Como o assunto é aposentadoria, o Christian Suss também se aposentou, no inicio de 2015. Aqui está o último jogo da carreira dele contra Timo Boll.
https://www.youtube.com/watch?v=8YJZl8I0Jpg
[quote=“Alcir” post=106310][quote=“Adriano_Neves” post=106308][quote=“panga sbc” post=106307]Cristian Suss
falo,abraço :evil:
[/quote]
Exatamente, nunca mais vejo ele jogando, nem Pro-Tour, nem Mundial, ai nao lembrava mais do nome dele.
Valeu Panga ![/quote]
Cristian Suss tb encerrou sua carreira, há umas duas temporadas atrás.
Abraços!!![/quote]
Ahã ?!?!?!?!?! :blink:
Nao era a toa q eu nao via mais ele jogando entao !!! :ohmy:
Mas o Christin Suss é da idade do Gustavo Tsuboi, praticamente, lembro deles jogando etapas do Pro-Tour Juvenil uns 12 anos atras. Acabei de ver q agora q ele tem 30 anos !!! Entao, ele se aposentou com 29 ?!?! O Michael Maze tem 34, tipo a idade q o Guga se aposentou, mas o Suss nem isso tem e se aposentou antes ?!?! :ohmy:
Se ele morasse no Brasil q não dá muitas oportunidades aos mesatenistas e nem salarios [no maximo bolsa para atletas apenas treinarem, sem precisarem trabalhar], ai seria facil entender uma aposentadoria prematura dessas. Porem, principalmente, considerando a longevidade de atletas de alto nivel na Europa, é só ver casos como o Boll, o Samsonov, o Saive e o Waldner [claro que o Suss nao chegou no nivel desses, MAS, por exemplo, o Karakasevic tb nao chegou e ainda tá jogando], foi muito estranha essa aposentadoria do Suss aos 29 anos apenas.
O que foi ?! Problemas com contusoes tb ou outra coisa ?!?!?! :ohmy: :ohmy: :ohmy:
[quote=“Diogo Jorqueira” post=106311]Como o assunto é aposentadoria, o Christian Suss também se aposentou, no inicio de 2015. Aqui está o último jogo da carreira dele contra Timo Boll.
https://www.youtube.com/watch?v=8YJZl8I0Jpg[/quote]
Diogo,
Tenho a impressao que voce nao havia lido o comentario do Alcir, logo acima do seu. Foi muita coincidencia viu!
E nesse jogo, o Suss jogou muito bem contra o Boll !!! Mostrando que ainda estava jogando em alto nivel. :ohmy: :ohmy: :ohmy:
Sobre o Suss, pelo que me recordo parece que foram problemas com contusoes em sequencia e ele foi tambem investir numa carreira em automobilismo ou algo assim.
Diogo,
Tenho a impressao que voce nao havia lido o comentario do Alcir, logo acima do seu. Foi muita coincidencia viu!
E nesse jogo, o Suss jogou muito bem contra o Boll !!! Mostrando que ainda estava jogando em alto nivel. :ohmy: :ohmy: :ohmy:
Acho que pode ter sido algum problema do servidor Adriano. Postei 1 minuto antes mas na pilha de mensagens devo ter ficado pra depois. Tirei um print da tela e está em anexo. De qualquer forma acredito que nós postamos ao mesmo tempo ou muito próximo conforme você pode ver na foto.
Diogo,Tenho a impressao que voce nao havia lido o comentario do Alcir, logo acima do seu. Foi muita coincidencia viu!
E nesse jogo, o Suss jogou muito bem contra o Boll !!! Mostrando que ainda estava jogando em alto nivel.
Acho que pode ter sido algum problema do servidor Adriano. Postei 1 minuto antes mas na pilha de mensagens devo ter ficado pra depois. Tirei um print da tela quando eu postei e está em anexo. De qualquer forma acredito que nós postamos ao mesmo tempo ou muito próximo conforme você pode ver na foto.
De qualquer forma meu objetivo não é passar na frente de hierarquia de ninguém aqui, e sim informar e discutir o esporte.
Valeu, Fabio!
Nao lembro de ter lido nada sobre isso. Nessa idade dele, se aposentar no TM é meio estranho, mas pelo visto tinha essa outra vontade dele de ser piloto.
[quote=“Diogo Jorqueira” post=106325]
Diogo,Tenho a impressao que voce nao havia lido o comentario do Alcir, logo acima do seu. Foi muita coincidencia viu!
E nesse jogo, o Suss jogou muito bem contra o Boll !!! Mostrando que ainda estava jogando em alto nivel.
Acho que pode ter sido algum problema do servidor Adriano. Postei 1 minuto antes mas na pilha de mensagens devo ter ficado pra depois. Tirei um print da tela quando eu postei e está em anexo. De qualquer forma acredito que nós postamos ao mesmo tempo ou muito próximo conforme você pode ver na foto.
De qualquer forma meu objetivo não é passar na frente de hierarquia de ninguém aqui, e sim informar e discutir o esporte.[/quote]
Deve ter sido a questao da transferencia para o outro servidor que o Mazinho falou que estava acontecendo ontem.
Essa proximidade do tempo da postagem da sua mensagem com a mensagem do Alcir mostra porque voce nao tinha visto a postagem do Alcir antes, foi só uma coincidencia mesmo, como eu falei.
