A CPI do Tênis de Mesa: Qual o tamanho do estopim?

Extraído do site: www.bty.com.br

[b]Entrevistamos Marcos Yamada, figura renomada no cenário do Tênis de Mesa nacional.

Na entrevista Marcos fala de suas experiências, discute as mudanças das regras do Tênis de Mesa entre outros.[/b]

1. Vc que conhece basicamente todas as escolas de TM do mundo, qual a maior deficiência dos atletas brasileiros e a maior qualidade?
    Marcos : Tive a oportunidade de ir a todos os campeonatos mundiais desde 1991 e na minha opinião a maior deficiência é a preparação das pernas. O Tênis de Mesa exige muita movimentação, pois a bola nunca vem no mesmo lugar. Em especial no alto nível onde a velocidade é maior, o grau de dificuldade para rebater é maior ainda; portanto, o atleta tem que estar sempre bem equilibrado para não falhar. O praticante que tem boas pernas e se movimenta adequadamente, consegue chegar mais rápido sem gastar muita energia, conseqüentemente obtém sucesso no golpe.

As maiores qualidades, eu diria que são : a habilidade e a versatilidade. Mesmo sem ter uma técnica perfeita o atleta brasileiro cresce ao enfrentar jogadores fortes nos campeonatos.O Biriba criou um estilo próprio de jogar, não teve a chance de treinar no exterior, com diferentes escolas, não tinha muitas informações, mas se superava ao jogar, vide os grandes resultados que ele obteve.

1. Se hoje temos um grande conhecimento técnico, e facilidades para viajarmos para o exterior, por que o Brasil não consegue atingir o nível de top mundial?
    Marcos :Segundo a ITTF, no masculino em 1954, ficamos em 4o lugar, 1959 em 6o lugar, 1989 em 19o lugar e atualmente somos 39o. Depois que criaram as divisões (o Brasil foi campeão mundial de equipes da 3a divisão em 1983), nós nunca conseguimos chegar a 1a divisão que antes era formada por apenas 16 países e agora são 24. Nos anos 50 e 60, tínhamos Betinho, Biriba, Hugo e Ivan Severo. Na década de 80 e 90, Kano, Hoyama, Inokushi e Kawai; portanto para atingir um nível muito forte, precisamos de um GRUPO querendo chegar lá. Pessoas que abdiquem de tudo e passem a almoçar e jantar Tênis de Mesa.

Estou a 31 anos, ininterruptos, na modalidade e o melhor modelo que vi até agora, foi a da figura de um líder que conquistou credibilidade junto aos seus atletas, Maurício Kobayashi: era o primeiro a chegar, último a sair, nunca faltava a um treino, era duro e com critérios justos, não se preocupava com nada além de Tênis de Mesa. Estudava e planejava passo a passo a carreira de seu GRUPO.

Eu acredito que condições e estrutura nós temos no Brasil, mas falta um GRUPO trabalhando forte com muita MOTIVAÇÃO, espírito de equipe e um líder com CREDIBILIDADE. Conhecimento técnico? Ainda temos muito que aprender.

Que tal fazermos como na China, criarmos a seleção A e B com 15 a 20 atletas e colocá-los juntos durante um longo período, para criar este espírito de 1a divisão?

1. Vc acha bom o surgimento de tantas Ligas Regionais, e ainda agora uma Liga Nacional?
    Marcos :Eu faço uma analogia com o nosso futebol e futsal. Existem milhões de praticantes de futebol no Brasil: prédios, ruas, clubes, praças, parques, praias, colégios, etc; todos ainda despreparados para o futebol profissional, mas a partir do momento que cada órgão desse começar a organizar algumas competições, criar critérios para identificar o jogador de talento, premiá-lo com um estágio ou uma competição oficial, fatalmente ele virá às Federações, para que seja reconhecido. Sem as Ligas, perderemos uma grande chance de formar e descobrir atletas com chances de representar bem o Brasil no exterior.

O atleta de talento para o esporte, raramente vem para a nossa modalidade, visto que existem outras mais atraentes no que se refere ao retorno financeiro e da mídia. Por isto a nossa função é de ir buscá-lo, ou seja, fazer com que goste, participando inicialmente nos Torneios das Ligas e de não federados.

1. Vc tem algum projeto ou algum sonho que pretende realizar ainda para o Tênis de Mesa brasileiro?
    Marcos :Claro, muitos como: Já visitei inúmeras cidades brasileiras (em 21 estados do país), ensinando TM, e duas me chamaram atenção; Manaus e Marília. Caminhando pela cidade, escuto e vejo o “ping” e “pong”, tradicional barulho da nossa modalidade.

