Vocês lembram desse artigo? https://mesatenista.net/modules.php?name … age&pid=11
Assistindo a alguns jogos do Wang Hao atualmente, não percebi tanta eficiência nessa evolução sugerida no artigo, parece sem confiança no back, principalmente a média distância, todos os jogadores tops neutralizam com certa facilidade essa jogada, e forçam o jogo no que parece ser seu ponto fraco: a movimentação, o jovem jogador que assombrou o Mundo em 2002 com seu jogo inovador, até agora não conseguiu demonstrar em resultados individuais, um jogo campeão conforme o artigo e as expectativas criadas por ele.
Gostaria da opinião dos entendidos e principalmente dos jogadores classinetas sobre Essa evolução?
Nessa mesma epoca a revista TT Player lançou uma materia onde Wang Hao era dito como “A invenção da China”.
Realmente não acredito que seja um atleta que consiga muitos resultados, e lamento que em 2004 nas Olimpiadas, eles tenham preferido Wang Hao a Wang Liqin, até acredito que por questões de marketing, tenham o feito, de certa forma bom pra Korea, que teve em seu caneta puro o título de campeão, e engraçado que em outros tópicos tb se vê comentarios que o Ryu só conseguiu isso até o momento, seja por questões de periodização, ou qualquer outra, já é passado o tempo de se reerguer no cenário mundial, o fato é, na minha opinião, sem desmerecer a qualquer que seja o estilo, se um jovem for iniciar hoje no TM, escolha clássico, pois, é notório o retrospecto da empunhadura clássica.
Abraços,
Bob
[quote=“Bob-Marelli”:20whkx3l]Nessa mesma epoca a revista TT Player lançou uma materia onde Wang Hao era dito como “A invenção da China”.
Realmente não acredito que seja um atleta que consiga muitos resultados, e lamento que em 2004 nas Olimpiadas, eles tenham preferido Wang Hao a Wang Liqin, até acredito que por questões de marketing, tenham o feito, de certa forma bom pra Korea, que teve em seu caneta puro o título de campeão, e engraçado que em outros tópicos tb se vê comentarios que o Ryu só conseguiu isso até o momento, seja por questões de periodização, ou qualquer outra, já é passado o tempo de se reerguer no cenário mundial, o fato é, na minha opinião, sem desmerecer a qualquer que seja o estilo, se um jovem for iniciar hoje no TM, escolha clássico, pois, é notório o retrospecto da empunhadura clássica.
Abraços,
Bob[/quote]
Olha, discordo pouco. Acho que um iniciante tem que optar pelo que ele prefere, não pelo que é mais fácil ou que os tops usam. Acho que ryu voltará a ser favorito em 2007 no mundial. Wang hao não foi uma simples invenção da China, tanto que ma lin também usa RPB de vez em quando. Acho que Wang hao é do mesmo nível de Timo Boll, Ma lin e Wang liqin… Menos experiente, mas wang hao é o próximo chinês a buscar titulos mundiais/olímpicos. Ele e Ma long são os chineses substitutos. Acredito que Chen qi, Hao Shuai não conseguirão atingir o posto de nº1 na China.
Bom… eu jogo classineta e posso dizer que existem sim certas dificuldades a média distância para se usar RPB, o problema de Wang hao ao meu ver foi que a china errou na fórmula:
1- Wang Hao é muito alto para se jogar caneta, isso dificulta sua movimentação, algo que é essêncial para se jogar ao estilo caneta
2- Wang Hao não usa o shoto que ainda é uma arma indispensável para se jogar nesse estilo, não sei porque cargas d’agua a china resolveu abolir o shoto, penso eu que é da dificuldade em decidir qual dos dois usar (RPB ou shoto), entretanto Ma Lin o faz com maestria.
3- Wang Hao não possui um saque digno de um caneteiro top, se vcs analisarem vão concordar comigo, no cenário do tenis de mesa os caneteiros sempre foram os melhres sacadores, isso é óbio pois, possuem uma melhor movimentação do pulso e analisando os dois melhores sacadores nos dias atuais que são: Ma Lin e Ryu Seung Min. Wang Hao está muito aquem destes em relaçao ao saque, é só vcs olharem a final das olimpíadas quando Ryu fez vários pontos com saque e um eice lindo.
Enfim para os fãs de Wang hao, este não é nem nunca foi e nunca será a grande promessa chinesa.
Acredito q Wang Hao não Atendeu tudo que se esperava dele, mas ainda assim é muito forte. Deve continuar como segundo ou terceiro membro da equipe, fazendo mais ou menos o mesmo q Liu Guozheng(que era muito bom tb).
