CAMPEONATO BRASILEIRO 2009

Clicando no link vc vai ver como ficaram definidas as divisões.
No brasileiro, o tal gordinho q foi citado é o Andre Moreira (Lua), e junto com ele, ganharam 4 medalhas o Renê e o Calderano (até onde lembro).

ATN é uma referencia antecipada à Associação Takemura/Nakazato de tenis de mesa, estamos nos trâmites legais de registro pra temporada 2010, e neste ano de 2009 jogamos representando o OLA (Olaria Atlético CLube).

[]´s

Gostaria de fazer algumas considerações e informações sobre alguns temas expostos no fórum sobre o Campeonato Brasileiro.
A questão do menino Hugo Calderano, não vejo um procedimento desonesto ou de favorecimento na troca de categoria, afinal o garoto jogou na sua categoria, e é seu direito isto. Na verdade o Presidente Pablo do Rio fez esta solicitação de forma verbal e não oficializou isto por escrito, talvez aí o êrro. Qualquer outra federação teria que fazer isto por e-mail, e com isto teria um documento comprobatório, o que não aconteceu com o Rio. Não debito isto a um ato de má fé de qualquer parte. Uma federação tem todo o direito de ser representada por sua melhor equipe, prevaleçendo sua vontade até mesmo acima a do atleta. Passo esta informação por que vivo os bastidores e a arquibancada e, portanto conheço as duas versões.
É lógico que as equipes que iriam enfrentar o Rio devem ter ficado frustradas ao ver suas expectativas de vitória com uma substancial queda.

Quanto a informação do Wang Tao de que o Campeonato Brasileiro será jogado pelos melhores 16 de cada categoria não procede. A CBTM até propos isto, mas cedeu aos argumentos de que não poderia elitizar o nosso maior evento, já que êle é,como eu denomino, 'A MAIOR FESTA DO TÊNIS DE MESA BRASILEIRO". Se ele for elitizado a grande massa de praticantes ficará a margem desta festa, o que não é justo. Esta idéa surgiu como uma forma de diminuir o tamanho do Brasileiro, cujo formato está dificultando enormemente encontrar ginásios que o recebam. Mas local é um problema da CBTM e ela é quem deve resolver isto.
O Brasileiro vai diminuir de tamanho de outra forma, ou seja, o Rating não fará mais parte do evento, ele continuará na Copa Brasil.
A data também vai mudar, já que a época é complicada para passagens promocionais e hotelaria. Provávelmento será utilizado o feriado de 2 de novembro, já que a segunda quinzena de novembro é época de provas nas escolas.
Uma outra informação é a de que a exigência de cores diferentes na camiseta, só será feita em jogos televisionados, fora isto as camisas poderão ser da mesma cor.
Um grande abraço a todos de boas festas e um ótimo ano de 2010

João Irigoyen

Eu sou contra tirar o Rating do brasileiro. Quem não joga clubes e seleções vai viajar só pra jogar uma categoria?

Foto :

Seleçao Paulista 2009

Foto :

Equipes de Clubes : Jundiaí Clube

Bem , eu na verdade gostei do “intervalo” sexta depois do almoço e sábado o dia inteiro.
Costuma-se nestes tipos de competiçoes, o trajeto Hotel ginásio-ginásio-Hotel, sem poder “aproveitar” a localidade.
Eu, cheguei em Sao Jose na quinta feira (10/12) e fui embora (21/12), e pude assistir ao evento paraolímpico e os outros todos (selecoes estaduais, clubes, rating e ranking).
Dando uma boa procurada era possível conseguir hoteis na casa dos R$ 30,00 a diária (bem razoaveis) e perto do ginásio.
Já onde ficaram o pessoal da CBTM e árbitros era bem longe do ginásio.
A alimentaçao era bem razoável, o pessoal pagava R$ 15,00 por um buffet livre (com bebida inclusa) e perto do ginásio.

Abaixo a foto de uma famosa praia de Floripa (Joaquina)

Aproveitei tb e fui conhecer o pessoal das “fazendas de ostras” …

Tb acho absolutamente errado isso !!! ::raiva::

Se tirar o Rating, eu e muita gente tb nao vai jogar mais a competiçao, pq gastar um bom dinheiro pra jogar “apenas” 1 competiçao? Quem for eliminado “na chave”, por exemplo, vai gastar um dinheirao pra jogar 2 ou 3 jogos?

