wang hao

vendo o jogo entre Wang Hao e Peter Karlsson descobri uma coisa muito importante:

o Wang Hao ñ é caneteiro, mas classista com empunhadura caneta :roll:

é impossível um caneterio jogar daquele jeito q ele joga, sem shoto

8O 8O 8O 8O 8O

O NOME Q SE DA PARA ISSO É CLASSINETA, POIS ELE USA OS DOIS LADOS DA BORRACHA :smiley: :smiley: :smiley:

Só revisando a resposta, o Wang Hao usa duas borrachas, cada uma num lado da madeira da raquete…

dããããããããããã

isso eu sei

mas nenhum outro classineta joga sem shoto, isso é o q eu quis dizer

O Nerys tem toda razao nesse ponto, o Wang Hao eh realmente inovador num estilo que ja era inovador. Porem, devido ao seu golpe RPB ser o centro das atencoes, ninguem comenta muito sobre o seu excelente footwork (jogo de pernas) que eh o que possibilita o seu posicionamento preciso em todos os golpes. Tambem nao se fala sobre o seu forehand que eh uma arma mortal. Reparem nos jogos que ele sempre abre com o back, 1, 2, quantos forem necessarios p/ depois girar o corpo e finalizar de forehand. Junte-se ainda uma frieza e concentracao muito grandes e vc tem um jogador fora-de-serie realmente.
Alias, comentando sobre o footwork excelente dos chineses, me faz lembrar um comentario que eu li certa vez. Dizia: “Os chineses estao sempre bem equilibrados quando executam os golpes nos jogos. Os outros jogadores apenas durante o aquecimento…”
Um pouco exagerado talvez, nmo… :wink:

O Nerys tem toda razao nesse ponto, o Wang Hao eh realmente inovador num estilo que ja era inovador. Porem, devido ao seu golpe RPB ser o centro das atencoes, ninguem comenta muito sobre o seu excelente footwork (jogo de pernas) que eh o que possibilita o seu posicionamento preciso em todos os golpes. Tambem nao se fala sobre o seu forehand que eh uma arma mortal. Reparem nos jogos que ele sempre abre com o back, 1, 2, quantos forem necessarios p/ depois girar o corpo e finalizar de forehand. Junte-se ainda uma frieza e concentracao muito grandes e vc tem um jogador fora-de-serie realmente.
Alias, comentando sobre o footwork excelente dos chineses, me faz lembrar um comentario que eu li certa vez. Dizia: “Os chineses estao sempre bem equilibrados quando executam os golpes nos jogos. Os outros jogadores apenas durante o aquecimento…”
Um pouco exagerado talvez, nmo… :wink: [/quote]

Eu estava ateh pensando em colocar a minha modesta opiniao, mas depois de + essa do Grande Mestre Nakata (:servo:) eh melhor deixar p/ lah! :lol:

Um abraco a todos,

mas fala aí, “grande mestre nakata”, vc achou que a descrição q dei para o estilo dele foi bem-sucedida?

fala sério…
pra jogar no estilo do wang hao!!!
se eh pra joga puxando as bolas tanto no back como no fore…joga classico entaum!!! :x

[quote=“Joao_Vitor_Casoni”:2h2x5424]fala sério…
pra jogar no estilo do wang hao!!!
se eh pra joga puxando as bolas tanto no back como no fore…joga classico entaum!!! :x [/quote]

Nao eh bem assim. Primeiro, o fh do Penhold (PH) tem caracteristicas completamente diferentes do fh do Classico (CL), e somente isto jah justifica o desenvolvimento do estilo. Segundo, o PH oferece mais controle para o jogo curto pela sua propria natureza, e isto inclui tanto a execucao de “drop shots” quanto de flips.

Terceiro, e muito importante. A configuracao do PH permite que as bolas curtas sejam “tocadas” com o mesmo lado da raquete (o fh) em qualquer ponto da mesa. Isto estah em contraste com o CL, com o qual tem que se usar os dois lados da raquete para se cobrir a mesa inteira com o jogo curto.

A consequencia deste aspecto aparentemente singelo eh que se pode usar uma borracha no fh que ofereca uma grande variacao de spin no toque curto e velocidade no jogo de topspin (e.g., a Hurricane), e uma outra para o bh que ofereca velocidade no jogo longo com spin (e.g. Sriver).