E para substituir Liqin e Ma LIn eu apostaria em Chen Qi e Ma Long. Pro primeiro basta adquirir mais calma e deixar de ser tão instavel emocionalmente, pro segundo, bastam alguns anos de treino, até 2008 ele vai crescer muito.
[quote=“JoelRyu”:2un1ocu8]Vocês lembram desse artigo? https://mesatenista.net/modules.php?name … age&pid=11
Assistindo a alguns jogos do Wang Hao atualmente, não percebi tanta eficiência nessa evolução sugerida no artigo, parece sem confiança no back, principalmente a média distância, todos os jogadores tops neutralizam com certa facilidade essa jogada, e forçam o jogo no que parece ser seu ponto fraco: a movimentação, o jovem jogador que assombrou o Mundo em 2002 com seu jogo inovador, até agora não conseguiu demonstrar em resultados individuais, um jogo campeão conforme o artigo e as expectativas criadas por ele.
Gostaria da opinião dos entendidos e principalmente dos jogadores classinetas sobre Essa evolução?[/quote]
Joel,
Lembro bem dessa materia, ateh mesmo pq eu a traduzi (na epoca, q eu nem sabia fazer isso direito ainda… :P:P)…
E mesmo sem a reler, lembro q o reporter da ITTF, responsavel pela materia, ficou facinado pelo jogo de Wang Hao… Entao, acho q tem um pouco de exagero e uma grande dose de “aposta” (q nao deu muito certo) na materia… Se tivesse dado certo essa “aposta”… O cara estaria dizendo:
“Tah vendo pessoal!!! Eu sou um visionario, vi q esse menino se tornaria um dos maiores de todos os tempo…”…
C/ nao deu certo, ele deve ateh jah ter enterrado essa materia em algum buraco e nem imagina, q tem alguem aqui no Brasil discutindo sobre ela, 4 anos depois de sua publicacao… :P:P
Um abraco,
Também acredito que Wang Hao não chegou nem perto do que se esperava dele, seu jogo é previsível, mesmo com uma bela plástica nos movimentos, falta inventividade e em muitas vezes deixa uma certa impressão de “nem ai…” com o que esta acontecendo.
Aproveito para saber dos amigos: quem são os classinetas de alto nível que estão no circuito? Será mesmo que está é uma tendencia que veio para ficar, ou mais um modismo passageiro?
Adriano,
Só lembrei dessa matéria, porque foi uma das primeiras que eu vi sobre Tênis de Mesa, na época fiquei muito impressionado, algumas pessoas chegaram até anunciar o fim dos caneteiros tradicionais, a partir daquele momento jogador caneta que não se adequasse a “INOVAÇÃO”, não teria futuro no Tênis de Mesa moderno(acho que eles não conheciam o potencial do Ryu), as vezes as pessoas se precipitam ou se antecipam nas suas opiniões, por isso não quero dizer que Wang Hao não venha a ser um grande Campeão, pois ainda é muito jovem e é muito talentoso, mas acho que não será esse fenômeno, inovador do TM.
Devagar aí.
O Wang Hao chegou entre os 4 do mundo em novembro de 2003, e desde então ele não saiu de lá, na verdade ficando uma boa parte do tempo entre os 2.
É tão pouco isso, que justifique o tom desta thread?
A performance do Ryu fica um oceano abaixo desta conta. O Ryu teve um pico na Olimpiada de 2004, que nunca mais se repetiu. (Anote-se pelo bem da verdade que ele vem aumentando a regularidade nos últimos tempos.)
Quanto à viabilidade do estilo classineta. Considerando a proporção entre o número de praticantes do clássico e do classineta (muito mais gente no classico, mesmo na China). Considerando que, em relação ao clássico, o classineta é um estilo para o qual há menos conhecimento acumulado. Ainda assim, há dois classinetas entre os 4 do mundo há 3 anos seguidos, ainda sem sinais de declínio.
Quanto à evolução do classineta, acho que há espaço, que na minha modesta visão conduziria a algo como um meio termo entre os estilos do Ma Lin e do Wang Hao.
And last but not least, o Wang Hao tem ainda muito chão pela frente.
Wang Hao é um jogador fenomenal.
Ele peca apenas no fator psicológico.
Muitos aí estão fazendo uma conexão errada entre Wang Hao e o estilo classineta.
O estilo classineta é um estilo em ascenção, ainda. Têm muito a evoluir.
E Wang Hao foi o primeiro a usá-lo em sua quase plenitude.
Ele é um atleta novo, mas precisa melhorar o aspecto psicológico.
