ALONGAMENTO NÃO TRAZ BENEFÍCIOS AO PRATICANTE:C/ PROF. NÉLIO

Eu não pratico alongamento e até hoje não tive nenhum problema de distensão ou dores musculares, somente faço o aquecimento jogando na mesa, (os meus adversários dizem que eu sou “anormal” rsrsrs) com isso não quero servir de paradigma (um exemplo que serve como modelo) para ninguém.

Abaixo o comentário sobre alongamento e aquecimento de Nelio Alfano Moura Professor de educação física e treinador olímpico de atletismo, em São Paulo, SP, na carta abaixo que foi publicada na edição de 15/01/05 da Revista Veja

ALONGAMENTO PRÉ E PÓS EXERCÍCIO

Muito se tem discutido a respeito dos efeitos do alongamento pré e pós exercício, em suas relações com o desempenho e com a incidência de lesões. O Especial Saúde Verão da Revista Veja, publicado em dezembro de 2004, deixa a idéia que essa prática é recomendada e indispensável para a segurança do praticante de atividades físicas, em todos os níveis. A carta abaixo foi publicada na edição de 15/01/05 da Revista Veja, e tenta alertar para dados mais recentes publicados na literatura científica internacional, que mostram que esse não parece ser o caso.

Especial Saúde Verão

“[b]Parabéns pela edição especial Saúde Verão (dezembro de 2004), em particular pelas reportagens que tratam da atividade física. Embora se reconheça que o treinamento da flexibilidade por meio de exercícios de alongamento efetivamente aumente a amplitude do movimento, contribuindo para a qualidade de vida, vários estudos publicados nos últimos dez anos têm demonstrado que, ao contrário do que aponta o senso comum, o alongamento estático pré e pós-exercício não traz benefícios ao praticante. Na melhor das hipóteses, essa
prática é inócua. Há pesquisas, no entanto, que mostram que o alongamento pré-exercício pode aumentar o risco de lesões musculares e prejudicar o desempenho em atividades intensas e que o alongamento pós-exercício não reduz a intensidade da dor tardia (“dor do dia seguinte”), demonstrando na verdade potencial para causar lesões em músculos já fatigados. Flexibilidade é uma capacidade importante, que deve ser desenvolvida em aulas Especificamente programadas para esse fim.”

Nelio Alfano Moura
Professor de educação física e treinador olímpico de atletismo
São Paulo, SP[/b]

Veja o link:

http://www.mmatletismo.com.br/My_Homepa … age23.html

Alongamento não é uma precaução contra lesões, e sim um exercício físico que produz músculos mais fortes e flexíveis, a discussão sobre “como prevenir lesões” não subtrai coisa alguma dos benefícios do alongamento.

Discussões científicas à parte, não existe atleta top de atletismo que não pratique regularmente exercícios de alongamento. O alongamento melhora sem sombra de dúvida a “competência” atlética do corpo, mas a “performance” do atleta depende de muito mais variáveis.

qdo o corpo é alongado os músculos do corpo tende a ficar + flexivel, assim ajudando a não causar lesões, bom qdo passamos do nosso nível físico ae sem dúvida nenhuma vamos ter uma lesão, nem que seja uma dorzinha mínima ou até um rompimento de algum ligamento, qdo a tendência de treino for de + de 2 horas é aconselhável fazer um alongamento antes e depois do treino, um bom exemplo é qdo se treina topspin com multibolas. bom sempre é bom dar uma estigadinha aqui e outra ali né, eu que já estou nos meus 23 aninhos de vida, sempre dou umas estiradas antes de treinar + como sou meio relaxado entaum depois do treino nem hauhauhauhuahu blz… blz… flws ae…

Não sou nenhum profundo conhecedor de educação física. Mas acho descabida a reportagem do Profº Nelio Alfano Moura.

É claro que o alogamento reduz a possibilidade de lesões. Quando eu entro na mesa sem alongar, sinto o corpo duro e até sinto dores depois.

O alongamento e o aquecimento melhoram a performance sensivelmente, reduzindo inclusive o nervosismo.

O que não se pode é pinçar um fragmento de idéia, e achar que isso é uma verdade absoluta.
Teria que ver a metodologia aplicada por esse treinador, e dentro desse contexto, tentar entender a sua afirmação.

Quem acompanha o atletismo sabe que eles sempre começam o treino com uma corrida leve (trote), geralmente 10 voltas na pista, em seguida fazem educativos específicos, mesclados com alongamento.
Só depois partem para o treino própriamente dito.

Pode ser que o Frof. Nélio, substitua o alongamento estático por algum treino educativo, mas duvido que ele mande seus atletas treinarem frios.

