Acredito que tenha que estar inscrito por algum clube sim, pois não conheço ninguém que não esteja, mas falando a verdade nunca conheci ninguém que tentou se filiar sem estar registrado por algum clube, para ter certeza vamos ter que perguntar aos universitários (tem alguém que sabe por aí?)
Quanto a participar dos torneios pela federação paulista, são 8 torneios no ano sendo 4 deles pré-ranking e outros 4 ranking intercalados. No pré-ranking pode participar qualquer atleta desde que esteja federado (ver parágrafo acima :lol: ), 'não tem limite de vagas, enquanto que no ranking só vão os 32 melhores de cada categoria, o pré-ranking é a porta de entrada no ranking uma vez que o primeiro garante pontos preciosos para que você fique entre os 32 melhores. Outra coisa importante é que o pré-ranking é regional (5 competições simultâneas em SP se eu não me engano :roll: ) enquanto que o ranking reune os 32 melhores atletas do estado inteiro.
Então, o caminho natural para qualquer um é: 1o. Ser federado, 2o. Participar de um pré-ranking para garantir pontinhos e ficar entre os 32 melhores, até o último colocado garante pontos só de participar. 3o. Se conseguir vaga jogar o ranking, quanto mais jogar mais pontos garante.
Depois deste ranking vai haver um pré-ranking na sua região, é só ficar ligado.
Espero ter esclarecido alguma coisa, abçs.
Roberto