A CPI do Tênis de Mesa: Qual o tamanho do estopim?

Graças à caridade de um amigo (valeu Breno!) que gravou o programa pude finalmente assistir ao “Histórias do Esporte: A CPI do Tênis de Mesa”, exibido neste sábado pela ESPN Brasil.

Minha intenção inicial era publicar os principais trechos do programa em forma de matéria, mas cheguei à conclusão que isso não valeria a pena e que uma discussão no Fórum seria mais válida (até porque uma mensagem do fórum recebe até 10 vezes mais visitas do que uma notícia).

O programa iniciava-se dizendo que o Tênis de Mesa brasileiro, graças aos desmandos administrativos, era uma bomba prestes a explodir. Escuto esta estória há muitos anos e é quase impossível esconder o meu ceticismo.

Diferentemente da maioria das pessoas, não gostei muito da reportagem. Creio que ela poderia ter abordado melhor todas as questões. Gostaria muito de ter visto a CBTM, na pessoa do seu presidente, respondendo as denúncias. Foi exibida apenas uma pseudo-resposta, extremamente genérica e que poderia ser utilizada para se defender de qualquer acusação. Até a “hiper-criativa” analogia com Jesus Cristo (“se nem Jesus conseguiu agradar a todos…”) foi utilizada. Gostaria de tê-lo visto responder diretamente uma única questão, como por exemplo: onde foram parar os R$ 400.000,00 liberados pela Eletrobrás para construção das mesas de cimento? Como nada foi respondido no programa, vejamos pelo menos se algo será publicado no site da CBTM.

Como foi enfatizado inúmeras vezes pelo narrador, tudo o que foi tratado na reportagem é de notório conhecimento público. Poucas são as pessoas que não tinham conhecimento daquelas denúncias, ou seja, pouca coisa de novo veio à tona. Todos os presidentes de Federações sabem muito bem como as contas são aprovadas e como o Estatuto da CBTM é alterado quando e como o seu presidente deseja. Atualmente o Estatuto funciona como uma fórmula de perpetuamento no cargo do Sr. Alaor Azevedo. Cada Federação também é responsável por tudo que está acontecendo. Só chegamos a este ponto porque nenhuma atitude foi tomada.

Mudanças urgentes são necessárias, todo mundo sabe disso, mas poucos têm a coragem de se expor. Poderia contar em poucos dedos as pessoas neste país que se arriscam a peitar a CBTM. Não queremos criar mártires, mas o que poderia ser considerado “apenas” covardia, atualmente transforma-se em pura CONIVÊNCIA! Algumas pessoas disseram-me: “mas Mazinho, precisa ter muito cuidado com o que é dito na televisão”. Concordo, mas a passividade de algumas declarações exibidas defronte às câmeras não é muito diferente da observada sem as mesmas.

Apesar do meu ceticismo, ainda tenho fé. Oremos para que o programa realmente tenha alguma repercussão no cenário “extra tênis de mesa”, pois, lamentavelmente, estou cansado de esperar alguma providencia das pessoas do nosso esporte. Desejamos que o Ministério Público Federal e a Polícia Federal realmente investiguem o caso, e neste sentido a reportagem vai ajudar bastante, pois, de certa forma, exercerá algum tipo de pressão sobre as pessoas ligadas à investigação.

Ahhhh, para concluir… Acho que colocaram um estopim muito longo ou então esqueceram de ascendê-lo. O que sei é que esta bomba parece que não vai estourar nunca!

Mazinho

:smiley: Um amigo meu escreveu os principais trechos da reportagem da ESPN-Brasil. Então aí vai para quem não assistiu e tem TV a Cabo. Aí tirem suas conclusões. Só acho que todos tem que tentar entrar em contato com toda a imprensa e cobrar posições de nosso politicos e de seus presidentes de federações.
Um dia a coisa poderá melhorar em nosso esporte.

HISTÓRIAS DO ESPORTE

A CPI DO TÊNIS DE MESA (PROGRAMA EXIBIDO NO DIA 01/05/2004)

ESPN-BRASIL: O Tênis de Mesa do Brasil tem história, tradição, teve o fantástico Biriba, teve Claudio Kano, tem Hugo Hoyama, TEM UMA CRISE PRESTE A EXPLODIR!