Isso é loucura…
Meu amigo joga Tenis de Quadra… e por não gostar de se alongar teve atrite no joelho ( o médico dele que disse isso… não foi um zé ninguem)… eu mesmo quando estava num campeonato… esqueci de me alongar pro jogo… e quer saber… num loop muito forte deu uma dor forte no braço na altura do ombro (só que na parte do “suvaco”) e perdi feio por isso… depois disso nunca deixo de alongar… tenta abrir as pernas de um vez, conserteza vc vai arrebentar um tendão… agora se vc aquecer um pouco… e se alongar… nem vai doer… a lógica é… aquecer é ótimo… alongamento é pra depois do jogo… mais se vc tah numa campeonato (como foi o meu) que não teve como dar uma aquecida… alongar teria evitado isso (e não teria ficado com o 5º colocado e sim com o 4º colocado, pq os outros realmente eram bem melhores que eu)

Ou seja… o ideal não é sair se alongando… e sim aquecer fazendo movimentos (não fortes) pra todos os lados… e ir esticando lentamente…

Tanto é que quando vc tem uma extenção de musculo vc deve esticar ao maximo… tipo… normalmente vc estende o musculo da “batata”, quando começar a doer vc estica ela o max… sempre quando faço isso, nem sinto depois que tive uma extenção… e dica… POTASSIO = BANANA (ajuda a não extender musculos tão facilmente)

Cara, volto a frisar: existe mesmo alguma controvérsia sobre a eficácia do alongamento (e até do aquecimento!) contra lesões, mas o alongamento bem feito é, antes de tudo, um excelente exercício físico, desenvolve músculos mais fortes e flexíveis, melhorando, inclusive, as reações reflexas do corpo, fundamentais para o tênis de mesa!!!

Aproveito a oportunidade pra colocar o link (eMule) do livro mais bem ilustrado de alongamento que eu conheço:

ed2k://|file|Stretching.(Bob.Anderson).pdf|8482932|58DAD6796474AD0F9E0076CC5FB7FAD0|/

Divirtam-se!!

ae Tiago falow pouco + falow BUNITO !!! hauhahuahuaha isso ae pessoal a melhor arma que um atleta tem na mochina e a tal BANANA!! hauauhhauhuauau flws… aeeeeee

Acho no mínimo irresponsável uma revista dizer que o alongamento não ajudar em nada, já tive lesões sérias nas costas por não alongar antes da prática de qualquer esporte, me custando uma semana de travamento nas costas e tornozelo dolorido por mais tempo, em uma sessão de abdomináis, que dói muito no dia seguinte, o alongamento simplesmente estancou a dor, o mesmo ocorreu com o braço que doia muito na junta com o ombro. O alongamento é importantíssimo e se for bem feito trará execentes benefícios.
Em um movimento brusco que exige explosão muscular sem alongamento vc pode adquirir uma tremenda lesão.

Essa teoria contrária ao alongamento é contra especificamente o alongamento diz q o alongamento como trabalho específico para músculos mais flexíveis é ótimo, porém ele não é tão eficaz no aspecto q nós utilizamos: prevenção de lesão durante o treino e combate a dor no dia seguinte…O consenso de muitos profissionais e leigos é q devemos fazer alongamento antes e depois dos treinos, mas essa teoria diz que:

  • O alongamento pré-treino não previne lesões durante os treinos
  • O alongamento pós-treino não combate a dor no dia seguinte (vai doer do mesmo jeito)

Eu acredito que essa “nova” teoria (pra nós é nova), tenha mto nexo. Pq eu jogo TM faz 13 anos em nível competitivo e nunca fui mto disciplinado quanto a alongamentos e nunk tive tendinite, bursite,estiramentos, cãimbra, etc…Além disso, houve uma época que eu fazia alongamento todo final de treino e td dia acordava quebrado do treino do dia anterior.
Além disso, ressalto aqui que essa teoria é INDUTIVA, ou seja, ela foi feita com base em análise de dados passados, e não uma teoria sem base em nenhum estudo prático.
Outro ponto é que essa teoria NÃO DESCARTA A IMPORTÂNCIA DO ALONGAMENTO…ela diz que o alongamento serve para outro fim que não é esse. Então o alongamento continua sendo importante.

Também é importante lembrar que alongamento mal feito (que tenciona demais os músculos, que tenciona em posições erradas ou que tenciona por mais de 45 segundos) pode causar lesão…

Sobre dor no dia seguinte:

"Quem faz qualquer tipo de exercício ou pratica esporte está acostumado com dois tipos de dores também conhecidas como musculoesqueléticas. Uma, mais ou menos aguda acontece no final de uma série ou durante as pausas estando mais relacionada com os produtos metabólicos finais e costuma desaparecer ainda durante a seção de exercícios.

