a bolinha volta....

esses dias qndo tava treinando duplas aconteceu o seguinte:

eu dei um drive…
um dos meus oponentes respondeu com um kato que entrou mto alto e curto e fez a bola voltar para o lado dele mas por fora da mesa…
então naum havia pq o parceiro dele responder entaum o meu parceiro mudou de lado e deu um smash(obvio q não valeu jah q não passou por cima da rede).
o que deveria ser feito o ponto seria automatico deles?
não eh meio injusto?

se não me engano, era ponto seu, o bolinha não eh obrigada a passar por cima da rede…
(jah teve ateh um topico criado pelo mazinho (eu acho) sobre isso.
Por Favor, me corrijam se estiver errado…

Ola amigos.Bom, a rede nao termina nos postes de sustentacao.Ela continua , mas de maneira imaginaria.Nao e como o volei q tem as antenas.Entao, se vc receber uma bola por fora da rede, vc deve tentar devolver a bola ao seu adversario.Tenhos varios jogos onde os jogadores trocam bolas por fora da rede em drives.Espero ter tirado suas duvidas.Valeu galera…

douglas vc respondeu em parte…
tudo bem q a rede continua, mas ele jah estava no lado do meu opnente quando foi golpeada…então ela NÃO passou por cima de uma rede imaginaria…mas msm assim vlw!!!

Oi Pessoal,
Gostaria de dizer que a bola deve ser rebatida na mesa do adverário independente do ângulo, curva, altura, efeito ou distância da área de jogo.
A sequência torna-se um ponto somente após ser definida a jogada e para isto é necessário ser o último a efetuar uma devolução, mesmo que as posições iniciais dos jogadores venham a ser invertidas ou que a bola passe por cima, pelo lado ou ao redor do suporte e da rede.

então quer dizer que c a bola estiver no lado do meu oponente o que deveria ser feito era rebater a bola no nosso lado, para que assim ela passasse por cima da rede?

vlws!!!

Oi,
Nâo é bem isto.
A jogada em questão fez a bola retornar ao lado da mesa do batedor, mesmo que tenha sido por fora da rede e seu suporte, se a sua dupla não efetuar a devoluçâo(golpear a bola contra a superfície adversária) perderá o ponto porque não efetuou a devolução.
É semelhante ao sacar com under spin e a bola após tocar o lado da mesa oponente, voltar em virtude do efeito, não permitindo a recepção e marcando assim ponto para o sacador.

Oi, Nâo é bem isto. A jogada em questão fez a bola retornar ao lado da mesa do batedor, mesmo que tenha sido por fora da rede e seu suporte, se a sua dupla não efetuar a devoluçâo(golpear a bola contra a superfície adversária) perderá o ponto porque não efetuou a devolução. É semelhante ao sacar com under spin e a bola após tocar o lado da mesa oponente, voltar em virtude do efeito, não permitindo a recepção e marcando assim ponto para o sacador.

mas e se a bola voltar e ir pra fora sem pegar na mesa do oponente ele deve bater msm sem ela pingar na mesa dele.

É isso aí, caro mola_samas. Existem 2 situações distintas quanto a jogadas estranhas.
A primeira é esta apresentada por vc. A bola pode passar por fora da rede que é ponto. Se puder ver os jogos de alto nível, muitas vezes um dos jogadores saca com efeito tipo parafuso (corkscrew) e a bola sai para o lado. O adversário dá um drive por fora da rede e a bola passa rolando como um pneu na superfície da mesa… é ponto do driveiro!
A outra situação é quando a bola bate na base do suporte da rede, no lado de quem bateu e a bola sobe, passando por cima da própria rede. Por fim cai na mesa adversária… é ponto do primeiro. O suporte não é mesa!!! É rede!!!

Cara, eu realmente não estou entendendo as suas perguntas pois alugmas são fisicamente impossiveis de se efetuar. Por exemplo: Vc deu um drive, o adversário respondeu com kato por fora da rede (ate ai td bem) mas apos o kato a bola tocar em sua mesa e voltar pra mesa dele por fora da mesa de novo?!?! :?

E outra coisa, TM não eh igual tenis de quadra onde vc não precisa esperar a bola tocar seu lado pra vc poder fazer a devolução. independentemente da situação vc precisa esperar a bola tocar a sua mesa pra vc rebate-la.

Simplificando: Troca de bola (bate bola) na diagonal onde um jogador passa constantemente por fora da rede: Normal, ta valendo o jogo.

Vc saca um saque baixo, a bola inicialmente toca a sua mesa, cruza a rede toca o lado do seu adversário, mas devido ao efeito ela volta pro seu lado: Ponto seu, independentemente do seu adversário tocou ou não na bolinha. Nesse caso eh fisicamente impossivel ela cruzar por fora da rede de retornar pro seu lado por fora da rede de novo.