Muitas denúncias correm soltas no Ministério Publico Federal em São Paulo e na Policia Federal no Rio de Janeiro. São denúncias contra a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa. Há muita desconfiança nos clubes de Tênis de Mesa no Brasil, da forma como que o dinheiro que é recebido é investido.

ISSAMU KAWAI: - Hoje com o dinheiro que a CBTM recebe, muitos atletas não tem apoio nenhum. Acho que deveriam receber um salário para poder jogar, participar de eventos…

RICARDO INOKUCHI E ALESSANDRO ANDREATINI, mostraram documentos, pois não aguentam mais a forma como o Tênis de Mesa brasileiro é administrado.

RICARDO INOKUCHI: - Tudo se originou em cima de outr denuncia da Alsimar (Ex-Vice-Presidente da CBTM). E aí os documentos foram chegando…

ALESSANDRO: - A CBTM recebeu verbas publicas. Entrou em conato com o Senador Suplicy, que enviou o valor que a CBTM recebeu do governo feedral. Aí os números não bateram…

ALAOR: - Tudo é manobra politica. Quem está acusando nunca fizeram nada pelo Tênis de Mesa.

ESPN-BRASIL: PROJETO GRANDE SACADA:
“Tinha o patrocínio de 1 milhão e 200 mil reais da Telebras, para construção de mesas de concreto em várias cidades brasileiras. A primeira parcela de 400 mil reais foi liberada, mas nenhuma mesa foi construída”.

ALAOR: - O processo está arquivado. O Tênis de Mesa do Brasil sempre teve muita transparência…

RODRIGO DOS REIS – ATLETA DO VASCO DA GAMA/RJ

• Tem documentos da CBTM, com movimentações de contas de telefonemas particulares, filiação ao Jockei Clube do Rio de Janeiro, remessas de dólares para o exterior, pagava a escola dos filhos, pagava consórcios de carros, envolvimentos do Dr. Alaor com outras empresas…

FERNANDO ORLANDO (Ex-Secretário Geral da CBTM).

• as contas eram aprovadas por parentes.
  • o conselho fiscal era composto pelo sogro (pai da Vera sua esposa), pelo irmão, e uma outra pessoa que trabalhava com ele no hospital.

ESPN-BRASIL: Tem documentos onde cosnta que você esteve no Canadá, aprendendo sobre a construção de mesas de concreto.

FERNANDO ORLANDO: - isso não é verdade. Estive lá no Canadá para trazer o Aberto do Brasil, para fazer parte do Tour Profissional. Só para isso…

• Em momento algum fiz curso para mesa de concreto. Isso jamais aconteceu…

ESPN-BRASIL: - A gente tem aqui um projeto olimpico de Tênis de Mesa de 2000. O nome do coordenador Davi Lima em Dezembro de 2000 ministrando um curso em Piracicaba, mas o Davi não estava em Piracicaba. Ele estava ao seu lado no Aberto de Lisboa, em Portugal.

ORLANDO: - Isso mesmo. Estavamos em Portugal.

ESPN-BRASIL: Mas o Davi recebeu R$ 4.800,00 reais e não estava no evento…

ESPN-BRASIL: - estas histórias são de dominio publico no Tênis de Mesa, ma nem todos querem conta-las.

HOYAMA: - quero me concentrar para os Jogos Olimpicos de Atenas. Mas confesas que queria ter a coragem do Guga…que denunciou o presidente da Confederação de Tênis…

• Temos que tomar atitude. São 28 anos de Tênis de Mesa. A gente tem que ser leal com o esporte…

BIRIBA: - Solta o verbo.

• Uma pessoa com 20 anos no poder tem que sair. Tem que mudar.

ISSAMU: - tive que pagar minahs despesas para jogar o Pré-Olimpico do prórpio bolso.

ESPN-BRASIL: Kawai fala que a CBTM recebe verbas e então ela deveria ajudar financeiramente os atletas. PARA ONDE VAI O DINHEIRO???

MONICA DOTTI: - joguei 8 mundiais. Em todos ví esposas dos dirigentes. Teve um mundial que deixaram de levar 1 atleta mas 1 esposa estava lá…

ISSAMU: - Essa bandeira tem que ser puxado por um atleta de ponta. (Como o Guga fez). Já tiveram várias oportunidades, mas não o fizeram.
ESPN-BRASIL: - O técnico Nelsinho Machado de Marília já foi treinador da Equipe Nacional. Sabe muita coisa, mas não se atreve a falar de mais. Já foi castigado por sua lingua aferina…e que pode prejudicar seu trabalho com os turma jovem que desponta em sua cidade.

