Voltando a jogar + pessoa iniciante no TM (madeiras e borrachas)

Ola Pessoal ! Estou voltnando a jogar depois de muitos anos parado e estou montando uma raquete e estou indeciso entre essas 2 opcoes.

Gostaria de opinioes, se possivel.

Grato,

Henrique.

Se ainda tem memória muscular e tinha um nivel de jogo razoavel (estilo consistente e boas técnicas) e/ou jogava (costume) com materiais rápidos, pode ir na PG7, desde que saiba combinar boas borrachas para ter um retorno progessivo, por se tratar de uma madeira consideravelmente mais rápida do que as demais (:point_down:) (7 folhas e uma dureza média-dura).

Se tinha um jogo em desenvolvimento, e hoje precisa construir somente alguns pontos chaves/necessários, pode ir na Stratus Power Wood ou qualquer outra de 5 folhas, como a Andro Timber 5 Off para mais controle ou a Stiga Offensive CR para um jogo mais “solto”.

Se seu jogo era totalmente iniciante e/ou iniciante em desenvolvimento, sem técnicas e fundamentos minimamente desenvolvidos, o melhor caminho é a Xiom Offensive S.

Embora não tenha citado as borrachas, se você se considera iniciante, mas vê potencial em rápido desenvolvimento (treinos, jogos, etc), pode ir direto para a SPW (ou Andro ou Stiga), mas pense em borrachas mais macias e/ou menos velozes, já que as madeiras são ligeiramente mais rígidas e mais rápidas do que a Xiom Off S.

Abs

Muito Obrigado Guilherme !!! Vi que muita coisa mudou desde a epoca que eu jogava, sou do tempo do Claudio Kano e Hugo Hoyama. Um monte de marcas e materiais novos que nunca ouvi falar ! Estou assustado como evoluiu !!

Sem querer abusar de vossa gentileza seria possivel vc citar algumas combinacoes de borrachas para BH e FH para essas madeiras na faixa dos 250,00? Eu costumava jogar com Mark V dos 2 lados com madeira Stiga mas nao me lembro o modelo. Meu perfil era ataque mas mais controlado, acho que na transicao de iniciante para intermediario mais BH (treinava bastante cozinhada, harau e smash ja comecando a entrar com potencia e comecando nos drive spins), FH (harau mais fraco que BH, tambem comecando nos drive spins mas creio que melhor que no BH, tenho um perfil mais de smash, gosto mais de Drives menores sem muito loop, altura e esforco, ainda mais agora com a idade, ja to com quase 50 rsrsr). Acho que minha memoria muscular estå muito boa, sinto que nao perdi muito o jeito, as bolas estao entrando rsrsrs … comecei a brincar com meu filho de 15 anos que se interessou mas sem material decente, por isso o interesse em retornar, e ele quer comecar a treinar.

Aproveitando para abusar mais um pouco de vossa gentileza, como estou com orcamento um pouco limitado, para o meu filho seria possivel indicar algumas opcoes de combo com madeira em torno de uns 170,00 e borrachas (talvez chinesas por ser mais baratas mas vi que tem muito boas), ele tem um perfil no BH bem mais controle, já está conseguindo cozinhar varias bolas e de vez em quando entra uns flick com potencia, e o FH dele é mais ofensivo, já está entrando as bolas mas ainda precisa treinar mais fundamento.

Desculpe o texto longo e muito obrigado.

Se você se refere a um par de borrachas por R$250,00, infelizmente não há nada… somente borrachas bem iniciantes, se for seu caso…
Para dizer que não há, existem as DHS H2 e H3, mas não recomendo por precisarem de muita técnica e estilo definido (estilo/padrão chinês).

Apenas uma Mark V está custando seus R$220,00…

Teria que subir seu orçamento para pelo menos o dobro, para pegar um par de Xiom Vega (OFF), que é bem versátil e boa para controle ou uma Donic Desto F3 (ALL+).
Para ambas, estamos falando de um orçamento de no mínimo R$500,00 + frete.

O Americatt.net é o melhor site nacional para materiais de TM, porém não possuem ambas a pronta entrega; comprando “hoje”, demora até 30 dias para chegar em sua casa.

Quanto a seu filho, se procura um conjunto pré-montado, não há muitas opções além das chinesas, como as DHS ou as Loki.

Mas, se conseguir acrescentar R$50,00 + frete nesse orçamento, a raquete Joola Match Pro (Aqui) seria uma ótima opção; material iniciante balanceado, de primeira linha de uma marca com mais de 70 anos no esporte.
E ainda possui a possibilidade de troca das borrachas, no futuro. Porém, como a madeira é limitada quanto a performance, pelo menos mais uma troca de borracha na de mesma gama (uma borracha “superior” de média velocidade) ela sustenta razoavelmete bem.

Abs

Oi Guilherme, me expressei mal, seria 250 cada borracha mesmo, vamos colocar entao em torno de 550,00 o par. O que vc indicaria ? A Xiom Vega tem varios modelos, qual deles?. Outras Opcoes?

No caso do meu filho, nao queria pre montado, daria para montar algo legal em torno dos 450,00 ?

Grato.

Pelo que pude entender você opta pela PG7, certo?

