AVALIAÇÃO DE BORRACHAS (by Nakata)

Bem, como tem muita gente com dúvidas sobre borrachas, eu vou reeditar um post que eu escrevi há algum tempo. Ficou meio escondido entre tantos posts que muita gente não o acessou.
Trata-se da minha avaliação sobre as borrachas que eu já testei. Pode ser que ajude alguns indecisos. Se outros usuários experientes fizerem o mesmo será interessante também.

Observações
#1 - Todas as borrachas testadas foram na espessura 2.0mm ou superior, com cola rápida.
#2 - Optei por não atribuir valores para “controle”, pois é algo muito subjetivo que depende da sensibilidade de cada jogador.
#3 - Qualquer borracha que não esteja na lista eu não conheço/não testei.
#4 - Excluí as borrachas de pino externo.
#5 - Todos os valores atribuídos refletem apenas a minha avaliação, independente de dados fornecidos pelos fabricantes.
------------------------------------------------------------------------
Butterfly Bryce
velocidade: 10.00
efeito: 9.25
toque: macia (35º)
durabilidade: média

comentários: Excelente borracha. Realmente cumpre a função a que se propõe: ofensividade máxima. Sendo ainda da marca dominante no mercado mundial é natural que tantos top players a utilizem. Funciona melhor com cola rápida e serve tanto para jogo a base de drives como smashes. Não ganha a minha nota máxima por causa do preço elevado. Usei certa vez numa madeira Taksim e achei um pouco dura, mas certamente isso foi mais por causa da madeira do que da borracha. nota: 9,5

Butterfly Bryce FX
velocidade: 9.25
efeito: 9.00
toque: macia (33º)

comentários: Um pouco diferente da Bryce normal. Perde um pouco na velocidade e não chega a ser tão mais macia que a mesma. Também funciona melhor com cola rápida. Entre essas 2 eu ficaria com a Bryce normal sem dúvida, mas devido ao alto preço não fico com nenhuma das duas. NMO uma borracha que custa quase o dobro de uma Sriver ou Mark V não pode ser considerada por quem não é abastado financeiramente ou não tem patrocínio. nota: 8,5

Butterfly Cermet
toque: supermacia (34º)

comentários: Outra excelente borracha ‘‘from Tamasu’’. Muito macia. Usei com cola rápida e ficou bem barulhenta. Trata-se de uma borracha bem balanceada, com velocidade e efeito satisfatórios e controle acima da média. Infelizmente o preço também é acima da média. Eu diria que é indicada para jogadores de estilo allround, ou seja, aqueles que tanto defendem como atacam, jogam longe ou próximo a mesa, com drives de velocidade ou bolas colocadas. nota: 9,5

Butterfly Ekrips
velocidade: 9.00
toque: macia (38º)

comentários: Eu a considero como a borracha de bloqueador. Bloqueie 2, 3, quantos drives vierem e depois contra-ataque! Eu consegui ganhar um título jogando assim, na minha época de caneteiro. nota: 9,0

Butterfly Ekrips Soft

comentários: Mesmo caso da Sriver EL: não privilegia nem o ataque potente nem o controle de bola. Mas serve para jogo allround. Para aqueles que já se acostumaram a jogar com Sriver FX e desejam mais velocidade esta borracha pode ser o próximo degrau para quem quiser continuar com borrachas da mesma marca. nota: 8,5

Butterfly Renova
velocidade: 8.50
toque: supermacia

comentários: Usei há muito tempo, mas me lembro bem dela. Bem macia, muito controle e durável. Pena que saiu de linha. Lembrava um pouco a Sriver FX. nota: 9,0

Butterfly Sriver
efeito: 8.75

comentários: A borracha mais usada do mundo nunca me agradou. Já usei com madeira quadrada e preferi a Mark V. Depois usei com madeira chinesa no forehand e achei que faltava efeito. Passei para o back de classineta e achei muito dura. Como classista ainda não usei, embora ache que isso não chegará a acontecer. Não vejo como uma borracha ainda mais dura que a Sriver EL possa me agradar, se já considero a EL um pouco dura. Mas para quem é atacante driveiro imagino que ela seja adequada. Um conhecido meu comentou que a Sriver é tão popular porque ela mantém as características originais de velocidade, efeito e controle independente do clima, esteja quente ou frio, seco ou úmido; enquanto as outras borrachas têm variação de comportamento. Será? nota: 8,5

