ALONGAMENTO NÃO TRAZ BENEFÍCIOS AO PRATICANTE:C/ PROF. NÉLIO

eu acho q alongamento tras sim beneficios ao praticante, mas a longo prazo, pois deixando os musculos mais fortes e flexiveis diminuirá o risco de lesao, entao se vc se alongar sempre, mais para frente vc verá o resultado, nao adianta vc se alongar no dia do campeonato e se alongar novamente so no outro campeonato, o alongamento so ira fazer efeito se for feito regularmente e com frequencia

bom essa é a minha opiniao…entao eu sempre faço alongamentoo e nunca tive lesoes desse tipo

alonga ow não alongar eis a questão…! huaauuahuahuhauuh flws ae… é nois ae galera…

e ae pessoal já alongaram??? simbora treinar entaum… hauuaauh
depois do treino… bora tomah um suco ae na barraquinha do maninhu… hauuahauhuauh de preferencia um suco de cupuaçú hauhuhuahu
flws ae…

o alongamento é sim importante, bem como uma caminhada regularmente ou no mínimo uma bicicleta ergometrica, e muita mais muita BANANA!

Abraços,

Bob

[quote=“Bob-Marelli”:1kj6efzp]o alongamento é sim importante, bem como uma caminhada regularmente ou no mínimo uma bicicleta ergometrica, e muita mais muita BANANA!

Abraços,

Bob[/quote]

isso ae bob… muita banana e muito SUCO DE CUPUAÇÚ tbm!!! hauhauhuahuhauhahu

haaa mais avisando… o que o GUGA faz é errado!!!
não se deve comer nada… (ainda mais banana) durante ou antes de um jogo…
1º quando vc come alguma coisa, todo o sangue do corpo vai para região abdominal e sai das periférica, assim da sonolencia… cansaço mais rápido… falta de oxigenação…
2º o postassio demora a ser sintetizado pelo organismo, pq a banana tem que ser digerida… e por ser do reino vegetal, o nosso organismo ainda não tem capacidade de sintese 100%…
3º o ideal é comer sempre… assim sempre terá reserva de potassio… agora se vc acorda de manhã e vai treinar daki umas 2 horas (no minimo) aí se vc quizer pode comer uma banana que não vai pesar… mais creia que nem em 2 horas aquele potassio da banana não foi pra sua corrente sanguinea… e nem muito menos estara na fibra dos seus musculos… heheheeheh

é isso aew, um aquecimento antes… nem que seja uns 10 minutos batendo bola lentamente e ir acelerando… (cupuaçu rulz… pena que no RJ é dificil de achar… só quando eu morava no Amazonas que tinha muito…) me com coca-cola (inibe o cançasso… mais no dia seguinte deixa até mais cansado… mais como eu só quero não ficar cançado durante o treino… tah valendo (mais nada de coca-cola com estomago 100% vazio… se não é morte… uAhAUAHUhAU)

Um exemplo típico de que nada deve ser ingerido durante a atividade física é o BOXE, onde seus praticantes cospem a água e quando bebem é em proporções pequenas para não causar cansaço…

nao sei em qual video se nao estou engano ja vi o kong comendo uma banana tb qd acabou o set ou qd iam começar…

Boxe não é um bom exemplo pela seguinte razão: eles não ingerem nada pra não levar soco no estômago de barriga cheia…

Olá turma do temp.mesatenista.net

Como este tópico causou uma grande polêmica e tendo em vista dirimir as dúvidas existentes, conversei pelo telefone com o Prof. Nélio e posteriormente por e-mail expliquei o que estava acontecendo e solicitei que ele acessasse o temp.mesatenista.net, inclusive forneci o link deste tópico para que pessoalmente ele lesse todas as considerações dos mesatenistas.net e enviasse sua abalizada opinião.

Prontamente e atenciosamente ele acessou este fórum e me enviou o seguinte e-mail:

[b]Olá, Paulo.

Legal o fórum de vocês, parabéns!

A questão do alongamento pré e pós-exercício, em suas relações com incidência de lesões, dor tardia e desempenho neuro-muscular, é mesmo ainda bastante controvertida. Até pouco tempo atrás (e, em grande parte, devido à popularidade do livro do Bob Anderson, cujo link alguém postou), acreditava-se ser indiscutível que a prática do alongamento no aquecimento e imediatamente após o treino eram medidas indispensáveis para a segurança do praticante e também para a otimização do desempenho. Como publiquei na carta, atualmente vários estudos apontam em outra direção.

