BOLÃO de 42 mm

estava conversando com meu tecnico e ele comentou que estao querendo aumentar a bola e ainda aumentar o tamanho da rede… tudo isso para deixar o jogo mais lento, para passar na tv.
talvez essa da tv possa ser uma explicação também para o banimento das colas…

vlw

ehawuHEUAWHeuhawUEHuAWHeuh

acho impossivel isso acontecer… e se for o caso eu explodo aquele barraco q eh a ITTF ¬¬""

bola de 42mm ja eh usado em jogos de super-veterano, mas aquela porcaria quando pinga na mesa parece q ta quebrada, e mesmo assim a borracha q eles usam num eh igual nossas “srivers” saum na verdade bem mais rapidas…

Vish… para com isso… Se continuar assim, em 2020 teremos bolas de 50mm … aff

Olha, se estão querendo aumentar ou não eu não sei, mas existe já até a de 44mm. A LArge Ball…oferecida pela Joola:

Ela é usada para treinamentos na europa.

E vocês sabem o porque aumentaram o tamanho da bola, né? Para que as partidas fossem mais interessantes e pudessem ser melhor vistas na mídia (TV).

Possivelmente, se aumentarem de novo, será por algo parecido ou o mesmo.

Para eles fazerem este tipo de mudanças, deveriam consultar os que realmente praticam o esporte e estão dia-a-dia com o mesmo.

Bem, aí fica a dúvida

Abraço a todos

Tópico repetido…
https://mesatenista.net/modules.php?name … 507f55910f
Mas vou deixar porque o assunto é polêmico. Além disso que coloquei um título que não especificava a bola de 42mm.
Sinceramente, se implantarem a bola de 42mm e rede mais alta, provavelmente ficará impossível de fazer um winner (drive forte que o adversário não consegue tocar na bola). E sem winners o jogo morre na minha opinião. Vai vencer aquele que errar menos? Ou o que tiver mais paciência? Eu acho que paro de jogar, mudo p/ tênis de quadra, ou entro numa academia, sei lá. Mas jogar ping-pong eu me recuso a jogar.

Gostei da resposta Nakata.rsss…
Pensarei a respeito, mas provavelmente faria o mesmo por honra…

mas será msmo q será mudado? ou estao so tentando e nao ira dar em nada?

[quote=“PINGMAN”:1qqpxfng]Olha, se estão querendo aumentar ou não eu não sei, mas existe já até a de 44mm. A LArge Ball…oferecida pela Joola:

[/quote]
Pq vc não cita q a Nittaku, TSP, Yasaka, Butterfly e tantas outras q fabricam-na tbm? A indústria japonesa já a vende ao varejo desde 1996.

Em outras palavras, pq especificar um fabricante? O que importa é o tamanho da bola até o momento.

[quote=“Kyo”:322jip1j][quote=“PINGMAN”:322jip1j]Olha, se estão querendo aumentar ou não eu não sei, mas existe já até a de 44mm. A LArge Ball…oferecida pela Joola:

[/quote]
Pq vc não cita q a Nittaku, TSP, Yasaka, Butterfly e tantas outras q fabricam-na tbm? A indústria japonesa já a vende ao varejo desde 1996.

Em outras palavras, pq especificar um fabricante? O que importa é o tamanho da bola até o momento.[/quote]

olá,

q stress hein, calma moço… o cara deve ter citado só como exemplo.

Com relação ao treinamento deve ter utilidade, pois eu tenho uma de 44 mm da DHS (ops não podia falar da marca? hihihihih), q quando voce bate parece estar quebrada.
O q senti é q diferentemente do q as pessoas pensam, ela não é tão fácil assim.Precisa sempre colocar spin para não bater na rede pois a bola não pula, então se não estiver bem colocado não dá para dar drive. Cansa mais q uma bola de 40 mm porque prá matar o ponto sempre tem troca de bola.

Talvez não dê aquela emoção e adrenalina como na de 40 mm por conta da velocidade e tempo de reação, mas pelo q imagino uma de 42 mm deve ficar interessante.
abraços

Fica tranquilo Kyo…ñ tinha visto sua resposta.

Não estou favorecendo ninguém…

Só comentei para dar continuidade ao tópico…

Creio que o fórum serve para dar opiniões, dicas, críticas e ajudar os outros e não arrumar brigas…sem comentários.

