10 dicas de um campeão

Realmente Waldner tira uma onda sim, mas ele pode né? Mas ele não desrespeita o adversário. Detesto aquela vibração na cara do adversário que os chineses fazem.

Mas as dicas são ótimas, muito boas. Quem segui-las será um bom atleta.

[quote=“jadsonalmeida”:1ksmezzy]Realmente Waldner tira uma onda sim, mas ele pode né? Mas ele não desrespeita o adversário. Detesto aquela vibração na cara do adversário que os chineses fazem.

Mas as dicas são ótimas, muito boas. Quem segui-las será um bom atleta.[/quote]

Não podemos abrir exceção pra q alguem tire onda com os outros. Tudo bem q ele é(foi) o melhordetodos os tempos, mas daew deixamos uma abertura porexemplo: eu sou o melhor do meu clube, cidade ou estado e por isso posso tirar onda com vcs. Não dá certo.

Respeito não eh opcional.

[quote=“j0rnal1sta”:3j7hsnl3]Olha, eu não considero o waldner um jogador humilde, é um pouco dificil julgar o cara sem conhecer sua personalidade a fundo, mas veja bem, o wang liqin, vibra na cara dos adversários, então não considero aquele gesto do punho uma ofensa, nem falta de humildade. O fair play tem que fazer parte de todos os jogadores, por mais que um cara treine, se ele não for humilde, um dia será passado pra tras.

Eu já presenciei cenas,

  • em que um dos atletas fala que a bola raspou na quina em sets decisivos, mesmo não pegando.
  • em que a bola pegou na quina, e o cara insiste em dizer que não.
  • já vi jogador molhar a bola
  • já vi jogador vibrar na cara do outro, e quando rodar de lado esbarrar de proposito, ou ir entregar a bola e jogar pra outro lado.
    Ah e isso acontece e aconteceu em alto, médio e baixo nível no Brasil.

Eu acho que, um atleta que treina muito, mas joga ofensivamente (sem humildade), e quer vencer no grito, na provocação, nunca vai ser um atleta completo.[/quote]
Falou tudo. Eu também já vi jogador de alto nível molhar a bola no último ponto p/ garantir a vitória. Aliás, corrigindo, de alto nível técnico porque se formos analisar nível ético ou moral, o cara é zero. Eu tenho tudo isso gravado em VHS, mas evidentemente que nunca vou colocar o vídeo na internet, pois eu tenho ética, ao contrário dele.

[quote=“mola_samas”:3j7hsnl3]Não podemos abrir exceção pra q alguem tire onda com os outros. Tudo bem q ele é(foi) o melhordetodos os tempos, mas daew deixamos uma abertura porexemplo: eu sou o melhor do meu clube, cidade ou estado e por isso posso tirar onda com vcs. Não dá certo.

Respeito não eh opcional.[/quote]
Falou tudo e mais um pouco.

Vc entendeu mal. Não falei que ele pode tirar onda com os outros. Me referi a marra sueca que já discutimos aqui. Aquele jeitão dele.
Tb não acho correto tirar onda e desrespeitar o adversário. Mas os melhores jogadores devem ser valorizados. Estou falando isso porque quando ocorrem campeonatos, muitos jogadores de menor nivel querem se igualar a jogadores de maior nivel, como por exemplo querendo jogar nas melhores mesas. Vamos observar o Tenis de Quadra: quem joga na quadra principal de Winbledom? os jogadores da 4ª ou 5ª divisão (só é um exemplo). Um jogador pra ser bom, ralou até chegar ali. Portanto deve ser prestigiado. Ele não deve tirar onda (de forma pejorativa) por ser bom. Mas que deve ser valorizado, deve. Ocupando os lugares de destaque.
Eu não acho o Waldner arrogante como muitos falaram. Ele é um pouco marrento. Mas pode ser marrento como o Romário, porque é bom. Essa é minha opinião.

[quote=“jadsonalmeida”:2wb524l1]Vc entendeu mal. Não falei que ele pode tirar onda com os outros. Me referi a marra sueca que já discutimos aqui. Aquele jeitão dele.
Tb não acho correto tirar onda e desrespeitar o adversário. Mas os melhores jogadores devem ser valorizados. Estou falando isso porque quando ocorrem campeonatos, muitos jogadores de menor nivel querem se igualar a jogadores de maior nivel, como por exemplo querendo jogar nas melhores mesas. Vamos observar o Tenis de Quadra: quem joga na quadra principal de Winbledom? os jogadores da 4ª ou 5ª divisão (só é um exemplo). Um jogador pra ser bom, ralou até chegar ali. Portanto deve ser prestigiado. Ele não deve tirar onda (de forma pejorativa) por ser bom. Mas que deve ser valorizado, deve. Ocupando os lugares de destaque.
Eu não acho o Waldner arrogante como muitos falaram. Ele é um pouco marrento. Mas pode ser marrento como o Romário, porque é bom. Essa é minha opinião.[/quote]

Ele ser valorizado está coretíssimo, oq não pode eh ele se imaginar como estandoacima dos outros e ficar arrogante.

E como estamos falando quea marra sueca eh normal tb teríamos q considerar a comemoração chinesa na cara doadversário como nomal. Não podem haver exceções.

A verdade é que , um jogador que deixa de ser humilde, pode estar tecnicamente acima de muitos, mas como já falaram, eticamente não estará acima de ninguém, ser um super atleta , não vai torná-lo impune de ser considerado anti-ético. E isso vale pra todos os atletas, inclusive pra waldner, chineses, samsonov, boll, coreanos, brasileiros, todos os povos, apesar de que, certos mesatenistas eu confiaria de olhos fechados.

