Vocês conseguem me ajudar?Eu quero montar uma raquete classineta

Eu quero começar a competir regionalmente e pra isso eu quero montar uma raquete que seja Classineta.Meu estilo de jogo é ofensivo e jogo de perto e de média distância da mesa.
No meu backhand eu tenho em mente uma borracha com foco em controle e que tenha uma boa rotação, não tenho problemas em abrir mão da velocidade.
Já no meu forehand eu queria foco em velocidade e rotação já que na minha ofensiva gosto de ser decisivo e mandar com potência.

Para a raquete minha mão é pequena e queria que ela fosse rápida pra mim trocar o lado rapidamente mas meu medo é que ela fique sem uma aceitável potência…

Se precisar de mais informações para me ajudar fique a vontade :slight_smile: .

Tenho algumas borrachas como referência por exemplo dhs hurricane tradicional(3 e 8) (não sei se as versões NEO dá pra competir mas se der, podem combinar também)ou skyline e tinarc5 , butterfly tenergy05 e tenergy64. De raquetes eu tenho como referência e recomendações a Yinhe N9 e T11 e também a Dhs PG7 mas não tenho idéia se ficaria bom com as borrachas que tenho como referência.

Conto com a ajuda de vocês e OBRIGADO PELA ATENÇÃO :slight_smile:

Queria saber se teria problema se no meu backhand eu utiliza-se uma raquete com menor dureza para se ter mais controle(35~40) e no meu forehand eu utiliza-se uma borracha mais rápida e mais dura.

Tem algum problema ter essa disparidade? Sou um classineta ALL+

Pelo que eu já li aqui no fórum, é comum usar as borrachas mais duras no forehand. Eu mesmo configurei dessa forma e tem sido bom.
Mas meu estilo é um pouco mais defensivo até, inclusive tenho uma raquete defensiva, e, nesse caso, sinto que a madeira influência muito, talvez mais do que a borracha (que é importante também, lógico). E eu gosto de ter uma borracha chinesa no forehand, pois eu consigo ter com mais facilidade o controle defensivo podendo fazer bons loops e colocar potência na hora certa. Essa é a experiência que eu posso passar. Mas meu estilo é o clássico.

1 Curtida

Depois de muita pesquisa eu encontrei uma combinação que talvez seja o que eu quero.Eu jogo na classineta e meu estilo de jogo é ofensivo ALL+ e jogo de perto e de média distância da mesa para, minha raquete teria que ter uma boa velocidade pois queria uma troca rápida entre os lados da minha raquete, o backhand seria uma borracha com foco em controle e que tenha uma boa rotação não tenho problemas em abrir mão da velocidade, já no meu forehand eu queria foco em velocidade e rotação já que na minha ofensiva gosto de ser decisivo e mandar com potência.

Se tiverem alguma observação para a minha combinação por favor fiquem a vontade :slight_smile:

Raquete: Butterfly Primorac Carbon T5000
Forehand:Xiom Vega Pro
Backhand:Yasaka Rakza 7 soft

Está combinação vem da Primorac que me disseram que combina muito com XVP e para o backhand em alguns review vi está raquete também se dá bem com raquetes macias. Não tenho certeza desta combinação ainda estou aberto a recomendações :).

Bom dia @Henrique17,

Em primeiro lugar, só avisando que juntei seus tópicos todos neste primeiro, uma vez que todos têm o mesmo objetivo. Não tem problema nenhum abrir novos tópicos, mas quando a finalidade for a mesma, manter no mesmo tópico até ajuda a quem queira te responder a entender melhor o contexto, OK?

Sobre materiais, em suma, na perspectiva de jogador/praticante, quanto menos responsabilidade e ciência se coloca nisso, melhor. É importante sim entender os princípios para saber minimamente o que esperar e tirar suas próprias conclusões, mas é isso. E claro, nada te impede de querer conhecer tudo isso mais a fundo (e até tem mesmo muita coisa interessante), mas tome cuidado no momento em que for escolher o quanto disso vai se transferir para seu uso como jogador.