Mesas armadas nas ruas de Manaus ? ao invés de “pelada de futebol” , vejo o “TM ao ar livre”; já em Marília, vi nas escolas de inglês, varanda, quintais a mesinha montada e filas de crianças para praticar TM. Este é o sonho que mais gostaria de ver realizado, o esporte muito popular, como os antigos Torneios da Gazeta onde juntavam de 3.000 a 5.000 participantes, Biriba e Betinho jogando em ginásios lotados, 8.000 clubes de TM no país, etc. É bom sonhar…

1. Como já sabemos, vc é o representante da maior marca de tênis de mesa do mundo, aqui no Brasil, a Butterfly. É difícil fabricarmos aqui no Brasil material da qualidade da Butterfly?
    Marcos :A parte comercial veio há pouco tempo em 1992, depois de 21 anos na modalidade, surgiu esta oportunidade, abdiquei a minha carreira de engenheiro para ficar só com o tênis de mesa.

A Butterfly no Japão possui uma fábrica com muitos empregados em relação aos demais e tem engenheiros especializados; ela é dividida em grupos de pesquisa e desenvolvimento, utilizam máquinas caríssimas e já está a 50 anos estudando os processos de industrialização. Eu acho muito difícil fabricarmos aqui, pois trabalhamos com um esporte onde a precisão nos golpes, depende muito de um bom material. Países mais desenvolvidos que o Brasil, também estão tentando mas …não é fácil competir com os produtos Made in Japan. O Japão se tornou a 2a economia do mundo, não foi por acaso e sim por trabalhar honestamente e manter a qualidade dos seus produtos em todo o mundo. O faturamento da Butterfly é quase o triplo da empresa que número dois no mundo.

1. A Butterfly do Brasil, patrocina algum atleta brasileiro? O que é preciso para conseguir um patrocínio da Butterfly?
    Marcos :Sim, patrocina vários em conjunto com a Butterfly do Japão. Existem dois grupos de atletas patrocinados: Os já consagrados e os especiais, que chamamos de atletas do futuro. Na revista TT player edição de abril 2002, saiu uma lista com alguns deles. Basta treinar forte, ter bons resultados, como participar da seleção brasileira, e ter boa conduta. Os que treinaram no Centro de Treinamento da Butterfly (DOHJO) no Japão, já estão a um passo de consegui-lo.

2. As mudanças das regras que vem ocorrendo no tênis de mesa (bola de 40 mm, sets de 11 pontos e agora o saque), vc acha benéfica para a evolução do esporte?
    Marcos :Eu acho que o aumento da bola e o pedido de tempo foram excelentes mudanças, as partidas ficaram mais atraentes e até tem o tempo para o patrocinador na TV, porém nas demais alterações, tenho algumas dúvidas. No caso dos 11 pontos o tênis de mesa perdeu um pouco de sua identidade; como por exemplo, porque o futebol é tão tradicional ? Nas peladas você inventa as regras, “15 min por 15 min”, “quem fizer dois gols vence”, etc. No futebol oficial não, são “45min por 45 min”, “dois tempos”, “impedimento”, “lateral com as mãos”, “escanteio com os pés”, etc. Todos conhecem a regra, é mundial, sendo muito difícil alterá-la, criando-se uma cultura de anos. Portanto no pingue-pongue, “família”, “três queimadas no saque”, “quem fizer o ponto fica com o saque”… é similar a uma “pelada”. Quando falávamos de TM, “21 pontos’’, “cinco saques para cada”, jogo oficial que muitos conheciam. Hoje ninguém sabe mais se são “três saques”, “melhor de 7”, etc. Quanto à regra do serviço é boa para que se tenha mais “rally”, mas e para o árbitro visualizar ? E a padronização ?

Resumindo eu concordo com mudanças, mas não todas de uma vez, como vem sendo implantadas. Deveria existir um tempo maior de adaptação para não perder a sua identidade, como em muitos esportes os quais não sabemos se agora são dois tempos ou três tempos, 15 ou 25 pontos, etc.

1. Como vc vê a dificuldade das crianças brasileiras em conciliar os estudos com os treinamentos? É possível? Pq. a maioria pára de treinar, quando está atingindo um bom nível?
    Marcos :open_mouth: esporte é um excelente veículo para ensinar as crianças a ter disciplina, aproveitar e administrar melhor o tempo, tirar o tempo ocioso do adolescente para que não vá em busca de novas sensações como a droga, bebida e o fumo. Portanto cabe ao treinador educá-los e dar o exemplo a eles de quanto é importante a escola, aprender, ensina-lo a tirar o seu diploma universitário e saber se dividir entre os treinamentos e os estudos.

Até a categoria juvenil, o atleta treina bastante e chega a atingir um bom nível, mas na época de entrar na faculdade, ele terá que optar pelo seu futuro na modalidade ou num bom emprego para sobreviver. Nos países mais desenvolvidos os atletas conseguem ingressar numa boa Universidade de duas maneiras: pelo esporte ou pelo nível de conhecimento, aliado ao oferecimento de bolsas de estudo.

