arco descrito NO TM

é, fico triste em saber que o pessoal não se interessa como as coisas acontecem no nosso esporte, mas tá… enfim.

Alguém tem então algum artigo científico ou algum livro que prove, ou pelo menos dê alguma tese sobre a ovalidade da bola ser o motivo de sua curva?

(acho que agora o tópico está de acordo às regras)

abrs!

(editado por Kyo - generalização da pergunta)

Olha, isso não é verdade. As coisas nas quais o pessoal não estava interessado eram outras.

Nao estavam interessados em mais uma discussao.

Concordo plenamente com a atitude tomada pelo Mutley-BR (com quem conversei) e pelo Nakata. De fato ali o foco já havia se perdido há muito tempo.

Reconheço que sou novo aqui nesse fórum e que sei muito pouco sobre TM. Mas, ao que pude notar (e li muitos tópicos antes de criar o meu primeiro), o maior problema está em como as coisas são ditas em determinadas situações. Não raro a questão não é trocar idéias. A questão é saber quem vai ganhar ou perder a “competição”.

Como eu havia dito lá, hoje em dia qualquer um pode “dar uma googlada” e sair falando coisas com “propriedade”, como se entendesse profundamente do assunto, sem nem sequer se dar ao trabalho de citar a fonte. Depois do Google ficou muito fácil ser “expert”.

Além disso, é sempre bom lembrar que aqui há gente de todos os tipos, com variadas experiências e formações. Certamente há outras pessoas com dois, até três “canudos” e que nem por isso posam como donas absolutas da verdade.

Começaram até a falar sobre as razões pelas quais o avião voa de cabeça para baixo (o termo correto é “vôo invertido”), velocidade de estol… Até flapes entraram na dança! Se eu soubesse que aqui havia tanta informação, teria poupado o tempo gasto com essa faculdade e com horas e mais horas de vôo. Não sei como após tantas decolagens e pousos consegui chegar inteiro até aqui para poder “reaprender” toda essa teoria antes que fosse tarde demais…

Bernardo, particularmente tenho interesse no assunto e vou colaborar sempre que meu parco conhecimento permitir. Se você encontrar algo novo, compartilhe, por favor.

Um abraço.

O problema que cada um que lê, o que quer entender ou entende da maneira que quer.
Eu nunca disse que o único motivo da bola de TM fazer curva era exclusivamente devido à ovalidade.
O que eu disse, é que, todo mundo acha que é apenas pelo efeito Magnus que a bola faz curva.
Usando a equaçao correta, pode-se observar que é necessário “uma certa rotação” , e por diversas vezes indagei se alguém tinha noção de quanta rotaçao seria necessária, para se criar o efeito, ( e nao é pouco nao).
Bem, e pq disso ?
Pq um pequeno giro na bola, nao produziria o efeito desejado (Magnus), mas a bola ainda sim curvaria.
Alias, aproveitando, quando um bom giro é dado na bola (principalmente lateralmente) observa-se que a bola curva muito, isto é “efeito colateral” do fato da bola ser oval…se conseguíssimos obter uma esfera ideal, poderíamos observar que a bola curvaria sim, mas bem menos acentuadamente.

Bom, já que temos entao aqui um especialista em voo, quem sabe gostaria de nos “apresentar” a sua tese a respeito do voo invertido, já que pelo visto todo mundo ainda acha que o formato das ASAS (padrao) é o que sustenta o aviao no ar.
Isto sem contar (que como vc deve saber) há outros desenhos diferentes das ASAS, entre outras coisas.

E é bom lembrar a todos que quem citou o caso da ASA do aviao e o motivo dele voar, foi o Bernardo, e que ainda afirmou categoricamente que a velocidade nao fazia a menor diferença (o que obviamente nao é verdade).

Além claro do simples fato do Bernardo ter chamado o Newton(o cientista) de sem noçao por tabela (teoria das partículas), mas isto já é outro assunto…

eu só citei um exemplo de como funciona pressões, assim como o do palito com uma cestinha e uma bolinha, tive que tirar exemplos do ** para ver se conseguiriam entender melhor. e sobre a velocidade, oq quis dizer, é que ela não NOS importa! o importante é saber que ela existe, mas isso não NOS vem ao caso.

ta, mas alguém tem algum artigo ou tese que prove de fato essa teoria da ovalidade então?

abrs!

