Anti-spin de ataque?? alguem conhece e pode indicar??

“Em busca da vitória… a qualquer custo” (APSE)

Também não é exatamente um lema esportivo.

Bom! Vi várias pessoas comentarem q nao indicam pino para iniciantes… mas na minha transição do “piong pong” para o “tenis de mesa” eu usei pino longo, o q me ajudou muito no inicio (eu aprendi muitos movimentos e os uso com borracha lisa); mas a evolução do meu jogo me levou a optar por lisas. Não volto a usar pino tão cedo, mas tbm nao concordo com a opinião de quem nao as indipra pra iniciantes.

Obs.: Quando usei pino eu jogava classico.

Valew!


Empunhadura: Caneta
Estilo: OFF
Madeira: KWS Carbon Furious 12mm (CUSTOMIZADA)
Borracha: Bryce

Tem muito de jogador por aí que coloca pino por que acha que joga melhor e tem se esforçar menos. Não é bem verdade.
Essa discussão me lembra uma coisa: tem também muita gente que acha que mudando caneteiro pra clássico vai se cansar menos. Mas acho que é verdade até certo ponto. De que adianta mudar pra classico se o cara fica plantado no meio da mesa e esticando o braço por exemplo na hora de fazer shooto. O que é horrível pois o nome shooto vem de short em inglês, ou seja um movimento curto, de bloqueio. Aliás shooto não é só executado de esquerda como muitos acham ser sinônimo, existe também shooto (bloqueio) de direita. Para quem não sabe shooto é diferente de simplesmente golpear de backhand. Para realizar um shooto de back é necessário acertar a bola no meio do corpo. Aliás é o ideal é sempre procurar golpear as bolas de back no centro do corpo (e não esticar muito o braço), pois você tem mais controle e fica mais fácil de direcionar as bolas tanto na paralela quanto na diagonal.
Só para exemplificar que shooto não significa esquerda: se vocês verem o treinamento do Schlager, tem serviços curtos, que em japonês eles chamam de shooto saaviçu (ou traduzindo short service ou serviço curto), e aliás o Schlager não aparece sacando nenhuma vez de esquerda no vídeo.

Eita o pino incomoda até fora da mesa heheheh. Bem, eu uso pino longo (Tsp Curl p1) no back pelos motivos que cito agora: 1º - Ele te dar a possibilidade de mudar o destino de uma partida, isso se voce souber usa-lo, pois ele é mais um recurso que o jogador tem para usar contra seus adversários. 2º - Existem jogadores que, como todos sabem, são eximios sacadores e, por mais que voce tenha tido orientações de como cortar os efeitos de um super saque, o modo como a bola voltará a mesa adversária é quase uma certeza de ponto pra ele, já que a devolução terá que ser precisa, junto a rede, evitando o ataque e o pino longo ou a anti-spin tem a capacidade de, na maioria das vezes, evitar esse ataque mesmo em bolas longas, passando voce, que usa essas borrachas, a ter a possibilidade clara de quebrar o saque adversário. 3º - Alem de grandes sacadores também existem os grandes atacantes (eles também existem amadorísticamente) aqueles chatos que usam muitos drives, muitos loops, aqueles das tormentosas e irritantementes fatais terceiras bolas e o pino e o anti-spin te propicia o recurso necessario para quebrar essa sequência, na seguinte situação: O CARA SACA CHEIO DE GIRO, VOCE DEVOLVE RAZOAVELMENTE, DAI O CARA PASSA A TE COBRIR DE PUXADAS(COMO SE DIZ AQUI) É NATURAL QUE SE OUVER TERCEIRA BOLA ELE FECHA A SEQUENCIA JÁ QUE A PRIMEIRA E A SEGUNDA DA TEMPO A ELE, MESMO VOCE SENDO UM BOM BLOQUEADOR, DE PENSAR UM JEITO DE FURAR TUA DEFESA, então porque não evitar isso, devolvendo o primeiro ou (minha especialidade, modestia a parte) devolver o segundo draivão do cara com pino, ele certamente não estará preparado para a quebra de peso e velocidade nessa hora, restando a ele, entregar a bola pra rede ou passar a voce a possibilidade de fechar o ponto. Além de treinar eu uso bastante isso.
É claro que a ênfase do treinamento deve ser dada a borracha lisa para que se explore todo seu potencial de ataque e defesa, mas o pino e a anti-spin, também são borrachas oficiais então porque também não usa-las e explorar todo seu potencial sem medo de ser feliz?