Ao sair da Universidade, ocorre o mesmo, ele consegue emprego pela capacidade ou para representar a empresa nos campeonatos, assim fica fácil decidir, parar ou não de treinar.

1. Fale-nos um pouco de sua trajetória. Pq. Tênis de Mesa?
    Marcos :Comecei um pouco tarde na modalidade (infantil), mas com muito esforço e dedicação consegui alguns bons resultados no juvenil, também pudera, treinando 10 horas diariamente. Como disse na pergunta anterior, no 3o colegial tive que optar e fui ser engenheiro. Porém nunca abandonei o TM, sempre como técnico desde os 17 anos, foi um meio de conseguir o meu sustento. Atuava em clubes pequenos e em 1986 veio o grande desafio da Dna Minako Takahashi; ela que já tinha treinado comigo em vários clubes, já havia me convidado três vezes para ser o treinador do Itaim Keiko e com uma proposta salarial incrível, fui o técnico que, com cartas brancas, pude trabalhar livremente, estruturando toda a parte técnica.

Na foto o Presidente da Federação Paraguaya de Tênis de Mesa, Sr. Mieres e Marcos Yamada em curso da ITTF.

Como conseqüência dos trabalhos que pude desenvolver, vieram os convites da Federação Universitária (FUPE), Confederação Universitária (CBDU), Comissão Intercolonial, Federação Paulista de TM (FPTM), ESPN-Brasil, Itaim Keiko, Nippon CC, Clube Piratininga, ACESantana, Comissão Panamericana Nikkey, Vibração Nestlé, etc.

Mas acredito que temos muito ainda para fazer pelo tênis de mesa.

1. Deixar a engenharia para viver para o tênis de mesa. Como foi essa decisão? Vc se arrepende? Deixe-nos uma lição.
    Marcos :Muito complicada na época, pois trocaria o incerto pelo certo e eu já era casado com uma filha. O grande segredo é acreditar naquilo que faz, jogar limpo, ter uma boa família que te dê apoio, educação e ensinar a ter respeito, faz com que tenhamos boas raízes e uma boa formação. A Dona Minako do Itaim Keiko, tem uma grande influência nesta minha decisão.

Fazer o que gosta, pode não render financeiramente, mas com certeza fará o seu dia a dia melhor, você não verá a hora passar e tornará a segunda-feira um dia excelente. Eu não tenho preguiça para trabalhar em prol do esporte e conviver com crianças, educá-las, dar exemplos como: o de não fumar, beber, drogar e de como tirar um diploma universitário, isto faz com que muitos garotos te sigam e mudem seus costumes para melhor.

A palavra mágica? Ajudar!

Marcos Yamada

É bom todos lermos a entrevista do Tecnico Serge Mimura, que foi citado pela reportagem da ESPN-Brasil onde sua propria ex-atleta revelou que…bem, deixe para lá…o assédio…

Extraído do site: http://www.ligavale.com.br

ENTREVISTA COM SERGE MIMURA

A Liga Valeparaibana tem a grata satisfação de entrevistar, Serge Augusto Mimura Coordenador das Seleções Brasileiras de Menores e diretor técnico do Grupo Ateme Team.

Serge Augusto Mimura

1- Como vc vê o futuro do Brasil no Tênis de Mesa? O trabalho que está sendo realizado está no caminho certo?
R- Vejo com bons olhos e muita esperança, vejo crescimento cada dia maior em nosso esporte e temos grandes atletas aparecendo, diversos atletas jovens que vem se destacando. Acho que temos problemas que devem ser resolvidos, mas com certeza estamos no caminho certo, investindo e estudando sempre tentando quebrar fronteiras.

2- Como sabemos vc atualmente é o técnico da seleção brasileira, ao lado do Marles Martins. Como é o trabalho frente a seleção brasileira? Como é executado? Tem remuneração?
R- Sim, sou coordenador da seleção Brasileira de menores e o Professor Marles da seleção Principal. Tenho um difícil trabalho como coordenador das seleções de menores. Tenho pesquisado formas de trabalho com atletas que possam vir a integrar as seleções de menores, mas fica muito difícil um trabalho regular (freqüente), pois o calendário anual é muito apertado e todos atletas menores estudam tornando impossível os treinamentos durante as aulas. Normalmente os treinamentos são efetuados nas vésperas de um campeonato internacional com os atletas classificados (o que eu não acho correto, o correto seriam treinamentos freqüentes) neste ano que vem entrando estamos planejando novas formas de treinamento.
Sim tenho uma ajuda de custo.