Ai no proximo Brasileiro, só vai mesmo a “elite” do TM!
Quem tem patrocinio da cidade, do estado ou do Clube, pq quem paga do proprio bolso, dificilmente, vai gastar uns 500,00 [se a competiçao for num estado vizinho ao seu] chegando até uns 1.000 [ou mais, se o Estado for longe] pra jogar poucas partidas. A NAO SER q o cara seja muito bom e saiba q vai ficar, no minimo, entre os 4 melhores, mesmo assim o custo vai ser alto pra ganhar apenas 1 medalha… :frowning:
Obviamente, quem vai jogar a competiçao de seleçoes estaduais, q normalmente tem o patrocinio, no minimo, de passagens e irá jogar mais partidas, esses sim devem ir. Quem vai jogar pelo seu clube a competiçao por equipes, q pode ter algum tipo de ajuda [SE o clube “for grande”] tb continuará indo… Só q em “ambos casos”, normalmente sao os “melhores” dos estados e dos clubes, logo o evento será bem mais elitizado nesse sentido e ficará mais restrito ao restante. :frowning:

Ai que perde a graça totalmente.
Vai dar uns 4 gatos pingados no campeonato.
Tirar Rating é maluquice.

Eu diria que existe um dilema :

Se deixar como está, as coisas ficarao complicadas, pois haverá cada vez mais jogos e com isto a competiçao acabando cada vez mais tarde (em um dos dias houve jogos até depois das 23:30 hs), é muito cansativo para todos.
Daí a idéia de no ranking ter apenas os 16 melhores em cada categoria… eu nao achei muito bom nao…
Mas a outra soluçao (e nao afetar o ranking), era nao ter mais o rating (que eu tb nao achei bom)…
Mas algo precisa ser feito p/ diminuir, ou melhor, selecionar mais, fazendo com que a competiçao, realmente seja interessante, para quem vai assistir e para quem vai participar…
Alguém sugere “alguma fórmula justa de disputa” ?
Se fosse para escolher, eu diria que seria melhor Manter o Rating e limitar o Ranking a 16…
[]'s

[quote=“Doc_SP”:36epa5e7]
Se fosse para escolher, eu diria que seria melhor Manter o Rating e limitar o Ranking a 16…
[]'s[/quote]

Concordo.

Será que em vez de tirar o campeonato de Rating poderia torna-lo apenas um torneio de eliminatorias
com isso diminuiria bastante a quantidade de jogos isso (apenas no Brasileiro)

Acho melhor tirar o rating do que virar eliminatorias direto. pq ia continua sendo caro pra joga um jogo que se perde ja eh eliminado.

[quote=“Doc_SP”:2gj3pj91]Eu diria que existe um dilema :

Alguém sugere “alguma fórmula justa de disputa” ?
[]'s[/quote]

Ora, falou em “formula” falou comigo ! :stuck_out_tongue:

E eu tenho uma formula q resolve o problema do “tamanho” da competiçao rapidinho, sem “selecionar” tanto assim!

Vamos atacar o “Rating”, como sugerido, só nao o “retirando” de vez:
É só retirar o Rating O… E se precisar retira o M tb, e assim por diante…
Isso de cara, já eliminaria esse pessoal q nunca [ou quase nunca] joga Copa Brasil e vao apenas na hora do Brasileiro.
Seria uma restriçao por “pontuaçao” no caso, tipo teria na Circular da competiçao:
“atletas com menos de 400 pontos no Rating Nacional NAO poderao participar do Rating”.

Se quiserem ainda poderao participar do Brasileiro, MAS apenas pra jogar o Ranking, o Rating ficaria mais restrito apenas pra jogadores q já participam da competiçao e tem uma pontuaçao razoavel…

Vejam q no Rating O desse brasileiro tinham mais de 100 participantes !!!
Devem ter acontecido mais de 200 jogos, só por causa dessa competiçao !!!

