Sou veterano do Tênis de Mesa e meu material está velho. Estou há mais de 15 anos parado. Sou caneteiro. Tenho uma Yasaka com empunhadura quadradinha e uma tenergy05. Com a idade (60 anos) e mobilidade reduzida, estou querendo colocar um pino longo no back e mudar para classineta.
Gostaria de opiniões sobre as madeiras e borrachas.
Meu estilo sempre foi ofensivo. O objetivo do pino é facilitar recepção e encurtar o jogo quando estiver em sufoco.
Qual marca vocês sugerem para para a madeira e borracha? Yasaka ou Joola?
Sugerem algum outro setup?
O orçamento é até uns 2mil reais. Pode passar um pouco, se precisar.
Estou tendo aulas para resolver vícios antigos.
Meu nível era entre intermediário e avançado, mas isso tem muitos anos…rsrsrs. O esporte evoluiu bastante.
Quando treinava antigamente era muito difícil conseguir material. Não havia internet. Então só conhecia Nitaku, Butterfly e Yasaka. Sempre gostei dessa última. Agora, quando voltei, conheci a Joola e estáo falando muito bem dela.
Então queria saber como a Joola está em relação à Yasaka e à Butterfly.
A Joola é uma das mais inovadoras “dentro do comum”, tanto em tecnologia para madeiras e borrachas;
A BTY tende a inovar mais nas borrachas. Já nas madeiras, é o famoso ALC domina dentro da marca;
Já a Yasaka é bem mais conservadora, optando pelo clássico que funcionou no passado, trazendo poucas atualizações. (Não posso afirmar nada concreto, pois não acompanho muito os produtos da marca.).
Vamos lá:
Madeiras:
São raras as madeiras classinetas da Joola no BR… particularmente só tive a oportunidade de jogar com dois, (emprestado) e não me lembro quais são, nem a procedência, então vou descartar essa ideia.
BTY, para mim é status… é mais do mesmo, só que com um preço que “só vale a pena” gastar se você é fanboy (ou butterboy hahaha) ou se você sempre jogou extraindo o máximo de desempenho do material por muitos anos.
Yasaka: posso falar com um pouco mais de propriedade da Sweden Classic, que é uma allround 5 folhas, e acho que para quem está voltando a jogar, principalmente com pino no BH, vai ser uma boa escolha.
Borrachas:
Lisa FH: Xiom Vega Europe = a mais versátil de todas… ideal para iniciantes ou para quem está voltando a jogar com mudança de estilo.
Pino longo BH: DHS C8 = o mais barato do mercado e cumpre o que promete. Como acredito que será novidade para você, “qualquer um” vai lhe permitir aprender as técnicas e fundamentos básicos, antes de pensar em pegar outro com mais tecnologia ou características “superiores”.
Sugestão de conjunto final:
Madeira: Yasaka Sweden Classic
Borracha FH: Xiom Vega Europe ou Joola Rhyzen Fire (ambas são equivalentes e são da linha de entrada - será questão de encontrar a com o preço mais convidativo. Como sugestão, iria de Joola, se pensa em experimentar algo mais “moderno”, com intenção de evlução)
Borracha pino longo BH: DHS C8 OX (sem esponja - se quiser atrapalhar o adversário, ou com esponja para defesa longa e ataque).
Fazendo uma conta rápida, acredito que tudo fique entre de R$600,00 - 650,00 + frete.
Como seu orçamento é bem elevado, se conseguir evoluir bem, e sentir necessidade de algo “superior”, e precisar trocar de conjunto, acredito que conseguirá vender este e recuperar alguma parte do investimento.
A borracha Xion Vega Europe que voce mencionou, ela tem bastante controle e efeitos? ela faria um bom conjunto com a araquete YINHE V14 PRO CS? no meu caso eu tb estou voltando a jogar e minha raquete é meteor (1980) madeira e atualmente com borracha dhs 6512.
Controle sim.
Efeito é intermediário, dentro da gama geral…
Então, sim, seria um bom conjunto; porém, como voce está saindo de um conjunto totalmente recreacional, sem tecnologia (atual) nenhuma, eu não optaria por uma madeira com composto, e sim uma all wood 5 folhas.
Se você pensa em evoluir com ela, estaria pulando muitas etapas de aprendizados básicos, tendo que adaptar o estilo e técnicas para com algo mais “moderno/tecnológico”.
Mas se for para algo mais recreacional… aí é faculdade sua…
entendi, a yinhe n14 pro eu ganhei nos dias dos pais, então vou seguir em frente com ela, sim vou pular algumas etapas,rsrsr…mas pelo seu conhecimento qual seria a borracha para manter conjunto equilibrado (efeito, controle)?
Se quiser algo “mais inferior”, mas com a mesma qualidade, para pegar a mão do conjunto, pode ir na Vega Intro. E se quiser ir direto pro “básico” a Vega Europe é o caminho
Amigo… não queira pular etapas…você está saindo de um material sem tecnologia alguma e está indo para materiais com o que há de melhor em desempenho dentro da gama que lhes foi atribuída… Você não vai jogar melhor só por estar com um material consideerado melhor, muito pelo contrário…
Não pense que, por se tratar de uma borracha de gama “inferior”, “básica”, “simples”, etc ela é ruim… ela serve de introdução à materiais “de ponta”, “de marca”, “relevantes”, que permite explorar as técnicas e fundamentos básicos do TM moderno.
Existem inúmeras opções, que variam conforme a necessidade de jogo para com o atleta.
Dada a sua insistência, em respeito aos demais que acessam o fórum em busca de dicas e/ou auxílio para montar um conjunto, não vou recomendar nada mais além disso, para não criar falsas expectativas.
Caso queira, poderá consultar os catálogos das marcas e ver os modelos disponíveis.