Voltando a jogar e perdido!

Boa tarde,

Sou novo no fórum e já me desculpo, caso não esteja utilizando a área correta ou ferindo alguma regra.
Joguei tênis de mesa por alguns anos (3 ou 4) nos anos 1990 no início da adolescência. E hoje, uns 15 anos depois, pretendo voltar a jogar.

Fui um jogador intermediário, com algum costume de treino mais forte. Era um jogador mais orientado a ofensividade, com um shoto mais ou menos, cozinhada fraca e bom drive.

Sou caneteiro. E como tudo mudou, tenho uma série de dúvidas:

a) Nem existia classineta (pelo menos eu não conhecia) e acho que a adaptação seria difícil. Estou correto?

b) Pretendo voltar com um conjunto equilibrado e um pouco mais tendencioso ao ataque. Eu utilizava uma madeira Yasaka (nem leve, nem pesada, mas nos dias de hoje deve ser vista como pesada) e usei borrachas Tackiness e, principalmente, Sriver. O que vocês indicam? Quero pegar algo de bom cxb por não saber como será a minha adaptação e o tanto que essa minha fase de jogar novamente vai durar. Se eu continuar jogando mesmo, posso pegar um conjunto top mais à frente.

c) Pensei em alguma das madeiras da Nittaku (Russelfor, Ruforal ou Airuline). Boas opções? Nunca usei inoki, vou estranhar muito?

d) Que borracha indicam? A Xion Vega Europe é uma boa? Sempre usei borrachas Butterfly e também joguei com Yasakas. A marca é pior ou de mesmo nível?

e) Se for possível responder: onde comprar? Vale a pena comprar fora (comprar online) e mandar para o Brasil?

f) Por curiosidade, alguém conhece e sabe por anda o Marcos Pan? Foi o meu técnico no colégio e tenho bastante apreço por ele.

Obrigado pela ajuda

O conjunto de uma das madeiras Nittaku citadas + uma BTF Tenergy é uma boa?
Para o meu plano de um jogo mais ofensivo a mais indicada á a Tenergy 64?
O custo benefício vale a pena?

Vamos por partes.
Se você jogou nos anos 90 e depois não teve mais contato com o esporte, saiba que mudaram as borrachas, madeiras, bola, regras e tendências.
Se você nunca bateu com raquete redonda eu não recomendo a tentativa de migrar para classineta. O aprendizado pode ser muito demorado e, dependendo de seus objetivos, pode até te desanimar. Não se engane ao assistir o Wang Hao jogando e achar que é fácil jogar naquele estilo. Eu diria que é quase impossível. Tanto é que ele é o único que joga daquele jeito.
As borrachas que você usava eram mais adaptadas para se usar com cola rápida e bola de 38mm. Atualmente, a tendência é que se use borrachas tensionadas, principalmente para jogadores ofensivos.
Quanto às madeiras de hinoki de folha única, provavelmente você vai estranhar, já que nunca usou. Mas vai estranhar para melhor. Seria como sair de um carro 1.8 aspirado e pegar um 1.6 turbo. Ao primeiro contato pode-se estranhar, mas de cara fica bem claro que é muito melhor.
A Vega Euro é uma boa opção para desenvolvimento. Pessoalmente eu acho que falta-lhe mais poder ofensivo. E fique tranquilo quanto a qualidade, a Xiom oferece borrachas tão boas quanto Butterfly e Yasaka. Acho até que se trata de um custo-benefício melhor. A Donic também têm ótimas borrachas.
Pode comprar na loja do mesatenista ou na KWS, são os dois lugares onde eu adquiro materiais. Não acho que comprar fora valha a pena, o tempo de espera é longo e você nunca sabe se será “taxado” ou não. Por aqui os preços não estão tão elevados e a comodidade de comprar num dia e receber 2 dias depois vale mais a pena que economizar alguns trocados, na minha opinião.
Eu não iria para Tenergy 64 logo de cara. Primeiro porque é caríssima. Segundo porque ela é muito veloz e você,que está afastado há muito tempo, pode estranhar. E ainda, ao pular de cara para uma T64 você estará pulando também algumas etapas de desenvolvimento.
Eu recomendaria uma madeira de hinoki sim, mas com uma borracha menos nervosa. A própria Vega Euro é uma boa opção. Se se acostumar com o conjunto, tente pegar emprestado outras raquetes com outras borrachas para testar, supondo que você vá treinar num clube onde há vários jogadores. Daí você terá uma ideia melhor do próximo passo quanto a borracha.