É importante ressaltar que os efeitos crônicos (de longo prazo) do treino de flexibilidade são normalmente positivos. KNAPIK e colaboradores (1992) demonstraram que quando se melhora a flexibilidade, o risco de lesão diminui ATÉ UM CERTO PONTO, a partir do qual ele volta a aumentar, como mostra a figura abaixo. De qualquer maneira, parece não haver dúvidas com relação à importância de se treinar, a longo prazo, a flexibilidade, procurando desenvolvê-la a níveis ótimos.

Embora esteja bem demonstrado que o AQUECIMENTO melhora o rendimento na parte principal do treino ou na competição(GRAY e colaboradores, 2002), a controvérsia aparece quando se consideram os efeitos agudos dos exercícios de alongamento estático. Por muito tempo, se considerou que alongar era sinônimo de aquecer. No entanto, programas de aquecimento que não incorporem alongamento estático são benéficos, mas quando o alongamento é incluído parte desse benefício se perde. Isso é particularmente verdadeiro para atividades onde seja necessário gerar potência máxima, como provas de velocidade e saltos no atletismo. A figura abaixo mostra como o desempenho em um teste de força explosiva pode ser afetado negativamente pelo alongamento estático, com resultados permanecendo deprimidos mesmo 30 minutos após o término da sessão de alongamento (KÜNNEMEYER & SCHMIDTBLEICHER, 1997):[/b]

HERBERT & GABRIEL (2002), entre outros autores, não encontraram relação entre alongamento pré e pós exercício (aquele que fazemos no aquecimento e logo após o treino) e incidência de lesões ou de dor tardia. A figura abaixo mostra dois estudos de POPE e colaboradores, citados por eles, que demonstram que a probabilidade de permanecer livre de lesão cai com o aumento do período de treinamento, sem qualquer diferença entre os indivíduos que alongaram ou não imediatamente antes ou após o exercício.

[b]Bom, acho que essa mensagem já está bem longa. Lendo a carta com atenção, o pessoal do fórum vai perceber que minha intenção era demonstrar que:

1 - Treinar flexibilidade é importante, devido a seus efeitos crônicos (de longo prazo);

2 - O melhor momento para treinar flexibilidade não é durante o aquecimento nem na volta à calma.

Talvez seja bom enfatizar aqui que o AQUECIMENTO é extremamente importante, mas que ele não é sinônimo de alongamento, principalmente de alongamento estático.

Sabemos que o alongamento provoca uma sensação de bem-estar que pode dar uma falsa sensação de segurança e de prontidão para o rendimento. Na verdade, ele não está associado com proteção imediata contra lesões musculares, e pode piorar o desempenho em algumas tarefas. A questão, portanto, não é “alongar ou não alongar”, mas sim “quando e como alongar”.

Um abraço,

Nelio Alfano Moura[/b]

=============================================

P. S. - Este e-mail veio com 2 gráficos que não conseguir reproduzir aqui.

Espero que com os esclarecimentos deste experiente mestre todas as dúvidas tenham sidos esclarecidas.

Abraços

Paulo Noya

Fantástica intervenção, sua (PauloNoya) e do professor Nélio, adorei aprender com essa discussão…

Isso já foi sugerido antes, mas não custa nada relembrar: acho que o forum já merecia uma seção sobre condicionamento físico e nutrição ::malhando:: ::bebida::

Espero, ao contrário, que possamos explorar sempre novas dúvidas :smiley:

Espero, ao contrário, que possamos explorar sempre novas dúvidas :smiley: [/quote]

Olá Latour

Eu quiz dizer “todas as dúvidas” sobre este tópico ALONGAMENTO, claro que outras questões serão levantadas e nós estamos aqui para colaborar no que for preciso.

abraços

Paulo Noya

eu realemnte não faço alongamento estático… eu fico mexendo o braço lentamente, e vou movimentando ele até chegar os pontos extremos… onde as vezes vai num jogo normal… o aquecimento é realmente indispensavel… mais o ALONGAMENTO realmente não tras beneficio… somente dar uma esticada rápida de 1 minuto pra todos os lado enquanto está aquecendo… sempre se percebe que fazendo isso pela 1º se estala tudo… heheehhehehe

Acredito que possamos estar sempre crescento e desenvolvendo melhor nosso esporte a partir do momento em que pessoas com o conhecimento técnico especifico, como o caso do prof. Nélio estejam de uma forma ou de outra participando de nosso forum, oxalá que sempre esdutiosos estejam presentes em nossa comunidade, o que apenas faltou no textos dele era uma :lol: “canjinha” :lol: tipo um conselho do que seria ideal para nos mesatenistas, talvez ainda haja tempo, pois, acredito que o mesmo deverá acessar o site mais vezes, eu particularmente faço o alongamento estático das pernas, braços e cintura, e me sinto um pouco mais solto, hehe também com o fator “idade” acho que isso até muda um pouco, só acho que pararia caso me falassem tipo que isso prejudica, apesar que as vezes não alongo e jogo bem e as vezes alongo e jogo mal, não que tenha relação pois, as vezes alongo e jogo bem é questão de condição psicologica e disposição.