Serge e os técnicos do Ateme Tean

3- Em suas escolinhas como vc programa o seu treinamento? O que é mais importante treinar?
R- Todas as academias do grupo Ateme Team (Ateme São Judas, Ateme Itajubá, Clube Coopercotia, A.C.E. Saúde e Bunka de São Bernardo do Campo) tem um planejamento feito onde cada técnico atua com um determinado grupo de atletas e tem um programa determinado para cada nível.
Bom esta é uma pergunta bem complicada, diria que só saberia dizer se conhece-se o atleta a ser treinado, mas se está iniciando os treinamentos passaria treinamentos básicos de coordenação motora, freqüência e regularidade.

4- Como vc iniciou no TM? Quais suas maiores alegrias e as maiores decepções?
R- Meu primeiro contato com o tênis de mesa foi com meu primo Lino Sasaki, hoje técnico da Ateme Itajubá em Minas Gerais. Um dia jogando ping-pong na minha casa ele veio com saques, cortadas e efeitos que me fascinaram e ele me passou que treinava tênis de mesa no Itaim Keiko; resolvi conhecer o Itaim Keiko e ao mesmo tempo fui ao Bunkyo da Liberdade onde estudava Japonês, comecei tarde com mais de 15 anos sempre gostei de ensinar e logo apareceu uma grande oportunidade para mim, fui trabalhar em Interlagos/São Paulo no centro de Treinamento Kano (Academia do nosso falecido Claudio Kano) entrei como técnico principal e fui muito ajudado pela mãe do Claudio Kano, Srta. Mitiko Kano e seu pai Minoru Kano além claro do nosso ídolo Claudio Kano (com quem aprendi muito).
Fiz diversas apresentações com Claudio onde cada vez abriram mais horizontes para mim como técnico, assim comecei trabalhar na Associação Saúde e no Ajab do Jabaquara-SP (Clube que se juntou ao Estrela de Ouro durante dois anos), logo em pouco mais de um ano como técnico fui trabalhar no Colégio Bandeirantes e em São Bernardo no Bunka, também trabalhei como treinador do Clube Itaim Keiko e com o técnico Maurício Kobayashi no Elite. Em 1995 viajei para o Japão para fazer meu primeiro estágio técnico no exterior, na Butterfly do Japão, e fui assistir o mundial na China, aí abri as portas no exterior com um convênio com o Clube Sonoda Takuen (Japão) onde mando anualmente atletas para estágio com o Técnico Fumihiro (Pessoa que muito me ensinou). Em 1999 senti a necessidade de ter um local próprio para treinamentos e abri o Ateme São Judas (Academia de tênis de Mesa São Judas) de onde vieram meus maiores frutos e títulos, mas continuo dando acessória a diversas escolas e clubes.
Minhas alegrias são minha mãe Sandra que tudo faz por mim, os amigos que fiz , poder assistir a evolução de meus atletas, tudo que aprendi e espero aprender. A minha maior decepção são as brigas e inimizades por causa de dinheiro e poder e brigas de clubes onde só atrapalham o desenvolvimento do Tênis de mesa.

Serge Mimura dando conselhos para Mariany Nonaka
durante o Latino Americano na Colômbia

5- Vc que conhece bem os dois lados. O que é mais fácil, ser técnico ou atleta?
R- Bom não existe o lado mais fácil ser técnico ou atleta os dois lados exigem muita determinação, garra e o principal acreditar, gostar e sonhar. Como atleta nunca tive resultados expressivos e nem se comparam a os resultado que eu consegui como técnico. Mas eu posso dizer que para mim: Eu como atleta sou um bom técnico!

6- Quais são seus principais atletas? Qual sua principal dificuldade com eles?
R- Meus Principais atletas; Mariany Nonaka (Campeã Latina Americana, Pan-americana, bicampeã Sul-americana, Us Open, Brasileira e Paulista) atleta que sempre treinei desde o início de sua carreira e que mais projeção me deu juntamente com Cazuo Matsumoto (hoje em Piracicaba), Felipe Taira Morita (Campeão Brasileiro), Thais Hasegava (Campeã Brasileira Infantil), Lucas Tatani, André Kawai, Lais Hasegava, Karen Yaguishita (Campeã da Copa da França), e praticamente toda a equipe Bicampeã Brasileira Ateme São Judas/Jundiai 2001 e 2002.
Minha maior dificuldade com meus atletas são as faltas, pois devido a diversos campeonatos nacionais e internacionais eles precisam repor as aulas perdidas e fazer provas atrasadas o que dificultam em muito os treinamentos.

7- Descreva para nós o seu dia-a-dia. O que o Serge Mimura gosta de fazer? Como é Serge Mimura?
R- Durmo muito pouco, nas manhãs praticamente faço a programação dos treinamentos (junto com meu braço direito em São Paulo Osmir Tamura), visito meus patrocinadores e faço reuniões com os meus auxiliares técnicos, que hoje são em oito, (além de tratar assuntos pessoais) na parte da tarde e da noite trabalho em campo (Treinamento), Adoro colecionar aparelhos eletrônicos e DVDS tenho uma verdadeira coleção, gosto de ver filmes e sair com amigos, adoro o Tênis de mesa e vejo meu futuro todo calcado nele, com muitas perspectivas, e também adoro ler.