Butterfly Sriver EL

comentários: A Sriver EL foi apresentada como um misto da Sriver FX e da Sriver normal. Mas será que isto funciona, será que a fórmula dá resultado? Bem minha opinião é a seguinte: no controle ela perdeu bastante em relação à FX mas não ganhou tanta velocidade que compensasse, apenas um pouco mais. Também achei-a dura, próxima da Sriver normal e esta é uma característica que não me agrada. Ao invés de equilíbrio entre FX e normal, eu considero a EL como um upgrade para quem deseja sair da FX a fim de matar mais bolas com drives mais potentes ou smashes. O que não é meu caso, pelo menos no momento. nota: 9,0

Butterfly Sriver FX
toque: supermacia (33º)

comentários: Minha borracha atual. Como estou querendo desenvolver um jogo de trocas de bola, sem ataques suicidas (em outras palavras quero deixar de ser pistoleiro) essa borracha é excelente. Muito fácil de jogar, muito macia, oferece um controle acima da média. Velocidade e efeito são satisfatórios, embora tais características não sejam prioridades para mim atualmente. Considero a espessura 2.1mm (tokuatsu) a ideal. Já a MAX oferece mais velocidade mas sacrifica um pouco o toque de bola, que é o ponto forte da borracha. Outra característica: É indicada para iniciantes, embora alguns top players também a utilizem. O slogan da Sriver ‘‘all the gears’’ cai melhor na FX que na Sriver comum na minha opinião. Depois que adquirir consistëncia em trocas de bola talvez eu mude para alguma borracha mais veloz. nota: 10,0

Butterfly Tackifire C
velocidade: 8.00
efeito: 9.50
toque: dura (41º)
durabilidade: alta

comentários: Uhmmm… Deixa eu ver… Para mim ficou igual peixe assado sem sal. Ou seja, eu já não sou fã de peixe e quando faço um esforço para provar vejo que está faltando sal. Mais ou menos por aí. Essa borracha não tem as virtudes de uma Hurricane 3, por ex, e ao mesmo tempo traz todos os ‘‘pontos negativos’’ das tradicionais borrachas chinesas: não dispara, é pesada, só funciona bem com cola rápida. nota: 7,0

Butterfly Tackifire Drive
velocidade: 8.75

comentários: Boa borracha. Ideal para quem visa um jogo de drives com muito efeito e menos velozes, já que tem topsheet mais grudento que as Srivers, Mark V’s, etc. Similar à Tackifire Special Soft, porém, com preço mais em conta. nota: 8,5

Butterfly Tackifire Special
velocidade: 7.75
toque: dura (60º)

comentários: A borracha mais densa do mundo. Provavelmente a mais pesada também. Vejamos… Serve para quê? No forehand não deu para mim, já que a borracha não dispara o suficiente. No backhand eu tive dificuldades de controlar. Um amigo meu (classista) é fã dessa borracha no backhand e diz que serve para matar a bola em bloqueios. Só se for isso, mas ainda assim é pouco recurso, ainda mais pelo elevado preço de tabela. Menos mal que saiu de linha. nota: 7,0

Butterfly Tackifire Special Soft

comentários: Uma das melhores borrachas da BTY. Usei durante muito tempo com cola rápida. Comparada a uma Sriver FX proporciona mais efeito e um pouco menos de velocidade. Para quem controla o jogo devolvendo bastante bolas é o ideal. Isto, obviamente, se puder arcar com os custos, já que é bem mais cara que a Sriver FX. nota: 9,0

Butterfly Tackiness Drive

comentários: A chamada borracha de kateiro serve para outras coisas também, além de dar katos. Por ex, encher o adversário de porrada, se colada numa madeira de 1 folha de Hinoki. Sei disso porque enfrentei um jogador assim e só no final do jogo, ou melhor, do massacre, fui ver sua borracha e não acreditei, pois para mim ele estava armado de Sriver para cima. Além disso dura muito tempo, não importa que estilo você adote. nota: 8,0
DHS Hurricane 2
efeito: 10.00
toque: dura

comentários: Coisinha dura essa H2! E eu ainda colei numa Nittaku KCZ e o conjunto ficou semelhante a uma chapa de aço. Não adianta, eu me conformei que não tenho as condições físicas nem psicológicas para jogar com borrachas chinesas, embora tenha bancado o teimoso durante algum tempo. Para jogar nesse estilo, e ainda mais com essa borracha, é necessário ter reações muito rápidas, um braço idem e muita disciplina para raspar e seguir todas as bolas. nota: 8,0

DHS Hurricane 2 PRO
toque: dura (39º)

comentários: A melhor de todas as borrachas chinesas que já experimentei, embora nunca tenha levado este estilo a sério, por ex, eu nunca joguei um campeonato sequer com borrachas chinesas, apenas testava em treinos. Mas nas poucas vezes que testei pude perceber que essa borracha dispara mais que as Hurricanes normais, tanto a 2 como a 3. E também é mais macia que suas outras versões. Para quem joga próximo a mesa utilizando ataques rápidos e cortando tempo de reação do adversário, essa borracha é ideal. nota: 8,5

