10 dicas de um campeão

http://www.usatt.org/news1/Champion_Waldner_Tips.pdf

Não sei Inglês.
Traduz ai, fera
Faloww
Svrst

O texto diz o seguinte:

10 dicas para futuros campeões por Jan-Ove Waldner.
Campeão mundial de 1989 e 1997, 4 vezes campeão do mundo por equipes, campeão olimpico de 1992, 7 vezes campeão do top 12 europeu e muitos outros títulos. Ele é considerado por muitos como o melhor jogador de Tênis de Mesa de todos os tempos.
Extraído do Livro: “JO-Waldner, quando o sentimento decide” de Jens Fellke, a venda no site Pioneers (www.ping-pong.com) e American Table Tennis (www.americantabletennis.com).

1 - Torne-se um jogador completo
Para ganhar grandes titulos, você deve saber jogar contra todos os estilos de jogo. Conseqüentemente, você deve regularmente treinar e competir contra aos jogadores de estilos diferentes. Os estilos mais importantes a conhecer são loopers (topspin máximo), atacantes (velocidade máxima) e defensores (backspin máximo).
Outro aspecto importante é jogar contra canhotos. Eu lembro que tanto destros como canhotos jogam 85% das vezes contra destros. Para obter sucesso tanto contra destros como contra canhotos requer uma técnica bem desenvolvida e um balanço muito bom.
Eu tive a vantagem de treinar contra canhotos como Mikael Appelgren e Ulf Thorsell em meu primeiro clube, o Spårvägen. Depois disso, na Seleção Sueca, onde os jogadores canhotos estavam bem representados com: Appelgren, Stellan Bengtsson, Erik Lindh, Ulf Bengtsson, Thomas von Scheele e Peter Nilsson.

2-Tenha pontos vencedores (armas secretas)
O tênis de mesa é um esporte resistente, exercitado sob um nível elevado de stress. Frequentemente você tem que jogar muitas partidas por o dia. Conseqüentemente, é importante poder ganhar pontos de forma simples e rápida.
Eu pude sempre confiar em meus saques, frequentemente faço pontos direto de saque. Além disso, eu treinei duro para atacar as 3ªs bolas com um golpe de forehand.
Reserve um tempo para analizar que pontos vencedores vc já possui e veja quais novas armas vc pode desenvolver!

3-Desenvolva uma tecnica de relaxamento
O tênis de mesa requer uma quantidade tremenda de prática. Tente sempre jogar o mais relaxado possível. Isto aumentará suas possibilidades jogar relaxado mesmo em situações complicadas e ao mesmo tempo diminuir a possibilidade de contusões.
Pessoalmente, Eu procurei evitar as contusões longas, que é a principal razão de eu ter me mantido entre os tops por anos.

4-Jogue muito enquanto estiver jovem
O tênis de mesa requer grande coordenação motora e destreza. É conseqüentemente importante que você aprenda a técnica tanto quanto possível antes da idade de aproximadamente 13 anos. Enquanto vc puder, pratique e compita tão frequentemente quanto possível.
Use sua imaginação continuamente tentando novos golpes, sempre durante as partidas. Tente uma estratégia nova no meio de um jogo. Considere um empate de 10-10 num jogo e decida como um desafio testar seu saque mais eficaz, ou uma nova recepção de saque.
Lembre que sua carreira no tênis de mesa é longa. Quando estiver triste por causa de uma derrota, tente pensar no proximo torneio e de que forma vc pode melhorar seu jogo.

5 - As 3 distâncias padrão
Muitos jogadores dominam o jogo de somente uma ou dois distâncias. Minha recomendação é que você pratique consistentemente o jogo de todas as três distâncias após o salto da bola como indicado abaixo:
Distância 1 - a bola em sua ascendencia: Vc deve golpear a bola antes dela atingir seu ponto mais alto. Vc pode aprender a usar golpes curtos e rápidos com um pequeno balanço.
Distância 2 - A bola no ponto mais alto: Vc deve aprender a usar tecnicas relaxadas quando golpear a bola no ponto mais alto. Uma grande variedade de golpes podem ser aplicados com sucesso nessa situação.
Distância 3 – A bola na descendente: Vc golpeia a bola quando ela estiver caindo. Esta distância requer uma técnica onde vc deve usar um movimento longo de braço antes do impacto com a bola.