Serge com seus principais atletas, Mariany Nonaka e Felipe Morita 8- Para conquistar os títulos de Bi-Campeão Brasileiro de Clubes, e de Campeão Paulista, é possível competindo só com atletas do clube ou precisa contratar atletas de outros clubes?
R- Sim esta pergunta é muito interessante. Bom, meu clube atual Ateme S.J. /Jundiaí é Bicampeão Brasileiro e nenhum atleta recebe um tostão, mas para se vencer campeonatos eficiência você tem que possuir atletas de nível em todas as categorias desde o pré-mirim até o Veterano e em meu clube temos todas as categorias, por isso fica mais fácil alcançar estes resultados. Além de obtermos uma ajuda nas inscrições de Jundiaí, não acho que há necessidade de contratar atletas. Veja em meu caso, o Ateme/Jundiaí foi campeã este ano com seus principais destaques jogando por outras cidades. Vejam: Mariany Nonaka, Lais Hasegava e Mariana Assis jogando pelo Estrela de Ouro e Cazuo Matsumoto jogando por Piracicaba. Gostaria de frisar que não temos uma equipe muito forte na categoria adulto.

9- Qual o seu principal objetivo no Tênis de Mesa?
R- Bom, tenho diversos objetivos a alcançar, mas gostaria realmente de ajudar o Brasil a ter um nível internacional mais forte.

10- Vc acha que é possível aqui no Brasil, nós termos uma estrutura onde todos os clubes trabalhassem em pró da seleção brasileira? Vc passaria um atleta que vc treinou para um técnico que estivesse acima de vc caso existisse uma hierarquia como na China?
R- Acho possível se não houvesse tanta desunião e se houvessem mais clubes especializados em alto nível, mas diante das condições de hoje acho complicado ainda.
Sim, sem problemas, se eu soubesse que seria feito um investimento e trabalho sério pensando em um futuro para meu atleta.

Serge Mimura e o presidente da ITTF Adhan

A LVTM agradece a vc por ter respondido as nossas perguntas e deseja muito sucesso em sua trajetória profissional.

Obrigado LVTM pela chance e espero ter esclarecido e ajudado um pouco, estou aberto a discussões e sugestões.

Serge Augusto Mimura Coordenador das Seleções Brasileiras de Menores e diretor técnico do Grupo Ateme Team.

Muito cuidado com o que vocês vão comentar, se é que querem comentar algo, sobre isso. Na verdade eu gostaria que nada fosse comentado publicamente (fórum). Como nem a própria Mariany gosta de falar sobre o assunto, em forma de respeito a mesma e a sua família, se querem falar sobre o que houve, que seja discutido apenas reservadamente (e-mail ou mensagens privadas).

Agradeço a colaboração de todos.

Atenciosamente,

Mazinho

[b]Alguém sabe quem são os “Irrestritos”???
Além de não achar o banco de Imagens dos presentes ao curso no RJ???
Há um “clique aqui”, para facilitar transcrevo os 17 presentes.
Pergunta, a viagem e hospedagem foram c/ verbas pagas por quem???

Os 17 por ordem de aparecimento
RJ - AM - BA -MG - GO
DF - SE - PE - AL - PB
MS - RN - PA - SC - TO
MA e PR

Jus[/b] :?:

PRESIDENTES DAS FEDERAÇÕES RATIFICAM SEU IRRESTRITO APOIO A CBTM
05/05 16:18

Após a exibição do programa “Histórias do Esporte” da ESPN, os presidentes das Federações de Tênis de Mesa que vieram ao Rio de Janeiro participar da Assembléia Geral e do Curso Administradores do Esporte da CBTM, indignados com o cunho das informações veiculadas, resolveram, por iniciativa própria, assinar um documento ratificando total apoio à política administrativa da CBTM. Clique aqui para ler o conteúdo da carta.

Vanessa Medeiros - CBTM

FOTOS CURSO ADMIN. DO ESPORTE NÍVEL I
05/05 09:29

A CBTM vem informar a todo os interessados que as fotos do Curso Administradores do Esporte - Nível 1 - Versão III, encontram-se no link “Banco de Imagens”, dentro de “sala de imprensa”. Para mais informações, contatar [email protected] .

Vanessa Medeiros - CBTM

Alguém conseguiu achar o tal link ou isso é para não aparecer na foto ?!?!?!?!

Caros Colegas,

Esta área é destinada aos jornalistas e veículos de comunicação que desejam obter mais dados sobre o tênis de mesa. Para mais informações, entrem em contato com a assessoria de imprensa da Confederação.