Obrigado @Nakata

Quanto a classineta, realmente eu já achava complicado migrar e pretendia ficar na caneta. Então já tá decidido.

As madeiras Nittaku que citei são legais então? Indica outra? Alguma das 3 da Nittaku tem melhor cxb?

O conjunto de uma dessas madeiras + a borracha da Xion então fica bacana ? Da linha Vega a Europe é a mais indicada pro meu caso?

Sim, são madeiras de hinoki 1-ply de bom CxB. Se não me engano a Russelfor tem 9.2mm e a Airuline 8.8mm. Eu ficaria com a Russelfor entre as duas.

O conjunto de uma dessas madeiras + a borracha da Xion então fica bacana ? Da linha Vega a Europe é a mais indicada pro meu caso?
Da linha Vega eu tenho a Europe e a Pro. Gosto muito mais da Euro, pois acho-a mais macia, mais controlável e com velocidade suficiente. A Pro dispara mais que a Euro, mas para mim ficou incontrolável. Borrachas similares à Vega Euro: Omega 3 Euro, Yasaka Rakza 7 Soft e Donic Acuda S3. Todas macias, com velocidade média e ótimo controle.

Obrigado novamente @Nakata

Vc acha que parado e saindo de um jogo old school as Hinoki de 1 folha são a melhor opção?
A Russelfor e a Xion Vega Euro não ficará um conjunto muito defensivo?
Um usuário me indicou a Champion Bipa Special. É boa? Melhor ou pior que estas Nittaku?

Caro Urbach,

Fui “alfabetizado” com uma BTY Senkoh 10 (hinoki 1-ply) com uma Tackiness Drive e depois acabei migrando para uma Tackifire. Hoje, jogo os três estilos (Clássico, Classineta e Caneta japonesa) e acertar um back de classineta foi um treino de mais de 3 meses.

Se o seu drive era baseado mais em efeito (mais raspado) a Xiom Vega pode ser meio estranha. Se não me engano a Vega tem um esquema de pinos parecido com a Tenergy 64, ou seja, é uma borracha muito mole para caneteiros desse tipo de estilo. É um pouco mais mole que a antiga Yasaka Mark V.
Talvez, uma Donic Baracuda (um pouco mais de efeito) ou Acuda S1 (um pouco mais de velocidade) seja melhor, pois o esquema de pinos e dureza é mais parecido com a Tackiness. Para início, são um bom custo/ benefício.

Aureo

Obrigado @aureo

Com base nos meus posts anteriores: Qual o conjunto (madeira+borracha) você indicaria levando em conta que não faço questão de ter algo tão econômico, mas tb não vejo sentido em pegar algo absolutamente top e que será indomável nesse momento? Se eu estiver treinando mais sério, posso pegar algo top em alguns meses.

O meu drive era baseado em velocidade do que em efeito.

Acha o conjunto Nittaku Russelfor + Acuda S1 uma boa? O que acha da Champion Bipa Special?

Acha que ir para um Hinoki 1 folha é a melhor opção pra um cara enferrujado e old school?

Boa tarde Urbach.
Eu aconselho também a Bipa Special com uma Acuda S1 (rápida e médio-dura) ou Acuda S2 (um pouco mais lenta, de dureza média). As duas tem uma boa combinação de velocidade e efeito, são controláveis e possuem durabilidade satisfatória. Estou usando no momento uma combinação com S1 e S3 e fiquei satisfeito com o resultado. A Baracuda também é uma boa opção.
Eu comecei como caneta japonesa e antes de migrar para clássico, jogava com Yasaka Hasha Special com Mark V ou Sriver.
Acredito que a Bipa Special com S1 fica um combo com ótimo custo x benefício. Depois você pode pensar em mudar para uma Xiom Powerlite, Athena, Katana, Yasaka Hasha Special ou outra madeira top. De repente nem troque mais de material.
Abraço e bom retorno.

