Voltando a jogar e precisando orientações

Prezados colegas,
Pratiquei o TM de forma muito intensa entre 1989 e 1992, e de maneiras menos intensas antes e depois desse período. Nessa fase eu era garoto (entre 13 e 16 anos), e, acho oportuno salientar a importância que um colégio pode ter na vida individual de um jovem, e, na formação de uma geração. Estudei quase toda minha vida no Colégio Batista Mineiro, em Belo Horizonte - MG, onde os esportes eram muito incentivados, com uma ótima estrutura, técnicos, e, no caso do TM, marcou época, pois, por disponibilizar cerca de 9 mesas aos alunos, foi responsável por uma pródiga geração de mesatenistas, tais como Alisson, Villani, Guilherme, Cristiano, Michael Kleffeldt etc (não sei como está hoje). Infelizmente, a prática da educação física no Brasil de uns 20 anos para cá não tem nada a ver com o que vivíamos até a década de 80, quando vivenciávamos verdadeiras aulas de educação física, mesmo em escolas públicas.
Hoje, aos 39 e quase 40 anos de idade, me mudei para um condomínio próximo a Belo Horizonte que possui uma mesa, e, me entusiasmei novamente com o TM.
Tenho, dessa época de Colégio Batista, uma raquete Yasaka caneta chinesa, 5 lâminas, bem leve, que chegou a ser “Campeã Mineira” lé pelos idos de 1989 nas mãos do pequeno Cristiano (conhecido por Cricri), e, uma raquete caseira, de madeira denominada “Cearense”, de 7 lâminas, rápida, que chegou também a ser “Campeã Mineira” lá pelos idos de 1987 nas mãos do Alisson (ambos do Colégio Batista).
Acabei de adquirir uma BIPA Special, na qual colei uma DONIC ACUDA S2.
Pergunto:
01- Para o nível em que parei, e, levando em consideração o tempo sem treinar, é uma boa combinação para mim?
02- A BIPA Special durará na minha mão mais quanto tempo, caso eu continue no TM? Terei de pensar em subir de nível de raquete? (não tenho maiores pretensões além de jogar com qualidade);
Abc a todos,
Max Macedo

Caro Max Macedo,

Temos uma história muito parecida no TM. Também conheci o tênis de mesa durante os anos 1990, quando um colega que veio de São Caetano do Sul “me apresentou” esse belíssimo esporte. Perto de onde morava conheci um clube que tinha aulas de TM e passei a frequentá-las. A paixão só aumentou. Consegui adquirir uma raquete brasileira (Tiger Fujiyama). Em 1994 precisei sair de casa para “ganhar a vida” e acabei me afastando do esporte. Se não me falha a memória, em meados de 2011 apresentei o esporte ao meu filho, com uma raquete de lazer. Tal foi minha surpresa que o moleque já foi empunhando como classista e mostrou rápida afinidade. Aí reacendeu o desejo. Nas férias para onde viajamos, procurei um lugar para treinar e adquirimos material (usado inicialmente). Procurei informações na internet, encontrei o Mesatenista que muito me ajudou e tem me ajudado, através dos diversos colaboradores, dentre eles destaco o Alcir e o rpb_player, de quem não me canso de agradecer nas mensagens privadas. Tem muita gente legal por aqui!!!

Pra resumir, agora tenho em mãos uma BIPA Special com um Rakza 7. No início estranhei, pois usava uma Senkoh-FT + Sriver Fx. Mas depois que também tive a oportunidade de experimentar outras borrachas tensionadas, considero um ótimo conjunto.

Eu particularmente recomendaria, para seu recomeço, as tradicionais borrachas Sriver FX ou Mark V na BIPA Special. A ACUDA S2 ficaria para um segundo momento, quando você tiver melhor aclimatado, com uma orientação especializada.
E, certamente, você ficará um bom tempo com essa madeira; se é que um dia irá trocá-la, já que seu principal objetivo é jogar com qualidade.
Abraços e bom retorno ao TM.

Bom dia Max Macedo,
Sou muito fã do tênis de mesa pratiquei com meus amigos no bairro Santa Inês durante alguns anos (1995 e 2002). Tenho uma raquete Sunflex Samurai com mais de 10 anos. Estou há muitos anos sem praticar, mas encontrei minha raquete em perfeito estado e gostaria muito de voltar a jogar. Como sou amador, não tive incentivo e orientação na época, meus amigos não praticam mais ou seja estou completamente perdido. Você conheci algum clube ou grupo que esteja jogando atualmente? Lembrando que sou apenas um amador com muita vontade de voltar a praticar kkkk…

Atenciosamente,
Luis Correa

Boa tarde!
No meu prédio tem uma mesa, simples, mas nova, e, tenho jogado esporadicamente com meu irmão, que ora longe e por isso não jogamos com maior frequência.
Moro no Alphaville, e, caso queira vir aqui jogar, é só entrar em contato: [email protected]
Abc
Max

Muito obrigado pela resposta!!!