Outra coisa, essa competiçao desse ano, só ficou muito longa, por causa da CBTM ter “perdido” a locaçao do ginasio pra uma igreja. Como disse antes, se nao tinha como fazer no mesmo local “seguidamente”, ou deveria ter conseguido outro ginasio e caso nao tivesse, nao deveria ter acontecido em Florianopolis, levassem a competiçao pra outra cidade/outro estado. E pelo jeito, a cidade nao estava se importando muito com a competiçao, tanto q nem cedeu segurança pra mesma…

16 melhores de cada ranking…
16 melhores de cada rating durante o ano, quem não for nas etapas da copa brasil fica fora…

assim tb não vai pangaré…e o torneio fica atrativo!!!

[quote=“WANG TAO”:210qzjnm]16 melhores de cada ranking…
16 melhores de cada rating durante o ano, quem não for nas etapas da copa brasil fica fora…

assim tb não vai pangaré…e o torneio fica atrativo!!![/quote]

Se fosse assim, ai praticamente viraria uma “seletiva”, LOGO a CBTM nao iria ganhar quase nada com a competiçao.

CONCLUSAO: isso nao vai acontecer NUNCA, pq na competiçao q a CBTM ganha mais dinheiro normalmente [o Brasileiro], ela nao ganhar quase nada ou mesmo tirar dinheiro do bolso pra custear a competiçao [?!], isso nao tem perigo de acontecer.

Numa hipotese bem ruim, sai o Rating, mas mesmo assim, acho q retirar o Rating, só mesmo se a CBTM quiser perder dinheiro tb, pois iria diminuir drasticamente a quantidade de inscritos, logo o ganho da CBTM…

mas tirando o rating tb iria diminuir os gastos com arbitros/organizadores e de alugel do ginasio talvez tb. acho que seria menor custo e menor ganho.

[quote=“Adriano_Neves”:tlj5r2p0][quote=“WANG TAO”:tlj5r2p0]16 melhores de cada ranking…

Se fosse assim, ai praticamente viraria uma “seletiva”, LOGO a CBTM nao iria ganhar quase nada com a competiçao.

CONCLUSAO: isso nao vai acontecer NUNCA, pq na competiçao q a CBTM ganha mais dinheiro normalmente [o Brasileiro], ela nao ganhar quase nada ou mesmo tirar dinheiro do bolso pra custear a competiçao [?!], isso nao tem perigo de acontecer.

Numa hipotese bem ruim, sai o Rating, mas mesmo assim, acho q retirar o Rating, só mesmo se a CBTM quiser perder dinheiro tb, pois iria diminuir drasticamente a quantidade de inscritos, logo o ganho da CBTM…[/quote]

Então Adriano, quem propôs esse sistema dos 16 melhores foi a própria cbtm… acho q não tem nada a ver com “verba” como vc insiste em reclamar sempre!!!
Converse com o “irigoyen” (desculpe se escrevi errado), ele é presidente da dederação do rio grande do sul não é? Acho q ele pode esclarecer essa questão!!

[quote=“WANG TAO”:2nsact76][quote=“Adriano_Neves”:2nsact76][quote=“WANG TAO”:2nsact76]16 melhores de cada ranking…

Numa hipotese bem ruim, sai o Rating, mas mesmo assim, acho q retirar o Rating, só mesmo se a CBTM quiser perder dinheiro tb, pois iria diminuir drasticamente a quantidade de inscritos, logo o ganho da CBTM…[/quote]

Então Adriano, quem propôs esse sistema dos 16 melhores foi a própria cbtm… acho q não tem nada a ver com “verba” como vc insiste em reclamar sempre!!!
Converse com o “irigoyen” (desculpe se escrevi errado), ele é presidente da dederação do rio grande do sul não é? Acho q ele pode esclarecer essa questão!![/quote]

O Joao Carlos - Presidente da Federaçao do RS disse algo bem diferente do q vc está falando, ele disse q o Ranking não seria afetado com a participaçao de “todo mundo” e iriam retirar o Rating do Brasileiro, veja na 1a. pagina deste topico. Inclusive, ele afirmou q sua informaçao nao procedia…