Abraços,

Bob

[quote=“Latour”:1a1ys7wo]Fantástica intervenção, sua (PauloNoya) e do professor Nélio, adorei aprender com essa discussão…

Isso já foi sugerido antes, mas não custa nada relembrar: acho que o forum já merecia uma seção sobre condicionamento físico e nutrição ::malhando:: ::bebida:: [/quote]
Também achei muito legal e aprendi muito com a discussão do fórum.

As pessoas falam dos alongamentos como se a parte física estivesse separada da parte psicológica. Talvez aqui esteja o porquê que a flexibilidade pode ser dispensada. Disparo de mecanismos de defesa pelo cérebro, aceleramento dos batimentos cardíacos, suar mesmo sem termos feito qualquer movimento etc.

O aquecimento é tão importante quanto o alongamento, não que traga um benefício ou uma vantagem, mas evita alguns tipos de lesões.
Quando não alongamos a possibilidade de se ter um estiramento muscular é muito maior, já que o musculo esta parado antes da prática do esporte. Por duas vezes já me lesionei por falta de alongamento, uma foi em partida de Basquete tive uma nevralgia muscular nas costas, pois sou uma pessoa de estatura alta , 1.80 mt de altura, e na outra vez foi uma estirada nas pernas. Isso por que o aquecimento deve ser feito com o alongamento muscular incluso. Pedi orientação para professores de educação física e eles me explicaram a importancia do conjunto de exercícios para aquecimento aonde o alongamento faz parte de uma série de exercícios, e não deve ser tratado isoladamente.
Principalmente quando a idade avança, he he he, quando estamos beirando os enta devemos levar o aquecimento com alongamento a sério.
Palavra de quem já se lesionou,
ps. ATUALMENTE ROMPI O TENDÃO, E PROVAVELMENTE SE ME DEDICA-SE MELHOR AO AQUECIMENTO E ALONGAMENTO, NÃO TERIA OCORRIDO.
LEMBRO-ME CLARAMENTE QUE NÃO CAPRICHEI MUITO NESTE DIA, E ISSO REALMENTE ME ENSINOU.

Na década de 70, eu tive um professor de Karatê, que dizia a mesma coisa. Falando, é claro, sobre uma eventual luta fora da academia.
E o cara não era assim nenhum expert em fisiologia…

Seria a tal Sabedoria Milenar Oriental?

Ótimo tópico. Achei bastante informativo. Exercícios aumentam a nossa vitalidade é isso aí. Mais vida.

[color=blue]Vitalidade quer dizer:
Acepções
■ substantivo feminino
qualidade do que é vivo ou vital
1 capacidade de viver, de se desenvolver; força vital, vigor
Ex.: a v. de uma semente, de uma planta
2 o conjunto das funções vitais do organismo
3 vigor físico ou mental
Ex.:
4 Derivação: por extensão de sentido.
caráter animado; grande capacidade de ação, entusiasmo
Ex.: a v. do governo e dos governantes
Etimologia
lat. vitalítas,átis ‘força vital, princípio de vida’; ver viv-[/color]

Pessoal não desvirtuando muito o assunto principal, gostaria que fossem sinceros em suas respostas, tenho a seguinte a pergunta:

Devido ao nosso dia-a-dia, ao uso do transporte ::sono:: , chateações, inclusive o trânsito ::dormindo:: , problemas de cidade grande e etc - coisas da nossa vida diária, chegamos em casa detonados, depende de cada pessoa é lógico, quase sem vontade para nada, é claro não precisava de todo este prelúdio, mas a questão é: Por acaso, já que o assunto é alongamento, condicionamento físico, sentir-se bem para jogar, é uma pergunta boba - Vocês costumam frequentar academia (de exercícios físicos), vocês acreditam que o ganho muscular, ou mesmo com o propósito de obter um condicionamento físico melhor, para não sentir-se quebrado no fim da semana, atrapalharia (muito) a jogar o tênis de mesa deixando a pessoa lenta para o jogo, se prejudica em alguma coisa ou só tem a acrescentar para o atleta mesatenista? Gostaria da resposta de vcs sobre este assunto!