Jornalista responsável: Vanessa Medeiros

E-mail: [email protected]

Tel.: (21) 2579-0650 / R. 113

:smiley: Não sei porque, mas este irrestrito apoio dos Presidentes de Federações não cheira bem…Realmente o Sr. Sadock está correto em questionar quem pagou as passagens aereas para esta quantidade enorme de presidentes…para a Assembleia Geral…que se todos perceberem é sempre auterada todos os anos nas Assembleias Gerais.

:smiley: Porque este número considerável desta vez estava presente no Rio de Janeiro?

:smiley: Uniram o útill ao agradavel? Depois teve o curso de administradores? Será que todos os anos a CBTM dará este prêmio para todos eles?

:smiley: Não sou de São Paulo, mas acho que com esta quantidade enorme de federações apoiando tudo alguma coisa não está certa. Alguém poderia colocara aqui ou falar quantos clubes e atletas cada estado possui? Atletas federados ok? Aí veremos o grande e magnifico trabalho que estes excelentes presidentes estão desenvolvendo em seus respectivos estados.

:smiley: A maioria ou a quase totalidade das seleções brasileiras de menores e principal saem de onde? Pelo apoio irrestrito e icondicional devem sair destes estados certo? Eles devem ser o exemplo a ser seguido então pelos demais estados certo?

:smiley: Aí vai outra sugestão: por que a REVISTA VEJA não faz algo semelhante do que fez na semana passada onde colocou a fotos de mais de 20 prefeitos corruptos? Vocês leram o absurdo? Então, acho que o mesmo acontece em nosso esporte, certo pessoal? E não só no Tênis de Mesa, mas infelismente em todas as modalidades, em todas as esferas municipal, estadual e nacional.

Pessol, está chegando a hora e o momento de um dia termos as coisas mais claras, certo?

Até mais.

é impressão minha ou São Paulo, que estava presente na assembléia, não assinou esta carta? :wink:

outra coisa interessante é que o presidente da federação de tocantins assinou duas vezes esta carta. uma pelo seu estado e outra (por procuração) pelo mato grosso do sul. que apoio hein Lécio?

Hamtaro!

[quote=“JulioSaddock”:3os922nz][b]Alguém sabe quem são os “Irrestritos”???
Além de não achar o banco de Imagens dos presentes ao curso no RJ???
Há um “clique aqui”, para facilitar transcrevo os 17 presentes.
Pergunta, a viagem e hospedagem foram c/ verbas pagas por quem???

Os 17 por ordem de aparecimento
RJ - AM - BA -MG - GO
DF - SE - PE - AL - PB
MS - RN - PA - SC - TO
MA e PR[/quote]

:smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley:

CBTM RECEBE APOIO DE PESSOAS LIGADAS AO ESPORTE
06/05 09:24

Em função da carta publicada no site da CBTM, dia 5 de maio, onde vários presidentes de Federações ratificaram seu apoio a atual gestão da Entidade, o presidente Alaor recebeu vários comunicados de solidariedade, entre eles, o citado abaixo. A CBTM agradece a todos os amigos do Tênis de Mesa que ajudam no crescimento do esporte e valorizam as conquistas do TM no âmbito nacional e internacional.

Senhor Presidente,

Mesmo não conhecendo o objeto da reportagem, tenho plena certeza da sua correção no trato dos assuntos da CBTM. Com certeza, as recentes conquistas têm incomodado os retrógrados, invejosos e quem sabe alguns Judas. Receba a minha modesta solidariedade e vamos em frente em busca de novas conquistas para o Brasil.

Atenciosamente,

Evaldo (Estado do Pará)

Vanessa Medeiros - CBTM

:smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley:

Após a exibição do programa “Histórias do Esporte” da ESPN, os presidentes das Federações de Tênis de Mesa que vieram ao Rio de Janeiro participar da Assembléia Geral e do Curso Administradores do Esporte da CBTM, indignados com o cunho das informações veiculadas, resolveram, por iniciativa própria, assinar um documento ratificando total apoio à política administrativa da CBTM.

Mais…

Respondendo
Eis o número de filiados por Federação. Os dados foram extraidos do site da CBTM

UF Total
AL 21
AM 23
BA 69
CE 19
DF 77
ES 1
GO 24
MA 5
MG 60
MS 272
PA 153
PB 19
PE 135
PR 118
RJ 181
RN 50
RO 10
RR 17
RS 77
SC 268
SE 41
SP 463
TO 54
Total geral 2157

Esses são os número do TM Brasileiro

PQP, tem muita coisa pra ser feita pelo tt do Brasil mesmo…
Apenas para uma comparacao, a associacao do distrito (Bezirk) onde moro aqui na Alemanha tem 5000 associados ativos. E olha que o meu distrito nao tem mais do que 1/2 milhao de habitantes…

:smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: PARECE BRINCADEIRA OU PIADA MAS NÃO É…

ENQUANTO NOSSO TÊNIS DE MESA É UMA BRINCADEIRA NO BRASIL, ONDE VÁRIOS PRESIDENTES DE FEDERAÇÕES NÃO FAZEM NADA PARA O CRESCIMENTO, NÃO TEM CLUBES EM QUANTIDADE, E ATLETAS FEDERADOS, COMO O ALESSANDRO MOSTROU ACIMA, AGORA A CBTM INOVA COM UM SINO DE MOSTRA QUEM FEZ CURSO DE WORD, WINDOWS, COREL DRAW, EXCELL, POWER POINT, E-MAIL, SITE, BATE PAPO NO UOL PATE PAPO NO TERRA, EXPLORER, ETC…É PIADA…

MAS QUEM FIZER ISSO É SÓ TOCAR O SINO !!!

