Boa tarde Sra. Elisa.
Em primeiro lugar, parabéns pelo filho talentoso. Ainda não tive oportunidade de assistí-lo pessoalmente, mas pelo pouco material que vi e pelos bons resultados alcançados, o considero como o potencial grande nome que citei anteriormente.
Acho justo que vc exponha a sua posição, principalmente em ocasiões onde fatos expostos não condizem com a realidade. Eu não fui ao campeonato brasileiro, portanto recorro às informações dos colegas. Sendo assim, agradeço por nos trazer estes esclarecimentos.
Não sei como fui interpretado, mas como eu disse (e vc tb), pouco importa se o Hugo ficou nervoso, pressionado, etc. O que importa é que tudo isto é bom para o desenvolvimento esportivo e pessoal dele. Com certeza, ele ainda vai perder e ganhar muito (espero que o último em quantidade muito maior hehehehehe), mas com estas experiências ele vai ganhar a maturidade necessária para levá-lo àquele degrau acima dos outros.
Quanto à questão dos famigerados cartazes, me desculpe por ter considerado que vcs os tenham colocado, ainda que estivessem dentro de seus direitos caso o fizessem mesmo. Mas como disse, recorremos às informações de quem esteve no local. De qualquer forma, assumo a falha e peço desculpas se sentiu-se ofendida com os meus comentários a este respeito, ainda que não tenha tido nenhuma intenção de criticar nenhuma atitude do atleta ou da família.
Fico à disposição para qualquer esclarecimento.
Abraços!!!
Eu que sou amigo dos pais do Hugo e do Hugo dou o maior apoio a mãe dele pelo que ela esta falando!
Fazia tento tempo que ele nao perdia , vai jogar la fora ganha tudo, foi vencedor do rating B e por perder só uma vez , esta recebendo todas essas criticas? acho que temos que ver bem as coisas antes de julga-las!
Mudando de assunto , o campeonato teve muitos jogos bonitos e varias surpresas no Pré-Mirim com o Jean Vilas Boas ganhando, no Mirim com o menino de Videira ganhando .
Vi alguns jogos do Hugo Calderano e realmente ele joga muito. Principalmente se observarmos que tinha jogadores fortes como Diquique, Augusto Correa, Serginho (Pará), Erick Jouti, Bruno Vital, Peterrossi e André (Lua). Como diz Pererê: “ali não tem ninguém bobo!!”. Parabéns a familia dele que sempre o acompanha e torce por ele. Apenas os conheço de vista. Vi também outros bons jogos. O Gao Tian em duas “viradas”. Uma contra Rafael Watanabe e outra contra Ueslei Neri, aqui da Bahia! O Henrique Narita contra William. Por falar em Kato, com perdão do meu amigo Netto, demos boas risadas com um jogo dele contra Edson Takemura. Nunca tinha visto o Edson jogando e estávamos ali para torcer pelo Netto. Assim que começou o jogo, Netto mandou uma bola e o Takemura tentou pegar por trás do corpo e fez (ele) um rodopio. Eu e Ernani pensamos que ele seria iniciante e nos preparamos para ir assistir outro jogo. De repente, o Takemura começou a devolver bolas de tudo quanto é jeito e efeito. Foi um espetáculo, literalmente. Eu e Ernani ficamos de queixo caído. Quando ví que “o bicho tava pegando”, fui chamar Flávio Seixas para ajudar. Netto atacava de drive, empurrava bola, dava “choto” e nada resolvia. Foi um jogo emocionante que com o desenrolar, atraiu a atenção de diversos atletas. Após o jogo, Daniel Andrade me explicou que o Takemura é técnico no clube dele e não participa sempre destas competições. Mazinho iria gostar de ver o Takemura e o Narita jogando (ainda que já os tenha visto).
Falando em Eric Jouti , esteve meio sumido nesse torneio .
No Rating ele foi eliminado pelo Nicolas Santos do Palmeiras em um jogo emocionante terminando só no quinto set!