[quote=“Doc_SP”:1zs1jfqh]
Bom, já que temos entao aqui um especialista em voo, quem sabe gostaria de nos “apresentar” a sua tese a respeito do voo invertido, já que pelo visto todo mundo ainda acha que o formato das ASAS (padrao) é o que sustenta o aviao no ar.
Isto sem contar (que como vc deve saber) há outros desenhos diferentes das ASAS, entre outras coisas.

E é bom lembrar a todos que quem citou o caso da ASA do aviao e o motivo dele voar, foi o Bernardo, e que ainda afirmou categoricamente que a velocidade nao fazia a menor diferença (o que obviamente nao é verdade).

Além claro do simples fato do Bernardo ter chamado o Newton(o cientista) de sem noçao por tabela (teoria das partículas), mas isto já é outro assunto…[/quote]

Doc_SP, não serei eu, um reles aviador, que irei formular novas teses a respeito desse assunto. Tal pretensão realmente passa a milhas (náuticas, heim!) de distância de mim. Aliás, mesmo que eu seja especialista em vôo, temos você, que demonstra ser especialista em tudo, ora! Médico, engenheiro e consultor! Quem poderia com o seu amplo conhecimento?

Assim, se o assunto interessar a outros, sugiro que esses entrem em contato com você para que se crie um tópico apropriado no qual você tenha onde dar continuidade à sua rica explanação iniciada no episódio anterior. Afinal de contas, além de ser um especialista “bombril”, tomando por base alguns posts de lá, pude ver também que você se utiliza de uma ótima fonte de conhecimento científico à qual poucos têm acesso (HowStuffWorks).

E antes que eu esqueça, expressões como “prove, explique, demonstre, exemplifique, experimente, teste, justifique” e afins são ótimas em provas de escola ou faculdade. Num ambiente como o que estamos, e dependendo de como são ditas, não passsam de palavras de sinalizam uma elevada falta de tato em perigosa junção com uma desmedida arrogância.

Pois é, para quem já foi acadêmico (nao sei se é o caso), sao palavras comuns usadas todos os dias…
Realmente há pessoas que “se sentem ofendidas” quando sao usadas, quando na verdade nao passam do “jargão” normalmente usado…
Exemplo disso é chamar delegado de doutor, advogado de doutor…
Sei que em nosso país, infelizmente, ter alguma graduação nao é para todos.
E pior, isto ainda cria “problemas”, pois continuamente percebe-se uma certa “inveja” …
Nao deveria ser assim…
Acho que seria muito mais interessante conversar pessoalmente, já que no momento da conversa, nao dá para ficar pesquisando no Google como muitos fazem… rs…
Quem sabe um dia… rs…

[quote=“Bernardo070691”:3jmk09v6][quote=“Doc_SP”:3jmk09v6]
E é bom lembrar a todos que quem citou o caso da ASA do aviao e o motivo dele voar, foi o Bernardo, e que ainda afirmou categoricamente que a velocidade nao fazia a menor diferença (o que obviamente nao é verdade).
[/quote]eu só citei um exemplo de como funciona pressões, assim como o do palito com uma cestinha e uma bolinha, tive que tirar exemplos do ** para ver se conseguiriam entender melhor. e sobre a velocidade, oq quis dizer, é que ela não NOS importa! o importante é saber que ela existe, mas isso não NOS vem ao caso.[/quote]
Desculpe-me, mas vc queria exemplificar o efeito Magnus ao citar o caso da ASA do aviao, e dai por diante, tentou desenvolver o assunto usado certos exemplos (errados, mas isto agora nao é importante). O problema foi que no meio deste caminho, ao tentar provar uma coisa, usou exemplos errados (e meu questionamento foi sobre isso).
Obviamente a velocidade é importante, assim como no efeito Magnus, a questao é essa.
Bem, sobre a ovalidade (que se use entao este “nome”) como já disse uma vez, procure sobre bumerangues modernos, aqueles de 3 “pontas em forma de gota” e tente desenvolver o assunto com base nisso…
Ou, procure sobre esferas perfeitas, é tb outra opção p/ se desenvolver o assunto.
Se um dia tiver oportunidade de jogar conosco, eu mesmo posso “demonstrar” que é possível fazer um pequeno arco, sem dar a quantidade de giro necessária p/ se criar o efeito Magnus…
[]'s

Se alguém não se interessa por coisas relacionadas ao nosso esporte certamente são aquelas pessoas que derivam do assunto na primeira oportunidade. Me diga que proveito poderíamos tirar para o TM ao discutir assuntos como um avião estolar, ou o que acontece com as asas de avião. Definitivamente não me interessa tal desvio de um tópico relacionado as caraterísticas de uma raquete. E muito menos me interessa uma guerra infantil de egos, onde cada um tenta provar que o outro está errado. Melhor seria se o fizessem por MPs, pois parece interessar somente as 2 partes envolvidas.

eu só estava tentando dar um exemplo paralelo, pois o avião decola obedecendo basicamente ao msmo princípio da bola fazendo uma curva, pequena ou grande. que é a diferença de pressão.
mas ta, talvez eu tenha me empolgado e ido um pouco longe demais…

desculpa!

