bom,
eu tenho uma borracha q foi usada pelo waldner num aberto do japao acho q em 2000, e uma do person tbm usada no mesmo campeonato…
na época, o thiago ainda molque (19 anos), tava no vestiario com outros atletas do brasil e viu o waldner e o person jogando varios materiais no lixo… entao eles correram e pegaram os materiais…
o thiago ficou com uma coppa vermelha do person, uma nittaku waldner preta e uma camisa da seleçao sueca do walner…
entao, eu ainda tenho a nittaku waldner… cheguei a colar e jogar com as duas quando o thiago deixou aqui em casa…
a coppa era mais dura q o comum, era mais viscosa e o vermelho da topsheet era bem mais escuro q o normal… e na esponja, ao inves dos numeros de lote, tinha um carimbo com uma bola, só isso.
a do walnder é mais macia q o comum, tbm mais viscosa que as borrachas normais a venda e tinha um numero 3 carimbado na esponja, só q era um numero maior q os carimbos normais…
mais tarde, a uns 2 anos atras, eu lendo a biografia do waldner, ele explica que suas borrachas sao envelhecidas depois da fabricaçao: os caras fabricam um lote com a dureza que ele quer (nao me recordo aqui) e deixam esse lote envelhecendo uns 2 a 3 meses antes de o waldner usar as borrachas…
na tibhar, o samsonov tem rapids de fabricaçao especial tbm…
acredito q em outras marcas, os jogadores principais da marca devem ter borrachas especiais tbm…
dos chineses entao nem se fala!!
nao acredito tbm na lenda q aqui no brasil eles mandam as borrachas piores do lote, como eu já escutei em alguns lugares…
mas q os tops tem materiais selecionados, e outros de fabricaçao mais caprichada isso tem!!
eu tenho uma borracha do waldner e é nitido isso… hj ela tá velhinha, mas vou ver se posto umas fotos dela aqui…
ps: tentem achar a biografia do waldner e leiam a parte q ela fala das borrachas dele. a que eu li era uma xerox que o thiago tinha pegado emprestado…
abraço