Vida útil de Borracha e Bolinha

Boa tarde galera!
Sou iniciante no tênis de mesa (como quase todos venho do ping pong) e não tenho muito conhecimento sobre o material. Possuo a um bom tempo uma raquete Yashima com borrachas XR-7 Upper Spin Competition e hoje mesmo iniciando, percebo que não é muito indicada para o tênis de mesa.
Minha dúvida é se é por conta do tempo, cerca de 8 anos ou por falta de técnica que não consigo colocar spin quase nenhum nas bolinhas.
Aproveitando, assim como a raquete, tenho algumas bolinhas Dunlop 3 estrelas (nem vi mais vendendo por aí) que já estão bem usadas, mas não estão trincadas nem nada.
Qual seria a vida útil de Borrachas e Bolinhas? Se é que existe um período a ser estipulado!

Agradeço a todos e fico no aguardo.

Bom dia William.

A vida útil de borrachas e bolas depende de muitas coisas e infelizmente não pode ser estimada de forma simples. No caso das borrachas, além das características da mesma, isso acaba ficando em função de aspectos muito particulares, como carga horária de prática, (possivelmente) condições do local onde vc treina (sujeira / pó no piso, etc.) e características individuais como nível técnico, cuidados com o material e até mesmo estilo de jogo. Cada um desgasta o material de uma forma particular, de modo que fica difícil estabelecer uma regra, mesmo treinando com um mesmo material e uma mesma carga horária. E as bolas vão mais ou menos pelo mesmo caminho. O que posso dizer é que, se vc está iniciando, tanto borrachas quanto bolas não devem durar pouco tempo se minimamente cuidadas.

A respeito de não conseguir imprimir efeito na bola, ninguém pode dizer com certeza sem ver, mas certamente, como vc mesmo disse, o material não é o mais indicado. E se vc está iniciando, claro que tb existe o aspecto técnico, mas este pode ser desenvolvido.

Abraços!!!

Obrigado Alcir pelas informações!
Entendi perfeitamente suas colocações, mas gostaria de saber se uma borracha dura esse período todo parado?