Viscaria vs Timo Boll

Pessoal, na prática quais as principais diferenças entre as madeiras Viscaria e Timo Boll? E qual estilo de jogo se encaixa para cada tipo dessas madeiras? Outras informações adicionais sobre essas madeiras também serão de grande ajuda.

Bom, você não citou qual Timo Boll ( ZLC, ZLC, ou ALC)
Então vou comparar de igual para igual (ALC-ALC) usando dados de catálogo, por ser mesmo fabricante e compostos.

Ambas tem as mesmas especificações:

Classe: OFF
Velocidade: 11.8
Vibração:10.3
Espessura: 5.8mm
Folhas: 5+2
Peso: Viscaria 90g | TBALC = 85~89g
Dimensões: 157x150mm
Composição: Koto-ALC-Limba-Kiri-Limba-ALC-Koto

Como vemos no próprio gráfico (Velocidade x Vibração) da BTY :point_down:

DIFERENÇAS

  • Viscaria tem o cabo 1mm mais largo na empunhadura, tanto em FL quanto em ST (TBALC mantém o padrão)
  • Viscaria = toque médio-rígido | controle tende a médio (Nível PRO de jogadores)
  • TBALC = toque médio | controle tende a médio-baixo (Para quem já tem uns 90% na confiança de jogo - não necessariamente PRO’s)

CONCLUSÃO:

Portanto, eu diria que são praticamente a mesma madeira, talvez com métodos de fabricação muito similares (se não idênticos); além do fato de uma ser a “linha padrão” e outra ser a linha de um campeão mundial.

  • Ambas são madeiras para jogadores com mas experiência que focam em velocidade (agilidade) de jogo.

  • São mais comuns entre os que usam de forma profissional - com fundamentos bem desenvolvidos + linha Tenergy (05, 64 ou 64 FX)
    Com a entrada da linha Dignics, vem se destacando como um conjunto rápido e controlável (para quem já tem o domínio)

  • São ótimas para bloqueios e ataques a média distancia

  • Perde desempenho quando se usam borrachas duras e borrachas chinesas.

  • Se usada com borrachas lentas, é uma evolução natural, dentro do universo das madeiras rápidas com compostos ( :point_down::point_down:)

Em um resumo rápido: Timo Boll começou sua carreira em 1992:

Em 1992 = Viscaria + Sriver FX / Sriver FX
Em 2000 lancou a TB Spirit e passou a jogar com Sriver / FX
Em 2002 = TB Spirit + Sriver / Sriver FX
Em 2005 = TB Spirit + Sriver / Sriver
Em 2008 foi lançada a linha Timo Boll. Escolheu a ALC como sucessora da Spirit e passou a usar um par de Tenergy 05
Em 2018 = ALC + Tenergy 05 Hard / Tenergy 05
Em 2019 = ALC + Tenergy 05 Hard / Dignics 05 | ALC + Dignics 09C / Dignics 09C
Em 2021 = Primorac Carbon + Dignics 09C / Dignics 09C
Em 2022 = ALC + / Dignics 09C / Dignics 09C

Abs

Impressionante seu detalhamento! Um expert no assunto! Muito obrigado pela ajuda Guilherme, tamo junto.

1 Curtida

Já tive ambas, na verdade eu uso uma Timo ALC atualmente.
Realmente são 2 raquetes bem parecidas, sendo que a Viscaria tem o cabo mais grosso, portanto quem tem mão grande deveria optar por ela ao invés da TB.
Na minha opinião é a melhor combinação de folhas de madeira e fibra sintética para um estilo de tênis de mesa ofensivo. O conjunto formado por koto-ALC-limba-kiri proporciona ótima velocidade, batida satisfatória, bastante feedback e peso ideal. Além disso a BTY não usa porcarias de hollow handle nas suas raquetes, o que eu acho ótimo. Cabo oco é horrível, deixa o conjunho desequilibrado nmo.
Eu já testei tbm a Timo Boll ZLF, que dá um feedback insuperável, mas falta velocidade para mim, prefiro a versão ALC.

1 Curtida

Boa tarde @luanpagliari,

A principal (única) diferença entre elas é a geometria daquela parte da madeira onde termina o cabo e começa a parte útil da lâmina, na qual a Timo Boll ALC é ligeiramente (beeeeeem ligeiramente) maior. Isso pode dar uma sensibilidade tb ligeiramente diferente, mas nada que valha escolha técnica objetiva, principalmente em nível amador. Ou seja, sem ciência de foguetes aqui tb.

E dá para fazer ou estragar de tudo com elas, com as regras que o seu suor na mesa determinar.

Abraços!!!

1 Curtida