E justamente nestes aspectos práticos, posso te dizer que a Primorac Carbon é uma madeira que exige uma sensibilidade que a maioria das pessoas não tem ou, quando tem, não vai usá-la para “segurar as rédeas da raquete”, e nisso incluo inclusive top players. Sendo assim, indo direto ao ponto, acredito que as borrachas mencionadas podem sim te ajudar na sua jornada, mas em relação à madeira, a menção inicial da Yinhe N9 me parece mais coerente.

Sobre feeling mais ou menos firme, no forehand ou no backhand, quando há diferença, existe de fato uma tendência a usar borrachas mais duras no forehand, até mesmo pela própria questão da sensibilidade. Mas é necessário dizer que não há regras nisso, e inclusive, como medida para a sua própria sensibilidade, é interessante testar uma mesma borracha numa mesma raquete dos dois lados para entender a sua diferença de sensibilidade em relação à dureza da borracha.

Abraços!!!

1 Curtida

@Henrique17 Concordo com Alcir porque eu já experimentei, tenho madeiras com carbono e nenhuma delas dá esse controle todo, não importa a borracha que você use. Se você pôr uma borracha macia numa madeira com carbono achando que, com isso, vai diminuir a velocidade ou aumentar o controle, é aí que a bola vai explodir pra longe assim que encostar, ainda mais com a Rakza que não tem grude algum. Enfim, você vai ter que aprender bem a fazer o bloqueio para devolver a bola na mesa ou mudar o seu estilo. Com uma borracha macia, o máximo que você vai obter no carbono é um arco maior da bola nas cortadas, o que é interessante para usar com a Primorac, já que não vai ter um ataque seco. O carbono te dá velocidade e potência, sim, mas controle não.

Eu vejo essa palavra “controle”, com relação à madeira, como a sensação da bola quicando na raquete, a vibração que você sente na sua mão. Quando você sente a bola quicando, mesmo que seja bem leve, você também percebe a força empregada pelo seu adversário e tem mais controle dos seus movimentos. Não precisa ser uma vibração forte ou uma raquete lenta, é apenas ter essa sensação de leve, e o carbono não dá isso. Para mim, o estilo ALL, mesmo com o +, requer algum controle a mais, alguma vibração na madeira.

Inclusive, não conheço nenhuma raquete ALL com carbono. Essa Butterfly Primorac Carbon T5000 mesmo é OFF+, ou seja, de ataque. Você vai encontrar raquetes sem carbono que atendem ao que você precisa e não vai deixar nada a desejar com relação ao ataque que você quer, mas vai te dar o controle. Daí, na parte da potência e da velocidade no forehand, eu (gosto pessoal) colocaria uma borracha europeia (sem aquele grude) e bem dura mesmo. Essa daí que você citou, a Xion Vega Pro, acredito que vai atender também.

Essa é a minha opinião pessoal com base nas experiências que eu já tive.

1 Curtida

Termos como “controle” e “sensibilidade” são totalmente dependentes do usuário, mas são frequentemente atribuídos ao material, e isso torna a coisa perigosamente subjetiva. Por isso faz sentido pensar em material atribuindo características de material, sempre que possível objetivas, e na falta delas, relativas ou comparativas.

Por exemplo, vejo uma evolução interessante no mercado de borrachas, onde a dureza da esponja (47, 50, 53, etc.) cada vez mais é declarada de cara, às vezes até no nome do modelo, dando referência objetiva. Assim eu sei, com um mínimo de experiência e capacidade de correlação, que se eu tenho uma borracha com dureza X, sabendo para que lado da escala eu quero ir, já fica mais fácil de procurar. Para as madeiras, fica mais difícil ter estas medidas 100% objetivas, mas pelo menos dá para comparar e ter uma ideia mínima por materiais usados e construção, e no fim, tudo converge para velocidade e dureza. Mas o que chamam de controle está ligado à capacidade individual de lidar com a velocidade e a dureza do material, sendo que cada um tem a sua. Afinal, material controlaria o que e de que forma? Dependendo da capacidade técnica, material mais lento e/ou mais macio pode ajudar, mas note que mais uma vez estamos falando de velocidade e dureza.