Bueno gurizada… só pra dar o carteirasso de saída, eu sou professor de física, e tô no intervalo de uma aula. Só pra esclarecer que não é achismo meu, nem foi uma “googlada” pra virar expert ( me defendendo de saida já). :slight_smile:

Vou ser bem breve,pois o sinal já vai bater.Depois dou uma olhada nos meus alfarrábios pra ter mais embasamento.

Mas a bolinha faz curva por efeito magnus, que acontece com qualquer corpo que rotacione dentro de um fluido. A rotação da bolinha provoca diferenças de velocidade entre a superficie da bolinha e o ar, em extremidades diametralmente opostas. Isso causa uma diferença de pressão, segundo o pricípio de Bernouli ( que é o mesmo que explica o avião ser sustentado no ar), que origina a força que desvia a bolinha.
A intensidade da curva depende da rotação da bolinha, pois esta se relaciona diretamente com a velocidade relativa bolinha-ar. Mas a rotação não precisa ser grande. Só ver como um jogador de futebol consegue imprimir uma curva bem acentuada, sem uma grande rotação.

Quanto a ovalidade, bem, todas as bolas esportivas ficam ovais quando rotacionam. É normal pra qualquer objeto que não seja indeformável. Só lembrar que a terra não é redonda exatamente por estar rodando, tendo uma diferença considerável de diâmetro entre os pólos ou no equador. Se isso influencia na intensidade da curva, não sei, não fez parte das minhas aulas de mecânica, pois sempre se aproxima estes eventos para uma situação ideal, onde a bolinha é perfeitamente esférica e indeformável.

Mas vou dar uma pesquisada.

Abraços!

[quote=“Rantax”:217sxu38]Bueno gurizada… só pra dar o carteirasso de saída, eu sou professor de física, e tô no intervalo de uma aula. Só pra esclarecer que não é achismo meu, nem foi uma “googlada” pra virar expert ( me defendendo de saida já). :slight_smile:

Vou ser bem breve,pois o sinal já vai bater.Depois dou uma olhada nos meus alfarrábios pra ter mais embasamento.

Mas a bolinha faz curva por efeito magnus, que acontece com qualquer corpo que rotacione dentro de um fluido. A rotação da bolinha provoca diferenças de velocidade entre a superficie da bolinha e o ar, em extremidades diametralmente opostas. Isso causa uma diferença de pressão, segundo o pricípio de Bernouli ( que é o mesmo que explica o avião ser sustentado no ar), que origina a força que desvia a bolinha.
A intensidade da curva depende da rotação da bolinha, pois esta se relaciona diretamente com a velocidade relativa bolinha-ar. Mas a rotação não precisa ser grande. Só ver como um jogador de futebol consegue imprimir uma curva bem acentuada, sem uma grande rotação.

Quanto a ovalidade, bem, todas as bolas esportivas ficam ovais quando rotacionam. É normal pra qualquer objeto que não seja indeformável. Só lembrar que a terra não é redonda exatamente por estar rodando, tendo uma diferença considerável de diâmetro entre os pólos ou no equador. Se isso influencia na intensidade da curva, não sei, não fez parte das minhas aulas de mecânica, pois sempre se aproxima estes eventos para uma situação ideal, onde a bolinha é perfeitamente esférica e indeformável.

Mas vou dar uma pesquisada.

Abraços![/quote]

Aleluia! finalmente! foi exatamente o que estava explicando no outro tópico.
acho que agora isso foi prova mais que suficiente que no tenis de mesa se usa direto isso, e não apenas “às vezes” como disseram antes.
e sem falar que quanto mais pesada a bola, mais difícil é de se aplicar esse efeito. a bola de futebol não se consegue colocar curvas tão acentuadas comparadas ao tenis de mesa, justamente devido ao peso dela.

vlw pela postagem! :slight_smile:

abrs!