Parabens ao Nicolas pelo seu belo desempenho mais uma vez!
Outro jogo bonito foi o Fabio Kashiazaki virando o jogo em cima do Rafael Watanabe do Mato Grosso , varias trocas de bolas entre eles e quem levou a melhor só no quinto set foi Fabio Kashiazaki , esse foi quem eliminou Hugo Calderano nas quartas de final !
O comentário do Paulo Vatar foi o seguinte :
"Grande decepção para o Tênis de Mesa Carioca
O Atleta Fabio do São Caetano jogou um banho de agua fria nos resultados do Infantil masculino. Ele derrotou hugo Calderano por 3 x 0, em um jogo simples, eficiente e muito consciente. A Grande promessa e a maior revelação dos últimos tempos caiu sobre forte pressão da midia e da CBTM. Em todo o ginásio estavam fixados cópias do Jornal o Globo estampando uma foto de pagina inteira do Atleta Hugo Calderano.
Com jogadas arriscadas mas sem precisão e erros grosseiros tiraram a chance de avançar no campeonato. Era nítido o desequilibrio emocional já no final do primeiro set, a medida que o placar avançava foi se agravando, no terceiro set já estava chorando no meio do set. O Tecnico pediu tempo para controlar a situação, porém o Hugo não conseguiu reagir e culminou na derrota.
Será que midia excessiva, prejudica os atletas jovens sem maturidade emocional???"
Agora eu pergunto :
Um atleta campeão Sul-Americano, Latino-Americano, Campeão Brasileiro, número um do país, CAMPEÃO DO FORTÍSSIMO RATING B é decepção ???
Vocês não gostariam de ser decepções assim também ? A família do Hugo acompanha o garoto em todos os eventos sempre dando suporte e guiando, nada mais do que isso. Posso falar do Hugo de cadeira, pois ele é do meu clube e vejo nele um futuro grande campeão. O Hugo virou um jogo de 2-7 no quinto set de sua semi-final do rating B quando ele poderia simplesmente “ter começado a chorar no meio do set” !
Nem que fosse eliminado de cara o Hugo seria a decepção do tênis de mesa do Rio de Janeiro.
bom o hugo calderano ter perdido realmente faz parte da vida de um atleta tem dias que ganha tem outros que perde… o pessoal que jogou com ele nao pode se dizer totalmente que ele era favorito a vitoria, primeiro que ele ainda ta no 1º ano do infantil e esse fabio de sao caetano alem de ser um otimo jogador deve estar 2º ano do infantil…
e pode acontecer de tudo os jogadores estão no mesmo nivel de competição só esse resultado ai de 3x0 q pode ter sido um poco surpreendente mas de resto a vitoria ou derrota pode ocorrer. isso que ele perdeu pra um atleta ja com alguns anos ai de torneio e experiencias nao foi pra qualquer um.
como ja vi casos de alguns atletas mais fortes acabarem sendo derrotados por totalmente desconhecidos pessoas que nunca tinham jogado copa brasil etc.
comparando um poco os ratings o hugo ta no B que ja é um feito incrivel e esse fabio ta no D que tambem precisa de muitos pontos os dois ai tem mais de 1000 pontos de rating oq não é facil de se conseguir.
Pessoal
Realmente não fui feliz em escrever “Grande decepção para o Tênis de Mesa Carioca”, peço desculpa aos cariocas. Não foi essa a intenção. Pois uma partida não desmerece a qualidade e talento do Hugo. Já vi alguns os jogos dele e foram excelentes, mas nesta partida parecia outro atleta. Não era o normal dele.
O meu comentário foi no sentido de levantar a questão da exposição precoce dos jovens atletas através da mídia, cbtm, etc.
Discutir sobre a maturidade dos atletas jovens para administrar toda a exposição? Tive uma informação de que a TTplayer não coloca atleta jovens na capa, para evitar essas questões.