Abraço a todos…

Olá colegas mesatenistas.
O que é que está havendo com vocês?
Quando eu era mais jovem, jogavamos com bolas de 38 mm e houve a mudança para a bolinha de 40 mm. na epoca a polemica era a mesma.
Só que com a tecnologia a bolinha de 40 mm passou a ter mais velocidade do que quando era de 38 mm. Se passar para 42 ou 44 mm. Daqui a 1 ano novasd tecnolggias farão com que o jogo se torne rapido novamente. Então que mudem e que venha as novas tecnolgias.
Afinal de contas alguem tem que trabalhar.
Abraços a todos.

exatamente…

soh to esperando alguem inventa uma tecnologia pra diminui o preço dessas porcaria nova q taum saindo ¬¬"""

e a bolinha de 40mm num fico mais rapida q a de 38mm

Ola Pessoal,

Tenho uma opiniao um tanto contraria de muitos, mas talvez eu poleminize esse topico, mas afinal, apimentar ate que e bom…rsrsrsr…

Eu acho que a guerra deve ser sadia, que venca o melhor, mas as armas devam ser iguais…
Se voces analizarem, verao que o Tenis de Mesa e uns dos pouquissimos esporte que nao tem uma padronizacao de material…
Voces ja imaginaram se todos usassem raquetes e borrachas iguais, eu acho que ai, venceria o melhor…
Analizem! No Tenis de Campo, existem varias marcas,madeira…fibra e aluminio…nao influi nas batidas… mas todas elas so possuem encordoamento de nylon semelhantes ( havia um de tripa, nao sei se ainda e usado)…Basquetebol…as armas sao iguais para todos ou seja a bola, talvez diferenciando nos tipos de tenis usados…mas que acho que nao influi em quase nada…Voleybol…como no basquete, as armas sao iguais, Futebol…armas iguais…enfim na grande maioria de esportes nao existem grandes diferencas em seus materiais, fazendo com que os esportes sejam mais competitivos…
No nosso esporte, digo isso pois jogo Tenis de Mesa ja a quase 50 anos e amo esse esporte…(acompanho o seu desenvolvimento a muito tempo) existem diferencas em raquetes…redonda,quadrada,ovalada…e outros formatos estranhos, fabricadas com madeira, aluminio, fibra de vidro, componentes ao carbono, e outros…borrachas, ai temos de pinos…longos…medios…curtos…borrachas lisas…com esponjas de diversas espessuras e caracteristicas…e uma verdadeira guerra entre os fabricantes desses materiais…
Pensando bem, o unico material que nao beneficia a ninguem num jogo, e a bola e a mesa…sao iguais para os dois…
Agora que estao pensando em mudar o tamanho da bola, todos estao fazendo um verdadeiro carnaval, uns ate dizendo que pararia de praticar… PESSOAL… ESSA MUDANCA SERIA ESTRANHA, INADEQUADA, OU BOA PARA TODOS OS ATLETAS…Sei que serei apedrejado aqui…mas estamos numa democracia…gostaria de ver as opinioes de voces…

abracos a todos

smorigo

Muito inteligente sua resposta Smorigo.

Você me fez pensar de outras formas também. Um esporte que foi tão longe e teve que voltar atrás foi a Fórmula 1 (claro que não é uma comparação perfeita, porém vem a calhar).

Será que se ouvessem três tipos de marcas será que haveria mais igualdade? Será que a grande diferença está no material ou na forma em que cada jogador relaiza suas jogadas?

Ficam aqui ótimas perguntas.

Gostei muito do esclarecimento do Smorigo e continuo:

E se padronizassem todas as mesas e materiais? Seria isso possível?Haveriam mais fraudes?

A cada resposto aprendo mais e abro mais meus pensamentos

Abraço a todos

Olá Smorigo. Eu respeito a sua opinião mas não concordo. O material das raquetes de tênis não influi na batida? Como? É o que mais influi, tanto é que existem diversos tipos de jogadores, com batidas diferentes e cada um usa o material adequado p/ seu estilo. Ex: Federer é um jogador allround e por isso usa uma raquete de controle que não solta muito a bola. A força ele controla no braço. Já Nadal é jogador de topspin e usa uma raquete mais aerodinâmica, direcionada ao seu estilo. Se Nadal usasse a raquete do Federer, por ex, seu jogo talvez não tivesse metade da eficiência que tem.
Quanto as cordas existe uma variedade muito grande, e alguns jogadores optam por mixar um tipo de corda na horizontal e outro na vertical, misturando ainda as tensões em cada tipo, enfim, é uma diversidade de opções muito grande, justamente porque influenciam na batida.

