Campeonato Latinoamericano e Seletiva Olimpica 2012 - RJ

Olá a todos,
Entre os dias 01 e 07 de Março de 2012 acontecerá o Campeonato Latinoamericano no Rio de Janeiro.
Irá valer como seletiva para os Jogos Olímpicos de Londres.
Para mais detalhes:
http://www.cbtm.org.br/Data/Sites/1/med … 800%29.pdf

Provavelmente, o melhor jogo até o momento foi o q aconteceu ontem entre o Thiago Monteiro e o Marcos Madrid do Mexico [vice-campeao Pan-americano 2011].

No Pan do ano passado, os dois se enfrentaram nas quartas do torneio e o Marcos venceu o Thiago por 4x1.

Agora, tb nas quartas do Latino-americano, o Thiago venceu o Marcos, apos estar perdendo por 2x0, por 3x2, vitoria espetacular de virada! ::aplausos::

Só um detalhe q agora q percebi: essa vitoria foi nas “quartas” do torneio de equipes e nao no individual !

A CBTM disponibilizou o video no Youtube:
[youtube:72rgujzk]8GNi7877UHs[/youtube:72rgujzk]

Brasil campeão no feminino vencendo o Chile por 3x0 na final, agora Cazuo vence Pablo por 2x0 no primeiro jogo da final masculina, vamo que vamo !

Não acompanhei nada do Latino Americano até agora devido ao trabalho, mas que alegria ao saber deste resultado do Thiago! O Marcos Madrid vem jogando demais e vencê-lo é um baita resultado.
O que me deixa mais feliz é que, apesar de todos os problemas que o Thiago enfrentou e continua enfrentando, ele continua tendo uma força mental e concentração incríveis, o que seria um tanto difícil manter.
E caso haja alguma possibilidade dele acompanhar estas discussão, continuamos com vc!

Abraços!!!

E o Brasil também foi campeão por equipes no masculino, 3x0 na argentina na final.

Só tem uma coisa q nao estou entendendo nesse Latino. Ontem tiveram essas 2 finais por equipes e o Brasil foi campeao nas duas.

E hj já vi o anuncio dos jogos da seletiva para os jogos olimpicos!

E qdo vai começar, se vai, os jogos do Latino individual afinal ?!

Eu pensava q o Thiago tivesse vencido o Marcos Madrid pelas quartas no individual, mas foi na competição de equipes ! 8O
Afinal na reportagem da CBTM deu um foco tao grande a vitoria dele q pensei q fosse no individual, nem falou nos demais jogos. Nem disse qto foi o confronto entre Brasil e Mexico. Só deu destaque a essa vitoria individualmente falando.

Leeo,

Só uma coisa totalmente “off-topic”. Vi que vc é o q até pouco tempo era chamado de atleta paraOlimpico. Vc poderia explicar essa mudança de nomenclatura para atleta “paralimpico”? Eu tomei um susto na semana passada, qdo vi uma reportagem de outro esporte a reporter chamando os atletas de “paralimpicos”, ai fiquei atento e percebi q até os proprios atletas falavam em ser “paralimpicos” e depois disso observei q sempre falam em “paralimpicos”, inclusive o site da CBTM… 8O

Eu achei muito estranho, pq “o” faz falta.

Adriano,

Leia essa reportagem: http://www.lancenet.com.br/rio2016/Termo-paraolimpico-sera-usado-Brasil_0_596340500.html

Mas a mudança está dando pano pra manga: http://oprotesto-macau.blogspot.com/2008/09/paralmpico-para-olmpico-ou-paraolmpico.html

Em resumo: De acordo com o Oxford English Dictionary, paralympics constitui uma amálgama, tendo sido construído com base no cruzamento de para(plegic) + (o)lympics. O termo tem, portanto, na sua origem a forma paralympics.

Sinceramente, eu acho a maior besteira ficar adaptando termos de outras línguas para a nossa. Se a gente usava paraolímpico que continuasse usando. É mais fácil do que ter de explicar pra todo mundo porque é paralímpico e não paraolímpico. Isso não vai ser uma questão de costume não, porque daqui a vários anos, ainda terão pessoas que questionarão: “por que não é paraoliímpico?”

Sinceramente, também acho falta do que fazer mudar o nome, mas o que aconteceu foi, o Comitê Paralímpico Internacional decidiu que o Brasil deveria se “encaixar” no cenário internacional, já que era o único país que ainda adotava o “o” e dizia paraolímpico. E aí aproveitaram o lançamento da logomarca das Paralímpiadas de 2016 no Rio, para efetivar a mudança.
Espero ter ajudado Adriano.

Gustavo Tsuboi, garantido em Londres, e o Cazuo, infelizmente perdeu para o Lin Ju

Jadson e Leeo,

Valeu pelo feedback! :slight_smile:

Onde vc viu esse resultado? Nao encontrei no site da CBTM.

Agora vi! Dentro da materia q fala da vitoria do Gustavo, tb percebi q nao precisava nem ganhar a seletiva, bastava passar pela semi para levar a vaga, ou seja, na final os dois já estava com a vaga, diferente do q normalmente acontece nas seletivas nacionais, onde apenas o campeao garante a vaga. E sao apenas 4 vagas em 2 seletivas. Achei muito pouco para uma seletiva latino americana…

Será q nao havera vagas por indice tecnico? Ou seletiva nacional? Caso nenhum dos 2 ultimos brasileiros consiga se classificar hj?