DHS Hurricane 3

comentários: Borracha boa para dar drives colocados, sem tanta potência ou velocidade. Como a borracha é dura melhor seria usar em conjunto com uma madeira macia não muito veloz. Proporciona, ou melhor, é necessário executar um drive com arco alto para que a bola obedeça a direção e colocação desejadas. Se for para mandar drives rasantes é melhor ficar com a H2. nota: 8,0

DHS Hurricane 3 PRO

comentários: Bem parecida com a H3 normal. Para dizer a verdade, não vi muita diferença desta p/ a H3. No caso da H2 PRO a diferença foi nítida, o que, infelizmente, não aconteceu aqui. nota: 8,0

DHS PF4-JS
velocidade: 7.00
toque: semi-dura

comentários: Jogador de qual estilo deveria jogar com esta borracha? Sinceramente não sei responder. Ela gruda tanto na bola que impede qualquer ataque potente. Defensivos? Talvez seja boa opção para aplicar katos, mas no TM atual, de nível médio digamos, ninguém vence apenas defendendo. Chega uma hora que se faz necessário atacar e aqui esta borracha ficaria devendo. Poderia ser usada no backhand de classistas? Talvez. O controle é muito bom mas num bloqueio ativo ela novamente ficaria devendo. nota: 7,5
Donic Desto F1
velocidade: 9.50
durabilidade: baixa

comentários: Excelente borracha enquanto tem grip. Pena que ele vai embora rapidinho. Traduzindo: a borracha dura pouco. Mas quando é novinha tem ótimo desempenho; os drives saem muito velozes e com muito kick, ou seja, a bola fica ‘‘viva’’ depois de tocar na mesa do adversário. nota: 8,5

Donic Desto F3
velocidade: 7.50

comentários: Barulhenta como nenhuma outra. Mas… apenas barulho e mais nada. Cadë a velocidade? Menos pior que nos quesitos efeito e controle ela tem bom desempenho. No entanto, a durabilidade é sofrível. 15 dólares seria um preço justo por essa borracha. nota: 8,0

Donic J.O.Waldner
toque: macia

comentários: Eis a JO Waldner da Donic. Dizem ser idêntica à da Nittaku, mas a japonesa me agrada mais e não sei explicar o motivo. Nem vou comentar aqui, prefiro fazê-lo na JO Waldner da Nittaku. nota: 9,0
Friendship 729 Super JS
efeito: 9.75

comentários: Friendship de topsheet chinês e esponja japonesa. Deveria ter mais velocidade que uma versão 100% chinesa, mas o peso se manteve excessivo e não chegou a disparar o suficiente. nota: 8,0
Joola Air!
toque: supermacia (40º)

comentários: Borracha muito boa mesmo! Tem excelente velocidade, efeito satisfatório e baixo peso. A estranhar apenas a esponja verde. Mas é apenas um detalhe diferente, o que importa mesmo é o desempenho, e nisso ela não fica a dever em nada para as mais ‘‘famosas’’. nota: 9,0

Joola Mambo C
efeito: 8.00
toque: supermacia (40º)

comentários: De todas borrachas que eu testei na vida (e olha que foram muitas) essa Mambo C foi a que mais me decepcionou. Serve para quê? A velocidade é pífia, o efeito é quase nenhum, tanto que cheguei a pensar que estava com uma anti no backhand! Pode ser que eu tenha tido o azar de comprar de um estoque velho, não sei. Mas o fato é que colei e depois de um teste rápido coloquei de volta na embalagem e só voltei a mexer nela quando dei de presente (de grego! :stuck_out_tongue: ) para um amigo. E eis que meu amigo testou e também descartou qualquer possibilidade de jogar com ela. Ponto positivo? Se existe algum é que se trata de uma borracha bem leve e macia, nada mais que isso. nota: 6,0
Juic 999 Elite

comentários: É muita borracha! Para quem gosta de borrachas chinesas com toque mais soft pode tentar essa 999 Elite. A esponja é japonesa, o que já dá uma idéia. Pode ser comparada a TSP Triple 21 ou a Nittaku Hurricane 3, embora produza um pouco mais de velocidade que suas concorrentes. Dura muito tempo, como toda borracha de topsheet de características chinesas. nota: 9,0

Juic Driva Smash Ultima

comentários: Borracha de atacante. Usei tanto no forehand como no backhand e foi excelente em ambos os lados. Para aqueles que gostam de usar a mesma borracha nos 2 lados da raquete essa é uma das mais indicadas. Funciona com ou sem cola rápida e o nome já diz tudo: drive ou smash. Foi minha borracha preferida durante longo tempo. nota: 9,5