Por isso que é importante simplificar as coisas para não se perder antes mesmo de ir para a mesa. Quando tenho a oportunidade, costumo recomendar muito ao pessoal minimizar o tempo de escolha de material, para ir logo para a mesa e então esquecer de material por um bom tempo. É legal e às vezes até divertido entender essas coisas, mas misturá-las muitas vezes pode tirar a diversão onde ela mais deveria estar presente.

Abraços!!!

2 Curtidas

Olá Alcir, eu estava absorvendo mais informações e trabalhando para ter mais noção a respeito desse novo mundo de raquetes e borrachas (nunca comprei) e eu estava juntando o quebra-cabeça. Depois de ver alguns comentários (inclusive alguns seus aqui no fórum) eu cheguei a um conjunto de
-Yasaka goiabao 5
-Forehand: Hurricane 3 neo
-Backhand: EU TENHO MUITAS DÚVIDAS não sei o que escolher vi muitas estou pensando em :Andro rasant,JOOLA Rhyzm-P, Xiom Omega VII euro e Vega Europe e também vi Rakza 7 sof mas essa Rakza já tem 12 anos então pode haver tecnologias melhores atualmente.

MUITO OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO vou anotar no bloco de notas até :grin:

Oi Raul! Muito obrigado pelo comentário a respeito das raquetes feitas de caborno, recentemente eu fiquei sabendo desse efeito que elas causa achei muito interessante. A respeito da minha mudança de raquete, Depois de uma procura por borrachas descobri que essa raquete (Yasaka goiabao 5) tem afinidade com borrachas chinesas bregas como a hurricane 3 neo, e afinidade também com tensoras macias por isso a mudança. Não sei se a Xiom Vega Pro iria dar bom :thinking: será? Se tiver recomendações ou se eu falei algo que possa estar errado fiquem a vontade :grin:

Sim, @Alcir, eu entendo dessa forma que você falou também e ia até escrever isso, mas deixei quieto. Controle mesmo é a capacidade de reagir em determinada situação e isso tem a ver com o domínio das técnicas pelo próprio usuário, com certeza. É claro que cada material tem as suas características físicas e, ao falar delas, fica mais fácil a pessoa escolher qual prefere levar para si. Associar a técnica do usuário ao material certo é uma peleja.

Quando o @Henrique17 falou da borracha no backhand macia associada ao aumento do controle, eu vi que aquilo talvez não desse a ele o resultado que estivesse esperando pela questão da madeira e tentei explicar isso. Mas ele fica livre pra fazer a escolha que achar melhor.

Eu jogo com um cara no clube que é super atacante, joga bem, corta todas as bolas feito um doido e usa uma madeira de 5 folhas com Rakza X no FH e no BH. Ele usou uma com carbono (que gastou uns 2 mil pra montar) e mandava tudo pra fora, agora não. Não tem uma receita de bolo.

Estou pensando seriamente nessa combinação :thinking::
Raquete- yasaka goiabao 5
Forehand- Dhs hurricane 3 neo
Backhand- Stiga mantra M

Boa tarde @Henrique17,

Acredito que com uma Yinhe N9 e duas Xiom Vega Pro você teria o que precisa para o momento. E lembrando: o mais importante é ir para a mesa, porque material longe da mão não te ajuda a evoluir no esporte, principalmente o que você não tem.

Então, como eu mencionei anteriormente, minimize este tempo de escolha e vá para a mesa. Na internet, você vai encontrar infinitas “supostas combinações perfeitas” (o que por si só já é uma fraude), mas nenhuma delas vai fazer nada enquanto não estiver usando para o que interessa. Fica aí o que eu recomendo, mas independente do que faça, procure ir logo para a mesa, porque é lá que está a diversão.

Abraços!!!

2 Curtidas

Muito obrigado :relaxed: abraços pra vc também!