Vou tirar o PINO do backhand

É verdade, após anos usando um pino curto no backhand (sou classista), resolvi usar novamente uma borracha lisa. Para isso escolhi, inicialmente, a TSP Triple 21, a qual já uso no forehand.

Estou mudando, pois não consegui me adaptar a bola de 40mm. Pode ser só impressão, mas acho que a mudança do tamanho da bola, o pino curto perdeu em muito sua eficiência.

Alguns dos meu adversários, aqui na Bahia, vão festejar isso (rsrsrsrs). Muita gente se atrapalhava com o pino. Mas não perdem por esperar: estou treinando muito com borracha lisa e já estou me adaptando (rsrsr…tô parecendo “The Michel”… :lol: )

Acho que com a bola de 40mm, muitas borrachas perderam sua eficiência. A borracha que mais me adaptei, foi a Triple 21.

Qual a opinião de vocês sobre isso? também sentiram a diferença em relação à eficiência das borrachas?

ta maluco eh jadson…sempre jogou de pino…agora vai voltar pra lisa,
vai jogar o baiano de lisa?

[quote=“jadsonalmeida”:1gaboryc]É verdade, após anos usando um pino curto no backhand (sou classista), resolvi usar novamente uma borracha lisa. Para isso escolhi, inicialmente, a TSP Triple 21, a qual já uso no forehand.

Estou mudando, pois não consegui me adaptar a bola de 40mm. Pode ser só impressão, mas acho que a mudança do tamanho da bola, o pino curto perdeu em muito sua eficiência.

Qual a opinião de vocês sobre isso? também sentiram a diferença em relação à eficiência das borrachas?[/quote]
Sem dúvida nenhuma! Com a introdução da bola de 40mm o pino curto perdeu pelo menos 50% de sua eficiência, se não +. Eu jogava caneta com Spinpips e + nada no back, mas depois com a nova bola parecia que era outro esporte ou então eu tinha desaprendido a bater na bola (se é que cheguei a aprender algum dia). Como o jogo de pineiro tipo Chen Loncgan era baseado principalmente na velocidade e tbm chapadas em bolas cavadas, a bolona, vamos chamar assim, anulou os trunfos que o pineiro tinha p/ fazer pontos.
P/ confirmar essa tese basta ver aguns bons resultados obtidos por pineiros quando a bola de 38mm estava em atividade. Tasaki, Johnny Huang e, principalmente, Liu Guoliang tiveram bons resultados no passado, mas depois que a nova bola surgiu, não conseguiram + nada.

Boa sorte Jadson ! esses dias atras tentei jogar com pino no back comprei um Raystorm mais não consegui nada, hoje estava pensando por um Speedy PO no fore pois meu fore é muito ruim mais já desisiti da ideia.

Abraços,

Bob

Pimenta escreveu:

ta maluco eh jadson....sempre jogou de pino...agora vai voltar pra lisa, vai jogar o baiano de lisa?

rrsrsrss…vou jogar sim…mas com treino me acostumo…

Como o Nakata disse, o pino realmente perdeu em muito a sua eficiência. Está muito complicado atacar com golpes chapados a bola de 40mm. Outro golpe que tenho dificuldade é bloquear (ofensivamente) topspins com muito giro, e olha que eu não tinha essa dificuldade com a bola de 38mm.

Quando aconteceu a mudança da bola, o Liu Guoliang que ainda era um dos tops mundiais e muito jovem ainda, abandonou as mesas e virou auxiliar técnico da China. Acho que ele teve dificuldades de adaptação com a bola de 40mm.

Agora porque eu demorei tanto tempo pra mudar?
Eu tentei mudar ano retrassado, mas nas primeiras dificuldades (menos de duas semanas) voltei ao pino. E o pino ainda complica muita gente, por isso continuei com ele.

Porque vou tentar novamente?
Pois sinto que mesmo quando estou muito bem treinado, não consigo enfrentar os jogadores do meu nivel sem dificuldades, tipo assim: eu tenho que lutar contra o adversário e contra as deficiências do pino curto. As vezes parece que a borracha não funciona… golpes que estou acostumado a acertar , às vezes não “entram” …inexplicavelmente, não funcionam…

É, o pino está em decadência…

Mas justamente por isso, ainda surpreende alguns desavisados.
Veja o He Zhi Wen, que no último mundial eliminou o Schlager, e avançou até as oitavas.

Bom , eu acho que vc tem q escolher oq gosta mais. Eu acho o jogo de pino curto excepcional, eu nunca poderia utilizar, uso pino longo, mas pra quem tem bons golpes, é um acessório impressionante sem contar que complica bastante. eu mesmo, n sei jogar contra pino curto, e nem contra canhoto. se for canhoto, de pino curto. capaz deu desistir do jogo…

Toda a mudança exige adaptações, eu uso pino no back da Friendship, e quando os golpes saem precisos dificilmente o adversário consegue devolver, na minha opinião é uma questão de treino e adaptação.
Muitos dos jogadores que treinam com muito mais frequência do que eu se atrapalham com meu pino.
Quando mudaram a bolinha pensaram que iam dificultar para os chineses. No começo até equilibrou mas hoje percebemos que muito treino e adaptação não tiraram eles do topo.
Creio que a questão é apenas treino e adaptação, basta achar a forma correta de aplicar os golpes e vc voltará a dominar o pino.

