Wimbledon 2007

Como estou de férias e o Pan ta chegando, voltei a acompanhar diversos esportes e acompanhei praticamente todo tempo esse torneio tão tradicional na grama.

Comentários sobre a Final
Roger Federer 3x2 Nadal

O nadal jogou muito bem, aprendeu a fazer bons voleios, mexeu muito bem o tempo todo pra variar, conseguiu em alguns momentos quebrar o saque do Federer.

Federer jogou no limite pra ganhar, mas não no seu limite. Começou a jogar realmente bem da metade do quinto set pro final. Começou a melhorar suas devoluções e saiu de direita em varios saques do nadal, mais agressivo, quebrou o saque do espanhol e agora é penta.
O que salvou o titulo do federer?
Seu super serviço, fez uns 20 aces na partida, fechava seus games sacando muito rápido.
O que colocou seu titulo em risco?
Suas devoluções altas e curtas, pra fora, na mão do Nadal, etc. Sem conseguir colocar bem em quadra, ficou fácil pro Nadal confirmar o serviço em várias ocasiões.

O que falta ao Nadal pra ser campeão em Wimbledon? Sacar melhor e surpreender nos tiebreaks. Mesmo Federer nao jogando excepcionalmente bem, Federer conseguia abrir vantagem no tiebreak com jogadas incríveis. No quinto set fez bolas na paralela que nem Nadal chegava mais.

Enfim, pontos negativos do torneio: muitas chuvas atrapalharam, o nadal mesmo jogou um jogo por 5 dias, pq jogava, interrompia, jogava, e parava. Seguiram a tradiçao de nao ter jogo domingo e isso prejudicou muitos jogadores. Tb aconteceram muitos roubos dentro dos vestiarios, onde só entram jogadores, fisioterapeutas e profissionais ligados aos atletas. Reclamaçoes com preço de comida tambem foram comuns.

Pontos positivos: é um torneio super tradicional, bem disputado, bem dinâmico, e pude ver bons jogos. Me surpreendi ao ver a Henin perder na semifinal.

Gostei muito do estilo do Djokovic, pena que abandonou contra o Nadal. Acho que ele precisa melhorar fisicamente, pois tem excelentes golpes, parece raciocionar legal e é agressivo.

Sei que muita gente acompanha tênis, gostaria de ler comentarios sobre esse torneio.

Abraços.

bom apesar do jogo ter sido mais equilibrado q no ano passado, acho q federer sempre tinha a tendencia do jogo, esteve em maus lencois no ultimo set porq fez varios erros nao forcados, pra sua sorte Nadal nao aproveitou, a tecnica do Federer eh muito mais eficiente en piso rapido…ja o Nadal realmente melhorou muito no grama.

Eu acompanhei Wimbledon 2007 na íntegra através da Sportv. Mas logo depois viajei e não prestei atenção neste tópico. Por isso meus comentários atrasados.
E o que achei? Excelente. Meu ídolo Federer venceu de novo igualando Borg, com 5 títulos consecutivos. Mas Wimbledon não é mais como era antigamente. As quadras estão cada vez mais lentas, e acho que esse foi um dos motivos que possibilitaram ao Nadal chegar na final por 2 anos consecutivos. Porque ele (Nadal) é limitado tecnicamente e faz da força física e resistência suas maiores armas. O jogo dele consiste basicamente em bater uma bola a mais que o adversário. E com a quadra mais lenta é possível que ele chegue em quase todas as bolas, usando o físico privilegiado p/ isso. Tenho certeza que se a quadra estivesse rápida como nos tempos de Becker e Edberg, o espanhol Nadal não iria opor tanta resistência.
Por outro lado, o grande nome do tênis, Roger Federer. Ele se desgata pouco pois não usa força excessiva e se move com mais leveza que o Nadal. Some-se a isso a melhor técnica de todo o circuito (talvez de todos os tempos) e mais um saque poderoso , e você tem o tenista número 1 do mundo a quase 4 anos ininterruptos.
Esses 2 tenistas estão num patamar MUITO acima do terceiro jogador no ranking p/ baixo. Esse foi outro motivo que levou ambos a disputarem a segunda final consecutiva de Wimbledon. Nenhum outro consegue chegar perto dos 2. O único que começa a dar as caras somente agora é mesmo Djokovic. Ainda há Andy Murray, mas esse tem a pressão de toda a Inglaterra p/ substituir Henman, que vai se aposentar. P/ piorar sua situação, Murray ainda teve uma lesão grave que o fez cair p/ 22a posição no ranking. Gasquet é outra promessa, mas muito miolo mole.
Bem, já estou viajando, deixa eu voltar p/ Wimbledon. O Federer realmente usou e abusou do seu saque p/ vencer. Azar do espanhol que não tem saque igual. Mas acredito que naquela quadra central existe um clima de “quintal do Federer”. Ali é muito difícil tirar 3 sets dele na mesma partida. Assim como é quase impossível tirar 3 sets do Nadal em Roland Garros.
Mas o espanhol evoluiu bastante em relação a 1a final de Wimbledon, quando levou até pneu (6x0). Assim como Federer vem evoluindo em quadras de saibro, chegando a vencer Nadal na final de Hamburgo. Mas acredito que aquele jogo foi atípico, pois Nadal estava superdesgastado pelos torneios que antecederam Hamburgo. A questão é: quem vai fazer festa na casa do adversário primeiro, Federer em RG ou Nadal em Wimbledon?
Eu apostaria no suíço.