Graças à caridade de um amigo (valeu Breno!) que gravou o programa pude finalmente assistir ao “Histórias do Esporte: A CPI do Tênis de Mesa”, exibido neste sábado pela ESPN Brasil.
Minha intenção inicial era publicar os principais trechos do programa em forma de matéria, mas cheguei à conclusão que isso não valeria a pena e que uma discussão no Fórum seria mais válida (até porque uma mensagem do fórum recebe até 10 vezes mais visitas do que uma notícia).
O programa iniciava-se dizendo que o Tênis de Mesa brasileiro, graças aos desmandos administrativos, era uma bomba prestes a explodir. Escuto esta estória há muitos anos e é quase impossível esconder o meu ceticismo.
Diferentemente da maioria das pessoas, não gostei muito da reportagem. Creio que ela poderia ter abordado melhor todas as questões. Gostaria muito de ter visto a CBTM, na pessoa do seu presidente, respondendo as denúncias. Foi exibida apenas uma pseudo-resposta, extremamente genérica e que poderia ser utilizada para se defender de qualquer acusação. Até a “hiper-criativa” analogia com Jesus Cristo (“se nem Jesus conseguiu agradar a todos…”) foi utilizada. Gostaria de tê-lo visto responder diretamente uma única questão, como por exemplo: onde foram parar os R$ 400.000,00 liberados pela Eletrobrás para construção das mesas de cimento? Como nada foi respondido no programa, vejamos pelo menos se algo será publicado no site da CBTM.
Como foi enfatizado inúmeras vezes pelo narrador, tudo o que foi tratado na reportagem é de notório conhecimento público. Poucas são as pessoas que não tinham conhecimento daquelas denúncias, ou seja, pouca coisa de novo veio à tona. Todos os presidentes de Federações sabem muito bem como as contas são aprovadas e como o Estatuto da CBTM é alterado quando e como o seu presidente deseja. Atualmente o Estatuto funciona como uma fórmula de perpetuamento no cargo do Sr. Alaor Azevedo. Cada Federação também é responsável por tudo que está acontecendo. Só chegamos a este ponto porque nenhuma atitude foi tomada.
Mudanças urgentes são necessárias, todo mundo sabe disso, mas poucos têm a coragem de se expor. Poderia contar em poucos dedos as pessoas neste país que se arriscam a peitar a CBTM. Não queremos criar mártires, mas o que poderia ser considerado “apenas” covardia, atualmente transforma-se em pura CONIVÊNCIA! Algumas pessoas disseram-me: “mas Mazinho, precisa ter muito cuidado com o que é dito na televisão”. Concordo, mas a passividade de algumas declarações exibidas defronte às câmeras não é muito diferente da observada sem as mesmas.
Apesar do meu ceticismo, ainda tenho fé. Oremos para que o programa realmente tenha alguma repercussão no cenário “extra tênis de mesa”, pois, lamentavelmente, estou cansado de esperar alguma providencia das pessoas do nosso esporte. Desejamos que o Ministério Público Federal e a Polícia Federal realmente investiguem o caso, e neste sentido a reportagem vai ajudar bastante, pois, de certa forma, exercerá algum tipo de pressão sobre as pessoas ligadas à investigação.
Ahhhh, para concluir… Acho que colocaram um estopim muito longo ou então esqueceram de ascendê-lo. O que sei é que esta bomba parece que não vai estourar nunca!
Mazinho