Ps A não ser que exista um ventilador ligado em lados opostos a mesa… :smiley:

Caso não tenha exclarecido tente ser um pouco mais claro na explicação. :wink: Falow.

ninguem entendeu mto bem oq eu queria dizer :oops: :oops:
eh vo explica td d volta mas antes peço descupas.

eu mando a bola pro meu adversário;
ele devolve com um kato
agora a diferença ela não volta pelo lado da mesa e pinga no lado do meu oponente…ela pinga no meu campo e Volta, mas cai fora então antes de cair meu parceiro bate a bola.

eu raciocinei assim na hora do lance:

a bola bate no meu lado e volta td bem, eh mais ou menos como c eu tivesse rebatido…mas e c ela volta pra fora, eh como c eu tivesse mandado pra fora não? assim seria ponto do adversário naõ…então a bola foi rebatida…

vlw a todo mundo que tah tentando me ajuda :wink:

flw

:smiley: Eu vi esse lance o problema eh q o mola naum soub explicar bem como aconteceu:------ele sacou, o oponente devolveu pegou na mesa do mola e voltou para o lado do oponente, mas naum na mesa, do lado e o pparceiro do mola foi do lado do oponente e cortou antes da bola cair NO CHÃO… 8O 8O 8O

Pelo que entendi é ponto do “mola” e do cara que cortou.

Vamos entender bem a situação. A princípio é algo simples: saque e devolução com underspin. A bola bate na mesa do sacador e volta.

A disputa finalizando aí, o ponto é do recebedor porque ele recebeu corretamente e o sacador não devolveu a recepção.

Mesmo que ela volte pra fora, o ponto é do recebedor. O golpe só se caracteriza a partir do momento que o atleta atinja a bola com sua raquete. Se ela volta com efeito underspin sozinha, não houve golpe do sacador, portanto não houve devolução.

Outra questão. O golpe não necessariamente precisa ser dado enquanto o atleta está do lado que ele saca. Ele pode golpear a bola msm se ela for além da rede.

Assim, se o cara golpeou a bola depois que ela tocou no seu lado da mesa, sendo que ela estava do outro lado da rede, e a bola foi rebatida contra a mesa do adversário o ponto é de quem golpeou por úlitmo. Independente se ela ia pra fora ou não.

Veja que a sequência foi seguida:

• golpe pra saque atingindo seu lado da mesa
  • o saque vai para o outro lado, sendo recepcionada pelo adversário para o seu lado da mesa
  • após o toque na sua mesa seu companheiro golpeia contra o lado adversário
  • e seus oponentes não defendem…
  • o ponto é da sua dupla

Até Mais!

Olá Mola!
Nada melhor do que ver pra crer.
Dê uma olhadinha na Final do Pro Tour 2004 entre Ma Lin e W. Liqin, no último ponto do jogo eles fazem uma espécie de “EXIBIÇÃO”, após sucessivos ataques do Ma Lin, W. Liquin imprime tanto efeito na devolução que a bola bate no lado do Ma Lin e volta para o seu lado da mesa, simplesmente eles trocam de lado e depois retornam ao posicionamento inicial. UM SHOW. Pelo que entendi é uma situação semelhante ao ponto que vc menciona.
SAUDAÇÕES MACAPAENSES.

olha se a bola ja estava na metade deles, o ponto é deles, mas se ela está por fora da mesa, antes da linha imaginaria na sua metade da mesa, vc pode perfeitamente rebater a bola, pois varias jogadas sao efetuadas por fora da mesa.

olha se a bola ja estava na metade deles, o ponto é deles, mas se ela está por fora da mesa, antes da linha imaginaria na sua metade da mesa, vc pode perfeitamente rebater a bola, pois varias jogadas sao efetuadas por fora da mesa.

jornalista vc finalmente me explicou d um jeito claro oq eu ja tinha perdido as esperanças :smiley: ! apesar da boa vontade d todos e da minha confusão foi isso msm. a bola jah estava na metade deles mas meu parceiro rebateu assim msm então era ponto deles msm.

flw

[quote=“mola_samas”:33z4asdt]

jornalista vc finalmente me explicou d um jeito claro oq eu ja tinha perdido as esperanças :smiley: ! apesar da boa vontade d todos e da minha confusão foi isso msm. a bola jah estava na metade deles mas meu parceiro rebateu assim msm então era ponto deles msm.

flw[/quote]

Jornalista teve boas intenções e clareza para explicar.
Mas está errado.

Esqueça esse papo de rede imaginária, só serve para confundir.
Esqueça também esse conceito de metade da mesa sua, ou metade da mesa deles deles, isso não é vôlei.

A jogada foi válida e o ponto foi seu.

olha eu nao acho que esteja errado, se a bola volta ao lado deles, o ponto é deles, exemplo:
um kato dá um kato em cima da mesa, a bola passa e volta por cima da rede, é a mesma coisa de voltar por fora, e o ponto é do kato. nao pode rebater a bola depois que ela ja passou da rede, mesmo estando por fora. que eu saiba é isso. nunca vi ninguem rebater uma bola que voltou para o lado adversário. e ja vi varios pontos em que a bola passa a rede e volta , e a pessoa desiste de rebater

Se a bola está do lado da mesa do adversário não importa. Você pode rebatê-la desde que esteja na sequência correta.

Não existe limitação quanto a isso. Em outras palavras, você pode sim “invadir” o lado adversário para golpear a bola.

Não existe uma “rede imaginária”. Entende-se como sendo rede o conjunto rede, haste e suporte. Nada a mais, nada a menos do que isso.

Até Mais!

Um dia eu tava num campeonato contra um cateiro, era o meu 3º campeonato, eu tava todo travado, ai tava 2x2 sets, e ele catando la, ai eu dei um top e a bola pego na quina da raquete dele, ai ela pico logo depois da rede e volto, a bola tava alta ai eu fui da uma porrada com toda força e adivinha, rabei a bola, e perdi esse set que era o decisivo por 11x9, que raiva agora botei um pino curto e so vo chapa essa merda.