Juic Scramble 21
velocidade: 9.75

comentários: A minha borracha favorita. Tem todas as características que se espera de uma borracha ofensiva: alta velocidade, excelente efeito, fácil controle nos bloqueios, muito reativa a cola e, apesar disso, funciona também sem cola rápida, perdendo apenas um pouco na velocidade e ficando mais soft, mas ainda assim muito satisfatória, deixando a maioria das outras borrachas comendo poeira. Se existe algum defeito? Talvez. Ainda não é revendida no Brasil. nota: 10,0

Juic Shenron
durabilidade: ?

comentários: Outro deleite de borracha. A Juic se supera a cada lançamento, por incrível que pareça. Um colega meu dizia que a Juic não tem borrachas ruins e sou obrigado a concordar com ele. Ou são boas ou são excelentes. No meu caso se tornaram minhas favoritas. A Shenron é uma borracha mole, do tipo Sriver FX, com um pouco mais de velocidade. O controle é o ponto alto da borracha e também não fica a dever quando se precisa de velocidade. Se for usada com cola rápida vira uma máquina barulhenta de aplicar drives, mas drives velozes e não apenas barulhentos e lentos como produz, por exemplo, a Desto F3. Não fiquei com ela tempo suficiente para avaliar sua durabilidade, mas ainda assim dou nota 9,5 pelo desempenho excepcional. nota: 9,5
Nittaku Hammond
efeito: 8.25

comentários: Um canhão disfarçado de borracha da Nittaku. A primeira vez que usei foi sem cola rápida e me assustei como disparava a bola. Por pura curiosidade meti cola rápida só para ver o resultado. Bem, digamos que meu adversário ficou cauteloso para não tomar bolada. Daquela meia-distância ficou mais eficiente que um nunchaku, por exemplo. :stuck_out_tongue: O barulho com cola rápida também é ensurdecedor. De longe a borracha mais rápida com que já bati na bola. Mas… indicada para quem? Eu diria que somente jogadores de estilo europeu, que jogam bem afastados da mesa e dando pancada em tudo podem tirar o máximo proveito dessa borracha. Agora quem quer jogar próximo a mesa controlando o jogo deve ficar longe dela, pois a maioria dos golpes não achará a mesa. nota: 9,0

Nittaku Hammond Pro Alpha
efeito: 8.25

comentários: Uma borracha complicada de se avaliar no meu caso. A velocidade definitivamente não chega aos pés da Hammond normal, mas isto não chega a ser um problema porque nenhuma borracha se iguala a Hammond mesmo. No entanto, com velocidade mais baixa era de se esperar que o controle fosse bom, mas eu tive alguma dificuldade de controlar essa borracha. Talvez fosse apenas um dia ruim (ou um jogador ruim :stuck_out_tongue: ), mas o fato é que treinei apenas 1 vez com ela e passei para frente, o que faz com que minha avaliação não seja das mais precisas. nota: 8,5

Nittaku Hurricane 3
efeito: 9.75

comentários: A melhor combinação de topsheet chinês e esponja japonesa. O que não quer dizer tenha ficado excelente. Esta é uma combinação arriscada por natureza. Por que? Porque o topsheet excessivamente grudento faz com que a borracha não dispare como uma JO Waldner, por ex. E o controle não fica tão melhor que faça compensar a troca. Mas para quem joga com drives colocados de arco alto, sem dúvida é uma boa opção, já que o efeito gerado está acima da média, o que sempre dificulta para o adversário. nota: 8,5

Nittaku J.O.Waldner

comentários: A borracha do gênio. Seria a melhor borracha do mundo? Não na minha opinião. Acontece que tudo que ele colar na raquete dele fica parecido com um material nota 10. :stuck_out_tongue: Mas ainda assim a JO Waldner da Nittaku é uma borracha excelente, bem elástica e que proporciona drives velozes, bastante efeito e muito controle. É daquelas que buscam o equilíbrio entre todos os aspectos. Indicada para jogadores allround-ofensivos que possuem todos os golpes. Por exemplo… nota: 9,0

Nittaku J.O.Waldner SC

comentários: A borracha do gênio em versão soft. Ainda mais controle e mais barulhenta, embora perca um pouco na velocidade. Melhor que a original para mim. E também muito gostosa e fácil de jogar, tal qual a Sriver FX. Tem outra nota que eu poderia dar? Acho que não. nota: 10,0

Nittaku Magic Carbon
velocidade: 7.50
efeito: 8.00

comentários: Borracha balanceada com ênfase no controle. A velocidade foi sacrificada em razão do controle excepcional proporcionado. Muito fácil de se manusear. No entanto, há que se ter consistência para ganhar os pontos com ela, pois se a intenção for disparar winners esta não é a melhor escolha. nota: 8,0