Então a Xiom Vega Europe é uma boa opção…

Mas:
Se quiser priorizar efeito: Vega Pro
Se quiser priorizar velocidade e efeito diminuindo a precisão: Vega Asia
Se tiver um jogo com tendência à defesa: Vega Japan

Opções de outras marcas, pelo seu orçamento, entraríamos em borrachas com tecnologias mais antigas, não que a Vega não seja, mas é o que ainda funciona para o(s) estilo(s) de jogo(s) moderno(s)…
Num futuro, podemos pensar em outras borrachas da Joola, Donic ou Andro… funcionam muito bem…

Para seu filho: esse orçamento está um pouco abaixo… Se acrescentar R$250,00 fica melhor (minha melhor proposta-opinião - último tópico), e evitamos as borrachas chinesas.
Então vou considerar o aumento, pegando borrachas de qualidade e de proposta iniciante em desenvolvimento, e vou contornar a ideia de madeira.

Não descartaria a ideia da madeira Xiom Offensive S (que poderia ser abreviada) porém está na casa dos R$345,00.

Então devido ao orçamento, vamos com uma Joola Challenger Off: 5 folhas, média vibração para pegar o feeling, e de alta precisão.
Fica pouca coisa atrás da Off S, mas nesse momento vai servir perfeitamente, e no futuro pode partir para uma outra sem necessidade de passar pela Off S.
Ambas vão garantir a mesma coisa.

Para as borrachas:

• Par de SpinLord Tiger: se ele ainda demonstra dificuldades/erros que precisam de correções de forma mais lenta - aprendizado (de forma geral).
  • Par de SpinLord Marder III: se já está entendento a dinâmica de jogo e tenta buscar rítmo por conta própria (de forma geral).

Se ele já demonstra precisão e consistência em algum lado (FH / BH), pode ser um lado de cada. Mas se o “ruim” dele está se aperfeicoando rapidamente / insistência à melhora, leve em consideração o “bom” e parta para a Marder III.

A “melhor situação” seria um par de Vega Intro, já que ele tem contato com o esporte e busca melhorar; mas está na casa dos R$200,00 cada.

Se ele se encaixa no propótito da Marder III (R$166,00 cada) vale muito a pena o investimento para a Vega Intro. Ele vai ter uma noção muito melhor do que é um conjunto iniciante-pró; sem falar que é uma borracha bem superior; não que a SpinLord não seja, mas são propostas de fabricantes e tecnologias diferentes.

A SpinLord não tem uma durabilidade tão alta, se a proposta sua para com ela, ou vindo dele, são treinos/aulas com professores, talvez a Vega Intro seja inevitável, pois é de mais conhecimento no meio do TM; saberão explorar mais o potencial da pessoa-conjunto-técnica-fundamento.

Mas se é uma proposta meramente recreativa, sem problemas.

Em resumo:

• Joola Challenger Off = R$271,00
    Par de SpinLord Tiger = R$280,00
    Cola Donic Vario 10ml = R$14,00 (1 camada fina em cada lado da madeira e 1 na borracha = mais do que o suficiente)
    Total = R$565,00 + frete

Par de SpinLord Marder III = R$332,00
    Cola Donic Vario 10ml = R$14,00 (1 camada fina em cada lado da madeira e 1 na borracha = mais do que o suficiente)
    Total = R$617,00 + frete

Par de Xiom Vega Intro = R$400
    Cola Donic Vario - fracionada de 10ml = R$14,00 (1 camada fina em cada lado da madeira e 1 na borracha = mais do que o suficiente)
    Total = R$685,00 + frete

Abs

Nao necessiriamente, alguma madeira que possa se encaixar bem na experiencia eu que descrevi, estou buscando madeira ate uns 300 - 350 mas achei muitas opcoes:

PG7, Yasaka Mai Lin Offensive, Xiom Offensive S, a Tibhar que mencionei, e algumas Donics como a Waldner Offensive, Waldner Dicon e Persson Exclusive Off mas nao tenho ideia qual seria melhor no meu caso…

E sobre as borrachas Xiom Vega, so tenho achado MAX, tem problema?

A espessura MAX é a mais usada “padrão”, abaixo disso, só pro players com muita experiencia vão sentir necessidade/diferença de jogo.

Nessa faixa de preço realmente existem boas opções… Não sei opinar precisamente sobre madeiras da Donic e Yasaka… parece que continuam a mesma coisa há mais de 15 anos…

Então considerando o orçamento e talvez, a preferência pela linha Vega, penso em não descartar a Stiga Offensive CR e incluiria:

• Nittaku Winglight: mais parecida com a PG7, porém 5 folhas, dando mais controle
  • Andro Gauzy BL 7:similar a Winglight, porém 7 folhas, e com um pouco menos de controle

Aí vai do seu feeling lógico e o que realmente está procurando.
Considerando a linha Vega, uma intermediária em performance, em qualquer madeira ela se encaixa satisfatoriamente bem.
Uma 7 folhas vai deixar o jogo mais solto, e uma 5 folhas vai deixar mais consistênte, mostrando a “real” da borracha…

Se eu puder opinar:

• Winglight: se a intenção é apenas voltar para o esporte com o máximo de rendimento dentro de uma limitação física (idade) e desempenho de material satisfatório para desde quando parou de jogar

• Andro BL7: se quiser performance, desde que se dedique a treinos, mesmo que “na brincadeira”

Abs

Maravilha !!! Muito Obrigado pelas orientações Guilherme !!!

Abs.

1 Curtida