ESPN-BRASIL: - Vc acha que chegou a hora da CPI do Tênis de Mesa?

NELSON MACHADO: - bom, nós sabemos que foram feitas denuncias, elas devem ser apuradas…

ESPN-BRASIL: - também sem muita disposição para falar diante das cameras, o Presidente da Federação Paulista Lidney Castro é um velho dirigente, com ideias modernas. Mas acha que é cedo para cutucar a ONÇA Alaor de vara curta. Mesmo assim deixa escapar algumas denuncias.

LIDNEY: - até hoje a CBTM nos deu apenas um notbook em comodato. Falaram que o dinheiro é usado com os atletas de alto rendimento. Mas está tudo centrado em Piracicaba. Lá as isntalações são excelentes, mas não tem quantidade de atletas de nível. Só tem a Mariany Nonaka…

ESPN-BRASIL: - A FPTM conseguiu um patrocinio e repassa aos atletas uma quantia. A CBTM tentou passar a perna em vocês da FPTM?

LIDNEY: - A Nossa Caixa ajuda 4 modalidades. (Tênis de Mesa, Judô, Remo e Ciclismo). A CBTM tentou que a verba fosse repassada para eles.

ESPN-BRASIL: - NENHUM DOS 5 ATLETAS OLIMPICOS RECEBEM NADA… Se o Hugo Hanashiro quiser jogar fora, terá que pagar com dinheiro do prórpio bolso…

ESPN-BRASIL: VIOLÊNCIA NO ESPORTE. Foi assediada dentro da Seleção Brasileira.

MARIANY NONAKA: - Tive problemas, discussões e tive que mudar de técnico. Sim, tive problemas sérios, mas já esqueci. O que aconteceu com o Serge (Mimura) já passou.

LIGIA SILVA: - não quer treinar em Piracicaba. Recusa-se. Prefere treinar com o Bolacha em Santos.

ESPN-BRASIL: Alaor fala que processo está arquivado no Ministério Publico. Mas não é isso. Lá no ministério publico, este processo continua sendo investigado, diz a Dra Luciana Costa Pinto do Ministério Publico Federal de São Paulo.

LUCIANA COSTA PINTO: - O Ministério Publico vai investigar as contas, denuncias, descontos dos prêmios de loterias e que não eram repassados…
ESPN-BRASIL: GRANDE SACADA.

LUCIANA: Falaram que as mesas não foram construídas.vamos averiguar…

[quote=“adaltodasilva”:6rb42vz9]:smiley: Um amigo meu escreveu os principais trechos da reportagem da ESPN-Brasil. Então aí vai para quem não assistiu e tem TV a Cabo. Aí tirem suas conclusões.

BIRIBA: - Solta o verbo.

• Uma pessoa com 20 anos no poder tem que sair. Tem que mudar.
    [/quote]
    Concordo com o Sr. Ubiraci, o popular Biriba. O Presidente da CBTM tem mais é que sair, mas nem tanto pelo tempo de permanência no cargo, mas pelas coisas absurdas que fez durante esse tempo. Por exemplo, deixar de fora da seleção brasileira um nome como Maurício Kobayashi, que é a pessoa que mais entende de Tênis de Mesa no nosso país. E ainda teve gente que postou alguma coisa como “Valeu Marles!” depois do Mundial por equipes… :cry:

Concordo Plenamente como que disse Nakata! ::perfeito::

Atleta Olímpico como o Hanashiro não ter campeonatos pagos é um absurdo!!!

Agora que o Tênis de Mesa tem uma verba já considerável, se a confederação usasse bem esse dinheiro o esporte aqui no Brasil poderia ficar muito difundido e atletas de ponta sairiam facilmente…

Mas com esses caras na Confederação o Tênis de Mesa no Brasil nunca sairá do amadorismo mesmo…

Reformulação na Confederação Já!!!
::chorar:: ::segredo::

Depois de lê os principais trechos da reportagem da ESPN-Brasil, colocados aqui pelo companheiro adaltodasilva.

Vemos que, os escancarados e vergonhosos demandos da CMTM, devem ser apurados urgentemente!

