AFINAL MA LIN USA #20 OU #22 DA DHS?

No site penholder plus diz que ele usa #20, mas, vários tópicos do site diz que ele usa #22 da DHS. ME ESCLARECAM POR FAVOR!

Na minha opniao ele usa uma esponja especial n disponivel ao publico e o topsheet tbem…

Só por curiosidade, que site é esse, “penholder plus”?

rsrsrs … e ele começou a jogar com que material?
ou só depois que ficou famoso criaram esse material especial pra ele?

Ma Lin joga com uma Globe 999 com esponja DHS #20 no fore e Bryce no back. A madeira é a Yasaka Gatien Extra Carbon 3D.

A Yasaka tá dizendo que ele mudou pra New Era no fore e Mark V no back (ele usou a mark V no back durante muito tempo), mas eu acho que isso é marketing.

O Alex Li (do site www.mytabletennis.net) ganhou uma raquete de um amigo que é membro da Seleção Chinesa (não é da equipe principal). E segundo o amigo dele as borrachas que ele pôs na raquete foram doadas por Ma Lin após o treino. vejam as fotos:

Raquete e borracha com autografos dos membros da Seleção Principal Chinesa

Viu Jadson, mas o próprio Alex Li afirma que a esponja utilizada na Bryce é diferente em relação ao que escontramos a venda (publico).

Quanto a Globe 999, não posso dizer nada, pois nunca a usei e a vi. Mas a borracha que o Wang Liqin usa ou usava no fore (Hurricane II), possuia um topsheet diferente, mais pegajosa e com pinos de 1mm e não de 0,7 como constumamos encontrar.

Eu consegui alguns exemplares desse topsheet modificado, e constatei que o desempenho e qualidade da mesma é muito superior em relação ao que encontramos normalmente.

Infelizmente, o Leung (que trazia os materiais da DHS China), sofreu um grave acidente de transito na China, e no momento está se recuperando fazendo fisioterapia, pois ele ficou de coma durante 2 semanas).

Em razão disso, eu não me surpreenderia se Ma Lin estivesse usando um material “não disponivel ao publico”.

Agora, de quando ele começou a usar a suposta borracha modificada… Isso não sei lhe responder.

Abraços.

O que eu posso dizer com certeza: No mundial de 2001 em Osaka, Ma Lin usou uma Friendship 729 Tianjin no forehand (vermelha). Isso eu sei porque os caras da Kokusai Takkyu (maior loja de TT no Japão) conseguiram pegar uma borracha dele, uma do Kong e outra da Wang Nan. Eu achei incrível como a borracha do Kong (Globe 999) pode ser tão pequena. Não duvido daquela história dele passar 21 camadas de cola na borracha…

21 camada?? 8O acho q nao precisa passar tanto assim para borracha reagir por que eu passo 2 demaos de milenium e a borracha ja vira do avesso!!

Eu sei que os jogadores top do mundo tem algumas regalias em termos de materiais, mas acho que o material deles não é tão diferente dos nossos. É claro que mantida as devidas proporções em termos dos chineses, pois eles usam uns troços diferentes, misturando borrachas e topsheets de marcas diferentes.

Mas a borracha que o Wang Liqin usa ou usava no fore (Hurricane II), possuia um topsheet diferente, mais pegajosa e com pinos de 1mm e não de 0,7 como constumamos encontrar.

E à respeito da esponja, aquela esponja azul, há alguma diferença além da cor, há alguma coisa especial?
Gostaria de compra-la mas as Hurricanes que achei aqui, todas tem a esponja alaranjada.

http://www.fotop.net/rxng/cntt/chenh3_02
Hurricane III

http://www.fotop.net/rxng/cntt/WONG01
Hurricane II (acho que é a raquete do Wang Liqin, pois abaixo da foto tem o nome dele)

O endereço deste site já foi postado aqui, muito bom este site, muitas fotos boas!

Olha , um amigo alemão , teve a oportunidade de assistir um treino quando estava na alemanha com o Peter Korbel , Roskopf , Franz entre outros , e no fim do treino , conversou com ele e o Peter Korbel deu a ele de presente as duas Srivers que usou no treino , alegando que já ia trocar (parece que troca a cada 2 treinos) .
Esse amigo , voltou pro Brasil e me deu uma das Srivers . Sriver normal mesmo , sem nenhuma mudança visual . Mas foi a melhor Sriver que eu usei até hoje e ele também diz isso . A borracha era bem diferente das Srivers que já tive , parecia mais macia e mais rápida ao mesmo tempo .

Eu não acredito que os Tops players usem os materias que as marcas dizem que eles usam . Imagina como seria fácil vender uma borracha da Donic , é só dizer que o Waldner passou a usar que metade do mundo compra , mesma coisa com os patrocinados pela BTY como o Kong ou o Boll …
Acho que tem muito mais marketing por trás disso do que verdade .

