tava pensando com os meus botões e cheguei a conclusão que essa sem sombra de dúvida é a melhor geração chinesa de todos os tempos.
Difícil falar em melhor em todos os tempos porque são outros tempos né…
Não temos mais Suécia no auge e hoje não tem mais tantos atletas que desafiam os chineses mas principalmente por méritos dos chineses mesmo.
Agora eu não colocaria o Ma Long como mesma geração de Liqin e Ma Lin. Esses dois já estão mais para o final de carreira e agora que o Ma Long tá entrando no seu primeiro ciclo olímpico.
A geração do Kong e Liu Guoliang para mim foi melhor, pois formou esses 2 campeões do “grand slam” (olimpíada, mundial e copa do mundo) enquanto a geração atual ainda não tem nenhum, talvez só o Ma Lin se ganhar o mundial desse ano. Liqin é dificil chegar a disputar o torneio olímpico em 2012 para completar o “grand slam”.
Abraço
O que virá de MaLong, XuXin, Zhang Chao e Zhang Jike hein…
[]´s
eu tô falando em geração chineza e não sueca, analisando friamente, Kong em sua melhor fase não foi melhor que Liqin em sua melhor fase, Liu guoliang para mim está no mesmo nível que Ma Lin, considerando a melhor fase de ambos e Wang Tao e guzheng são inferiores tecnicamente a Wang Hao, logo esta é a melhor geração chinesa de todos os tempos.
se você tá dizendo então é né!
sem comentários… :oops: :oops:
Para mim o que está claro é que é a formação mais completa nos fundamentos técnicos de todos os tempos.
Todos atingiram excelência técnica em quase todos os golpes. Não há como afirmar c/ ctz sobre pontos vulneráveis deles. Acho que os piores golpes talvez sejam os smashes e levantamentos de bola deles.
Obviamente, as mudanças e a evolução no esporte ajudaram a direcionar os jogadores a serem mais completos.
Concordo que o Ma Long não está inserido na mesma geração dos outros, acho que ele é a “estrela” da geração que sucederá Hao / Liqin / Lin.
rodrigo_junqueira:
Sabemos que vc está falando da geração chinesa especificamente. Mas vc concorda que a China já teve adversários beeeeeeeeeem mais fortes? O que acontece é que internacionalmente eles estão “batendo em bêbado”.
Eu não concordo sobre “a melhor de todos os tempos”, mas acho que nunca uma geração foi tão soberana assim. Eles só têm adversários a altura entre eles mesmos (apesar da “nova geração” estar bem abusadinha hahahahahhah).
Acho que é meio complicado comparar jogadores e seus auges. Kong Linghui e Wang Liqin? Wang Tao, Liu Guozheng e Wang Hao? Não vejo inferioridades e sim diferenças. E o principal: Hao / Liqin / Lin aprenderam e muito com seus antecessores. Lembro de ter visto uma vez um vídeo de um treino da seleção chinesa onde o Liu Guoliang estava dando orientações para o Wang Hao que estava treinando saque. Quando o Liu pegou a raquete para mostrar como faz, o Wang Hao parecia um iniciante perto da precisão dele. Isso não pode ser desconsiderado tb: se eles são o que são hoje é pq aprenderam com os seus anteriores tb.
Mas esta é uma discussão muito enriquecedora para refletir sobre o futuro do nosso esporte. Isso pq, parando para pensar extra China, fora alguns casos como o Ovtcharov (apesar de eu achar o jogo dele feio demais hehehehehehheh), ninguém revela jogadores e não estão aparecendo novos “tops”. Isso pode estagnar o tênis de mesa, o que ficou provado na última olimpíada, onde a China foi ao topo sem ninguém fazer sequer cócegas neles.
Abraços a todos!!!
Pois é, a nova geração é formada por Ma Long, Hao Shuai, Chen Qi, Xu Xin, etc… Ma Lin e Wang Liqin pertencem a outra geração.
Esse tipo de comparação não deve existir pois são tempos distintos, regras distintas, adversários distintos, tipos distintos de material, etc…
acredito que se possa fazer sim uma comparação, porque estamos analisando a técnica e sua eficiência, concordo que não há adversários a altura tirando Bol e Sansonov, os Sul Coreanos estão abaixo destes em minha opinião, pena que estes não teraõ sucessores