Amigo Nakata (Sei que posso te chamar assim pois, apesar de não nos conhecermos, sempre leio suas colocações aqui e as acho muito boas).
Só gostaria de esclarecer uma coisa…Quem disse “Valeu Marles” fui eu, que sou amigo pessoal dele, participei de várias clínicas com ele e sei da sua competência PROFISSIONAL.
Achei que o resultado foi bom para nós e, querendo ou não, teve o dedo dele.
Nem sei a que nível político ele chega nessa sujeirada toda, se é que chega, mas minha colocação não tem nada a ver com política.
Eu o parabenizei pelo resultado e reitero quantas vezes for necessário o meu “VALEU MARLES”.
No mais, gostaria apenas que essas palavras fiquem como uma explicação e em momento nenhum uma ofensa ou algo assim. Como disse, tenho sempre que admirar pessoas que, como vc, sempre contribuem de forma inteligente para o nosso tão amado e maltratado esporte.
Valeu
Eduardo (CADUPA)

Sempre que se vai conversar com um técnico ou dirigente de algum clube e a gente pergunta o que vc acha de fulano de outro clube? a resposta é só pauleira, ninguém fala bem de ninguém e só puxam a brasa pro lado de suas sardinhas.

Sou totalmente a favor de se apurar estas gravíssimas denuncias, e punir os culpados.

Mas é preciso também que os dirigentes de nosso esporte se unam, porque com brigas, intrigas e politicagem o nosso esporte só anda pra traz.

• Vale ressaltar que a ESPN dá uma força tremenda pro nosso esporte, pq além de ser o único canal que transmite jogos ainda teve a coragem de fazer esta denuncia.

Eu estou fazendo a minha parte.
Espero que muitos que vivem reclamando e choramingando pelos cantos façam a sua.
Afinal se chegamos ao ponto que chegamos é por pura omissão. As coisas só acontecem porque as consentimos.

Alessandro
Associação Brasileira de Masters

Temos que descobrir o que é possível fazer e nos unirmos pra fazê-lo.
Apesar de aparentemente o presidente da CBTM parecer estar “sujo na parada”. Só depois de averiguar tudo muito bem é que podemos emitir um julgamento bem embasado.
Mas tenho quase nenhuma dúvida de que tudo o que foi dito contra ele seja verdade. Um cara desprovido de senso de coletividade, que tem a cara de pau de dizer: “-Eu criei a CBTM”, está na presidência há quase 20 anos e tem investigações correndo na Polícia Federal não deve ser grande coisa em matéria de caráter e integridade moral.
Ele criou a CBTM? Como? Se somos nós mesatenistas brasileiros, em sua maioria pobres, que pagamos tudo quanto é taxa de inscrição, taxa de federação e o escambau pra participarmos de campeonatos e termos nosso nome devidamente rankeado? E se a maior parte da receita da CBTM não vem de taxas e afins, pior ainda…
Desvio de recursos federais! NÓS, BRASILEIROS, MESATENISTAS OU NÃO É QUE PAGAMOS OS IMPOSTOS QUE SÃO ARRECADADOS PELO GOVERNO E REPASSADOS EM FORMA DE APOIO À CBTM.

Pra depois o Hugo Hanashiro ter de bancar todas as suas despesas pra ir a um Pré-Olímpico?

Abaixo ao Alaor, ao seu nepotismo e ao empecilho que ele tem sido ao desenvolvimento do tênis de mesa no Brasil.

Apenas uma observação a parte: hoje de manhã na ESPN Brasil passou uma reportagem com Hugo Oyama na História do Esporte e terá de novo por volta das 23:30h (se for reprise do de manhã, o que eu não sei dizer se é) portanto para quem se interessar fique de olho hoje (segunda).
Até… :wink:

Não precisa agradecer Mazinho, estamos aqui pra isso…
Tenho praticamente a mesma forma de pensar do Mazinho, creio que nada de radical acontecerá, mas será bom por que quando algo está na mídia (relacionado a casos investigativos), no mínimo abre os olhos e motiva aqueles que trabalham em orgãos responsáveis por desvendar possíveis irregularidades,se essas forem relamente fatos, e punir os infratores.