Observacao aa parte: as borrachas viscosas imprimem uma grande quantidade de spin pela acao da superficie. Em contraste, as borrachas elaticas imprimem spin pela acao da espuma. Esta eh a diferenca entre uma Hurricane e uma Sriver. As viscosas oferecem maior variacao de spin e velocidade em relacao aas elasticas, mas o “tradeoff” eh que elas sao mais sensiveis ao spin do adversario (portanto requerem mais sensibilidade no uso).

Em um jogo hipotetico, no qual nao existisse toque curto, a Sriver seria preferivel aa Hurricane. Mas este nao eh o mundo real do TT, e como se tem visto, jogadores com um forte jogo curto estao tendo mais sucesso. Mesmo os suecos estao tendendo a um jogo mais proximo da mesa atualmente.

Portanto, o classineta tem propriedades proprias, que permitem o desenvolvimento de aspectos tecnicos completamente diversos ao do estilo classico.

Tah combinado?

Me desculpe por opinar onde nao fui chamado, mas a tua definicao nao tem nada a haver. E ainda seria provavelmente encarada como ofensa na China, criando um atrito diplomatico para o Brasil :lol: .

O Wang Hao resolveu de maneira genial um problema que aflige todos os classinetas: a duvida entre usar o shoto ou o rpb.

Vida longa ao canetismo!!!

Bem, eu não sirvo de exemplo nem prá jogo de bolinha de gude…mas jogava clássico e passei pro classineta porque me adaptei muito melhor ao estilo.
Me parece que os brasileiros possuem um certa aversão à empunhadura caneteira, mas os tops mundiais e os tops brasileiros são caneteiros.

[quote=“CADUPA”:szji9kzt]Bem, eu não sirvo de exemplo nem prá jogo de bolinha de gude…mas jogava clássico e passei pro classineta porque me adaptei muito melhor ao estilo.
Me parece que os brasileiros possuem um certa aversão à empunhadura caneteira, mas os tops mundiais e os tops brasileiros são caneteiros.[/quote]

Os tops brasileiros vc pode fala q saum caneteiros…
Mas como vc pode fala a msm coisa dos tops mundiais…
Entre os 20 primeiros soh tem 2 clasinetas (Ma lin e wang Hao) e 1 caneteiro (o Ryu Seung Min)…
Eu naum concordo com isso…

[quote=“Joao_Vitor_Casoni”:2efdqnvt][quote=“CADUPA”:2efdqnvt]Bem, eu não sirvo de exemplo nem prá jogo de bolinha de gude…mas jogava clássico e passei pro classineta porque me adaptei muito melhor ao estilo.
Me parece que os brasileiros possuem um certa aversão à empunhadura caneteira, mas os tops mundiais e os tops brasileiros são caneteiros.[/quote]

Os tops brasileiros vc pode fala q saum caneteiros…
Mas como vc pode fala a msm coisa dos tops mundiais…
Entre os 20 primeiros soh tem 2 clasinetas (Ma lin e wang Hao) e 1 caneteiro (o Ryu Seung Min)…
Eu naum concordo com isso…[/quote]

Alimentar esta polemica “caneta vs. classico” nao leva aa nada. Cada estilo tem as suas caracteristicas e ambos jah provaram ser competitivos. O melhor que podemos fazer eh tentar entender as caracteristicas de cada um e procurar incorporar no nosso jogo aquilo que funciona melhor para cada um de nos.

…pois é, o Wang Hao é o melhor…

Graças a Deus que as diferenças existem!

Somente para esclarecer…
Me referi a EMPUNHADURA CANETEIRA independente do jogador ser classineta ou caneta puro.

Me referi aos tops mundiais e brasileiros como os primeiros, nesse momento, na lista.

Agora, pessoalmente, acho o jogo do classista muito “certinho”. Por ter uma melhor cobertura de mesa, fica um tanto monótono de assistir (eu disse ASSISTIR E NÃO MELHOR OU PIOR PARA SE JOGAR).
Realmente acho os jogos dos classinetas mais empolgantes…

Graças a Deus que as diferenças existem!

Eu vejo a forma do Wang Hao usar o Back (rpb), uma forma de suprir o pricipal defeito dos caneteiros. Pouquissimos caneteiros tem a capacidade de fechar um ponto com o back, por isso é exigido um bom footwork, para que assim, esse atleta chegue sempre bem nas bolas e se possível de forehand. Já o Wang Hao, possui um estupendo forehand e quando é necessário o uso do rpb, ele terá a oportunidade de fechar o ponto por ter além da direita, uma bola muito forte na esquerda também.