Nittaku Midship SC
efeito: 8.50

comentários: Outra borracha balanceada, fácil de jogar. Com cola rápida ficou excelente. Não me lembro o motivo mas joguei por pouco tempo com a Midship SC e passei para frente. Logo, não posso dizer nada sobre sua durabilidade. Mas garanto que o desempenho é bom. nota: 8,5
Skitt Coppa

comentários: PQP! Que borracha. Eu que sempre gostei de borrachas macias me amarrei na Coppa, embora ela seja um pouco dura. Mas é boa demais. A velocidade é excelente e o efeito nem se fala. Se fosse fácil de ser adquirida confesso que estaria tentando jogar com ela. Quer prova de qualidade? Que tal Persson campeão mundial e Waldner idem, além de medalha de ouro em Barcelona? nota: 10,0
Stiga Innova Ultralight
toque: macia (30~35º)

comentários: Eu nunca fui fã das borrachas da Stiga e essa aqui eu peguei numa troca, mais para matar a curiosidade mesmo. Quanto ao peso ela faz jus ao nome, afinal de contas é bem leve. Mas no desempenho não mostrou nada que eu já não tivesse visto em tantas outras borrachas. Parece frango assado, você sabe o que esperar e no final acaba ficando satisfeito por falta de coisa melhor. nota: 8,5

Stiga Magna

comentários: Se fosse mulher seria a Andréa Beltrão. Se fosse carro seria o Voyage. Ou seja, serve para o propósito mas não tem muita graça. nota: 8,0

Stiga Mendo Energy

comentários: Boa. O problema foi que colei em conjunto com a Elite 999 da Juic no backhand. Achei a Juic tão boa que logo passei-a para meu forehand. Sendo assim, minha avaliação sobre a Mendo ficou em segundo plano. nota: 8,0
Tibhar Rapid

comentários: Não vou mentir: comprei essa borracha porque o Samsonov a usava e eu quis conferir. Pois o desempenho me agradou, trata-se de uma borracha balanceada, com velocidade, efeito e controle em níveis mais ou menos iguais. Com cola rápida tem desempenho similar às Srivers, Mark V’s ou Waldners, mas a durabilidade é menor. Como custa o mesmo que suas concorrentes, a escolha me parece lógica. Melhor ainda seria escolher uma JO Waldner SC da Nittaku, mas devido a dificuldade de aquisição no Brasil, eu fico com a Sriver FX mesmo. nota: 8,5

Tibhar Rapid Soft
velocidade: 8.25

comentários: Outra borracha decepcionante para mim. Nem tanto pelo desempenho, que é aceitável. Tem velocidade média e efeito idem quando usada com cola rápida, além de ficar bem barulhenta, como uma Desto F3, por exemplo. Mas a grande decepção fica por conta da durabilidade. Treine 3x por semana e depois de 1 mês, no máximo 45 dias, e a borracha estará inutilizada. Assim foi comigo, mas quem quiser arriscar… Sei apenas que não indico para meus amigos. nota: 6,5
TSP D-Top

comentários: Outra borracha do meu aprendizado, junto com a Mark V. Na verdade foi minha segunda borracha, depois que acabou minha Mark V. Naquela época todo mundo jogava de D-Top e eu fui na onda. Mas logo percebi porque todo mundo jogava com essa borracha. Trata-se de uma borracha que serve para tudo, sendo particularmente favorável para drives. E com durabilidade acima da média era natural que muita gente optasse por ela. Uma pena que saiu de linha, embora eu tenha uma de 2004 que ainda tem muito grip. nota: 9,0

TSP Triple 21

comentários: Uma borracha parecida com a Tackiness Drive da BTY. Mais direcionada ao efeito que velocidade, serve bem aos kateiros. Mas nada impede que se use num estilo europeu de drives ou com raquete quadrada de Hinoki. A durabilidade é ponto forte desta borracha. nota: 8,5

TSP Triple Spin
velocidade: 8.25

comentários: Muito parecida com a Triple 21 perdendo apenas um pouco na velocidade. nota: 8,0

TSP X’S F1 21

comentários: Apresentada como evolução da X’S F1-V, esta borracha em quase nada se diferencia da sua antecessora. Para dizer a verdade prefiro a versão anterior, já que essa 21 é ligeiramente mais pesada. nota: 8,5

