Alguém pode me passar informações sobre a borracha YASAKA RAKZA SOFT (max) ou XIOM VEGA EUROPA(max)
Obrigado!!
Ricardo, nós estamos organizando as análises de borrachas porque existe uma dificuldade muito grande de se encontrar através da pesquisa. Aguarde e em breve será bem mais fácil de encontrar as análises por fabricantes.
Por hora posso dizer algo sobre estas duas borrachas que você citou, pois tenho ambas.
A Rakza 7 Soft eu coloquei inicialmente no backhand de uma madeira BTY Photino. Ela tem velocidade e efeito mediano apenas, mas sua grande virtude é o controle que proporciona. Mas agora troquei de madeira e, por falta de outra borracha vermelha, colei-a no forehand de uma madeira de 7 folhas. A borracha é leve e o conjunto não ficou pesado na cabeça. Considero uma ótima borracha para jogo no estilo allround-ofensivo.
Já a Vega Euro se assemelha bastante a Omega 3 Euro, sendo pouca coisa (quase imperceptível) mais dura e mais veloz. Aqui vai uma antiga análise que eu fiz da Omega 3 Euro para você poder ter uma idéia.
[quote=”Nakata”]OMEGA III EURO - Adquiri a Omega III versão Euro (preta) a pouco tempo mas já estou amarradão nela. Testei em uma madeira classineta Donic Persson Power Fibre (5 folhas + fibra de vidro) adaptada para um cabo de cortiça de madeira caneta japonesa. No backhand usei uma Donic Desto F3 Big Slam. Ambas as borrachas na maior espessura disponível.
Primeiras impressões
Tive um pouco de receio de comprar esta borracha por alguns motivos. Primeiramente o preço elevado, como qualquer tensionada de última geração, me fez pensar várias vezes se eu teria uma decepção ou se faria jus a algumas boas críticas que já li sobre a borracha. O medo da decepção tinha origem no fato de eu já ter testado uma Omega II asiática no ano passado e considerado de difícil controle. E assim que recebi a borracha já pensei pelo pior ao ler as características impressas na embalagem, pois os valores se assemelham muito aos da Ω II.
Mas esta versão européia se mostrou bem mais dócil a primeira vista, com esponja macia, topsheet não muito pegajoso, como a maioria das tensionadas, e bem leve, caraterística que me agrada.
Colagem
Fácil de colar já de primeira, com boa aderência esponja/madeira. A esponja não é tão mole a ponto de entortar em demasia e também não estica muito ao se passar o rolo. Mas reparei que após um ou dois dias colada a borracha retrai uns 2mm. Por isso colei-a novamente esticando um pouco mais desta vez e agora a borracha está perfeita na madeira, com apenas cerca de 1mm sobrando. Ainda não tentei retirar a cola antiga mas acredito por experiências anteriores que, pela característica da esponja, não deve ser tarefa complicada.
Caraterísticas dinâmicas
Petecando, percebi que solta bem a bola, aliás é exatamente isso que eu espero de qualquer boracha tensionada. Batendo contra a parede (sim, eu faço isso) percebi que faz menos barulho de cola que a Big Slam, o que me agradou pois eu não queria algo tão escandaloso no forehand. Também faz menos barulho de bola quebrada que a Pryde ou a Platin, Estas duas últimas me pareceram mais “nervosas” na primeira batida. Petecando com efeito notei que obviamente é bem diferente das chinesas e também gera um pouco menos spin que a maioria da borrachas antigas como Sriver, Mark V ou X’S F1 V.
Na mesa
Vamos ao que interessa, que é o comportamento da borracha em situação de jogo. Aqui sim foi onde eu percebi que tinha feito uma excelente compra, talvez a melhor escolha desde que comecei a testar borrachas tensionadas. Considero a Ω III Euro uma borracha otimamente balanceada, com velocidade e controle na medida certa. O controle eu pude constatar durante o bate-bola onde eu variava drives com arco alto e drives rasantes. Em ambos os casos acertei mais do que vinha acertando com outras borrachas. Poderia pensar que se tratava apenas de um dia que estava com a mão boa, mas em mais de um treino percebi o maior índice de acertos nos meus drives, então tenho que creditar a borracha. No bate-bola passivo, onde eu bloqueio bolas para o oponente, também vi facilidade de controlar direção e profundidade nas devoluções.