Não o conheço pessoalmente e muito menos a família dele, portanto não posso comentar sobre o que foi postado pela familia.
Também não quero polemizar o assunto. Portanto, reitero que o meu foco é sobre a exposição precoce de atletas jovens, se isso atrapalha ou ajuda?
Não só ele (Hugo), mas como todos os outros atletas (masc e fem) do pré mirim, mirim, infantil e juvenil, terão oportunidades de jogar e vencer outros brasileiros. E acredito ainda que, daqui um tempo (se a mentalidade de atletas, técnicos e dirigentes for melhorando), pra vários destes atletas, campeonato brasileiro será uma competição de preparação pra torneios internacionais.
Não penso que podemos afirmar uma derrota como decepção em um atleta que tem muito a progredir. Decepção é todo mundial e olimpiada o Boll chegar e não vencer rs. De qualquer maneira, os atletas da categoria de base ainda estão buscando consolidar suas qualidades.
Vencer o rating B sendo atleta do infantil não é moleza não, ainda mais pelo grande peso de pontuação do campeonato brasileiro.
Posso estar equivocado mas, acredito que com os investimentos sendo realizados, daqui um tempo, para o Hugo e para outros atletas que são promissores (Leonardo Chagas por ex, um caneteiro pra salvar o estilo), o foco será disputar eventos por uma seleção principal, pois os atletas que são seleção brasileira principal agora não são pra sempre, e o campeonato brasileiro será apenas mais uma opção.
Dou o exemplo dos brasileiros que moram no exterior, quantos jogaram o brasileiro? E no ano passado? E retrasado?
É natural que o foco mude e todos devem creditar e valorizar o esforço de quem realmente se profissionaliza.
Olá pessoal!
Perder e ganhar, faz parte do processo de aprendizagem. Temos que falar menos, escrever menos e trabalharmos mais! Deixar nossos talentos a vontade. Suas famílias dar total suporte e apoio para os mesmos como é o caso da família do Caldeirano, onde o menino vai preparar-se para o futuro. Portanto os objetivos, o planejamento deve ser a médio e longo prazo.
Formar um campeão internacional leva tempo, anos, no mínimos 10 mil horas de treinos, suor, dedicação. Muito planejamento técnico, físico, mental, etc.
Abraços
Nelson Machado
Marília/SP
[quote=“Paulo Vatar”:1nuhawm9]Com jogadas arriscadas mas sem precisão e erros grosseiros tiraram a chance de avançar no campeonato. Era nítido o desequilibrio emocional já no final do primeiro set, a medida que o placar avançava foi se agravando, no terceiro set já estava chorando no meio do set[/quote] Acho que voce assistiu o jogo errado em ! voce tem certeza que viu o Hugo chorando?
Eu que assisti o jogo inteiro em nenhum momento do jogo e nem fora do jogo vi ele chorar , nao saiu abalado e nem nada , eu que o conheço sei que nao fez isso!
Voce estava lá? Tu joga tenis de mesa?
[quote=“chagas”:3gudlqmp]Eu que assisti o jogo inteiro em nenhum momento do jogo e nem fora do jogo vi ele chorar , nao saiu abalado e nem nada , eu que o conheço sei que nao fez isso!
Voce estava lá? Tu joga tenis de mesa?[/quote]
Caro Chagas
Respondendo ao seu questionamento, sim eu estava lá e assisti todo o jogo, inclusive no momento em que foi solicitado tempo pelo Técnico dele e também após o jogo quando a mãe dele estava ao lado dele. Eu também nunca havia visto ele naquele estado, mas já vi muitos atletas de ponta chorando, após uma derrota, e isso não desmerece ninguém. Foi uma surpresa para mim, relacionei ao peso da midia, mas como você o conhece bem e esta dizendo o contrário, então vou concordar com você.
