É NÓIS!!!
Comentário sério: Gostei mto do que o Lula falou… Mto apropriado.
Comentário irônico: Deram a copa do mundo e as olimpíadas pra gente pq o mundo acaba antes… :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: http://www.whowillsurvive2012.com
[]´s
É NÓIS!!!
Comentário sério: Gostei mto do que o Lula falou… Mto apropriado.
Comentário irônico: Deram a copa do mundo e as olimpíadas pra gente pq o mundo acaba antes… :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: http://www.whowillsurvive2012.com
[]´s
Por questões pessoais eu torcia para Tokyo mas não foi possível. Copa do Mundo e Olimpíadas serão belos atrativos para a mídia nos desviar a atenção do que precisa ser noticiado.
Em tempo… emprego dos sonhos de um cidadão brasileiro: secretário de obras da cidade do Rio de Janeiro.
Para ser bem sincero, não sou a favor das olimpíadas no Brasil, bem como da copa do mundo de futebol. Agora que se consumou, torço para que tudo dê certo e sejam espetáculos memoráveis, mas temo a idéia.
Eventos como esse exigem estruturas (não digo apenas físicas) que não conseguimos nem imaginar, pq o mundo pára para assistí-los. E não digo que o país não consiga se preparar até lá (apesar de todos sabermos que vai ser tudo em cima da hora e “daquele jeito”), mas temos milhões de coisas mais importantes para se botar rios de dinheiro por aqui.
Sou defensor do mérito, e acho que dessa vez não venceu o melhor. Não sou contra o Brasil, mas sou a favor da justiça.
Abraços!!!
Um país com a política esportiva (ZERO!) como o nosso, não devia nem se candidatar a sediar uma olimpíada.
O “legado” do Pan está aí…
ê Brasil…
Que bom que tem mais gente pensando por este lado. Achei que eu ia ser linchado aqui hehehehehehe.
Abraços!!!
sem falar que tem mtas outras coisas para se pensar no brasil ao invez de esportes. sou contra a essas olimpíadas aqui, e da copa tbm. mas é disso que o povo gosta, pão e circo. mas um pais governado por uma quadrilha só pode dar nisso…
mas dependendo da minha situação daqui a 6 anos praticamente, eu vou para ver os jogos de tenis de mesa… já que ta aí ne, pq não? rs
abrs
alem desse aspectos no meu ver, pelo menos na atualmente a Cidade do rio de janeiro nao tem condiçoes para um evento como esse.
Há varios problemas mas principalmente a segurança lá é deplorável!Eu sei que nao tem muitas opções de lugares mas fazer o que?
Pelos menos vai dar pra ver o bom tenis de mesa com as olimpiadas!Ou uma balinha perdida por ai…
E rir pra nao chorar mas e issoa ai
Eu acho que precisamos analisar vários aspectos :
Prós :
Sem sombra alguma de dúvidas, o investimento feito será excelente p/ o país, a infraestrutura que será necessária “ficará p/ sempre” , seja as várias “vilas olímpicas”, seja os ginásios e os outros conjuntos necessários.
Muito dinheiro de fora entrará no nosso país.
Passaremos (caso seja bom), a ser mais reconhecidos lá fora, e com isto mais respeito tb.
Inclusive acredito que pós olimpíadas, poderemos até sediar outros tipos de campeonatos mundiais de outros esportes…
O próprio RJ terá que melhorar a segurança (como bem citado por todos), e com isto o Brasil ganha tb.
Contras :
Com toda a certeza teremos muitos desvios de verbas (infelizmente)
Talvez passaremos um “certo vexame” se a coisa nao for boa.
Mesmo p/ os brasileiros, nao será fácil ter acesso aos ingressos.
Tudo no RJ ficará “inflacionado” …
Especulação imobiliária.
Etc…
O que eu acho importante :
Tem pessoas que acham que só pq nao “resolvemos o problema da pobreza” nao devemos ter aqui as olimpíadas…
Bem, nos outros países, ainda tem sim pobreza…
Só pq ainda tem “pessoas passando fome” , nao possamos “ir adiante”… (caso das naves enviadas ao espaço por ex.)
Talvez pós olimpíadas, as pessoas possam se orgulhar do nosso país.
É aí que é a grande diferença dos americanos… eles se orgulham do país deles… precisamos disso aqui… mesmo com tantos problemas…
Em uma vista recente ao RJ (Copa Brasil), regiao de Sao Conrado (onde ficamos), Barra etc… diria que lá “nem parece o RJ”, pois parecia mesmo outro país…
O Miecimo (Ginásio onde jogamos) era muito bom mesmo, e com certeza será aproveitado nas olimpíadas…
Acho que seria muito bom, termos ginásios como o Tokyo Dome e nao como o Ibirapuera e Maracananzinho (antigos e antiquados).
