramid achei muito estranha. Ela é fina e muito instável. O arco dela é muito baixo. O toque é diferente de tudo que eu já tinha visto. Bom, aqui no meu clube ninguém gostou muito dela. Ainda tem uma rolando por lá e ninguém quer.

Abraço

Bom, amigos!!
Mais uma vez vcs me ajudaram bastante e hoje mesmo já tinha conversado com o Mazinho que me sugeriu a Ma Wenge.
Vou fechar o pedido agora: Ma Wenge.
Depois eu posto aqui as minhas impressões sobre essa migração hinoki 1-ply -> multifolhas + carbono.

Valeu mesmo a todos que disponibilizaram a sua valioza contribuição.

Abs,

É sempre muito interessante ler o que as pessoas costumam postar, para se ter uma boa idéia de como anda o conhecimento sobre determinados assuntos.
Sobre o fato de muitos gostarem do que chamam de “toque” do Hinoki de folha única, vejo que “percebem” pelo uso do material, mas até agora, não vi ninguém ao menos tentar explicar o por que…
Será que alguém se candidata a tentar explicar ?

Tenta experimentar essa:

http://www.bladesbycharlie.com/9-10-9

sobre a raquete traduzido pelo google translate:

Demorou quase 40 anos, mas finalmente encontrei-o: A resposta à minha “busca lâmina sagrada”. O projeto do 9-10-9 é totalmente única na indústria, empregando micro indústria aeroespacial camadas de carbono e dois imprensado entre três placas finas de grãos escolhidos vertical Cypress disponíveis. O resultado é nada menos do esplendor ! Uma lâmina com a sensação eo poder de um clássico single-ply , oversized sweet spot eo poder de carbono … tudo em um pacote indivisível.

[quote=“solrak”:2e4abgw5]Tenta experimentar essa:
O resultado é nada menos do esplendor ! Uma lâmina com a sensação eo poder de um clássico single-ply , oversized sweet spot eo poder de carbono … tudo em um pacote indivisível.[/quote]
Bem, quem quer vender “faz de tudo”…
Nunca será igual a uma Single-Ply.
Quem já teve uma rachada, e depois a colou sabe que nunca mais ficou do mesmo jeito…
E olha que só colou um pedaço…

Olá pessoal,

Vou ressuscitar este tópico:
Hoje em dia existe uma opção barata para uma classineta 1 ply hinoki, que é a Sanwey H10 900.
1 folha, 9 mm, acabamento e detalhes simples, mas bem feita.
Comprei uma estes dias e vou testar comparando com minha TSP Yamato Special e ver que diferenças sentirei.
Por enquanto notei q a Yamato me veste melhor em tamanho de empunhadura e é mais fácil para golpes repentinos de pulso.
A Sanwey H10 900 tem 105 gramas só a madeira, então para classineta ficará com peso acima da média. Por enquanto estou com uma borracha só para testes e já acho pesado por que tenho como referencia a Yamato quadrada.
Embora eu ache que não é impossível usar classineta, pois a Xiom Katana Platinum tambem tem 105 gramas e vem preparada com as cortiças cortadas para borracha dos dois lados.
A Sanwey custou 120, a Xiom Katana custa em media 420 ou 520 na versão top.
Para testar, vale a pena o investimento.
Se não servir para o classineta serve para um caneteiro bloqueador violento.
Colei uma Xiom Vega Europe e espero ter alguma impressão sobre o material em breve.

Rome Hutch Inter coach curse ! leopard shoes super cheap soccer cleats adidas tennis dress Corner components of Barcelona totally fewer than rivals Barcelona only got 3 corner , Cordoba 5 corner . The Barcelona corner merely to from the shots , Cordoba corner tactics to perform three shots . lifestride shoes cheap soccer cleats payless shoes coupons cheap good soccer cleats 15 days, Xuanshuai the Liu Yu faces a crucial work. This work the responsible person WuJinGui, and Liu Yu is one of the most critical decision-makers.
http://www.soccerproo.com/Nike-Tiempo/Nike-Tiempo-Legend-IV-Elite
http://www.soccerproo.com/Nike-Mercurial-Vapor/Nike-Mercurial-Vapor-VIII
http://www.soccerproo.com/Adidas-Predator/Adipower-Predator-TRX
http://www.soccerproo.com/Nike-Tiempo
http://www.soccerproo.com/Nike-CTR360/Nike-CTR360-Maestri-II