Ah n veio o lema eh esse e n muda
“Em busca da vitoria…a qualquer custo”
Eh pra busca a vitoria d qualquer maneira por exemplo como nosso mestre Jiang Jiuliang, q para mim foi o MELHOR DE TODOS OS TEMPOS, venceu Waldner em 1987.

Eu uso borracha na frente, mas nem por isso eu fico aí reclamando do uso do pino, pois é mais uma opção de jogo.
Se nós ficarmos nessa de querer limitar o esporte, o esporte não vai evoluir. Se você tem dificudade de jogar com quem usa pino, ou anti- spin, seja lá o que for, treine pra poder superar isso.
Eu treino com uma pessoa que usa pino, no começo era difícil de assimilar o efeito e o tempo de bola, mas com muito treino você aprende a lidar com isso.
O pino é uma opção, um artifício, e pode ser usado para confundir o adversário, uma hora batendo na bola com borracha lisa, outra hora com o pino (lógico que pra fazer isso necessita de muito treino) e não ficar escravo do pino sendo a única opção (claro que pode haver jogo assim, não tem problema).
Eu só acho que mais pregisoso do que quem usa pino, é quem tem pregissa de treinar para jogar contra outro estilo de jogo.
Nós precisamos abrir novos horizontes para tenis de mesa se expandir, e haver mais e mais estilos com sucesso.

Antigamente na China, os jogadores iniciavam o domínio dos golpes de velocidade jogandocaneta com um pino curto, era o básico para golpear curto e eficientemente sobre a mesa.

Na sequência evolutiva jogavavam clássico com dois pinos, para então após seis meses introduzir as top sheets lisas.

Era a forma tradicional de orientar técnicamente e desenvolver o estilo do jogador.

Todos os exemplos citados de top player’s utilizavam o pino curto dominando os golpes de bloqueio e contra ataque, utilizando o material como parte da estratégia.

Foi-se abandonando aos poucos o pino curto na China em virtude da eficiência, da variação dos golpes, pois o pino limita o repertório.
Certamente há jogadores treinando com este material hoje, mas ficarão na espera de uma nova onda.

Os defensivos japoneses, leia cut man’s , são jogadores extremamente técnicos mas pouco eficientes se somente utilizam movimentos de back spin ou kato e em razão dos ofensivos poderem produzir até 20% a mais de rotação( top spin).

Se for imprimido a mesma potêmcia em um golpe de kato a tendência da bola após tocar a mesa será subir, levantando muito facilmente.

Devemos ser a favor sim da diversidade, mas uma escola brasileira que pregue o equipamento como um fim? Definitivamente não é apropriado.

No japão os defensivos

[quote=“ZeZinh0”:1ksik67z]Ah n veio o lema eh esse e n muda
“Em busca da vitoria…a qualquer custo”
Eh pra busca a vitoria d qualquer maneira por exemplo como nosso mestre Jiang Jiuliang, q para mim foi o MELHOR DE TODOS OS TEMPOS, venceu Waldner em 1987.[/quote]

Não compreendo. Mas tudo bem, acho que vc também não. :wink:

[quote=“Mitidieri”:28kdlerg][quote=“ZeZinh0”:28kdlerg]Ah n veio o lema eh esse e n muda
“Em busca da vitoria…a qualquer custo”
Eh pra busca a vitoria d qualquer maneira por exemplo como nosso mestre Jiang Jiuliang, q para mim foi o MELHOR DE TODOS OS TEMPOS, venceu Waldner em 1987.[/quote]

Não compreendo. Mas tudo bem, acho que vc também não. :wink: [/quote]

Kra, nesse jogo se eu fosse o Waldner(heauehuea) eu tinha pulado no Jiang JIaliang!!! Totalmente anti etico.