E nao vi falar no campeao do Pan, o Liu Song, será q ele nao está disputando a seletiva? Sem ele, o Brasil tem chance de levar mais 1 vaga com o Cazuo ou Hugo. Quem nao cruzar o Jorge Campos, q parece ser um dos jogadores mais complicados, fora o Lin Ju e o Gustavo, q já se garantiram nas Olimpiadas. Acredito q os brasileiros sejam obrigados a se cruzarem até a semi, por causa do limite de 2 vagas por pais nas olimpiadas.

E alguem sabe, se esse cubano, o Jorge Campos, foi o mesmo q havia vencido o proprio Hugo no Pan do ano passado ou foi o q havia vencido o Gustavo?
Se foi o q havia vencido o Gustavo, dessa vez ele “deu o troco”, se foi o q já havia vencido o Hugo, ai complicou…

Estão em jogo 5 vagas, pois Liu Song ja esta classificado devido ter sido campeão panamericano.
Ontem duas vagas foram para Tsuboi e Lin Ju.
Hoje estará em disputa mais duas vagas que serão dos dois finalistas, amanhã terá mais uma vaga em disputa, mas somente o campeão leva fechando as 5 vagas. Os brasileiros ainda envolvidos Hugo e Cazuo só poderão ser enfrentar hoje na final de acordo com o sorteio: http://ittf.com/competitions/competitio … ategory=OG
Com relação ao cubano Jorge Campos acredito ser o mesmo do ano passado que já venceu o Hugo.
Daqui a pouco estou chegando no Cefan para assistir Cazuo x Gavilan as 11:30h.

[quote=“Adriano_Neves”:2nm9jif2]E alguem sabe, se esse cubano, o Jorge Campos, foi o mesmo q havia vencido o proprio Hugo no Pan do ano passado ou foi o q havia vencido o Gustavo?
Se foi o q havia vencido o Gustavo, dessa vez ele “deu o troco”, se foi o q já havia vencido o Hugo, ai complicou…[/quote]
Este Jorge Campos é o que venceu o Gustavo Tsuboi nos Jogos Panamericanos do ano passado sim, mas quem venceu o Hugo no mesmo evento foi o Andy Pereira.

Abraços!!!

[quote=“WellingtonBezerra”:1xzz0o95]Estão em jogo 5 vagas, pois Liu Song ja esta classificado devido ter sido campeão panamericano.
Ontem duas vagas foram para Tsuboi e Lin Ju.
Hoje estará em disputa mais duas vagas que serão dos dois finalistas, amanhã terá mais uma vaga em disputa, mas somente o campeão leva fechando as 5 vagas. Os brasileiros ainda envolvidos Hugo e Cazuo só poderão ser enfrentar hoje na final de acordo com o sorteio: http://ittf.com/competitions/competitio … ategory=OG
Com relação ao cubano Jorge Campos acredito ser o mesmo do ano passado que já venceu o Hugo.
Daqui a pouco estou chegando no Cefan para assistir Cazuo x Gavilan as 11:30h.[/quote]

Valeu Wellington ! :slight_smile:

Nao estava sabendo q o Pan do ano passado estava dando uma vaga para Londres.

[quote=“Alcir”:2onlogyh][quote=“Adriano_Neves”:2onlogyh]E alguem sabe, se esse cubano, o Jorge Campos, foi o mesmo q havia vencido o proprio Hugo no Pan do ano passado ou foi o q havia vencido o Gustavo?
Se foi o q havia vencido o Gustavo, dessa vez ele “deu o troco”, se foi o q já havia vencido o Hugo, ai complicou…[/quote]
Este Jorge Campos é o que venceu o Gustavo Tsuboi nos Jogos Panamericanos do ano passado sim, mas quem venceu o Hugo no mesmo evento foi o Andy Pereira.

Abraços!!![/quote]

Valeu Alcir, agora q vc falou do Andy, lembrei q foi mesmo ele q tinha ganho do Hugo. Logo o Jorge Campos é o altao e magro q venceu de virada o Gustavo no Pan do ano passado. O Andy era o baixinho, branco e “bombado” q venceu o Hugo.

Um abraço,

No site da CBTM está anunciando a partida do Cazuo contra o carrasco dele no Mundial do ano passado ! O jogador da Guatemala, Jose Miguel, q o venceu por 4x3 no ano passado, apos Cazuo estar ganhando ou era de 3x1 ou de 3x0.

Vamos torcer para ele dar o troco agora ! :slight_smile:

Valeu Cazuo !!! Venceu dessa vez por 4x1 ! “Descontou” a derrota na 1a. fase do Mundial do ano passado !

Hugo Hoyama e Caroline Kumahara se classificaram hoje, já temos os 2 atletas do individual no masculino. Parabéns.

Hugo e Carol ! Parabens !!! :smiley:

E será q Cazuo ainda pode? Ninguem falou do limite de 2 vagas para o individual nas olimpiadas q eu citei… Se tiver esse limite, nenhum brasileiro pode mais se classificar !
Pena q o Thiago Monteiro nao possa ter ido participar da seletiva, sei nao, se ele nao teria conseguido uma dessas 2 vagas, mesmo com o problema de nao estar ainda 100%, depois da ultima contusao grave q ele teve.

Pronto ! Agora q li a materia do Mazinho, finalmente estou bem informado! Nao há mais vagas em disputa para o Brasil ! :frowning:
Logo apenas Hugo e Gustavo, Carol e Ligia representarao o Brasil em Londres !

A Carol fez praticamente o mesmo q a Mariany Nonaka fez umas 2 olimpiadas atras, salvo engano, a Mariany com uns 15 ou 16 conseguiu se classificar para um olimpiada, nao foi? Estou na duvida.

Eu, particularmente, achei muito triste essa situação de poder só 2 atletas por pais, sem ter aquele “qualify” dentro das Olimpiadas, qdo o pais podia levar mais de 2 atletas.