TSP X’S F1-V

comentários: Borracha japonesa tradicional. Muito macia e leve, serve bem para o estilo driveiro além de ser boa em bloqueios. Com cola rápida funciona melhor. nota: 9,0
Yasaka Mark V
toque: macia (40~45º)

comentários: A borracha do meu jardim de infância mesatenístico. :stuck_out_tongue: Com essa borracha eu aprendi (será mesmo?) a dar drives, sacar, bloquear e mais uma ou outra coisa. Considero-a um clone da Sriver, ou seja, uma borracha meio dura que serve para tudo, inclusive para aprender a jogar ou então para top players. Como eu gosto de borrachas mais macias, atualmente preferiria a Mark V AD ou Mark V 30. nota: 9,0

Yasaka Mark V AD
toque: macia (35~40º)

comentários: Joguei durante muito tempo com AD no forehand classineta. Muito boa para aplicar drives e, particularmente, gostei da facilidade de drivar com velocidade ou com efeito mudando pouca coisa na angulação do golpe. Um pouco mais dura que minha borracha atual, a Sriver FX. Se algum dia eu fizer um upgrade de velocidade, a possibilidade de optar pela AD é grande. Melhor borracha da Yasaka para mim. nota: 9,5

Yasaka Mark V M2
toque: semi-dura (45~50º)

comentários: Pegue meu comentário sobre a Donic Desto F1 e cole aqui. Assim eu tenho menos trabalho para digitar. nota: 9,0

Yasaka Mark V 30
toque: supermacia (30~35º)

comentários: Esponja ou marshmellow? Que coisa mais macia! O resultado não poderia ser outro: borracha leve, barulhenta, velocidade média (com bastante cola rápida fica excelente) e ótimo controle. Me pareceu que dura menos que outras borrachas supermacias, por ex, Sriver FX ou Waldner SC. nota: 8,5

Yasaka Xtend SG
toque: macia (35~40º)

comentários: Comprei essa borracha com grandes expectativas. Mas na mesa, seu desempenho não correspondeu tais expectativas. Não sei explicar direito. O efeito proporcionado foi excelente, mas na dinâmica de jogo alguma coisa ficou faltando. Descolei-a, colei a AD e imediatamente após bater bola, o preço cobrado pela Xtend SG me pareceu alto demais. nota: 7,5

Esse é o tipo de tópico q precisa ficar fixo no fórum. Com o tmepo ee invariavelmente cai, mas numa seção q nem possui topicos fixos acho q é o ideal.
De qualquer jeito, se não concordarem basta algum moderador tirar o afixamento.

Era tudo o que eu tava querendo!!

Muito bons os comentários, se confundem com a maioria
das perguntas feitas por mim e muitos usuários que já vi
por aqui e pelo cotidiano.

Valeu aê que produziu este trabalho!

Deveria ser vendido mas agora já usei as teclinhas Ctrl+C
e Ctrl + V. hehehe…

Abraço!

Minha borracha é uma yasaka mark V, mas como fico sabendo o modelo dela? pq foi ganhada e perdi a capa …

90 porcento eu concordei
porem nas bty(marca q jogo desde q comecei) algumas opnioes diferentes:Ekrips,Ekrips Soft

tds duas sao dura e bota dura n recomendo

Se é outro tipo de Mark V, está escrito na própia borracha o nome. Se for só Mark V vai estar escrito apenas Mark V. Só se vc foi “inteligente” e cortou essa parte daí fica difícil identificar.

Se é outro tipo de Mark V, está escrito na própia borracha o nome. Se for só Mark V vai estar escrito apenas Mark V. Só se vc foi “inteligente” e cortou essa parte daí fica difícil identificar.

[/quote]
é essa q tem o “GPS” é

e qual q é as caracteristicas dela

quanto a efeito e velocidade?

Muito válido e acima de tudo ÚTIL esse tópico.
A forma como Nakata escreveu foi bem clara e simples. Ótimo !!
E concordei com todas opniões das borrachas que tive a chance de testar.
Gostaria de contribuir com o tópico com mais quatro borrachas que tive a chance de avaliar. Vou usar o padrão do Nakata que foi excelente:

Butterfly Tempest
velocidade: 8.0
efeito: 9.0
durabilidade: alta (um ano tranquilamente (2-3 treinos por semana + torneios)

comentários: Usei essa borracha como uma alternativa de maior “grip” que a Sriver. Tem um ótimo controle e facilita bastante “smashes”.
Pude constatar que o “grip” é melhor que a Sriver realmente e é tão macia (ou mais) que a Sriver FX.
Com cola a diferença não é absurda. Nota-se a diferença nos drivers que sairam com um kick melhor.
É uma borracha muito antiga (data dos anos 70 seu lançamento) e que não teve mudanças com modelos (tipo EX, FX , etc…).
Saiu de linha e terei que arrumar uma substituta para meu BH.
O preço dela é bem atrativo para o padrão BTY (qd comprei essa última ainda tinham unidades na BTY Brasil). Nota: 9