Pois é Bernardo. A massa do objeto influencia na curva descrita. Fácil de perceber pela 2° lei de Newton ( F = m.a) que, quanto menor a massa, mais facilmente uma força provocará uma aceleração no objeto…

Achei um link com uma simulação do efeito magnus.

http://br.geocities.com/saladefisica3/l … magnus.htm

Quanto a forma geóide da bolinha, não diz nada aqui nos meus livros de graduação. Se realmente influencia, é algo mais complexo do que se estuda na graduação.

Se eu encontrar ago, posto aqui.

[quote=“Rantax”:6j1e08fl]Pois é Bernardo. A massa do objeto influencia na curva descrita. Fácil de perceber pela 2° lei de Newton ( F = m.a) que, quanto menor a massa, mais facilmente uma força provocará uma aceleração no objeto…

Achei um link com uma simulação do efeito magnus.

http://br.geocities.com/saladefisica3/l … magnus.htm

Quanto a forma geóide da bolinha, não diz nada aqui nos meus livros de graduação. Se realmente influencia, é algo mais complexo do que se estuda na graduação.

Se eu encontrar ago, posto aqui.[/quote]

Simples e prático. Obrigado, Rantax.

Pessoal, acho que tá bom de explicações sobre o tal do arco, não? Tá ficando dificil demais jogar ping-pong.

Abrax

Bem, como já disse em outro local, cada cabeça uma sentença.
E tem mais, como tudo na vida, quem nao “gostou” do assunto, sempre tem a “liberdade” de ir a outra parte do Forum.
O que realmente é ruim é um achar que o assunto nao interessa e os outros tem que achar a mesma coisa…
Lembrar que toda unanimidade é burra…(nao aprendemos nada ?)
Seria bom, se todo mundo fosse bom jogador de TM, assim talvez nem precisássemos ficar discutindo…(será ?)
A “graça” em de discutir qq tipo de assunto é justamente desenvolve-lo, que pode ou nao levar a justificativas corretas ou nao, mas a importância maior é desenvolver o assunto.
Neste aspecto, vou em defesa do Bernardo, ele citou as ASAS (certo ou nao nao vem ao caso), e foi desenvolvendo o assunto, é uma linha de raciocínio…
Creio que as pessoas precisam “decorar menos” e pensar mais…
[]'s

Bem, a ovalidade que vc cita, é a reaçao “do impacto” que provocou a rotaçao…(bolas esportivas)
Sobre a Terra é algo bem mais complexo (melhor deixar p/ lá)

Mas aproveito entao, e (para pensar), se a tal bola esportiva que vc citou por exemplo fosse uma bexiga (aquelas comuns) ?
Dando um “tapinha” , ela vai ou nao fazer curva ? (sem precisar do efeito Magnus)…e mesmo dando “giro” ela curva ? muito ? pouco ?..

Aproveito tb e pergunto sobre o bumernague moderno (já citei) que é “desiquilibrado” propositalmente…

[]'s

Oi DOc.

Então, as bolas esportivas, devido ao impacto, se deformam, com certeza, mas a ovalidade é devido a rotação. Um esfera em rotação apresente diferentes velocidades tangenciais, sendo zero exatamente sobre o eixo de rotação e máxima " no meio". Essa diferença de rotação somada a inércia é que causa a ovalidade, exatamente como na terra.

E quanto a bexiga. Ela faz curva sim, mas o atrito com o ar é tão intenso ali que não dá pra usar como um bom experimento. Mas muito mais legal que pensar na bexiga é pensar naquelas bolas de plástico, tipo “dente de leite”.Eu vivia arrebentendo os dedos na calçada quando era criança jogando com aquelas coisas. Bueno, aquela bola faz uma curva desgraçada, e pro lado contrário ao imposto pelo efeito magnus! Isso sim é que é misterioso.

Mas uma coisa é certa. o resnposável pela curva de qualquer bolinha é o atrito com o ar. Sem o atrito com o ar, independente da rotação, a bolinha seguiria em linha reta.

Abraços

[quote=“Doc_SP”:kl8ulajh]A “graça” em de discutir qq tipo de assunto é justamente desenvolve-lo, que pode ou nao levar a justificativas corretas ou nao, mas a importância maior é desenvolver o assunto.
Neste aspecto, vou em defesa do Bernardo, ele citou as ASAS (certo ou nao nao vem ao caso), e foi desenvolvendo o assunto, é uma linha de raciocínio…
Creio que as pessoas precisam “decorar menos” e pensar mais…
[]'s[/quote]
Primeiro leia isto aqui e se mantenha de acordo.
https://mesatenista.net/forums/sobre-o-s … /7681.html
Depois fique a vontade para comentar o que quiser.