...Basquetebol..as armas sao iguais para todos ou seja a bola, talvez diferenciando nos tipos de tenis usados...mas que acho que nao influi em quase nada...Voleybol...como no basquete, as armas sao iguais, Futebol...armas iguais...enfim na grande maioria de esportes nao existem grandes diferencas em seus materiais, fazendo com que os esportes sejam mais competitivos..
A comparação do TM com estes 3 esportes citados acho que não têm muito a ver porque são esportes coletivos. E em qualquer esporte coletivo as armas são iguais p/ todos.
No nosso esporte, digo isso pois jogo Tenis de Mesa ja a quase 50 anos e amo esse esporte...(acompanho o seu desenvolvimento a muito tempo) existem diferencas em raquetes...redonda,quadrada,ovalada...e outros formatos estranhos, fabricadas com madeira, aluminio, fibra de vidro, componentes ao carbono, e outros....borrachas, ai temos de pinos...longos..medios..curtos...borrachas lisas..com esponjas de diversas espessuras e caracteristicas...e uma verdadeira guerra entre os fabricantes desses materiais...
E você acha que a guerra entre os fabricantes de material de tênis é menos acirrada? Eu digo que é N vezes mais feia que a dos fabricantes de material de TM.
Agora que estao pensando em mudar o tamanho da bola, todos estao fazendo um verdadeiro carnaval, uns ate dizendo que pararia de praticar.... PESSOAL.. ESSA MUDANCA SERIA ESTRANHA, INADEQUADA, OU BOA PARA TODOS OS ATLETAS...
Estranha seria com certeza. Já inadequada ou não e boa ou ruim eu não sei dizer. Mas posso especular com base na bola de 44mm, com que já brinquei. Digo-lhe que é outro esporte, que do nosso conhecido tênis de mesa não tem quase nada. Se tal mudança vier a acontecer, creio que grandes atrativos do TM se perderão ou serão drasticamente diminuídos: spin, velocidade, bolas vencedoras, táticas de saque e 3a bola, etc. A bola talvez fique mais tempo em jogo, já que este é o objetivo da mudança. Mas isto p/ mim é nivelar por baixo.

Bom, eu seria mais a favor se eles estivem voltando atras e adotando a bola de 38 mm, na minha opnião se o jogo fica mais rápido é mais atrativo e se acaba mais rápido quem está atras da tv e que não entende nada de tm, anima a assistir, fora isso, eles dirão: “como pode a tv perder tempo com ping pong”, se hoje com a bola de 40 mm quem não entende nada de tm já não tem paciência de assistir, dirá então com 42 mm.

Talvez eles estejam pensando nisso, considerando as tv’s da china e europa que tem milhões de praticantes.

Abraços,

Bob

[quote=“Bob-Marelli”:32psrsq8]Bom, eu seria mais a favor se eles estivem voltando atras e adotando a bola de 38 mm, na minha opnião se o jogo fica mais rápido é mais atrativo e se acaba mais rápido quem está atras da tv e que não entende nada de tm, anima a assistir, fora isso, eles dirão: “como pode a tv perder tempo com ping pong”, se hoje com a bola de 40 mm quem não entende nada de tm já não tem paciência de assistir, dirá então com 42 mm.

Talvez eles estejam pensando nisso, considerando as tv’s da china e europa que tem milhões de praticantes.

Abraços,

Bob[/quote]

olá,

jogo mais rápido mais atrativo? depende, tem q ter rally se não vão é ver nada.
Sabe porque o estilo europeu é mais atraente q chinês? Por causa dos rallys. É só ver no meio do jogo a torcida soltando um sonoro OHHH OHHH quando tem a troca de bola de forma intensa. Isto sim vai atrair mais telespectadores e não precisa tanto de velocidade.
Não é verdadeiro alguns dizerem q com a bola de 38mm era melhor para assistir. Pense bem: que tipo de lance um telespectador escolheria como o melhor? Um q acabe num ataque de 2a. ou 3a. bola ou um q tenha uma troca de bola com 1 min de duração? Quem não viu ou tem guardado aquele video do Timo Boll onde tem mais de 40 trocas de bola?

Concordo em partes sobre os diferentes encordoamentos, mas todos eles somente influe em velocidade das devolucoes das bolas, efeito no Tenis de Campo e minimo, somente em recepcoes ou aplicacoes do segundo saque que nos conseguimos aplicar e semtir um pouco de efeito, e repare que o efeito no Tenis de Campo possue somente duas posicoes, que chamamos no Tenis de Mesa de cavado e outro de topspin.
Por melhor que seja um drive no Tenis de Campo, aqueles de fundo de quadra onde voce pode imprimir mais velocidade, nao se pode comparar nunca a um drive no Tenis de Mesa, claro que respeitando as devidas proporcoes entre esses dois esportes.
Gostaria de esclarecer a voce, que oque mais importa na velocidade da batida nao e o encordoamento, e sim o peso da raquete, pois quanto mais pesada a raquete o Momento/Retorno/e o Impucho da bola sera proporcionalmente ao deslocamento contrario obtido pelo pelo impacto da bola na raquete. ( essa analise seria aplicavel entre duas raquetes com pesos diferentes mas com encordoamentos iguais). Isso e pura Fisica.
Mas vamos continuar com a polemica, eu sabia que ia dar oqque falar esse assunto, mas acho que igualdade e padronizacao de materiais seria uma otima posicao, onde conheceriamos verdadeiramente quem seriam melhores jogadores, sem o uso de superfugios de tipos de borracha, cola,esponjas, (isso esta indo longe demais) e o Tenis de Mesa esta ficando fora do interesses de quem quer assistir aos jogos…
Essa e minha Humilde opiniao

abracos

Smorigo

ps… Amigo Nakata…nada de pessoal…de admiro muitissimo…

Smorigo, eu já vi o Hicham Arazi devolver uma bola de backspin que bateu na quadra do adversário e voltou para a quadra dele… rs

PO!!!..ESSA ATE DOEU…RSRSRSRS