A velocidade da borracha me deixou satisfeito, pois em várias oportunidades (durante jogo) consegui varar o oponente já em bola de abertura de topspin. Não é preciso fazer força para ser ofensivo, inclusive a borracha perdoa movimentos incompletos e/ou levemente tortos.Também achei fácil bater smashes ou haraus, sempre com a bola ao meu controle, nunca voando mais do que o desejado. Considero esta uma borracha com ângulo de saída (throw angle) médio, bem mais baixo que qualquer Tenergy e um pouco mais alto que Bryce Speed.
Algo que me deixou curioso foi que eu acertei golpes que raramente acerto, por ex, counterdrive rápido em cima da mesa por cima do drive adversário. Mas isto eu não posso relacionar apenas a borracha. Tenho que considerar uma maior confiança desde que passei a acertar mais, é aquele cenário típico do TM: acertando bastante aumenta a confiança e passa a acertar ainda mais. Errando muito baixa a confiança e começa a errar tudo, até bolas fáceis.
Outro ponto positivo foi a facildade de escolher o estilo de batida. Explico: esta não é uma borracha que faz barulho de cola a todo instante, isto eu reservo para a Big Slam. Com a Ω III Euro pode-se estalar na madeira com drives rasantes ou gerar barulho de cola atrasando um pouco o golpe, tudo feito naturalmente e sem dificuldade.
No entanto nem tudo é perfeito e a Ω III Euro apresenta seu ponto fraco, na minha opinião: saque.
É difícil gerar uma saque com muito efeito, e a partir de um certo nível, o oponente dificilmente comerá um saque. Para ter uma idéia eu não consegui realizar um saque vai-e-volta, nem uma vez sequer. Com borrachas chinesas não é tão difícil realizar tal saque. Também notei que o oponente devolveu vários saques que outrora se desesperava por mandar todos na rede ou para fora. Isso só me faz constatar o menor atrito gerado no contato com a bola. Mas me agradou a facilidade com que se limpa o topsheet. Marcas e esbranquiçados saem com uma única passada de algodão úmido.
Conclusões
Considero-me um jogador pouca coisa acima de um pangaré, por isso tenho que utilizar materiais que facilitem o acerto dos meu golpes e, logicamente, diminuam a quantidade de erros que eu cometo. Neste aspecto a Ω III Euro foi a melhor de todas as borrachas tensionadas que já testei, pois ela me possibilita errar pouco mantendo a ofensividade. Achei-a um pouco menos veloz que, por ex, Pryde, Sinus ou Bryce Speed. Mas muito mais fácil de jogar que qualquer uma destas.
Eu indicaria esta borracha para jogadores que tem dificuldade em gerar potência no ataque e ao mesmo tempo quer um material que possibilite acertar mais.
Infelizmente ainda não posso comentar sobre seu custo-benefício, pois não sei por quanto tempo a borracha vai continuar oferecendo a mesma qualidade. Sendo realista quanto as borrachas tensionadas e analisando o preço de mercado, considero que uma duração de 3 meses já traz um custo-benefício satisfatório.
Se vou comprar novamente? Depende. Com o alto preço das borrachas tensionadas é complicado fazer outros testes do tipo tiro no escuro. Junte-se a isso algumas decepções no passado e a excelente impressão que tive desta borracha, é provável que a compre de novo, Porém, ainda quero checar sua durabilidade, se for menor que pelo menos 45 dias, terei que partir para outra opção.[/quote]
Olá Sr. Nakata, Muito obrigado pela atenção!! Estou voltando ao esporte após 8 anos parado, Sou um pouco ou muito viciado em comprar material, em especial madeira e borracha. Atualmente estou usando a borracha JUIC SCRAMBLE TUNED, li ha algum tempo e voce fez ótimas recomendações por esse motivo resolvi comprar, realmente é uma excelente borracha, excepcional controle com ótimo efeito e velocidade.
Aproveitando a oportunidade voce indica alguma borracha em especial da NITTAKU, fiquei interessado nos modelos NARUCROSS GS SOFT e NITTAKU HURRICANE II NT50TYPE, mas pode indicar outras.
Obrigado!
