Vida útil de Borracha e Bolinha

Boa tarde galera!
Sou iniciante no tênis de mesa (como quase todos venho do ping pong) e não tenho muito conhecimento sobre o material. Possuo a um bom tempo uma raquete Yashima com borrachas XR-7 Upper Spin Competition e hoje mesmo iniciando, percebo que não é muito indicada para o tênis de mesa.
Minha dúvida é se é por conta do tempo, cerca de 8 anos ou por falta de técnica que não consigo colocar spin quase nenhum nas bolinhas.
Aproveitando, assim como a raquete, tenho algumas bolinhas Dunlop 3 estrelas (nem vi mais vendendo por aí) que já estão bem usadas, mas não estão trincadas nem nada.
Qual seria a vida útil de Borrachas e Bolinhas? Se é que existe um período a ser estipulado!

Agradeço a todos e fico no aguardo.

Bom dia William.

A vida útil de borrachas e bolas depende de muitas coisas e infelizmente não pode ser estimada de forma simples. No caso das borrachas, além das características da mesma, isso acaba ficando em função de aspectos muito particulares, como carga horária de prática, (possivelmente) condições do local onde vc treina (sujeira / pó no piso, etc.) e características individuais como nível técnico, cuidados com o material e até mesmo estilo de jogo. Cada um desgasta o material de uma forma particular, de modo que fica difícil estabelecer uma regra, mesmo treinando com um mesmo material e uma mesma carga horária. E as bolas vão mais ou menos pelo mesmo caminho. O que posso dizer é que, se vc está iniciando, tanto borrachas quanto bolas não devem durar pouco tempo se minimamente cuidadas.

A respeito de não conseguir imprimir efeito na bola, ninguém pode dizer com certeza sem ver, mas certamente, como vc mesmo disse, o material não é o mais indicado. E se vc está iniciando, claro que tb existe o aspecto técnico, mas este pode ser desenvolvido.

Abraços!!!

Obrigado Alcir pelas informações!
Entendi perfeitamente suas colocações, mas gostaria de saber se uma borracha dura esse período todo parado?
Por via das dúvidas comprei uma outra raquete, só que montada, pois ainda preciso evoluir para entrar na categoria de raquete montada. Comprei uma DONIC Level 900. Mais pra frente quando tiver melhor de domínio ai busco uma montada mais voltada para meu estilo.

Mais uma vez obrigado pelo retorno das dúvidas!

[quote=“WillianGregorio” post=108944]Boa tarde galera!
Sou iniciante no tênis de mesa (como quase todos venho do ping pong) e não tenho muito conhecimento sobre o material. Possuo a um bom tempo uma raquete Yashima com borrachas XR-7 Upper Spin Competition e hoje mesmo iniciando, percebo que não é muito indicada para o tênis de mesa.
Minha dúvida é se é por conta do tempo, cerca de 8 anos ou por falta de técnica que não consigo colocar spin quase nenhum nas bolinhas.
Aproveitando, assim como a raquete, tenho algumas bolinhas Dunlop 3 estrelas (nem vi mais vendendo por aí) que já estão bem usadas, mas não estão trincadas nem nada.
Qual seria a vida útil de Borrachas e Bolinhas? Se é que existe um período a ser estipulado![/quote]
Sobre sua raquete eu não posso opinar pois desconheço. Mas de qualquer maneira eu não compraria nenhuma borracha guardada por muito tempo, mesmo 0 Km. Digo isso pois um colega aproveitou uma “promoção” e adquiriu uma borracha (não vou citar a marca) lançada em 2007, por 60 reais. Não duvido que esta borracha tenha sido guardada por vários anos, pois estava praticamente sem efeito, mesmo sendo 0 Km.
Vários fatores influenciam para que uma borracha perca a propriedade de dar efeito: calor (principalmente), poeira (já reparou que tem uns furos na embalagem da borracha?), ressecamento natural pelo tempo, etc.
Quanto as bolinhas eu não sei dizer, porque nunca comprei bolinhas muito antigas. Bola é algo que se troca constantemente, nem dá tempo de “envelhecer”. Estas de plástico então… estou quebrando uma a cada treino, de vez em quando duas no mesmo treino. :stuck_out_tongue:

[quote=“Nakata” post=108955][quote=“WillianGregorio” post=108944]Boa tarde galera!
Sou iniciante no tênis de mesa (como quase todos venho do ping pong) e não tenho muito conhecimento sobre o material. Possuo a um bom tempo uma raquete Yashima com borrachas XR-7 Upper Spin Competition e hoje mesmo iniciando, percebo que não é muito indicada para o tênis de mesa.
Minha dúvida é se é por conta do tempo, cerca de 8 anos ou por falta de técnica que não consigo colocar spin quase nenhum nas bolinhas.
Aproveitando, assim como a raquete, tenho algumas bolinhas Dunlop 3 estrelas (nem vi mais vendendo por aí) que já estão bem usadas, mas não estão trincadas nem nada.
Qual seria a vida útil de Borrachas e Bolinhas? Se é que existe um período a ser estipulado![/quote]
Sobre sua raquete eu não posso opinar pois desconheço. Mas de qualquer maneira eu não compraria nenhuma borracha guardada por muito tempo, mesmo 0 Km. Digo isso pois um colega aproveitou uma “promoção” e adquiriu uma borracha (não vou citar a marca) lançada em 2007, por 60 reais. Não duvido que esta borracha tenha sido guardada por vários anos, pois estava praticamente sem efeito, mesmo sendo 0 Km.
Vários fatores influenciam para que uma borracha perca a propriedade de dar efeito: calor (principalmente), poeira (já reparou que tem uns furos na embalagem da borracha?), ressecamento natural pelo tempo, etc.
Quanto as bolinhas eu não sei dizer, porque nunca comprei bolinhas muito antigas. Bola é algo que se troca constantemente, nem dá tempo de “envelhecer”. Estas de plástico então… estou quebrando uma a cada treino, de vez em quando duas no mesmo treino. :P[/quote]
Obrigado Nakata!
Na verdade não comprei material antigo não! É antigo comigo, e como estou vindo do ping pong, sinceramente nunca cuidei do meu material. Deve ser por isso que está tão ruim! Kkkkk
Comprei agora uma raquete nova e vou cuidar dela como se deve! E em relação às bolinhas, vou comprar outras novas pra treinar!

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk