Waldner vs seleção chinesa atual

Fala galera, blz?
Na minha opinião, Waldner foi um dos maiores jogadores de TM da história. Ele jogava tao naturalmente contra os chineses, e os vencia tantas vezes que nem parecia q estes eram tão bons assim. Mas com o passar do tempo, muita coisa mudou no TM, e a seleção chinesa atual é bem diferente da seleção da época de Waldner, e aí fica uma curiosidade- Waldner em seu auge seria capaz de derrotar a China atual- Ma Long, Fan Zendhong, Xu Xin e Zhang Jike? Quero saber a opinião de vcs.
Abraços!!

Precisamente uma derrota seria com um jogo bem parelho,mas haveria 75% de chance de waldner vencer com esforço

Laranjas com laranjas, maçãs com maçãs. Falamos de épocas diferentes, enfoques diferentes, paradigmas diferentes, tudo diferente. É injusto comparar tudo isso numa plataforma comum, e essa é a beleza de tudo isso, pq nunca vamos saber e assim podemos ter vários grandes ao invés de um só, absoluto. Jan Ove Waldner foi incrível em sua era, Victor Barna na dele, e Ma Long na dele, e cada um deve ser respeitado por isso.

Mas independente de nomes, eu vejo o tênis de mesa com ótimos olhos no que se refere à evolução, e tenho muito orgulho disso. Hoje o jogo é muito mais intenso do que foi a 15 anos atrás, quando era muito mais intenso que 15 anos antes e por aí vai. Neste sentido, tendo em vista este aspecto, eu acredito que quem vem mais à frente nesta linha de evolução tem vantagem sim. Sou contra o saudosismo exagerado e a supervalorização do passado em detrimento do presente, e a própria evolução me impede de acreditar que passaríamos tanto tempo paralizados. Mas enfim, como eu disse, por sorte nunca vamos saber.

Abraços!!!

Falou muito bem Alcir, o tempo passa, assim como o esporte evolui com o passar das eras, e revela novos talentos…

Lembrei deste vídeo do Bruno Formiga no esporte interativo, em relação a comparar o passado e o presente.
https://www.youtube.com/watch?v=N5IkaC2qQGM

Na minha opinião Waldner foi o maior jogador de tênis de mesa que já existiu. Seus títulos e longevidade, mantendo o alto nível, comprovam isso. Mas além disso, para mim ele também foi o melhor. A facilidade e eficiência com que ele jogava não foi vista em nenhum outro jogador até hoje. Ele simplesmente tinha o dom de jogar tênis de mesa.
Porém… não se pode ignorar que Waldner pegou uma época de transição do tênis de mesa chinês, e isso aconteceu exatamente no seu auge. Alguns chamariam de sorte, mas analisando mais a fundo se constata que Waldner foi, de certa forma, o maior responsável pela mudança de estilo de jogo (no masculino) da China.
Para quem não sabe da história, vou tentar fazer um resumo.
No início dos anos 80 a China dominava o tênis de mesa mundial com um estilo de jogo baseado no ataque rápido. Jogadores super velozes como Guo Yuehua, Chen Longcan e Jiang Jialiang eram a síntese do que era o TM chinês: supremacia com base no ataque de forehand.
Mas com a popularização da cola rápida entre os europeus, a diferença diminuia cada vez mais.
No mundial de 1987 o domínio absoluto chinês começava a dar sinais de fragilidade, com o segundo e terceiro ranqueados no mundo perdendo para Waldner.
Nas olimpíadas de Seul, 1988, nenhum chinês conseguiu alcançar as semifinais.
E a derrota defintiva da China veio no mundial de 1989, quando foram varridos pela Suécia e nenhum chinês chegou na final individual.
A partir daí Cai Zenhua viu que tudo deveria mudar no tênis de mesa de seu país para que recuperassem a hegemonia. E é justamente neste período de +ou- 7 anos (1988-1995) que a China viveu uma fase de transição de estilos, dos caneteiros de pino curto e ataque rápido para driveiros de ambos os lados, com borrachas lisas e muita consistência.
Mas como uma mudança tão drástica obviamente não dá resultados imediatos, a China viveu anos no perrengue, sem que nenhum jogador conquistasse um título importante. O maior jogador chinês deste “novo” estilo era Ma Wenge, que nunca conquistou algo importante. Outros mais fracos como Xu Xengai e Lin Zhigang nem chegaram a ter destaque mundial.
Foi justamente neste período que a Europa teve seus anos de glória, com jogadores como Persson, Gatien, Saive, Primorac, Rosskopf, e o maior de todos, Waldner. E ainda começavam a engatinhar nomes como Kreanga, Samsonov e Karlsson, entre outros.
Voltando a questão inicial do tópico, já deram o gabarito: trata-se uma hipótese tão absurda que nem vale a pena especular. Diferentes momentos, materiais, regras, técnicas, táticas, enfim, 2 mundos totalmente diferentes.

Show Nakata, é isso mesmo. E também importante ressaltar que após Waldner, nenhum outro sueco se destacou. Acho que Person não seria o jogador que é/foi se o Waldner não existisse. Mas acho que em termos de longevidade, Samsonov é o dinossauro chefe. O cara é top 10 do mundo a 20 anos e da forma que ainda joga, mesmo com as lesões, parece que aguenta mais alguns.

Waldner foi um grande jogador tanto que jogou em 2004 de igual para igual com ryu seung min

Realmente comparar o presente com o passado é algo que exige certa cautela ao elaborar alguma hipótese sobre um suposto jogo. Mas acho q seria muito interessante se fosse possível um jogo desses hahah.
Abraços!!

[quote=“bloqueador” post=107600]Realmente comparar o presente com o passado é algo que exige certa cautela ao elaborar alguma hipótese sobre um suposto jogo. Mas acho q seria muito interessante se fosse possível um jogo desses hahah.
Abraços!![/quote]

Concordo além de vermos e compararmos como seria as “lindas” jogadas antigas e atuais.