A pior acusação é o desvio de R$ 400.000,00 para construção de mesas de concreto.
O processo já rola à vários anos e ainda não deu em nada.
A imprensa tem um papel importante em casos de corrupção, se este caso cair na TV aberta, tipo Rede Glodo, Record, talvez o poder judiciário ficasse sob os holofotes do grande público e tivesse um pouco de boa vontade para tocar o processo em frente.
Enquando este caso ficar restrito ao meio mesatenístico, infelizmente, não rola. ::nao::

Gostaria de lembrar-lhes para moderarem suas palavras. Mensagens insensatas e puramente ofensivas serão imediatamente apagadas e o usuário terá seu acesso bloqueado. Não é papel de ninguém aqui condenar fulano ou beltrano, afirmando que os mesmos são “ladrões”. Deixemos isso nas mãos da justiça.

Sem mais,

Mazinho

[quote=“alessandro”:3srjx0i5]Eu estou fazendo a minha parte.
Espero que muitos que vivem reclamando e choramingando pelos cantos façam a sua.
Afinal se chegamos ao ponto que chegamos é por pura omissão. As coisas só acontecem porque as consentimos.

Alessandro
Associação Brasileira de Masters[/quote]
Olá Sandro,

com certeza você e Ricardo são duas das (pouquíssimas) pessoas que têm coragem para enfrentar a CBTM. Meus parabéns por estarem tomando esta iniciativa.

Recuso-me a continuar chamando os “omissos” ou “covardes” por estes nomes. Na atual conjectura, eles merecem ser tratados como CONIVENTES ou até CÚMPLICES!

Um forte abraço,

Mazinho

Olá Kayroz,

O nepotismo pode até existir na CBTM, mas acho que por lá vigora mais o despotismo.

Para ajudar as pessoas que desconhecem estes termos, vejamos as definições do Dicionário Houaiss para cada uma:

Nepotismo: favoritismo para com parentes;

Despotismo: o poder isolado, arbitrário e absoluto de um déspota; qualquer manifestação de autoridade tendendo à tirania e à opressão.

Abraços,

Mazinho

Para quem perdeu a CPI do Tênis de MesaTV (ESPN-Brasil)
Dia 06/05 às 15:35
Dia 07/05 às 03:30

T+

Jus

Esse “Alessandro” é o cara da reportagem da CPI na ESPN???

Se for gostaria de cumprimentá-lo pela iniciativa de peitar a CBTM e tentar o melhor para o nosso Tênis de Mesa… ::perfeito::

Abraços

EXTRAIDO DO SITE ( http://www.ligavale.com.br )
A LVTM teve o prazer de entrevistar o Prof. Nelson Machado, Técnico do ADM - Marília
e Ex-Técnico da Seleção Brasileira.

Nelson discute como foi seu inicio no tênis de mesa, suas perspectivas e projetos para o futuro.

1. Como vc começou no Tênis de mesa?
    Nelson: Como atleta comecei com 10 anos no Clube dos Bancários de Marília. Cheguei a ser convocado para a Seleção Paulista Infantil em 1985.Como treinador iniciei minhas atividades também no Clube dos Bancários de Marília em 1989.

2. O que vc acha do desenvolvimento do Tênis de Mesa brasileiro? O que fazer para melhorar?
    Nelson: Acho que o Tênis de Mesa brasileiro apesar de tudo, está crescendo em quantidade mas não em qualidade. Qualidade apenas o Maurício Kobayashi conseguiu fazer conquistando sozinho com seus atletas e com os pais dos atletas 4 títulos Pan-Americanos.
    Para melhorar, quem dirige nosso esporte em níveis nacionais e estuduais, precisam concientizar-se que nosso esporte não é de “propriedades deles” e sim dos “clubes” ou seja de todos nós.
    Precisamos primeiro acertar questões internas e politicas que vem atrapalhando nosso esporte para depois sim pensarmos em Tênis de Mesa de Alto Nível. Diferenças existes, mas lá fora posso dar o exemplo da França, pois meu amigo Michel Blondel é o treinador da Sel. da França, e disse que lá também existem problemas politicos, mas eles não interferem na estrutura e no sistema de eventos e em um modelo consistente para se ter um Tênis de Mesa de Alto Nível.
    Por exemplo: no último campeonato Brasileiro de Menores em São Paulo, quantos estados jogaram? 8 ou 9? O Brasil possui 27 estados, portanto acredito que teremos somente um dia o Brasil entre os melhores do mundo quando todos os 27 estados jogar por exemplo o Campeonato Brasileiro.
    Fiquei sabendo por exemplo que em Março houve o Campeonato Sul-Americano Juvenil e Juventude no Equador. Isso foi divugado? Claro que não! Por que? Vcs acham justo ter um Sul-Americano e o Brasil não jogar?