Sonhar é preciso, e trabalhar mais ainda…
Quem sabe nós mesa-tenistas nao possamos ver “de perto” os melhores jogadores do mundo, numa disputa “de verdade” …
[]'s
Gente, qual o problema da Olimpíada ser aquí ? Tenham a certeza de que acompanherei ao maior número de partidas de Tênis de Mesa possível ! E tudo a somente uma ponte aérea de casa , eh eh eh ! Vai ser o máximo !
nao vejo problema algum em a olimpiada ser aki no brasil…
logico problemas podem ocorrer mas uma olimpiada como essa com certeza estarei la para ver o maximo de esportes possiveis e torcer pelo brasil…
sempre vem um “espertinho” falando q vao roba q num sei oq brasil nao tem condiçoes de fazer algo de bom… para com isso um cara q diz uma coisa dessa tem q mudar de pais… mesmo com todos os problemas acredito q todos brasileiros amam o seu pais e temos q apoiar essa oportunidade de melhorar o esporte como um todo, alem do futebol…
QUANDO vc vai ter outra oportunidade em sua vida de ver um evento olimpico no brasil?? duvido e muito q os jogos voltem ao brasil nos proximos 70 anos ou até mais de tantos paises que participam para sediar… isso se vc for novo e se vc for mais velho acima dos 30 40 anos nunca mais ira ver acredito
AMIGOS…
Os tempos são outros para este país latino americano, aqui.
O Brasil é um país sem pai.
Já o procuramos em vários lugares:
O Romantismo o procurou no mito do Indianismo…
O tropicalismo o procurou na Antropofagia dos modernistas…
Nós ainda o procuramos no “futebol arte”, no samba no pé… etc etc…
Vocês não têm a sensaçao de que procuram sempre um motivos ara sermos brasileiros: são as bundas, são as praias? É o que, afinal??? Essa nossa orfandade explica o choro de nosso presidente, hoje. O Brasil pequeno. O Brasil com z. O Brasil dos outros. O Brasil das oligarquias que se repetem, se repetem… O Brasil de um povo cordial que nunca sabe, nunca luta.
Apenas sinto no peito a coisa se renovando: teremos olimpíadas, mas não sabemos como nos comportarmos como brasileiros. Não sabemos se mereceos ou não. Misturamos, numa mesma conversa, política corrupta, um poco sofrido, um samba alegre… e tentamos achar alguma ligação para isso, para essa existência surreal de um país tão improvável, aonde tudo é difícil, a vida é difícil, a felicidade é improvável, mas há.
E foi nesse fértil terreno de dor e indecisão que brotaram raízes nossas artes (e são as artes (só as artes) que me fazem entender e sentir o que é ser brasileiro).
Chega dessa dor doída… dessa lágrima piega…
A Olimpíadas é nossa!!!
Nossa: de um povo brilhante e ignorante.
A única coisa que espero é que eventos como esses ajudem esse povo a QUESTIONAR mais e ACREDITAR mais!
Não achar mais que aquele votozinho não vale nada… que o Brasil não vai pra frente… O Brasil tem potêncial, porra!
E espero uma política esportiva decente… que ajude o Brasil a crescer de GENTE, e não de economia.
Enquanro isso, eu cresço em poesia.
Termino uma frase que ACHO que pertence a Otto Maria Caarpeau: (ou a outro teórico de literatura)
" Brasil não possuiu surrealismo porque o Brasil é surreal."
Um abraço a todos.
Pessoal,
Concordo com alguns comentarios sobre a questao do dinheiro a ser investido e dos possiveis desvios, isso eh algo q infelizmente eh praticamente certo de ocorrer…
MAS, por outro lado, qdo eh q teriamos a chance minima de assistir a uma Olimpiada, se ela nao acontecesse aqui no Brasil ?!
Pra quem nao eh rico ou nao mora no pais, onde aconteceram ou acontecerao as Olimpiadas, a chance eh praticamente nula !!!
E se tudo der certo e eu conseguir ingressos estarei no Rio em 2016, pois eu sou apaixonado por Olimpiadas faz tempo !!!
Um abraco a todos,
mas é claro que olimpíadas são boas… para mim e para quem têm condições isso é mto bacana.
mas vendo de maneira mais geral, imagina toda essa grana investida massivamente em educação, em universidades, e pararem com essas coisas de sucateamento do estado, pararem de privatizar as coisas!
o povo com toda certeza iria crescer mto mais com a educação.
abrs
Estou com aqueles que apoiam as Olimpíadas aqui no Brasil.