E “edusena”, é claro q NAO havendo a competiçao do Rating vai ter uma diminuiçao na estadia e pagamento de arbitragem pra arbitros entre outros. MAS o ganho da CBTM tendo uma outra competiçao é bem maior, proporcionalmente, do q se tiver só uma competiçao…
A NAO SER, é claro [mesmo diminuindo uma competiçao, o Rating no caso], q o valor da inscriçao permaneça praticamente o mesmo. Ou seja, a inscriçao esse ano [nem sei qto foi] digamos q foi 100,00 pra jogar Rating e Ranking no Brasileiro, SE no ano q vem retirarem o Rating e o valor baixar apenas pra uns 90,00, a CBTM deve manter o lucro dela, mas se diminuir digamos pra 60,00, vai diminuir muito o lucro…
Pra exemplificar, um dos maiores custos de um evento desses é o de passagens areas pagas pela CBTM pra arbitros e coordenadores/jornalistas/presidente da CBTM, esses custos sao bem melhores absorvidos, se a renda for bem grande, agora se ela se reduzir a metade [ou quase], nao basta apenas ter a “vantagem” de diminuir os custos com arbitragem pra compensar isso, teria q ser feito “algo mais”, ou seja, diminuir o lucro com o evento [$$$ q entra nos “cofres” da CBTM], diminuir o valor atual pago por arbitro/jogo e/ou aumentar o valor da inscriçao [como citei acima].

Por isso tudo, acredito q a CBTM só vai mesmo retirar o Rating, ou se aumentar as taxas de inscriçoes [o q já seria pouco, pela falta de Rating, vai diminuir mais ainda] ou a CBTM quiser ter uma bela reduçao nos lucros deles [pouco provavel].

Obviamente, se o Joao Carlos falou isso é algo q tem fundamento, mas acho q deverá ser revertido, qdo refizerem as contas… :stuck_out_tongue:

Amigos debatedores!

Vou tentar ordenar algumas idéia e respostas a algumas questões relativas ao Campeonato Brasileiro.
A informação do Wang Tao sobre somente os 16 melhores participantes de cada categoria não estava de todo errada, pois na reunião realizada no dia 19 de dezembro no hotel Itaguaçú, a CBTM veio com esta proposta, mas como eu disse ela se rendeu aos argumentos de que não poderíamos elitizar nosso maior evento (a nossa maior festa). Mas restou um grande problema, o gigantismo do evento dificulta enormemente a sua realização, pois temos poucos locais no Brasil com espaço para mais de vinte mesas. O evento teria que ser reduzido de alguma maneira. Uma idéia surgida foi de se jogar melhor de 3 sets, outra tirar seleções, outra tirar Clubes. Mas o grande nó é o rating, pois só ele consome 2 dias. Lí que alguém propõe não ter o rating O, mas ele é a porta de entrada para quem nunca jogou Copa do Brasil ou Brasileiro. A proposta de ficar só os 16, além de limitar e elitizar acaba encarecendo muito para os atletas, pois teriam que participar de todas as Copas Brasil para pontuar ao Brasileiro. Resultado disto? favorece o maior poder econômico. Eu posso não ser um dos melhores mas tenho condições financeiras de ir nas Copas Brasil e outro muito melhor do que eu não vai ao Brasileiro porque não pode ir nas Copas. É como o piloto de fórmula 1 ser campeão sem ganhar nenhuma corrida. Concordo que sem o rating, quem não joga equipes, fica só com ranking e pode não ser interessante gastar tanto para jogar pouco. É a velha história do custo benefício. Mas um campeonato com menos 2 dias também fica mais barato.
Quanto ao valor das inscrições só para esclarecer ao Adriano: este ano os valores foram
Rating 80,00
Ranking 80,00
Ranking + ranking 120,00
A CBTM não perde tanta arrecadação, mas transfere uma boa parcela de arrecadação para Copa do Brasil.
Para resumir, ficou estabelecido nesta reunião que o Brasileiro fica aberto com seleções, clubes e ranking. E o rating fica na Copa do Brasil. Gente, isto ficou estabelecido, mas também não existe nada que não possa ser mudado.
Espero ter ajudado, mas se existe alguma dúvida por favor se manifestem, que se a informação estiver ao meu alcançe repasso com o maior prazer.
Abraços

João Carlos Irigoyen

João Carlos,
Concordo com o Adriano.
O Campeonato Brasileiro é como se fosse uma etapa final. Não é momento de jogar “rating O” não! (Rating O se joga nas Copas Brasil).
Deveria haver uma pontuação mínima pra jogar o Brasileiro (tipo 200 ou 300pts).
O cara não joga nenhum campeonato e vai “estrear” logo na última etapa? no Campeonato Brasileiro?
De se tirar o Rating inteiro, retira-se apenas os ratings de iniciantes… (o rating O, por exemplo).