Donic 66Gs
velocidade: 7,5
efeito: 8
durabilidade: Não sei avaliar testei por pouco tempo (2 meses e ok !)

comentários: Comprei essa borracha aproveitanto o preço que é bem em conta, só que a especificação a classificava como média dureza (balela !!)
Na verdade é uma borracha que após vc colar parece rápida. Mas só se vc joga ativo, impondo giro e com bloqueios ativos ela até responde.
Se tentar atuar com bloqueios passivos e drives com mais spin a bola “morre”(que para mim demonstra um desequilibrio na borracha).
Drives médios não descrevem uma curva que permita muitas bolas de segurança, ela funciona melhor para bolas matadoras e smashes.
Não me agradou pois prefiro borrachas mais macias. nota: 6,0

Donic Galardo Tension
durabilidade: Não sei avaliar. Dois meses e tudo como novo

comentários: Comprei essa borracha com grandes expectativas devido a dita “tecnologia TENSION” da Donic - que não precisa de cola rápida.
A raquete com essa borracha (não importa a madeira) chega a confundir os adversários pelo barulho. No bate-bola já nota-se a diferença, se vc não “carregar” a bola, o seu som é de um smash forte (mesmo sem colar) - algo tipo PRACK ! e a bola nem vai com isso tudo que o barulho faz.
Adotei ela no meu FH, pois parei de usar cola e a borracha responde. A diferença é mínima realmente.
Permite top-spins bem pesados, drives fortes e bom controle tb.
O Preço tb é bom (só encontrei em sites internacionais). nota: 8,5

Stiga Cobra 2000 Ultra
velocidade: 7.5
efeito: 8
durabilidade: média-alta

comentários: Uma borracha com excelente controle. Menor velocidade e spin que a Sriver FX e que a Tempest. Efeito não é forte mas não compromete.
Recomendo para o BH de jogadores que jogam com contra-ataques a qq distância.
Não é uma borracha para jogadores que busquem agressividade, pois com certeza “faltará alguma coisa”, mesmo com cola rápida.
O custo benefício não compensa. Tem borrachas melhores pelo mesmo preço e por isso baixo a minha avaliação. Nota 7

Abraço a todos !

antigamente, tinha muita gente q cortava essa parte da borracha tambem, deixando apenas o ittf a mostra, e de certa forma, é uma atitude inteligente, afinal, as marcas nao pagam para q possamos fazer propaganda, e de quebra, ainda aumentamos a area “proveitosa” da borracha.

lembro q a maioria das butterfly eram assim

sriver         butterfly    ittf

llllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll
dai o pessoal, principalmente os caneteiros cortavam a parte de baixo para ganharem espaço.

Se é outro tipo de Mark V, está escrito na própia borracha o nome. Se for só Mark V vai estar escrito apenas Mark V. Só se vc foi “inteligente” e cortou essa parte daí fica difícil identificar.[/quote]

olá

pelo q me lembro o mark v 30 graus só vem identificado atrás e na frente somente mark v.

Nakata to pensando em usar uma Juic Nano Cannon do back e uma Varites no fore da minha Adro Blax classineta, o q vc acha dessa combinação eu gosto de borrachas macias, na sua opnião seria um bom conjunto?
Não conheco essas borrachas se vc pudesse ma falar sobre elas agradeço.

:servo: :servo:

Butterfly Tackifire Special
velocidade: 7.75

comentários: A borracha mais densa do mundo. Provavelmente a mais pesada também. Vejamos… Serve para quê? No forehand não deu para mim, já que a borracha não dispara o suficiente. No backhand eu tive dificuldades de controlar. Um amigo meu (classista) é fã dessa borracha no backhand e diz que serve para matar a bola em bloqueios. Só se for isso, mas ainda assim é pouco recurso, ainda mais pelo elevado preço de tabela. Menos mal que saiu de linha. nota: 7,0

Nakata por um acaso o amigo que se refere é o Anderson Tanaka??..

Gostei muito do tópico…

Parabéns…

(Pagode)

Quase pagode. É o irmão dele, o Alex. O Anderson você sabe que bate em tudo que aparece pulando na mesa. :lol:

[quote=“Alexsandro”:dcyg4hyd]Nakata to pensando em usar uma Juic Nano Cannon do back e uma Varites no fore da minha Adro Blax classineta, o q vc acha dessa combinação eu gosto de borrachas macias, na sua opnião seria um bom conjunto?
Não conheco essas borrachas se vc pudesse ma falar sobre elas agradeço.[/quote]
Pô Alexsandro… Eu também tenho a maior curiosidade em testar uma Nano Cannon da Juic, mas não tive a oportunidade. Quem sabe no futuro. Já sobre a Varites eu pude constatar que tem esponja mais dura e, se depender da descrição da Juic deve mesmo ser um canhão(não cheguei a testá-la).
Agora, se você quer borracha macia pro backhand eu indico sem medo de errar uma Shenron. Que borracha excelente! Assim que conseguir adquirir algumas vou passar a usá-las. Tomara que o Dende consiga trazer a marca pro Brasil.