Pessoal, fiz um vídeo explicando regras básicas de serviço. Apesar de ser um tema bem besta, muita gente acaba sacando ilegalmente e acaba não percebendo isso. Meus primeiros vídeos bem grandões foram um teste, e vi que o tempo médio de visualização era de 8 minutos. Para deixar eles menos densos de informação farei vídeo com no máximo 10 minutos de duração.
Segue o vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=HWsSfDdIbkg
Tem também outro vídeo bem rápido a respeito de cola rápida e de booster. Apenas para ver os princípios básicos. No final dou uma opinião bem rápida minha a respeito das bolas de plástico.
https://www.youtube.com/watch?v=5kEuX7gPh28
Encontrei esse jogo interessante da Liga Francesa 2015/2016:
https://www.youtube.com/watch?v=jBMgUyyosmA
Impressionante, como esse tal de Kreanga joga parecido comigo! Principalmente, nos pontos que se iniciam aos 2:49 e aos 7:24 desse video!!! :ohmy:
De fato Adriano, Kreanga joga muuuuuuuuuuuuuuuuito lindo. Sinceramente, nunca vi nenhum classista com aquele backhand dele e sidespin de forehand, ainda mais sendo destro. Na melhor época dele o BH era equivalente a um tiro kkkkkkkkk. Talvez o que chegou mais perto fosse Maze, mas era lindo ver Kreanga jogar no auge, e ainda hoje ele joga bem. Isso prova que tênis de mesa realmente não tem idade.
Um outro jogo dele que foi muito marcante foi a chamada Batalha de Shangai, no WTTC 2005. Ele enfrentou o francês Christophe Legout. Muita gente considera esse o melhor jogo daquele mundial, porque foi cheio de rally e foi um jogo muito pegado. Infelizmente um dos dois teve que perder, mas o esporte é assim. O jogo completo tem 50 min, mas é um verdadeira obra de arte. Vale muito a pena a gente perder 1 hora do nosso dia pra ver isso kkk.
O Kreanga de fato tem uma longevidade exemplar, mas a respeito desta, tenho uma perspectiva distinta do Diogo. Os atuais padrões de jogo exigem cada vez mais dos atletas, fazendo com que a “vida útil” dos mesmos esteja sendo reduzida.
De qualquer forma, tive o prazer de assistí-lo jogar e trombar com ele pelos corredores em 2013, e desde então passei a respeitá-lo ainda mais. Figura super simpática.
Abraços!
Com certeza a vida útil dos atletas é reduzida sim Alcir, conforme você mesmo disse:
O Kreanga de fato tem uma longevidade exemplar, mas a respeito desta, tenho uma perspectiva distinta do Diogo. Os atuais padrões de jogo exigem cada vez mais dos atletas, fazendo com que a "vida útil" dos mesmos esteja sendo reduzida.Tênis de mesa é um esporte democrático em que idade não é determinante, pelo menos a nível amador. Você pode ser o que você quiser, basta dar o primeiro passo e persistir. Claro que a nível profissional a conversa é outra. Não quis dizer que com 90 anos você vai ser Top 10 da ITTF ou ganhar do Ma Long (seria muita burrice e ingenuidade da minha parte afirmar isso ou alguém entender desse jeito). E, parece bem óbvio que o Kreanga está muito aquém hoje do que ele foi no auge dele no WTTC de 2003. Porém, com a bola nova já notamos aumento no número de rallies, exigindo mais fisicamente, o que diminui de fato a vida útil dos atletas e o número de caneteiros, pra minha tristeza kkk.
[quote=“Alcir” post=106377]
De qualquer forma, tive o prazer de assistí-lo jogar e trombar com ele pelos corredores em 2013, e desde então passei a respeitá-lo ainda mais. Figura super simpática.
Abraços![/quote]
Só quem pode, Alcir !
Pessoal, fiz um vídeo aqui sobre um questionamento que tive esses dias, pois o número de caneteiros no mundo infelizmente está caindo (exceto Brasil e China). Tomara que não caia tanto com a bola isenta de celuloide. Fica aí pra quem quiser ver. “Será que corre o risco de o caneteiro sumir do tênis de mesa?”.
https://www.youtube.com/watch?v=0M4RajFax-k&feature=youtu.be
Ainda não vi o video. Mas acho que quanto menor a possibilidade de executar “terceira bola” (que é o que vem acontecendo com o aumento da bola e mudança para plástico, além de boatos sobre aumentar a altura da rede) menor será o número de caneteiros.
A ITTF concentra todos esforços para aumentar o rali no esporte, e caneteiro nenhum se sustenta no rali contra classistas.
Se vão desaparecer? Não sei, mas eu jamais mudarei de estilo. Caneteiro até morrer!
É basicamente isso que falei mesmo Nakata. Caneteiro é estilo de definição rápida, então quanto mais rally, realmente pior pra nós. Sumir é uma força de expressão, mas uma coisa é fato: desde os anos 2000 o número de canetas só cai. Eu fiz o caminho contrário porque acho caneta mais bonito: fui de clássico pra caneta.
Na época da bola de 38mm, havia bem mais caneteiros. Ao meu ver, as iniciativas da ITTF só fazem com que todo mundo jogue do mesmo jeito: classista e driveiro. Nem que tenha que sobrar só nós dois de caneteiro mas vai sobrar kkkk.