Abraços
Paulo
[quote=“Paulo Vatar”:2vhx5ssd]Caro Chagas
Respondendo ao seu questionamento, sim eu estava lá e assisti todo o jogo, inclusive no momento em que foi solicitado tempo pelo Técnico dele e também após o jogo quando a mãe dele estava ao lado dele. Eu também nunca havia visto ele naquele estado, mas já vi muitos atletas de ponta chorando, após uma derrota, e isso não desmerece ninguém. Foi uma surpresa para mim, relacionei ao peso da midia, mas como você o conhece bem e esta dizendo o contrário, então vou concordar com você. [/quote]
Eu até conversei com ele hoje sobre isso , para ver se ele tinha chorado mesmo ou não , e ele me falou que nao chorou nem no jogo e nem depois do jogo!
Eu ja vi ele acabado mais nunca chorando!
[quote=“chagas”:1wwgad2i][quote=“Paulo Vatar”:1wwgad2i]Caro Chagas
Respondendo ao seu questionamento, sim eu estava lá e assisti todo o jogo, inclusive no momento em que foi solicitado tempo pelo Técnico dele e também após o jogo quando a mãe dele estava ao lado dele. Eu também nunca havia visto ele naquele estado, mas já vi muitos atletas de ponta chorando, após uma derrota, e isso não desmerece ninguém. Foi uma surpresa para mim, relacionei ao peso da midia, mas como você o conhece bem e esta dizendo o contrário, então vou concordar com você. [/quote]
Eu até conversei com ele hoje sobre isso , para ver se ele tinha chorado mesmo ou não , e ele me falou que nao chorou nem no jogo e nem depois do jogo!
Eu ja vi ele acabado mais nunca chorando![/quote]
Tudo bem ele não chorou , só não precisa ficar puxando o saco tambem né!!!
Eu nao to puxando saco de ninguem , nao tenho nem porque puxar saco dele eu apenas estou defendendo o nome dele , porque tem pessoas que falam oque nao sabem!
po galera fica discutindo se o garoto chorou ou nao. para com isso… se chorou e dai? se nao e dai?
chorar é humano e depois de tanto treino sofrer uma derrota é triste mesmo, muito comum ver atletas ai do pre-mirim, mirim e infantil os mais empenhados que realmente dao alma e sangue pelo esporte acabam chateados depois da derrota e acabam chorando e dai??
seria pior se o mlk saisse rindo nao dando a minima por ter perdido ai sim seria um problema.
Bem, acho que o “paradoxo das lágrimas” já rendeu mais do que deveria.
Voltando ao que interessa, que bela campanha do pessoal de Santa Catarina hein? Parabéns a eles, que devem ter feito um baita de um trabalho forte para conseguir tantos bons resultados. Só faltou o junior_tm no podium do Veterano +100 hahahahahahahahahhahah.
Abraços!!!
[quote=“Alcir”:10lvcu6h]Bem, acho que o “paradoxo das lágrimas” já rendeu mais do que deveria.
Voltando ao que interessa, que bela campanha do pessoal de Santa Catarina hein? Parabéns a eles, que devem ter feito um baita de um trabalho forte para conseguir tantos bons resultados. Só faltou o junior_tm no podium do Veterano +100 hahahahahahahahahhahah.
Abraços!!![/quote]
Desculpe, a artrite, as artroses, osteoporoses, os bico de papagaio me impediram de estar nesse pódium heheheheheh
Só por que to fazendo aniversário hoje, me chamam de velho…mas tudo bem a amizade é a mesma…kkkkkk
Alcir, grande abraço!!!
Nem mirei e acabei acertando hahahahahahahahahaha.
Não fazia a mínima idéia da data do seu aniversário. Parabéns Pedrão, muita saúde, sucesso e paz para vc.
Abraços!!!
Obrigado Alcir!!!
Abraço
Alguêm que foi no brasileiro ouviu algum rumor de onde será o brasileiro do ano que vêm?? Pode parecer meio cedo , mas num país continental como o nosso(tudo longe), a gente têm que fazer uma reserva bem antecipadamente…