Infelizmente eu não conheço estes dois últimos modelos que você citou. A NT50type inclusive já saiu de linha no Japão.
OK!! achei esse modelo ANT50TY com um preço muito bom e já houvi alguma coisa sobre ela e achei que derrepente voce já tivesse usado. de quaquer maneira obrigado!!
Alguém já usou a NITTAKU FASTARC G-1, poderiam dar um parecer?
Obrigado!!
[quote=“RICARDOLIMA” post=97976]Alguém já usou a NITTAKU FASTARC G-1, poderiam dar um parecer?
Obrigado!![/quote]
Testei ela por pouco tempo,mas diria que é um canhão,mas o arco dela é muito baixo…na minha humilde opnião seria pra jogador que joga em cima da mesa dando drives rápidos,se afastar um pouco da mesa complica…
Olá, gostaria de saber o que acha das tibhar 1Q e 5Q, não sei pq, mas me dou mto bem com borrachas tibhar como a aurus soft, nimbus medium… queria saber suas características como velocidade, spin, dureza e angulo de saída se comparado com uma tenergy 05 por exemplo. Jogo no estilo caneta off+, com drives a curta e media distancia… alguém pode me ajudar??
Meus caros amigos…
Não sei se vcs já conhecem, mas segue um link de um site “gringo” que achei bastante interessante para quem precisa de dados de raquetes, borrachas, e etc.
Repleto de analise de equipamentos e materiais…achei bem completo!
Abçs a todos
queria saber se alguém conhece a borracha DHS TNT, no site da KWS já esta esgotada a cor vermelha, na descrição dizia ser boa para o backhand. O que vcs aconselharam para um classineta?
Otimo topico, realmente me ajudou muito.
Uma duvida
Sou jogador a pouco mais de 1 ano de tenis de mesa, já estou participando de muitos campeonatos e tenho muitas medalhas,
gostaria de comprar uma borracha nova para minha raquete,
queria uma borracha com bastante spin mais que seja rapida tambem(mais com preferencia ao spin), de preferencia com um preço menor que 30 dolares
estou querendo comprar a hurricane 2, ou vcs recomendam outra?
olá: poderiam me dizer as diferenças entre as dhs hurricane 3 neo que são vendidas aqui no brasil e as hurricane 3 nacional e provincial ( são mais caras ) que são vendidas no site tabletennis11 ? obrigado e desculpas se estou no tópico errado. xisto.
Basicamente a diferença é a dureza da esponja. A H3N provincial é bem mais macia, logo dispara mais.
Visualmente a H3N vendida no Brasil tem 8 lados, o que caracteriza a versão comercial. A H3N provincial e national têm 4 lados.
olá: acho as H3 do brasil muito boas para o aprendizado, de modo que o jogador é obrigado a direcionar o movimento do corpo/braço para cima para aplicar efeito topspin. Mas depois de um tempo fica difícil jogar partidas com elas devido ao esforço necessário: bater para frente por cima da bola exige muito. Então, vejo tentativas de jogar com borrachas chinesas menos pegajosas. Estas idéias estão mais ou menos certas ? Estas nacional e provincial seriam boas tentativas com este objetivo ? obrigado, xisto
Boa Tarde.
Quais as recomendações da Borracha Nittaku Micro, Donic Acusa S2 e Yazaka Mark V GPS.
Tenho as três, e vou usa-las na montagem da nova Classineta, preciso saber qual usar das 3, sendo que as duas últimas são atuais, ainda estão na embalagem…Além disso, preciso ver o que é melhor para o estilo ‘‘LI CHING’’, não vou usar muito o Back classineta, mas vou usa-lo quando necessário…Nada de ser um WangHao da vida…
Abraço pessoal
alguem ja testou a stiga innova ultra light ? gostaria de usa ela com uma caneta jap. abraços.
Alguem poderia falar sobre a Acuda s3 no back e a Baracuda no fore? Elas formam um bom conj. C uma madeira de carbono?
Qual seria a sua madeira carbonada? Eu particularmente acho que ficaria bom sim, uma vez que ambas as borrachas oferecem bom custo x benefício e são bem indicadas pelo pessoal.
Nakata, alguma avaliação sobre a Mark V XS?
To querendo comprá-la mas preciso saber se ela realmente é a borracha da linha Mark V com mais efeito.