3. Vc acredita que o surgimento de tantas Ligas Regionais pode ajudar o desenvolvimento do TM?
    Nelson: Claro que sim!!! Isto não acontece só no Brasil e no Tênis de Mesa. Existem ligas em todos os grandes países do mundo e em todas as modalidades esportivas.

4. O que é e como surgiu a ADM-Marília?
    Nelson: Surgiu de uma idéia minha em unir todos os clubes de Tênis de Mesa de Marília. Mas os outros clubes não entenderam a filosofia no dia 1º de Agosto de 1996 e é só olhar como eles estão hoje no que se refere Tênis de Mesa. A ADM-Marília graças à Deus é uma realidade nacional. Exportamos nossa tecnologia de treinamentos e de trabalho para outras cidades:
    ADM-Marília
    ADM-Tupã
    ADM-Osvaldo Cruz
    ADM-Petrópolis
    E estamos abertos para quem quiser fazer parte deste trabalho.

5. Quais seus novos projetos para essa temporada 2002?
    Nelson: Estarei levando minha nova geração de atletas para fazer um estágio de 15 dias em agosto na França com o Michel Blondel. Em janeiro estaremos promovendo com ele em Marília mais uma Clinica Internacional de Tênis de Mesa. Mas agora ela será muito limitada. Convidaremos apenas nossos amigos. Como vcs, o pessoal de Santos, de São Paulo, etc, que acreditaram que esta clinica não era negócio para ganhar dinheiro, mas sim ganhar um contato internacional para nós aqui no Brasil que é tão carente.

Téc. Nelson Machado em um de seus projetos de execução da construção de mesas de cimento em Marília

1. Como sabemos a ADM tem uma parceria com o Levallois, da França. Fale-nos da estrutura desse clube francês?
    Nelson: O Levallois possui 30 anos de existência. Foi criado por um treinador sensacional que se chama Marcel Elbaz. Ele é como o nosso Maurício Kobayashi. Abdicou sua vida pelo Tênis de Mesa. Esta foi a primeira fase do Levallois. Que em 15 anos chegou a ser um dos principais clubes da França.
    Em 1990 mais ou menos Michel Blondel entrou no Levallois para ser mais um treinador como o Marcel. Daí para frente eles melhoraram muito o clube. Como o Michel morou 3 anos no Japão, trouxe uma grande bagagem internacional pois lá trabalhou com treinadores da China e da Suécia. Por isso que hoje o Levallois é um clube único dentro da França, pois tem um excelente trabalho de base e de formações de grandes jogadores ( no ano passado em junho houve o Campeonato Europeu Juvenil e 3 atletas do Levallois jogaram por 3 países diferentes: um pela França, outro pela Espanha e outro por Portugal). Estes 3 jogadores são franceses, mas seus pais são destes países de origem então eles tiveram a oportunidade de jogar pelos países de seus pais e avós e jogaram. Eu até que poderia divulgar isso aqui no Brasil na época. “Olha o Blondel colocou 3 atletas em 3 países diferentes no Europeu”, mas deixa para lá. Não precisamos dilvulgar ou fazer marketing. Queremos apenas trabalhar e ajudar o nosso esporte a crescer mais.
    O Levallois possui cerca de 450 atletas entre crianças e idosos. Possui 10 equipes masculinas disputando o Campeonato francês de equipes. Para vcs terem uma ideía os outros grandes clubes possui apenas 2 ou 3 equipes. Isso somente acontece por o Levallois ter se tornando um grande clube e com uma grande estrutura.
    Os trabalhos nas escolas do Levallois não é tão diferente do que fazemos em Marília.

2. Quem para vc hoje, é o melhor jogador brasileiro?
    Nelson: Hugo Hoyama. Ele está namorando uma pessoa daqui de Marília e treina com a gente 1 semana em Marília e fica outra semana como o Maurício em São Bernardo. Nos treinos aqui dá para ver que ele é muito forte e nos eventos que realmente valerão vagas internacionais ele jogará como o melhor da América do Sul e das Américas.