Obrigado @didiosan

Vc acha a Champion Bipa uma compra melhor que as madeiras Nittaku?
Vc acha que sendo old school uma madeira de 1 folha Hinoki é a melhor escolha?
Eu não usava cola rápida. A Acuda S1 continua sendo a melhor opção?

Abraço

Caro amigo Urbach, se me permite um comentário (kkkkk) …
As BIPAs (Special e a outra) tem boa qualidade, mas comparadas as Nitakku A, AA e outras da primeira linha de Hinoki desta marca, não são superiores e com preços totalmente distantes devido talvez a nobreza da matéria prima.
Utilizei e recomendo as Bipas, principalmente no desenvolvimento, mas algumas características sempre me chamaram a atenção, como menor área de colagem da borracha (o que não afetou em quase nada meu jogo). Outra coisa, as bipas são feitas de cipreste da mesma família do Hinoki, mas não são 1 ply Hinoki como as que vc. utilizava.
Traçando um paralelo entre ela e a Xiom as que utilizo eventualmente ( Platinum, Gold e derivadas) dá diferença na potência de golpe sensivelmente notadal. Noto também a perda nas BIPAs de um pouco da ofensividade no choto ofensivo.
Mas se me perguntar se é uma raquete boa para evolução, digo que é muito boa.

A BIPA Special tem algo próximo a 10mm de espessura e é um pouco mais ofensiva.

Quanto a borracha, realmente é gosto. Jogava nos tempos descritos por vc. com uma BTY Kim Taek Soo de 10mm, com e sem cola rápida. Utilizo nas minhas canetas japonesas hoje as Xiom Vega Pro e Sigma Pro II, sendo a última mais rápida. Mas é questão de gosto mesmo.

Grande abraço e bom retorno.

Melhor não, mas melhor para o que você quer nesse momento (custoxbenefício). Indico como uma boa compra para quem começando ou recomeçando. Depois como você mesmo disse, pode ser hora de partir para outros materiais. Sempre joguei com JPen Yasaka (TZ-19 e Hasha Especial), mas hoje talvez comprasse uma Xiom. Experimentei algumas de amigos e são fantásticas. Assim como as Nittaku, Butterfly, Darker, etc…
Acho uma ótima escolha. hinoki 1-ply é o que há de melhor para caneta japonesa. Nesse caso, melhor começar com uma borracha mais macia e menos explosiva. Acuda S2, Xiom Vega Euro e Baracuda seriam boas opções.
Abraço.

Boa Tarde, Urbach!

Infelizmente, não conheço as Champiom.
Normalmente, os caneteiros recomendam as hinoki 1-ply, pois o toque de bola é realmente único. Uma madeira macia que é até lenta em bolas de baixa velocidade facilitando a recepção dos saques e explosiva nas batidas.
Minha recomendação pelas borrachas não muito macias foi mais pela experiência pessoal. Comecei a jogar em 95, onde se raspava muito mais a bola e as referências eram os koreanos (Kim Taek Soo e Yoo Nam Kyu) e as borrachas que dominavam eram a Sriver e Mark V.
No tênis de mesa, infelizmente (ou o mais legal de tudo isso) é necessário testar pessoalmente os materiais, pois a diferença entre elas depende muito da sensibilidade e treino de cada um e é praticamente impossível entender o que é melhor para outra pessoa.
No seu lugar, até entendo pois a gente fica na dúvida entre pagar um pouco a mais e comprar um material adequado. Provavelmente, nenhum de nós acertou o material de primeira e por isso temos vááárias raquetes. Acho que é melhor gastar menos agora e já ir juntando dinheiro, pois a chance ter que comprar outra é bem grande.
Aqui da loja do mesatenista, tem a Donic Sonic P (hinoki 5-ply) por R$ 165,00 e a Donic Baracuda Big Slam por R$ 103,00. Acho que acabou a Acuda S1. Ainda tem desconto para pagamento via boleto e o Mazinho monta a raquete. A Nittaku Russelfor, a Nittaku AA e a Bipa Especial tem grande potencial de ser uma raquete que vai te acompanhar para o resto da vida, mas também não é certeza. Hoje, no estilo caneta eu tenho uma Nittaku AA com uma BTY SpinArt, pois meu jogo é baseado em mais efeito do que velocidade.
Treinando, você poderá aprimorar a sua sensibilidade e testar o material de seus colegas para decidir sobre a sua próxima compra. Depois vem a próxima compra e a próxima e assim por diante.
A borracha, provavelmente dura 1 ano e já terá que pensar numa próxima aquisição.