E OS TREINOS DOS ATLETAS OLIMPICOS? A LIGIA VAI TREINAR OU NÃO COM AMARIANY NONAKA???

O HOYAMA VAI OU NÃO TREINAR DUPLA COM O HANASHIRO???

CADÊ ESTAS NOTICIAS NO SITE DA CBTM? POR QUE ISSO NÃO TEM? CLARO !!! POR QUE OS ATLETAS OLIMPICOS:

1. HUGO HOYAMA (SUZANO)
  2. HUGO HANASHIRO (SÃO CAETANO)
    3)TIAGO MONTEIRO (FRANÇA)
  3. LIGIA SILVA (SANTOS)
  4. MARIANY NONAKA (EX-SÃO PAULO E AGORA PIRÃCICABA9

NÃO QUEREM TREINAR NO CT DE PIRACICAVBA.

POR QUE ELES NÃO RECEBEM UMA VERBA MENSAL !!!

[b]E AÍ VEM, ESTA NOTICIA QUE QUEM FIZER O CURSO DE INFORMATICA É SÓ BATER O SINO??? É BRINCADEIRA ???

VEJAM COMPANHEIROS. ELES COMEMORAM MASI UM VANÇO NA ADMINISTRAÇÃO…RSSRRSSRSSRSRS

QUANDO SERÁ QUE RIEMOS COMEORAR UMA MEDALHAR DE OURO DE VERDADE COMO A DAIANE DOS SANTOS DA GINÁSTICA?

SERÁ QUE ESTAMOS TÃO MAL ASSIM, QUE TEREMOS QUWE COMEMORAR UM SINO SOBRE WORD, EXCEL, E BLÁ, BLA´, BLA??? !!![/b]

CBTM COMEMORA MAIS UM AVANÇO EM SUA ADMINISTRAÇÃO
06/05 18:09

Ontem, dia 5 de maio, o sino instalado na CBTM há mais ou menos dois meses, bateu mais uma vez. O motivo foi a instalação do programa de cursos de informática que será dedicado aos parceiros internos da CBTM. O projeto já existiu no passado, mas a novidade é que este prevê uma continuidade de aprendizado e uma política de incentivo aos mais dedicados. Todos os funcionários deverão fazer os cursos, que se iniciarão pelo Windows. Após as aulas, que serão acompanhadas por monitores de dentro da CBTM, os parceiros farão uma prova para verificar o aproveitamento.

“O objetivo é possibilitar que as pessoas tenham conhecimento de todas as ferramentas do windows, Word, Excel, PowerPoint, Access e Corel Draw”, afirma Alaor Azevedo, presidente da CBTM.

O curso é feito com apostilas e Cds e deverá ser feito durante dois meses cada um. Continuamente, a CBTM estará oferecendo também o Curso de Português Básico e Inglês, para todos os níveis. É a CBTM mostrando que se preocupa com o aprendizado de seus funcionários.

Continuando do post acima…
Quase tudo que tem sido discutido neste forum seria mais adequado a um inquerito policial, com a devida salvaguarda da honra dos acusados, ateh uma eventual condenacao. Por outro lado, os numeros postados pelo colega Alessandro, atestam de maneira irrefutavel a incompetencia dos que tem conduzido o esporte no Brasil. Depois de 20 anos de trabalho, e o tenis de mesa mesa do Brasil continuar sendo menor do que o TM de um distrito Alemao, o que se pode chamar isto? Cada arrume o adjetivo que lhe agrade, isto nao importa, pois soh uma coisa pode remediar esta situacao : a rotatividade do poder.

Porque o esporte no Brasil eh cartorial? Alguem saberia esclarecer a questao legal por tras desta triste realidade?

Meu amigo…o BRASIL é cartorial! Vc compara os políticos corruptos com o quê, senão grandes cartolas comandando do jeito que querem, da maneira e forma que mais lhes convem?..
:cry:

:smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley:
SÓ PARA COLOCAR ESTE TÓPICO AQUI DE NOVO.