Depois traduzo as ultimas 5 dicas

Fantátisco!!! ::Punk::

Agora já temos os 10 mandamentos do Tênis de Mesa. :servo:

[]'s

Eis as ultimas 5 dicas (dos 10 mandamentos do WALDNER)

6 - Observe bons jogadores
Estude o Tênis de Mesa quanto mais vc puder. Assista videos, tanto seus como de jogadores de alto nivel mundial. Particularmente, eu procurava estudar o jogo do hungaro Tibor Kamplar. Seus movimentos de pulso e batidas na bola eram de extraordinária qualidade. Estudando um bom numero de jogadores chineses, eu aprendi a apreciar a importancia de desenvolver saques efetivos.
Tente imitar determinados jogadores para compreender melhor as vantagens e desvantagens dos diferentes estilos de jogo, empunhaduras, movimentos padrão, etc. Na seleção sueca, nos treinamos durante anos imitando os estilos de diferentes jogadores. Erik Lindh era um mestre em imitar muitos de nossos adversários.

7 - Analise seus adversários
Somente quando vc enfrenta um adversário pela primeira vez é que vc pode, por exemplo, observar seu loop de forehand. Portanto, procure o auxilio de seus colegas que já enfrentaram aquele jogador. Converse sobre os detalhes do jogo dele. Lembre-se que há varias formas de vencer partidas no Tênis de Mesa. Quanto mais preparado vc estiver, melhores serão suas chances de vencer. Os detalhes do jogo as vezes parecem minusculos, mas é sempre o melhor e o mais profissional quem souber se aproveitar deles.

8 - Use a cabeça
A força mental é um assunto amplo e importante, e talvez seja o aspecto mais dificil a se desenvolver com o treinamento. Pessoalmente, eu desenvolvi uma forma de pensar e agir que acredito que sejam parte de minha personalidade. O ponto de partida deve ser vc mesmo, na minha opinião.
A força mental é baseada na experiencia e conhecimento adquirido acerca de seu esporte. Escute os conselhos das pessoas em quem vc confia, mas lembre-se: no final a decisão é sua.
Quando eu era jovem, eu estudava com detalhes os jogadores suecos bem sucedidos, incluindo Bjorn Borg (tenista) e Ingemar Stenmark (esquiador). Eu ficava impressionado como eles ficavam calmos quando competiam. Com o passar dos anos, eu aprendi a analisar minhas derrotas e esquece-las o mais rapido possivel. Ao contrário disso, eu carrego em minha mente as minhas vitórias a fim de aumentar minha confiança própria.

9 - Seja respeitador
Uma partida de tenis de mesa é decidida de forma muito rápida, e isto faz com que muitos jogadores desrespeitem seus oponentes, por não terem absorvido a derrota. É importante saber perder e mostrar respeito pelo seu adversário. Quer eu vença ou perca, minha estratégia foi a de sempre ser humilde.

10 - Pense a longo prazo
Para concluir, eu gostaria de enfatizar que é necessário um tempo muito longo para se formar um bom jogador de tenis de mesa. Sempre existem novas coisas a se aprender. Tente pensar a longo prazo e evitar se focalizar muito em resultados, quando vc estiver jovem.
Se vc aspira competir com os melhores, vc deve caminhar por uma estrada estreita. Vc deve mentalizar que somente uma grande quantidade de treinamento, e treinamento forte, o conduzirão a seu objetivo. Este principio aplica-se ao treino na mesa e ao condicionamento físico.
Entretanto, nao se esqueça de guardar um tempo para se divertir e para experimentar um pouco. Ocasionalmente, vc poderá descobrir jogadas úteis para utilizar nas partidas.
Boa sorte!