É vdd, o fato de uma pessoa jogar melhor q a outra, não signifik nada, não muda nada. Se vc quer um indício de como um jogador é, verifique se esse jogador de nível tem amizade c/ pangaré, se ele procura conversar c/ todos (independete de idade, sexo, cor e nível). Já disputo camp há 13 anos e to cansado de ver kra aí q só quer falar c/ outros kra bom, e tbm q muda suas atitudes nas suas relações interpessoais qdo o nível de jogo melhora.

oq que que tem a vcer td issu que vcs falam com as dicas dexa o cara ter la sua marra eu num concondo cum essas coisas aew qu ele faiz ode ser arrogante td mais mew…o topico é sobre as diacas e foram mto locas mew

flw aew abraço

Fabio

Sem palavras, bela observação, é isso mesmo…disse tudo!

Abraços,

Bob

rsrsrs…o pessoal tá desviando o rumo do post e esquecendo de comentar as dicas do Waldner.

Vamos comentar sobre essas dicas, o que vcs acham delas?

A dica que mas gostei foi a 7. Raramente analizamos nossos adversários. O que eu faço é as vezes assistir um jogo do cara antes. Mas nunca parei pra analisar os adversários que sempre enfrento (tipo vendo os pontos fortes e fracos). Já analisei os tipos de jogos como jogadores atacantes, bloqueadores, defensores, mas nunca fiz isso de forma individualizada. Vou começar a fazer por escrito isso e reler antes dos torneios.

[quote=“jadsonalmeida”:2ckp50ju]rsrsrs…o pessoal tá desviando o rumo do post e esquecendo de comentar as dicas do Waldner.

Vamos comentar sobre essas dicas, o que vcs acham delas?

A dica que mas gostei foi a 7. Raramente analizamos nossos adversários. O que eu faço é as vezes assistir um jogo do cara antes. Mas nunca parei pra analisar os adversários que sempre enfrento (tipo vendo os pontos fortes e fracos). Já analisei os tipos de jogos como jogadores atacantes, bloqueadores, defensores, mas nunca fiz isso de forma individualizada. Vou começar a fazer por escrito isso e reler antes dos torneios.[/quote]

Ja ta bem desviado mesmo.

Mas realmente eh uma boa fazer análises escritas dos nossos adversários. Poderia ser interessante troca-las entre os atletas dos nossos clubes e montar uma enciclopédiasobre os possiveis adversários q enfrentaremos. Na verdade todo mundo faz isso meio q sem querer, mas não hamto intercambio com as experiencias das outras pessoas e os textos facilitariam isso.

Podem detalhar melhor a importância da Dica 5>As 3 Distâncias?
O movimentos em que se usa uma ou outra. Por ex, longe da mesa, espera a bola descer, etc
Faloww
Svrst

Quando se está longe eh melhor bater a bola no auge da trajetoria, ja quando se está proximo da mesa o numero de opções eh maior, vc pode bater na subida ocm mta velocidade, qdo a bola ja está caindo com mto efeito etc.

Mola_Samas, nao entendi bem a sua colocação.

Quando se está longe da mesa, geralmente pegamos a bola na descendente, ou seja, ela ja atingiu seu ponto mais alto e está caindo. Como o Waldner citou em suas dicas, o movimento do braço antes de tocar na bola, deve ser longo. Nessa posição se usa o topspin e o loops, com mais frequencia. Ou no caso de defensivos, as navalhadas (ou catadas).

Quando se está a meia distancia da mesa (mais ou menos a um passo e meio), a tendencia é pegar a bola no ponto mais alto, dai vc tem muitas opções de golpes, como a batida chapada, o drive, o topspin (com uma variação de efeitos), etc.

Quando o jogador se posiciona proximo a mesa, ele pega as bolas quase sempre na ascendente, ou seja, a bola subindo. Nessa posição ele tem de ser bastante agil, pois os golpes devem ser mais precisos e rápidos. Geralmente se usa o bloqueio, a cozinhada (mesinha), o drop shot e o ataque chapado.

Tirando as discussôes - fora do cerne da questâo, é claro…

Esta foi a parte do tópico que mais gostei, respeito acima de tudo. IMPORTANTÍSSIMO, eu sem dúvida expulsaria um excelente jogador, por falta básica de respeito. Òtimo tópico.

O que é ser humilde, quase todos aqui jogamos( ou pensamos jogar) e todos nós temos uma certa marra contra os jogadores, isso a nnível estadual por exemplo, imagine Waldner o cara de 40 anos, vocês já pararam para pensar nisso, quanta gente boa já pararam de jogar por não conseguirem mais manter seu nivel, quase todos jogadores a nivel mundial são treinados por ex-adversarios de waldner, imagina a raiva de Liu Guoliang, ver Waldner ganhar para Ma Lin em 2004. e de muito outros, considero Waldner muito humilde pois se eu fosse campeão olimpico e mundial e vcs também como nós tratariamos aos outros jogadores( já pensaram nisso) sobre o tipo de comemoração santa paciência, quem assistiu o jogo de 2000 Waldner, viu que ele tever que para 2 vezes de saca por que a torcida não deixava, e voces sabem como os chineses são.

Sinceramente não vejo nada em Waldner que possa mancha seu brilhantismo de jogado considero ele um exemplo de jogado assim como Saive, Samsanov, Timo, Kim e muito outros. mais a diferença e que ele se manter no alto ele é hoje o nº 30 do mundo e o atual campeão sueco. isso ninguem vai consegui fazer,nem Wang,nem Ma lin, ninguem.

Pra ser Sincero só queria que ele jogar-se um Open Aqui no Braisl.

Abraços