E Peloco, como vc falou, seu estilo de jogo necessita de um pino, que eh o caso ideal para o uso dele. Vc num usa pino pq todo mundo acha chato jogar contra pino, e sim pq ele ehefetivo nos bloqueios e outros fundamentos importantes para o seu jogo. Este eu considero o uso ideal dele.

[quote=“hinoki”:152nytk4]Antigamente na China, os jogadores iniciavam o domínio dos golpes de velocidade jogandocaneta com um pino curto, era o básico para golpear curto e eficientemente sobre a mesa.

Na sequência evolutiva jogavavam clássico com dois pinos, para então após seis meses introduzir as top sheets lisas.

Era a forma tradicional de orientar técnicamente e desenvolver o estilo do jogador.[/quote]
Sério hinoki? É quase o meu histórico no esporte. Eu comecei como clássico com 2 pinos, depois mudei p/ caneta com pino, influenciado pelo jogo do Jiang Jialiang, na minha opinião o melhor caneteiro de todos. Como eu não tinha nem 5% da velocidade do Jiang não poderia dar certo a minha tentativa de ser pineiro. Após uns 2 meses eu mudei p/ caneta com borracha lisa de 1 lado. Acho que aí é que começou o meu aprendizado de tênis de mesa. Hoje em dia eu jogo caneta com 2 borrachas lisas, o popular classineta.
Nesse meio tempo eu tentei jogar clássico e caneta japonesa, mas não tenho aptidão p/ esses 2 estilos.
O que eu nunca tentei (e nunca vou tentar) foram borrachas de pino longo ou anti. Na minha opinião os recursos que essas borrachas oferecem são limitados em comparação a borracha lisa.

[quote=“mola_samas”:37x2lev9][quote=“Mitidieri”:37x2lev9][quote=“ZeZinh0”:37x2lev9]Ah n veio o lema eh esse e n muda
“Em busca da vitoria…a qualquer custo”
Eh pra busca a vitoria d qualquer maneira por exemplo como nosso mestre Jiang Jiuliang, q para mim foi o MELHOR DE TODOS OS TEMPOS, venceu Waldner em 1987.[/quote]

Não compreendo. Mas tudo bem, acho que vc também não. :wink: [/quote]

Kra, nesse jogo se eu fosse o Waldner(heauehuea) eu tinha pulado no Jiang JIaliang!!! Totalmente anti etico.[/quote]
Correto. Totalmente anti ético. Mas com um volume de jogo impressionante. Acho que o Waldner se atrapalhou com o poderio de ataque do Jiang, e somado à catimba e provocação, acabou perdendo o título. O sueco errou um drive fácil com 20x17 no 4o set. Se entra aquele drive o jogo ficava 2x2 e a história poderia ter sido diferente. Mas “se” não existe em esporte nenhum…

Hinoki escreveu:
Devemos ser a favor sim da diversidade, mas uma escola brasileira que pregue o equipamento como um fim? Definitivamente não é apropriado
Concordo, como escrevi acima a ênfase do treinamento deve realmente ser a borracha lisa o pino e o anti-spin devem ser usados apenas como mais um recurso, mas veja só amigo, você não acha que os instrutores de Tênis de mesa deveriam ensinar aos nossos jogadores o domínio total dos segredos de todas as borrachas? porque a maioria das escolas de TM pregam a eliminação total dos pinos e antis, aqui sim, elas pregam a borracha lisa como um fim, sendo que, o dominio do uso de todos os tipos de borrachas propiciam ao mesatenista maiores possibilidades de ataques, contra-ataques, defesas etc… do que aquele que só treina com lisas. Aqui, na AABB é assim, temos um ótimo professor e a escola é completa com robô e tudo, nos federamos e iremos começar a mandar nossos meninos para as disputas Brasil a fora, mas eles so treinão com lisas e quando vão jogar contra os que usam pinos e antis, não conseguem absolutamente nada, e o problema deles é apenas este, não conhecer como contra atacar esses tipos de borrachas, por isso estamos mudando nossa metodologia aqui, um dia será apenas para esses tipos de borrachas, afinal conhecimento é a base de tudo.
Um abraço do amigo Acreano.
Speed