Jan-Ove Waldner

[quote=“jadsonalmeida”:w616cfyf]9 - Seja respeitador
Uma partida de tenis de mesa é decidida de forma muito rápida, e isto faz com que muitos jogadores desrespeitem seus oponentes, por não terem absorvido a derrota. É importante saber perder e mostrar respeito pelo seu adversário. Quer eu vença ou perca, minha estratégia foi a de sempre ser humilde.

Jan-Ove Waldner[/quote]

O Homem não é o melhor a toa… :wink:

Abraços,

Bob

[quote=“Bob-Marelli”:3kqu54ew][quote=“jadsonalmeida”:3kqu54ew]9 - Seja respeitador
Uma partida de tenis de mesa é decidida de forma muito rápida, e isto faz com que muitos jogadores desrespeitem seus oponentes, por não terem absorvido a derrota. É importante saber perder e mostrar respeito pelo seu adversário. Quer eu vença ou perca, minha estratégia foi a de sempre ser humilde.

Jan-Ove Waldner[/quote]

O Homem não é o melhor a toa… :wink:

Abraços,

Bob[/quote]

Sei q to arranjando sarna pra me coçar…
Mas Waldner humilde ???

Em q realidade alternativa?.. Pq nos vídeos q vi, nao percebí nada d humildade, tudo bem q a postura deles (me refiro aos suecos) tem um lance de “marra” q eh natural, nao q seja metido forçado nao, eh natural deles…

Só pra lembrar um caso, agora ha pouco tempo onde tomou piau do Samsonov, ficou encenando como se a culpa fosse da raquete…curioso q a raquete serviu em todos os sets, só no ultimo q começou a dar problemas…ahuahuahuahuah

No começo d carreira, blz…Nisso creio plenamente q foi fundamental, mas depois d ser considerado o melhor do mundo isso foi pra cucuia…

Just a opinion!

Abração!
God bless all!

Rapaz, nunca vi Waldner desrespeitar ninguém. Concordo quando vc fala na marra sueca. Mas nunca o vi criar atritos com o adversário numa partida. Já o vi reclamando da raquete, de fotografos, de claridade no ginásio, de pontos duvidosos com o juiz, mas com o adversário de forma desrespeitadora, nunca vi.

TB concordo contigo…Mas uma coisa eh uma coisa e outra coisa eh outra coisa…rssssss (filosofal essa)

O nao ser humilde nao quer dizer q o cara tem q ser briguento, basta vc ter postura como se estivesse “acima” do outro q vc ja nao eh humilde, oras…

:wink:

God Bless all!

Concordo com vc, Mutley-BR. Mas como vc mesmo disse essa marra é normal dos suecos. Particularmente, eu acho que se vc respeitar demais o adversário, não conseguirá jogar à vontade. Tem que ter uma marrinha mesmo…rsrsrsrs…mas sem ofender o oponente diretamente.

JADSON

Obrigado por traduzir isso… palavras de um campeão como o Waldner…

sem contestação, disse tudo!!!

entao pronto…de humilde o cara so era na RV (Virtual Reality), melhor dizendo, dentro da Matrix.

huhauhauhauha

Primeiramente agradecer ao Jadson pela tradução, pois mesmo lendo bem em inglês, é um pouco cansativo ficar lendo aqueles textos às vezes longos, por isso é importante se nós pudermos traduzir alternadamente para que todos possam usufruir dos conhecimentos dos mestres. Acredito que independentemente da marra sueca, sempre rola aquela encarada seja qual for o adversário, (principalmente se for TOP), mas desrespeito, nunca vi nos jogos do Waldner.

Abraços. César Mesquita.