Acredito que os problemas devam ser abordados de forma “paralela”, ou seja, não se pode esperar a solução de um problema para só então pensar no próximo.
Concordo com o que o Doc falou. Embora saibamos das dificuldades que temos por aqui, é muito provável que, por conta das Olimpíadas, o Brasil avance muito em determinados aspectos, e muito mais rápido do que aconteceria caso não tivéssemos os jogos. O impacto desse evento, especialmente (mas não somente) se for bem sucedido, trará bons frutos para o Brasil por muitos anos, e, certamente, em áreas que ninguém imagina, mas que vão muito além do esporte.
Não raro vejo gente admirando o patriotismo existente nos EUA. Mas o que poucos param para analisar é que o patriotismo não é algo que simplesmente “brota” depois que se obtém o sucesso. O patriotismo é, sim, ingrediente essencial na construção de uma nação bem sucedida. Infelizmente ainda estamos devendo muito culturalmente. Nosso “patriotismo” só aparece em Copas do Mundo ou em eventos semelhantes, e isso se o time estiver ganhando…
Em resumo, é como um homem famoso já disse: “O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário”.
Abraço
Essa foi boa !!!
É como digo aos meus alunos :
Primeiro vem o sacrifício e depois o prazer…(mesmo caso no dicionário rs…)
[]'s
Em nenhum momento eu disse que deveria extinguir-se a pobreza antes que seja possível realizar eventos aqui. A pobreza é algo que sempre vai existir, e como dito pelo Doc_SP acima, ela existe por toda parte, em maior ou menor densidade e intensidade. Obviamente, não vamos parar as olimpíadas por isso.
Porém, por uma questão de perspectiva pessoal, da minha maneira de encarar a vida, acho que ainda teria muito caminho pela frente antes. E isso significa que, para mim, abrimos o dicionário na página errada neste momento.
É claro que não precisamos ser o lugar mais seguro, mais rico, mais “tudo” do mundo para termos esta honra, mas o que me preocupa é refletir sobre as razões que nos levaram a esta conquista. Ganhamos mesmo devido à nossa competência? Ou seria consequência do fato de sermos realmente um lindo país, termos cenários paradisíacos, um povo alegre, etc., enfim… tudo aquilo que vemos quando interessa mostrar que o Brasil é um país que vale a pena? Eu não aguento mais ter só praia, carnaval e futebol para mostrar. Quero um país famoso pq descobriu a forma mais sustentável do mundo de energia, a cura para a AIDS, sistemas penais que recuperam pessoas, formas eficazes de identificar, prevenir e punir crimes de Internet, coisas que de fato tragam valor permanente para a humanidade, embora a maioria dos brasileiros ache que é só coisa de nerd. Enfim, quero que conheçam o meu país como uma nação séria (e não precisamos perder a nossa cultura para isso) e não só um lugar bonito de gente hospitaleira. Neste sentido, acho que a Olimpíada é “alegria de bêbado”: tudo vai embora depois da ressaca e voltamos para a nossa mediocridade, ad eternum.
Deixo claro que esta é uma tese que não espero que ninguém endosse (acho que ninguém vai mesmo). Como eu disse, é a minha maneira de encarar a vida. Todos que citaram que deve-se dispender uma quantia enorme de esforço antes da colheita tem todo o meu apoio. Esse é o lema da minha vida. Devo eu me mudar do país por isso? Se em nome da minha personalidade, o faço com prazer hehehehehehe.
Acho que “patriotismo” está na conduta. Se quiser trocá-lo por “cidadania”, na minha opinião, muito melhor. Toda a euforia que eu vejo por aí, para mim é o mesmo falso patriotismo da copa do mundo de futebol que disseram acima, etc. Por isso não confio neste tal.
brunopla_caneta: sua reflexão sobre a orfanidade do país foi genial, parabéns!
E para quem acha que eu não valorizo os Jogos Olímpicos, acho que é o evento (mesmo em termos sociais) mais importante da humanidade.
Abraços!
Alcir: Essas idéias ficaram claras para mi quando li trechos do Verdade Tropical, do Caetano. Também não foi ele que notou a existência disso, mas é uma longa questão nesse país. O interessante é que aquele psicólogo estrangeiro, Caligari, escreveu um livro sobre isso. É sempre interesante alguém de fora vendo nosso país (desde que veja com respeito e carinho).
Mas… olimpíadas me empolgam como nada mais!!! Se pá mais que poesia e tênis de mesa!
É demais!!!
Abraços!
Caro Alcir, primeiramente eu gostaria de dizer que a minha mensagem não foi uma resposta direta à sua ou à de qualquer outro colega. Simplesmente expus meu ponto de vista, e esse ponto de vista não se formou com base no que li aqui. Se de alguma forma o que escrevi pareceu um ataque, por favor, aceite minhas desculpas. Não foi a intenção.