KWS Firefly Carbom (modificada, uma fera)
For (G666, a melhor borracha do mundo)
Back (TSP Curl p1)

Não, eu ja usei um pino longo atrás da raquete, mas eu percebi que meu forhand (que é o meu ponto forte) havia caído de rendimento (acho que o peso e a empunhadura atrapalharam, não sei), mas hoje eu jogo com uma só borracha lisa. Eu acho que minha experiência com o pino me ajudou muito a dominar um adversário que joga com tal.
Eu concordo com o rapaz aí, os aprendizes realmete têm que ter expêriencias com todos os tipos de borrachas.
Concordo também com ZeZinh0, realmente Jiang Jialiang não tinha pra quem, além de mostrar toda a habilidade na mesa, ele dominava muito bem o próprio psicológico, e o psicológico dos adversários, pois isso também faz parte do jogo, e deve ser mantido e muito bem aperfeçoado. Ele é com certeza o melhor de todos os tempos.

Legal… o tópico está ficando interessante, o debate está tomando o rumo certo. Não é muleta, gente. É uma questão de desenvolvimento, tanto para quem joga com pino, anti ou lisa. Tem gente que, de tão condicionada, parece que usa cabresto…

[quote=“mola_samas”:348dy47d][quote=“Mitidieri”:348dy47d][quote=“ZeZinh0”:348dy47d]Ah n veio o lema eh esse e n muda
“Em busca da vitoria…a qualquer custo”
Eh pra busca a vitoria d qualquer maneira por exemplo como nosso mestre Jiang Jiuliang, q para mim foi o MELHOR DE TODOS OS TEMPOS, venceu Waldner em 1987.[/quote]

Não compreendo. Mas tudo bem, acho que vc também não. :wink: [/quote]

Kra, nesse jogo se eu fosse o Waldner(heauehuea) eu tinha pulado no Jiang JIaliang!!! Totalmente anti etico.[/quote]

kkkkkkkkkkk anti ético + muito eficiente… aquela voltinha mesmo que ele deu na mesa comemorando e encarando waldner e a equipe sueca, kkkkkkkk aquela foi o auge que tumulto, se eu fosse waldner…sei n viu uhauhauahuah

[quote=“ZeZinh0”:2yamohib][quote=“mola_samas”:2yamohib][quote=“Mitidieri”:2yamohib][quote=“ZeZinh0”:2yamohib]Ah n veio o lema eh esse e n muda
“Em busca da vitoria…a qualquer custo”
Eh pra busca a vitoria d qualquer maneira por exemplo como nosso mestre Jiang Jiuliang, q para mim foi o MELHOR DE TODOS OS TEMPOS, venceu Waldner em 1987.[/quote]

Não compreendo. Mas tudo bem, acho que vc também não. :wink: [/quote]

Kra, nesse jogo se eu fosse o Waldner(heauehuea) eu tinha pulado no Jiang JIaliang!!! Totalmente anti etico.[/quote]

kkkkkkkkkkk anti ético + muito eficiente… aquela voltinha mesmo que ele deu na mesa comemorando e encarando waldner e a equipe sueca, kkkkkkkk aquela foi o auge que tumulto, se eu fosse waldner…sei n viu uhauhauahuah[/quote]

pra mim, melhor lance dessa final…rssssss

Tristes os tempos em que vivemos, em que a falta de caráter é celebrada.

“Quem poderá nos ajudar?”, pergunto aos meus botões, com receio de ouvir: “O Chapolin Colorado”.

Me desculpem, mas é demais.

Já diz a máxima do direito:“Nem tudo que é lícito é honesto” Aproveitando o título do tema alguém conhece algum pino (pode ser curto ou longo) que seja anti. O que faz a borracha ser anti é a espuma ou o top que a reveste? alguém pode esclarecer.

o conjunto, a topsheet tem minimo coef. de atrito, e a esponja minima elasticidade