[quote=“AMarchiori”:3eyo5x1e]Muito válido e acima de tudo ÚTIL esse tópico.
A forma como Nakata escreveu foi bem clara e simples. Ótimo !! [/quote]
Valeu AMarchiori, gostei muito das suas análises também. A propósito, essa Galardo Tension não é a borracha que o Adrian Crisan usa? Parece ser muito boa, mas um problema das Donics vendidas no Japão é o preço. Como todas são importadas, chegam custando quase o mesmo que uma Bryce.
Sobre o tópico, alguém sabe quem o fixou? Desde já obrigado pela atenção.

Olá Nakata.
Não sei se a Gallardo Tension é a que o Crisan usa. Eu o vi jogar em dois abertos do Brasil aqui no RJ: Um ele foi campeão, no outro ele fez um jogo antológico contra o Samsonov, quando ele tinha um “match-point” (termo que está em uso) e atacando com Smashes sucessivos colocou o Samsonov defendendo alto. Acabou com um contra ataque sensacional do Samsonov e o Crisan perdeu o jogo ali.
Sobre o preço da borracha, eu comprei a minha na Dandoy, e por sinal a colocou em promoção (Clearance) por Us$ 21,00. Não sei com ficaria preço do envio para aí, mas aqui pro Brasil fica bem atrativo.
Vale o teste da Gallardo pela borracha funcionar sem cola, mas pelo que vi sua raquete, vc vai preferir uma borracha mais macia com certeza.
Outra dica tb, não sei o preço que vc consegue materiais da BTY, mas a Ekrips soft está a Us$ 25,00 na Presport.
Abraço !

Eu sempre tive uma impressão contraditória a respeito da classificação que se dar as diversas borrachas. Por exemplo: Bryce, eu não acho que ela seja a deusa de todas as borrachas, tanto é que, das duas que cometi a besteira de gastar uma fortuna nelas, acabei dando-as de presente para os meninos da escolinha da AABB. Não acho ela essas coisas não, se vc testar outras boas marcas( NOVAMENTE, BOAS MARCAS) vai perceber que não há diferença e sito por exemplo, uma beeeem baratinha que não deixa nada a desejar a ela, a DHS SKYLINE TG3, dura pra caramba, mas é tão boa quanto ela, sem falar da Andro quad 480 “QUE, EM ESSÊNCIA É DIFERENTE POR SER MACIA” e poderia sitar várias outras. Minhas opiniões sobre as caracteristicas de uma borracha podem e devem ser totalmente diferentes das de outros usuários, nesse quesito entra o fator madeira, cola, grip e habilidade bem como a mensagem subliminar que a bty passa no melhor estilo “COOOMMMPRE BAAATOOOMM”, ou seja, o que uma borracha é para vc não significa ser para mim. Enfim, excluindo as BOMB (o que é aquilo?) todas podem ser agradáveis e reafirmo, não acreditem no que se lêr na capa de uma borracha, acreditem no que você perceber quando as usar.
Ah!! Nakata, minhas opiniões não é para lhe contradizer, muito ao contrario, suas opiniões, posso não concordar, mas são interessantes do ponto de vista de querer experimentar outros materiais, o que já esta sendo feito, pois atraves de seu post, pedi ontem a Juic 999 elite e a scramble 21 na iruiru.
Valeu!!!
Speed

Tulpe carbom (a cópia mais cara de pau de uma taksin que ja vi na vida)
For: 999 t3 ( minha paixão)
Back (Skyline tg3, dura que é uma beleza e tão boa quanto)

Speed, esse é exatamente o ponto chave desse tópico: a discordância das opiniões que eu escrevi. Quanto mais gente discordar de mim será melhor de certa forma, pois poderemos ler diferentes opiniões sobre o comportamento de várias borrachas. Eu mesmo gostaria que outros usuários escrevessem mais sobre suas experiências com as borrachas que já usaram. E, por mais estranho que pareça, se essas opiniões forem contrárias às minhas eu ficaria ainda mais interessado.
Vale lembrar que o que eu escrevi não reflete a verdade absoluta de maneira nenhuma, mesmo porque isso não existe. Trata-se apenas da opinião de um jogador, que diga-se de passagem, não é muito mais que um pangaré curioso.