Continuando, também acho que teríamos muitas coisas a resolver antes de sediar uma Olimpíada. Mas também acho que o fato de termos sido escolhidos tem algum significado que vai além de nossas belas praias e da hospitalidade do povo.
Acho que seria no mínimo leviano usar somente esses critérios. Se concordamos que é leviano nos escolher com base nisso (belezas naturais, hospitalidade e afins), provavelmente concordaremos que então estamos mostrando “algo a mais” para o mundo. Infelizmente ainda não é a cura para a AIDS ou alguma das outras coisas que você citou. Mas algo de bom estamos fazendo.
Nosso país recentemente se tornou muito falado, não pelo futebol ou pelo carnaval, mas sim por termos apresentado um sistema financeiro que, quem diria, se mostrou melhor do que aqueles construídos em países mais avançados. No setor florestal (o qual acredito ser um dos mais importantes para o futuro) o Brasil é referência por sua produtividade e tecnologia de melhoramento genético. Olha aí… São coisas a se notar.
Pelo que já pude conhecer sobre você através de outros posts, realmente não acredito que seja o seu caso, mas o ser humano naturalmente tende a ver só o que está errado ou o que não tem. É aquela história do gramado do vizinho sempre ser mais verde.
Sobre estarmos vivendo uma “alegria de bêbado”, concordo em partes. Muitas coisas irão embora depois, com certeza. Mas outras ficarão. Pode ser que não vejamos o RJ se movimentando tão ativamente para resolver seus problemas depois, mas, por outro lado, pode ser que muitas pessoas consigam manter empregos ao término das Olimpíadas, isso só para citar um exemplo.
Descobrir a cura para a AIDS certamente criaria uma “alegria de bêbado” também se observarmos que muitas crianças continuariam morrendo na África até que a vacina as alcançasse (se alcançasse). Mas não poderíamos deixar de ver que talvez algumas vidas fossem salvas já aqui.
Finalmente, o “patriotismo” que citei não é o revelado por saber cantar o Hino Nacional ou por saber que a Bandeira deve ser iluminada à noite. Falo exatamente do patriotismo do qual a cidadania é uma das facetas.
Você disse que não era a favor de Olimpíadas e Copa aqui. Mas em seguida disse que, agora que se consumou, torce para que sejam eventos memoráveis. Acho que este é o ponto.
O que me chateia é que tem gente (não me refiro a ninguém daqui, que fique claro) que não tem essa postura. Ou seja, não queria que acontecesse, e, agora que aconteceu, continua criticando ao invés de incentivar. E gente com essa atitude infelizmente não faz mal só ao Brasil, faz mal a qualquer País.
Um cordial abraço.
a questão é que poderiam acontecer coisas mto melhores, não acabar com a pobreza, mas melhorar a classe média, que é essa parte que realmente move o Brasil… e poderia dizer tbm que o resultado dessa “votação” foi comprado. como todas as votações que acontecem no Brasil são. só para não apre er que estou falando asneiras: http://esportes.terra.com.br/interna/0, … curas.html
sou a favor das olimpíadas, mas primeiro deveríamos suar a camisa por outras coisas menos mundanas.
como outros já disseram, primeiro o trabalho, depois a diversão.
Grande Gentil! Mas de que forma eu consideraria como um ataque as palavras de um cara que carrega o nome do meu falecido avô (estou falando sério)? hehehhhehheheh. Eu é que te peço desculpas se minhas palavras pareceram uma réplica exaltada e magoada, mas garanto que não é o caso.
Cara, eu adoto para a minha vida uma postura fria (muitos dizem que até demais) para lidar com fatos. Mas exatamente como vc disse, ficar só procurando o que está errado, a não ser que esteja buscando soluções, não leva ninguém a nada: é só crítica por crítica, sem objetivo. E realmente não espero ter passado nem perto de te dar esta impressão!
Sem dúvida, não há motivos para torcer contra, embora eu tenha certeza que existam muitos que o fazem. Mas isso é pura imaturidade, coisa de rebelde sem causa. Como eu quis que todos entendessem, meus problemas não são as Olimpíadas (que tanto amo) em si, portanto desejo realmente que tudo dê mesmo muito certo.
Enfim, no mais, saiba que eu entendo e respeito muito sua postura. Como vc disse sobre “o que conheceu através de outros posts”, posso dizer que sempre leio seus comentários pq são sempre muito coerentes. Portanto vale a pena discutir o assunto com vc heheheheheheh. Mas acho que se trata apenas de perspectiva mesmo, de modelo de pensamento pessoal.
Um abraço!!!