3. Hoje em dia as informações chegam com muito mais facilidade aqui no Brasil. Avaliando os métodos utilizados pelos treinadores brasileiros, vc acha que ainda cometemos erros? O que fazer?
    Nelson: Os métodos de treinamentos aqui no Brasil utilizados pelos grandes clubes que possui contatos internacionais deixa estes clubes na frente dos demais. Particularmente acho que os erros que temos não é na area técnica e sim na parte administrativa. Aqui em Marília nossos jogadores treinam o mesmo que o Gatien, Chila, Legout, etc. O que falta é aquilo que falei acima: torneios importantes e interessantes e onde TODOS OS ESTADOS do Brasil joguem!
    De que adianta termos tantos regulamentos, tantos procedimentos, melhor organziação e site se não temos um programa nacional de treinadores e atletas?

4. Qual o seu sonho, dentro do Tênis de Mesa?
    Nelson: Ver um dia as pessoas que administram nosso Tênis de Mesa pararem de falar em dinheiro, em procedimentos, etc e ver o Brasil na primeira divisão e com um campeonato interno forte, interessante e profissional.

5. Deixe uma mensagem para os atletas e treinadores do Vale do Paraíba.
    Nelson: Não desistam. Além do Tênis de Mesa, tudo e todos no Brasil está mudando. Não desistam que um dia chegaremos lá!!!

Obrigado à todos.

Prof. Nelson Machado
ADM-Marília.

A Liga Valeparaibana reconhece o importante trabalho que Nelsinho faz pelo Tênis de Mesa e agradece a sua entrevista para o nosso site.
No próximo mês, mais uma pessoa importante do Tênis de Mesa Brasileiro, estará conversando com a gente…Aguardem.

O nepotismo na CBTM revela o despotismo com que o Alaor preside o órgão.

Com a liberdade que ele tem pra fazer o que quiser lá dentro, com pouca ou nenhuma supervisão e cobrança em cima dele, o cara vai brincando com “a coisa pública”(que é uma vergonha) com se fosse sua.

No site da CBTM tem um link chamado “Linha Direta com o Presidente”. Estou pensando em fazer umas perguntas quanto às mesas de concreto. Por que realmente já visitei algumas as das maiores praças e parques do Brasil e nunca vi nenhuma mesa de concreto em lugar algum.

Entre elas: Parque do Ibirapuera (São Paulo- Zona Sul), Parque do Piquiri (São Paulo- Zona Leste), Parque da Redenção (Porto Alegre- RS), Praça da Liberdade (Belo Horizonte- MG), além de outro grande parque em Goiânia (num vou lembrar o nome, mas garanto que não tem mesa nenhuma lá).

Quem morou ou mora nesses lugares ( e em outros) pode confirmar isso.

Trechos de uma entrevista so site da LVTM
EXTRAIDO DO SITE ( http://www.ligavale.com.br )

A Liga Valeparaibana tem a grata satisfação de entrevistar, Ricardo Inokushi.

1. Como vc compara o TM brasileiro atual com a época que vc atuava pela seleção brasileira?
    R- Atualmente as condições operacionais e financeiras são muito melhores, mas com relação ao nível técnico deixa e muito a desejar. Parece que nivelamos por baixo.

2. [size=4]Vc acha que a CBTM está no caminho certo visando o alto nível?
    R- Para se chegar a nível internacional, não basta ter uma sede bonita, com computadores, um único centro de treinamento (fran tt) e marketeiros de plantão. E necessário que o foco seja em torno de todos os atletas de nível e não alguns privilegiados.[/size]
    E necessário motivá-los,dando retaguarda financeira e educação, para que os mesmos tenham tranqüilidade para se concentrar nos treinamentos. Com isso poderemos exigir sacrifícios e principalmente criar um modelo dentro das condições que o Brasil oferece.

O critério de atletas com mais de 25 anos que não estejam entre os 200 melhores do ranking da ITTF, também esta servindo para a piora do nível técnico tanto no masculino como no feminino.

Quando tiramos a referência para qualquer atividade não temos parâmetros de avaliação.

Os gênios que instituíram esse critério demonstram que não estão preocupados em formar nada ou são de uma imbecilidade gritante e não conhecem nada de esportes.

Outro fator que prejudica esta juventude e o fato das indicações na caneta.

Não vejo entre os jovens valores nenhum atleta que seja tão superior a outro que possa ser indicado sem disputar as seletivas.

No primeiro momento será beneficiado, mas com o passar do tempo se não fizer por merecer esse privilegio, será motivo de chacotas, como já aconteceu no passado.