ELE SAIU DAS 20 MAIS LIDAS ENTÃO, É IMPORTANTE DEIXARMOS ESTE TÓPICO AQUI, PARA QUE OUTRAS PESSOAS QUE NÃO LERAM, POSSA VER O QUE ACONTECE EM NOSSO QUERIDO ESPORTE.

A questão principal desta carta é a representatividade da assinatura destes presidentes confrontada com a opinião de toda a comunidade do tenis de mesa formada por atletas, árbitros,técnicos, pais e parentes, dirigentes de clubes e simpatizantes do esporte que não estão nada satisfeitos com o destino que o TM do Brasil está seguindo. Há um excesso de formalismo para se jogar um campeonato, uma série de entraves para você fazer uma viagem pois nunca se sabe se estamos infringindo alguma regra elocubrada pelas cabeças desvairadas dos que comandam o TM. E eles não tem o menor constrangimento em impor pesadas multas aos que se opõe ao seu comando. Estamos vivendo a Idade Média do tênis de mesa com os Inquisidores perseguindo os infiéis.
Salve-se quem puder

:smiley:
PESSOAL, ALGUÉM PODERIA FAZER COMO ALESSADRO FEZ QUE COLOCOU AQUI QUANTOS ATLETAS FEDERADOS TEM EM CADA ESTADO, NOS INFORMAR QUANTO TEMPO O PRESIDENTE DE CADA FEDERAÇÃO ESTÁ EM SEU CARGO?

VAMOS FAZER ISSO COLOCAR AQUI TODOS OS ESTADOS, POR EXEMPLO:

QUANTOS ANOS ESTÁ NO PODER O PRESIDENTE, SEU NOME E O QUE EL FEZ ATÉ HOJE:

PROPONHO QUE TODAS AS ELEIÇÕES DE PRESIDENTES (CBTM E FEDERAÇÕES, COB, ETC) SEJAM IGUAIS A DE PRESIDENTE DA REPUBLICA, GOVERNADORES, PREFEITOS, ETC, ONDE ELES TEM UM MANDATO DE 4 ANOS. SE FOREM BONS, FICAM MAIS 4 ANOS (TERÃO DIREITO A REELEIÇÃO). DEPOIS TEM QUE SAIR E ESPERAR 4 ANOS. SE FOREM BONS AÍ VOLTAM, O QUE VCS ACHAM?

1. RIO GRANDE DO SUL?
  2. SANTA CATARINA?
  3. PARANÁ?
  4. SÃO pAULO
  5. RIO DE JANEIRO?
  6. MINAS GERAIS?
  7. ESPIRITO SANTO?
  8. GOIÁS?
  9. BRASÍLIA?
  10. MATO GROSSO?
  11. MATO GROSSO DO SUL?
  12. TOCANTINS?
  13. BAHIA?
  14. ALAGOAS?
  15. SERGIPE?
  16. PARAÍBA?
  17. PERNAMBUCO?
  18. CEARÁ?
  19. RIO GRANDE DO NORTE?
  20. PIAUÍ?
  21. MARANHÃO?
  22. AMAZONAS?
  23. PARÁ?
  24. RORAIMA?
  25. ACRE?
  26. RONDÔNIA?
  27. AMAPÁ

Os números de Federados é minimo como Mitidieri disse:

Por outro lado, os numeros postados pelo colega Alessandro, atestam de maneira irrefutavel a incompetencia dos que tem conduzido o esporte no Brasil.

Concordo plenamente.
Enquanto não haver rotatividade no poder o Brasil não sairá do lugar… Infelizmente.
::negativo:: ::chorar:: :frowning:

Não sei se é erro, mas aí vai caro catarinense.

1. Este ano teve o Latino-Americano de Menores na Argentina, por que a CBTM levou apenas atletas na categoria infantil? Por que não levou mirim? Vocês sabiam que teve neste Latino a categoria mirim? O dia em que você for pai de atleta (ou mãe) você sentirá na pele isso.

2. No Campeonato Sul-Americano que teve este ano de menores, a Seleção Brasileira (suposta certo?) teve que ir jogar este evento internacional representando o Brasil pagando todas as suas despesas, você concorda com isso? Mesmo sabendo que entra na conta da confederação 1 milhão e duzentos mil reais?

As deamis coisas, acho que foi exibido na matéria da ESPN-Brasil, vc assistiu? Acho que vc acredita em Coelhinho a Pascoa e também em Papai Noel.

É isso…

Desculpem a sinceridade.
Maria.

Concordo com vc.

[quote=“adaltodasilva”:c4gpfrn9]:smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley:

:twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Após a exibição do programa “Histórias do Esporte” da ESPN, os presidentes das Federações de Tênis de Mesa que vieram ao Rio de Janeiro participar da Assembléia Geral e do Curso Administradores do Esporte da CBTM, indignados com o cunho das informações veiculadas, resolveram, por iniciativa própria, assinar um documento ratificando total apoio à política administrativa da CBTM.

Mais…[/quote]