Pessoal…não vale rir…rsrsrrs…mas após várias derrotas, resolvi voltar pra o pino…rsrrs.

Meu desatino não durou uma semana…rsrrss…sem o pino, eu não sabia o que fazer com a bola…he, he, he… são anos jogando de pino, acho dificil eu me reacostumar com borracha lisa no back.

Como o Aldo disse, eu tenho que procurar corrigir e aprimorar meus golpes … se eu desistir do pino serão anos jogados fora …

Pois bem, chega de conversa fiada … quem tava fazendo festa porque tirei o pino, pode tirar o cavalinho da chuva … o pino chato está de volta … rsrssr

Realmente tenho de treinar, treinar, treinar…

aheueahue kra…mó comedia.

mas uma dica: pq vc num tenta experimentar o raystorm da butterfly, q eh um pino tensionado. talvez isso adicione velocidade ao seu jogo(apesar de saber q vc adora o spinpips)

Pô Jadson! Nem deu tempo p/ eu te dar os parabéns por ter se livrado do pino. :lol: Eu iria te dizer que com uma lisa no back vc tem muito mais recursos, mas agora já é tarde p/ isso.

he he he…valeu Mola e Nakata…
Com o pino eu me sinto bem mais seguro…erro muito pouco…e inclusive jogadores fortes o evitam…acho melhor eu aprimorar meus golpes…

QUEM TEM PINO TEM JUIZO. PARABENS AO JADSON PELO TITULO DA CATEGORIA ADULTO NA VI ETAPA DO BAIANO.CURIOSO PELO FUTURO DO GURI ALUNO DO MESTRE JADSON.ACHO BOM EU TAMBEM TOMAR AULAS COM ELE. EM TEMPO, PARABENIZAR A SAMUEL MESINHA PELO TITULO DO RATING C CONTRA VITOR FAVORITO E TORCIDA.MESTRE PERERE LENDA NO TENIS DE MESA VETERANO DA BAHIA VENCE RATING B E VETERANO E VOLTA PARA A PRIMEIRA DIVISAO ONDE NUNCA DEVERIA TER SAIDO.PARABENS LUISINHO PELA ORGANIZAÇAO.

Obrigado Vilela. O guri é meu sobrinho, tem 11 anos. Começou a jogar a 3 meses…e está evoluindo rápido, além de ser canhoto o que dificulta os adversários. (daqui a um ano não ganharei mais dele…rsrsrs).

Parabéns, Vilela, pelo vice no rating F.
Em relação a Pererê, realmente ele não podia ficar fora da 1ª divisão…sou fã dele e além de tudo é um pineiro tb…rsrsrs…além dele ter ganho a 2ª divisão, ganhou o titulo dos veteranos tb.

Em relação a mim, o pino é a minha sina mesmo…rsrrs…realmente seria uma besteira tira-lo do back…o certo é treinar mais e evoluir.

Curiosidade: dos parabenizados só Pererê não aparece ao fundo do avatar de Jadson. Estão lá Samuel e Luizinho. De quebra, “Seu Messias”.

ANTONIO POR QUE VOCE NAO PARTICIPOU DO TORNEIO,TINHA COMPROMISSOS PELA MANHA. PELA TARDE VOCE PRESTIGIOU O EVENTO COM MAQUINA E TUDO. ME PARECE UM GRANDE INCENTIVADOR DO TENIS DE MESA.

È a PVC chegando sob a forma de dor na coluna aliada ao LTL (Low Technical Level). Acho que vou ter que ir a Maceió de maca. Esta etapa preferi assistir e torcer. Tb levei mulher, filho, amigo do filho, periquito e papagaio. Filmei alguns sets mas ainda não vi se ficou legal. A propósito, faço parte daquela torcida do Vítor que viu a derrota dele frente a Samuca. Também Samuel estava com a macaca, virou até atacante.

Samuel atacando? vc fimou isso, Chaves? se conseguiu filmar, vc está com uma relíquia em mãos…rrsrsrs…um golpe de ataque de Samuel é que nem o cometa Haley…raríssimo de se ver…e eu que pensava que os golpes de ataque dele eram mesinhas rápidas…

Brincadeiras a parte…Samuel está de parabéns pelo titulo da 3ª divisão…Victor (Dentinho) não resistiu aó caneteiro kato Samuel Bin Laden…dificil vai ser aguentar Samuel de volta a 1ª divisão…he, he, he…rsrsr