A outra, a Dor Muscular Tardia, vem nas 24 a 56 horas depois da atividade e apesar de discutida a verdadeira causa, depende quase que diretamente da intensidade, duração de esforço e do tipo de exercício realizado. Sendo assim, a principal causa pode estar relacionada a microtraumatismos e inflamação aguda das fibras musculares, estiramento excessivo do tecido conjuntivo do músculo, alteração no mecanismo celular de entrada e saída de cálcio ou vários fatores conjugados.

Os iniciantes, assim como os idosos, estão mais sujeitos à dor mas qualquer pessoa resolvendo fazer uma atividade para a qual não esteja acostumada poderá ser surpreendida com as dores musculares que também não deixam de ser uma adaptação normal do organismo."

(Revista Brasileira da Ciência e Movimento - abril 2001. Mcardle, (1998) Fisiologia do Exercício. Energia, Nutrição e Desempenho Humano)

Mais informações em http://www.copacabanarunners.net/dor-mu … ardia.html

é o seguinte ae pessoal se quiserem aloguem se não td blz… cada um é cada um… só sei q eu vou alongar hauauhuahuhuauuh flws. aee…!!!

Poxa, ainda bem que vc escreveu isso, senão eu me sentiria obrigado a não alongar ::zarolho::

Poxa, ainda bem que vc escreveu isso, senão eu me sentiria obrigado a não alongar ::zarolho:: [/quote]

hauahua isso ae Latour… falow pouco + falow BUNITOO!!! huauahu abraços… e bora treinar… bora bater umas bolinhas…

Poxa, ainda bem que vc escreveu isso, senão eu me sentiria obrigado a não alongar ::zarolho:: [/quote]

hauahua isso ae Latour… falow pouco + falow BUNITOO!!! huauahu abraços… e bora treinar… bora bater umas bolinhas…[/quote]

isso ae, cada um é cada um, se quiser eu bato, se não quiser td blz

[quote=“Latour”:1mxx5hzq]Aproveito a oportunidade pra colocar o link (eMule) do livro mais bem ilustrado de alongamento que eu conheço:

ed2k://|file|Stretching.(Bob.Anderson).pdf|8482932|58DAD6796474AD0F9E0076CC5FB7FAD0|/

Divirtam-se!![/quote]

Latour, obrigado pelo link. O livro é muito legal. Mas estão faltando nove páginas (da 186 a 193), exatamente as que têm os alongamentos para tênis de mesa!

Eu não costumava fazer alongamento antes de jogar, mas eu comecei a sentir dores no peitoral direito depois de uns drives. Aí comecei a alongar e não senti mais dores.

De qualquer forma, é difícil querer rebater um estudo científico (?) puramente com base na experiência pessoal.

[quote=“acvreis”:3n0ix7ul]Latour, obrigado pelo link. O livro é muito legal. Mas estão faltando nove páginas (da 186 a 193), exatamente as que têm os alongamentos para tênis de mesa!

Eu não costumava fazer alongamento antes de jogar, mas eu comecei a sentir dores no peitoral direito depois de uns drives. Aí comecei a alongar e não senti mais dores.

De qualquer forma, é difícil querer rebater um estudo científico (?) puramente com base na experiência pessoal.[/quote]

:oops: :oops: :oops:
Já procurei por toda parte esse livro em PDF com as páginas que faltam e não consegui encontrar, mas vc pode se orientar pela seção de tênis, squash e corrida, e como o livro é bem completo, vc pode até fazer sua própria seção de alongamento!!

A minha impressão sobre os artigos científicos é que eles não “dizem” que o alongamento não previne lesões, e sim que lesão e dor muscular têm muitas causas, algumas das quais o alongamento não consegue evitar.

A minha experiência pessoal é semelhante à sua: alongamento melhorou minha movimentação e previniu dores no corpo.

[quote=“Latour”:2flr0cr3]Aproveito a oportunidade pra colocar o link (eMule) do livro mais bem ilustrado de alongamento que eu conheço:

ed2k://|file|Stretching.(Bob.Anderson).pdf|8482932|58DAD6796474AD0F9E0076CC5FB7FAD0|/

Divirtam-se!![/quote]

Tem outro link do mesmo livro, só que mais completo, com muito mais ilustrações de alongamento para esportes, mas também faltando a seção de tênis de mesa (fico pensando por que isso?? hehe). Esse arquivo é maior e em espanhol: 35mb (contra 8mb do anterior).

ed2k://|file|Stretching.(Bob.Anderson)2.pdf|37694628|21DD2E64674A1DD8CF0D9F8E046F536C|/