A mão livre é importante para se manter o equilíbrio do corpo. Não consigo imagino golpear com a mão livre colada ao corpo, por ex. Assista vídeos de classinetas executando RPB, de preferência do melhor neste fundamento, Wang Hao, e observe a posição da mão livre.
Realmente nao jogo muito abaixado mas isso influencia assim TANTO para terceira bola e classineta back?
Na minha opinião, não. Eu também nunca joguei muito agachado e o RPB sempre foi meu melhor golpe. O mais importante é o contato feito de maneira certa, ou seja, obedecendo ângulo de entrada e tempo de bola corretos.
Para acertar o ângulo sempre tenha as pernas paralelas ao fundo da mesa, ou levemente favorecendo o back, mas nunca em posição de drive de fore. Faça o contato na direção da barriga ou levemente pro back. Nunca aberto demais no back e nunca a direita do umbigo.
Para acertar tempo de bola, se for abrir topspin, deixe cair mais, até mesmo paralelo a superfície. Se for executar RPB mais veloz no rali, pegue a bola no pós-pico.
Eu até consigo ''BATER BOLA'' usando o shoto classineta,o problema é o ataque...tem vezes que eu puxo ad hora...mas quando eu quero descer a porrada com velo e efeito...vai pra fora ou pra baixo e na rede :/
Primeiro, que não se desce porrada com RPB. Sempre deve-se executar loops neste golpe, seja ele mais ou menos veloz. Mas a parábola tem que existir senão vai fora mesmo. Para golpes mais velozes é fundamental contornar a bolinha no contato, aprendi isso vendo Mauricius Nonaka executar o golpe.
E o mais importante de tudo: descobrir como fazer e treinar a exaustão o método correto.