O jeito vai ser chutar uma combinação para começar, treinar e depois avaliar a próxima compra, pois todos os materiais propostos não são materiais “high-end”, ou seja, tem raquetes mais velozes, borrachas mais velozes e com mais efeito. Mas só com treino e material certo é que você poderá tirar todo o potencial do material. Agora o material certo, só treinando e testando para saber.

Boa sorte!

O link abaixo era uma discussão sobre as madeiras de hinoki:
https://mesatenista.net/forum/8-materiais/53551-canetas-de-hinoki.html

Agradeço a ajuda de todos.
Para dar um feedback, hoje comprei a Nittaku Russelfor + a Xiom Vega Euro. Ansioso para receber e testar o conjunto!

Chegou! A primeira impressão quanto a construção e qualidade da raquete foram muito boas. Exatamente dentro do meu esperado de uma Nittaku. A raquete ficou bem bonita com sidetape preto e dourado da Yasaka. Depois posto fotos.

Valeu novamente todos que contribuíram. E pretendo passar a ser um usuário ativo no fórum.

Se você for cuidadoso a Russelfor pode ser uma madeira para a vida inteira, trocando apenas as borrachas conforme suas necessidades. Eu conheço gente que joga com a mesma Cypress-S há décadas. Madeira de hinoki 1-ply parece que quanto mais velha fica melhor.
Quando a sua estiver com as bordas arredondadas, com buraco na cortiça onde se apoia os dedos e com o cabo preto, aí sim ela estará “no ponto”. :lol:

Prezados colegas,
Assim como o Urbach, pratiquei o TM de forma muito intensa entre 1989 e 1992, e de maneiras menos intensas antes e depois desse período. Nessa fase eu era garoto (entre 13 e 16 anos), e, acho oportuno salientar a importância que um colégio pode ter na vida individual de um jovem, e, na formação de uma geração. Estudei quase toda minha vida no Colégio Batista Mineiro, em Belo Horizonte - MG, onde os esportes eram muito incentivados, com uma ótima estrutura, técnicos, e, no caso do TM, marcou época, pois, por disponibilizar cerca de 9 mesas aos alunos, foi responsável por uma pródiga geração de mesatenistas, tais como Alisson, Villani, Guilherme, Cristiano, Michael Kleffeldt etc (não sei como está hoje). Infelizmente, a prática da educação física no Brasil de uns 20 anos para cá não tem nada a ver com o que vivíamos até a década de 80, quando vivenciávamos verdadeiras aulas de educação física, mesmo em escolas públicas.
Hoje, aos 39 e quase 40 anos de idade, me mudei para um condomínio próximo a Belo Horizonte que possui uma mesa, e, me entusiasmei novamente com o TM.
Tenho, dessa época de Colégio Batista, uma raquete Yasaka caneta chinesa, 5 lâminas, bem leve, que chegou a ser “Campeã Mineira” lé pelos idos de 1989 nas mãos do pequeno Cristiano (conhecido por Cricri), e, uma raquete caseira, de madeira denominada “Cearense”, de 7 lâminas, rápida, que chegou também a ser “Campeã Mineira” lá pelos idos de 1987 nas mãos do Alisson (ambos do Colégio Batista).
Acabei de adquirir uma BIPA Special, na qual colei uma DONIC ACUDA S2.
Pergunto:
01- Para o nível em que parei, e, levando em consideração o tempo sem treinar, é uma boa combinação para mim?
02- A BIPA Special durará na minha mão mais quanto tempo, caso eu continue no TM? Terei de pensar em subir de nível de raquete? (não tenho maiores pretensões além de jogar com qualidade).
Abc a todos,
Max Macedo