Sds
Gustavo

Claro que é marketing.
Kamikaze, esse topsheet de 1,0mm que você usa, quais são as diferenças mais perceptíveis na hora do jogo comparado ao 0,7mm?

Um colega meu disse que boll usa uma sriver normal e outra EL. E acha que usa timo boll spirit mesmo, e não viscaria.

Mas o ma lin, acredito que use #20.
Mesmo assim, as esponjas #20 e topsheets que conseguimos não é a mesma coisa.

Todos os chineses usam borracha personalizada no fore, pelo que eu saiba, em torneios, eles só dão a borracha do back.
E nunca que, um atleta depois de treinar tanto, ia mudar pra uma borracha diferente por causa de marketing. Poucos sabem que eles não usam as borrachas/madeiras com o próprio nome. Acredito que uns 5% de todos os atletas do Brasil, sabem ou imaginam que tops usam materiais diferentes.

Bem, as diferenças são muito evidentes entre um topsheet de 0,7mm e uma de 1mm. A começar pela velocidade que a borracha proporciona.

A sensação que ela proporciona é semelhante a uma borracha japonesa, ou seja, vc “sente” os pinos de dobrarem quando há o contato da bola.

A segunda grande diferença que percebi, é uma leve melhora na aderência dela. O brilho da borracha é mais intensa e parece que ele adere mais a bola.

Segundo o Leung, isso tem uma justificativa: As borrachas chinesas da DHS comercializada para o publico utilizam como matéria prima, a borracha natural (mais barata), enquanto que as especiais de 1mm são confeccionadas de borrachas sintéticas (os chiseses são feras em seu desenvolvimento).

As esponjas azuis tbm são bem diferentes das laranjadas. As laranjadas dão a impressão de serem “secas” e “porosas” e não eh qualquer cola que ela aceita (tem que ser bem fina). Já as azuis, tem uma aparencia mais compacta (lembra muito a esponja da Mark V 30G), e absorve com muito mais facilidade a cola.

O conjunto entre essas duas proporciona uma velocidade excepcional e com efeito sem igual. Muito bom pra trocar drives a média e longa distância. Pois a borracha mantém uma regularidade muito grande entre uma batida de drive e outra.

Não é a toa que Wang Liqin a usa/usou por um grande periodo de tempo.

Pelo que pude analizar foi isso.

Ps. Hoje não tenho mais nenhum exemplar dessa borracha para mais testes, pois a ultima que tinha foi levada num furto aqui em casa. Mas logo que Leung melhorar e retornar ao Brasil, estarei comprando de novo.

Abraços.

Uma resposta do Leung em um email q havia perguntado a algumm tempo atras…’'Sim, existem vários tipos de esponja que não são disponiveis ao publico.

A maioria, se não todos os jogadores tops usam uma especie de esponja nunca visto por um jogador simples.

Me surpreende a desinformação dos jogadores brasileiros. Geralmente os atletas que praticam um determinado esporte sabem, ou querem saber tudo a respeito.

Mas eu não tenho acesso a essas outras esponjas/topsheets, pois trabalhei apenas na DHS da China.

A empresa que mais distorce os materiais é a Butterfly, quase todo material que é vendido ao publico é uma especie de material “B”.

Mas devido a questões políticas/economicas os jogadores que são patrocinados, ou já foram, são proibidos de fazer comentários a respeito.

Mas no exterior essa noticia que mais comum do que vc imagina. ‘’

Poxa, vamos fazer algumas hipóteses:

1- Todo Top só usa material especial?

2- Já que o material produzido para o top é diferente, porque esse material não é produzido em larga escala pro público comum, uma vez que o lucro da empresa seria bem maior?

3- O uso desse material secreto não seria permitido, uma vez que toda borracha tem que ser testada, quanto às suas especificações técnicas e autorizada pela ITTF ??

observações:

a) Eu tb mantive contato com alguns chineses (inclusive o Leung) e eles falam certas coisas sobre materiais que eu acho que seja uma estratégia para vender o material deles.

b) Não sou tão ingênuo. Eu sei que o material dos tops tem uma qualidade maior (pelo fato de serem selecionadas) e que alguns não usam o material que dizem usar ou transformam suas raquetes (cabo de uma marca e raquete de outra; ou borracha de uma marca, esponja de outra). Mas tb não acho que seja caso de FBI ou KGB. :wink:

Po não esperaria ter a bty maquiando equipamentos, uma vez que ela eh tipow, bem comercial mas o Leung pelo visto sa be oq diz.

Qto a dizer q nós não nos interessamos tanto por materiais talvez seja até bom, quem visita o mytabletennis.net sabe do q eu falo. As vezes o assunto fica tão especifico q vc fica perdido. Tem gnt dizendo q Bryce FX tem topsheet diferente de Bryce normal, etc tipo de coisas q num acredito.

Deveriamos ser mais focados em tecnicas, pq sinceramente o material não influencia tanto um iniciante a menos q seja algo totalmente incontrolavel.