1. Como vc vê a briga CBTM x Liga Nacional?
    R- Se a LIGA existe e porque existe um descontentamento dos clubes que a fundaram com relação as ações da cbtm.

Se a finalidade da LNTM não for somente política e realizar eventos com qualidade , menor custo para os clubes e motivantes para os atletas, com certeza o grande beneficiado será o TENIS DE MESA.

Ricardo Inokushi concedendo entrevista para a Rede Globo
no primeiro encontro da Associação Brasileira de Veteranos.

1. Vc acha importante a figura do técnico de TM?
    R- Técnico e sinônimo de educador,lapidador de personalidade e caráter e formador de homens. Se a pesssoa tem essa qualidades devera acompanhar sempre o atleta.

2. Como vc iniciou no TM?
    R- Através de meu tio SHIGUERU KAWAI que foi meu primeiro técnico e meu grande incentivador.

3. Como sabemos, o Maurício Kobayashi, considerava vc o capitão das equipes que ele comandava, como era isso? Explique essa função.
    R- Quando iniciamos nossa equipe em São Bernardo do Campo com Maurício e TSAI, o mais novo que era eu, tinha o dever de treinar mais. Começamos um trabalho empírico principalmente com preparo físico junto a equipe de atletismo que treinava no mesmo local.

Nesta ocasião iniciamos também um trabalho de escolinha e eu acabei virando o Sargento.

Se o Ricardo corria os novos também tinham que correr e foi com esse espírito de puxar os treinos e motivar a equipe que surgiu essa liderança.

Mas foi após o estágio no Japão que o sentido de ser capitão ficou melhor lapidado.

Ali aprendi com a filosofia japonesa que para você saber mandar, terá que mostrar que sabe fazer. Você tem que ser o exemplo para conseguir o respeito dos seus companheiros.

Na realidade a figura do capitão não se resume a faixa dentro das quadras ou campos ,mas no dia-dia onde passamos horas e horas em convivência e às vezes se sacrificando para benefício do grupo.

Hoje como diretor comercial, nada mais sou que o capitão da minha equipe de vendas.

Ricardo ao lado seu amigo e companheiro
de seleção brasileira Acássio Cunha

1. Quem para vc hoje é o melhor jogador brasileiro?
    R- Mesmo desmotivado o HUGO HOYAMA disparado.

2. Vc se arrepende de alguma coisa que vc fez ou deixou de fazer quando estava em plena atividade?
    R- Lamento não ter ido a Olimpíada de Seoul, pois se tivesse me sacrificado por mais três anos, com certeza estaria presente, e outro motivo , talvez o de maior falha, é ter abandonado o Tênis de Mesa acreditando que a nossa missão já estava cumprida.

Só retornei após o falecimento do Cláudio, pois ainda acredito que atletas como Acássio, Edu, Biriba, Betinho, Aristides, ainda possam dar sua contribuição a esse novos valores e que outros como Issamu, Silnei, Duan, Gilmar continuem em atividade para servir de referência para os mais novos.

1. No Brasil, é muito difícil uma criança poder se dedicar ao esporte, pois quando ela atinge um bom nível, geralmente precisa parar de treinar para ingressar na faculdade ou trabalhar. Como pode ser resolvido isso? Se formos pensar encima disso, vc concorda que nunca teremos um Campeão Mundial de TM brasileiro?
    R- Nesse aspecto vai depender muito da família. Falta coragem atualmente para os pais, atletas e técnicos (verdadeiros).

Não os condeno, até os entendo, mas como disse um parente em certa ocasião onde eu estava em dúvida em realizar provas de vestibular ou ir para o campeonato mundial.

“A VIDA DE ATLETA E LIMITADA PELO FATOR DA IDADE, O DO SABER NÃO”.

Aí fui para o mundial e não me arrependo da minha decisão.

1. Qual a sua maior lembrança da época em que vc vestia a camisa da seleção?
    R- Foi o título por equipes da terceira divisão no mundial de Tókio (83) e o Jogos Pan-Americanos no mesmo ano.

Ricardo conquistando mais um título em sua carreira

A LVTM agradece a vc, Ricardo, pela entrevista, pois temos consciência que a sua opinião é muito importante para aumentar o nosso conhecimento sobre Tênis de Mesa. Achamos que vc ainda vai contribuir muito mais para o TM brasileiro, além de tudo que vc já fez. Obrigado.

Espero ter contribuído com minhas opiniões em prol do Tênis de Mesa.