O Wang Liqin e o Ma Lin tb são fracos neste aspecto.
Mas a técnica deles supera esse problema.
O Liu Guoliang e o Kong Linghui eram fortes neste aspecto.
Ainda surgirão outros classinetas chineses por aí.
Vamos aguardar…
[quote=“jadsonalmeida”:3akef784]Wang Hao é um jogador fenomenal.
Ele peca apenas no fator psicológico.
Muitos aí estão fazendo uma conexão errada entre Wang Hao e o estilo classineta.
O estilo classineta é um estilo em ascenção, ainda. Têm muito a evoluir.
E Wang Hao foi o primeiro a usá-lo em sua quase plenitude.
Ele é um atleta novo, mas precisa melhorar o aspecto psicológico.
O Wang Liqin e o Ma Lin tb são fracos neste aspecto.
Mas a técnica deles supera esse problema.
O Liu Guoliang e o Kong Linghui eram fortes neste aspecto.
Ainda surgirão outros classinetas chineses por aí.
Vamos aguardar…[/quote]
Concordo com quase tudo, mas acho que Liqin é forte psicologicamente, o mais forte de todos eles. Chen qi é nervoso. Hao shuai também. Wang hao demonstra insegurança as vezes, ma lin também. Pra mim liqin é quase impecável em todos aspectos.
Eu já acho o liu guoliang um pouco nervoso em algumas situações. Pra mim, os chineses que jogam/jogaram melhor sob pressão:
- LIU GUOZHENG (um monstro quando era pressionado)
- Wang liqin (o melhor há 3 anos se não me engano).
Não sei exatamente quando a china começou a utilizar o classineta. porém +/- pela idade do Wang Hao, ele deva ter aprendido tecnicas de caneteiro (shoto e reves) e depois a tecnica do back classineta, assim depois abolindo o uso do shoto. Mas será q agora pessoal novo que está inciando no tenis de mesa na china, utiliza shoto? ou será que já aprendem a usar somente o back com o wang hao. pois se um muleque logo de inicio começar a jogar usando back, podemos dizer que qdo estiver mais velho terá o back classineta tão eficiente qto o back de jogadores classistas. Acredito que daqui alguns anos (10 ou mais) começara aparecer classinetas, como o Wang hao sem usar shoto, porém com a técnica tão refinada qto a dos classistas.
so confirmando isso: Só lembrarem de um mundial por equipes (nao lembro q ano foi), em q ele jogou contra o lendário Kim Taek Soo, e que ao terminar, todos da seleção chinesa foram parabenizar O FEITO do garoto Liu…
A respeito do estilo classineta, eu na minha opinião penso que o Hao tem aprimorado sim o seu RPB, vide o quanto o Oh Sang Eun estranhou os drives do Hao no último mundial…
Qto a aparecer outros classinetas, creio que vai demorar um pouco, pois vimos nas seletivas pra formar a seleção chinesa praticamente todos os estilos, mas nao lembro d outro classineta alem do Hao e MaLin; tinham vários classicos, o JianJun caneta quadrada (q jogou fácil) e um cateiro.
vlw!
Como diria o Professor Xavier: “…às vezes, a evolução dá um salto…”, pena que no caso do Wang Hao, o salto evolutivo não foi assim aquelas coisas.
Até sugiro mudar o nome do tópico para: Ma Lin, a evolução do estilo caneta.
Ma Lin alcançou a quase perfeição, consegue fazer tudo que um caneteiro moderno faz, e ainda usa muito bem o RPB.
Acredito que na evolução do classineta ele está logo após Liu Guoliang.
Resta saber quem vai levar o estilo adiante, não creio que seja Wang Hao.
Abraços.
so confirmando isso: Só lembrarem de um mundial por equipes (nao lembro q ano foi), em q ele jogou contra o lendário Kim Taek Soo, e que ao terminar, todos da seleção chinesa foram parabenizar O FEITO do garoto Liu…
[/quote]
Salvo engano Mutley,
Esse incrivel jogo q tenho e ainda nao assisti… :lol: :lol: :lol:
Aconteceu no Mundial de Equipes de 2001 em Osaka - Japao!
Um abraco,
[/quote]
Salvo engano Mutley,
Esse incrivel jogo q tenho e ainda nao assisti… :lol: :lol: :lol:
Aconteceu no Mundial de Equipes de 2001 em Osaka - Japao!
Um abraco,[/quote]
Eu vi esse jogo. Muito emocionante, e liu guozheng jogou demais!! É um dos poucos chineses que considero o jogo bem plástico.