[quote=“jadsonalmeida”:2nr725gm]
b) Não sou tão ingênuo. Eu sei que o material dos tops tem uma qualidade maior (pelo fato de serem selecionadas) e que alguns não usam o material que dizem usar ou transformam suas raquetes (cabo de uma marca e raquete de outra; ou borracha de uma marca, esponja de outra). Mas tb não acho que seja caso de FBI ou KGB. :wink: [/quote]
Concordo contigo , acho que é apenas uma questão de seleção , porque imagina a BTY fabricando madeira … devem fazer um absurdo , e dizer que todas são identicas ? Claro que não .
Eu mesmo uma vez fui comprar um par de mark v com a Dona Rosa , e peguei todas as maximun (tinha umas 30 de cada cor) que ela tinha tanto preta como vermelha e apertei uma por uma e peguei as duas mais macias . Todo mundo comentava que elas eram diferentes , macias e rápidas . Então , se até eu consigo escolher uma borracha , acredito que seja isso que eles fazem … Seleção .

Sds
Gustavo

[quote=“jadsonalmeida”:3oyrlxsu]Poxa, vamos fazer algumas hipóteses:

1- Todo Top só usa material especial?

2- Já que o material produzido para o top é diferente, porque esse material não é produzido em larga escala pro público comum, uma vez que o lucro da empresa seria bem maior?

3- O uso desse material secreto não seria permitido, uma vez que toda borracha tem que ser testada, quanto às suas especificações técnicas e autorizada pela ITTF ??

observações:

a) Eu tb mantive contato com alguns chineses (inclusive o Leung) e eles falam certas coisas sobre materiais que eu acho que seja uma estratégia para vender o material deles.

b) Não sou tão ingênuo. Eu sei que o material dos tops tem uma qualidade maior (pelo fato de serem selecionadas) e que alguns não usam o material que dizem usar ou transformam suas raquetes (cabo de uma marca e raquete de outra; ou borracha de uma marca, esponja de outra). Mas tb não acho que seja caso de FBI ou KGB. :wink: [/quote]

Bom Jadson, na minha opinião, conversando uma vez com o Maurício Kobayashi, ele me dizia da época do Claudio kano, que ele era patrocinado pela Yasaka, quando ele ia para o japão, a única diferença na hora de escolher o material era que ele escolhia a dedo a borracha que saia da boca da máquina. Na época deles o Claudio seria uma espécie de top 30 do mundo (me corrijam quem tiver mais informação), so não foi mais por falta de dinheiro mesmo… voltado ao assunto, não acredito que (Tirando a China) as fabricantes fazem material específico para seus top pois entre todos, os 100 melhores do mundo são patrocinados por um fabricante ou outro. No caso das borrachas, eu acho muito dificil pois quem ja viu o processo de fabricação sabe que uma partida de borrachas saem da maquina milhares de borrachas e por maior que seja a qualidade do processo de fabricação, as borrachas que saem das extremidades da máquina geralmente são mais duras do que as que saem do centro, então se o jogador “exclusivo” tiver uma linha de borrachas so para ele, o que são feito com as que não passam pelo controle de qualidade do atleta (milhares de borrachas), por isso eu acho que a escolha do material ainda é feita a dedo como na epoca do Claudio.
Há, ja ia me esquecendo, as borrachas de segunda qualidade vem para o mercado do 3º mundo como o Brasil!!!

Era a isso mesmo que o MaurelLuchiari e o Guauad falaram que eu estava me referindo. A empresa não fabrica um material especial para os tops, o que acontece é que eles selecionam os melhores materiais a dedo.

Eu soube que o Waldner não usa borracha nova. Tem uma galera que amacia a borracha antes dele usar (pelo menos duas semanas). Não sei se é mito, mas eu tb adoro usar borrachas amaciadas (depois de bater bola durante umas duas semanas), pois quando eu tiro da embalagem elas parecem muito duras.

Obrigado galera!, apesar de não ter me esclarecido muito, mas é que nimguém sabe ao certo qual material eles usam.

Jadson

1- Eu acredito que sim
2- Pois como tudo que tem qualidade vai pros melhores, e que graça teria vender tudo igual, se são tops, realmente tem que ter tudo nos detalhes? eu acho que fazer borrachas top pra vender aqui, não é nenhum lucro comparado e nem próximo ao lucro de uma publicidade feita pra um atleta top usar aquele material.
3- Acredito que os materiais são regulares já que é tudo fabricado junto

Cara, esse negócio de que waldner usava borracha usada, eu acho que é mito. Eu acho que ele cola sei lá, 1 dia antes de um jogo por exemplo, e fica batendo, colando, batendo, colando.
Ah, eu gosto de borracha na segunda colagem, a 1 colagem fica realmente estranha, mas a segunda fica perfeita. Na verdade, a partir da 4ª e 5ª mão de cola, fica massa.