Estilo: Clássico OFF+
Madeira: KWS Supra Contact
Forehand: Butterfly Sriver G2
Backhand: Butterfly Sriver

TREINA, TREINA, TREINA E APANHA DE 3X0

Obrigado a galera pelo reconhecimento.

Adorei essas dicas do Waldner. Palavras realmente sabias e que ajudam a evolução no esporte.

Ola,

Bem eu concordo com o Mutley-BR, não acho o Waldner mto humilde não, acho q ele olha para os adversários com ar de superioridade, é claro q ele não desrespeitou ninguem, mas a postura dele não me parece humilde.

Tem um jogo de um mundial contra a China, em q ele faz uma virada no ultimo set (tipo 20x18, não me lembro) contra o Guoliang, e depois q faz o último ponto, ele faz uma pose (com um joelho no chão e o punho levantado) mirando pro banco da China, sem fazer comemoração nenhuma, como se tivesse querendo mostrar q era imbatível e q sabia q ia ganhar… Me pareceu mto arrogante qdo vi essa cena…

Pode ser q eu esteja errado e isso seja como vcs disseram, “marra sueca” rsrs, mas na minha opinião não é não…

Abraços

Ariel

Ariel essa é a comemoração padrão do Waldner. No começo da carreira ele levantava os dois braços com os dois punhos cerrados parecendo o Rambo. Depois ele adotou essa comemoração (de ficar com um joelho no chão e levantar o punho cerrado), muitas vezes ele vira-se para a camera e faz esse gesto. Tb acho esse gesto um tanto arrogante quando ele olha para o banco adversário. Mas Suécia x China é que nem Brasil x Argentina. Além disso, os chineses provocam demais, vibram o tempo todo olhando para o adversário. Nisso se incluem todos os melhores chineses da atualidade: Wang Liqin, Ma Lin e seus discipulos. Dai quando o cara ganha desabafa no final.

Sim, Jadson, é certo q ele tb deve ter sido mto provocado. Não devo ter assistido tantos jogos do waldner como vc, mas essa foi a única vez q EU vi ele comemorando assim, mas se ele sempre comemora assim, acho q ele deve ser arrogante sempre então rsrsrsrs.

Em relação aos chineses, eles costumam ser piores ainda, a nova geração deve ter aprendido mto com o Jialiang, hehehe.

Gosto mto do Ma Lin, mas acho q ele é o pior nesse quesito.

Humilde msm pra mim é o Saive, aquele é um exemplo de humildade e simpatia!

Abraços

Ariel

Exemplo mesmo eh o Samsonov. Odeio ver jogo dele mas admiro sua ética no esporte. E pensar q tem gente q diz q o exemplo eh o Jiang Jialiang e não ele.

Samsonov não existe. O cara é ético demais. Até em amistoso o cidadão joga sério. Tem uma partida entre os Amadores Chineses x Os melhores do mundo, que ele joga contra uma garota chinesa e joga sério o tempo todo. Acho que ele devia sorrir mais…rsrsr

Olha, eu não considero o waldner um jogador humilde, é um pouco dificil julgar o cara sem conhecer sua personalidade a fundo, mas veja bem, o wang liqin, vibra na cara dos adversários, então não considero aquele gesto do punho uma ofensa, nem falta de humildade. O fair play tem que fazer parte de todos os jogadores, por mais que um cara treine, se ele não for humilde, um dia será passado pra tras.

Eu já presenciei cenas,

  • em que um dos atletas fala que a bola raspou na quina em sets decisivos, mesmo não pegando.
  • em que a bola pegou na quina, e o cara insiste em dizer que não.
  • já vi jogador molhar a bola
  • já vi jogador vibrar na cara do outro, e quando rodar de lado esbarrar de proposito, ou ir entregar a bola e jogar pra outro lado.
    Ah e isso acontece e aconteceu em alto, médio e baixo nível no Brasil.

Eu acho que, um atleta que treina muito, mas joga ofensivamente (sem humildade), e quer vencer no grito, na provocação, nunca vai ser um atleta completo.