Vida útil borracha

olá amigos do mesatenista, qual seria a vida útil d uma borracha? Em horas treino ou similar? Eu uso um conjunto barracuda que dizem ter uma maior vida longa, mas de quanto seria a mesma? Desde já agradeço!

Gilbert, boa noite.

Essa resposta varia um pouco, mas vamos tentar raciocinar. Não existe um tempo exato , uma fórmula matemática pra dizer quanto tempo sua borracha vai durar. Muitos fabricantes estimam entre 50 a 100 horas de treinamento (ou seja, batendo bola) para de fato necessitar trocar sua borracha.

http://www.tabletennisdirect.com/2015/06/06/rubber-information/

Porém, como falei pra você no outro tópico seu da raquete, material é algo muito pessoal. Suponha que você treine três horas por dia três dias na semana: em média, coloquemos 9 horas por semana e 36 no mês de treinamentos. Assim, dentro de 3 até no máximo 4 meses nessa rotina de treinos você deveria trocar. Mesmo depois desse tempo se você continuar sentindo que seus golpes estão os mesmos, não necessita trocar, pode ir até onde der.

Algumas atitudes podem ajudar sua borracha a durar mais, exemplos são:

  • Limpar borrachas antes e depois dos treinamentos (existem limpadores de borracha específicos, caso não tenha, só colocar algumas gotas de água e limpar com esponja limpa previamente);
  • Se você joga em lugares de clima frio, envolva seu conjunto em toalha antes de guardar na raqueteira, pois o frio resseca bastante as borrachas (já aconteceu comigo uma vez).
  • Colocar folhas de plástico no período que você não jogar com a raquete. São protetores de plástico que protegem sua superfície de poeira do ar, entre outras coisas danosas.
  • Limpar mesa e bola antes de jogar pois a poeira também atrapalha na duração de sua borracha.

De preferência, se você estiver se sentindo bem com seu material, troque pela mesma borracha, pelo menos você gravará melhor o ângulo de raquete pra seu jogo. Muitas vezes nossa postura errada em golpes etc nos fazem querer trocar de material radicalmente, mas nem sempre é assim (não digo que seja seu caso).

Espero ter te ajudado amigo. Qualquer coisa só mandar mais perguntas.

Abraço.

Isso ai Diogo, fico levantando esses tópicos pois creio que seja curiosidade de muitos iniciantes. Eu moro no Rio aqui não existe inverno só verão hauhaua! Eu tenho essa borracha a mais de um ano, mas n tenho como ficar trocando direto pois o gasto é alto. Com relação ao conjunto eu já joguei com outro conjunto carbono, mas tinha esse problema de postura, agora com esse conjunto mais lento e controlado corrigi isso, e quero voltar a jogar no estilo que mais me sinto confortável. Vlw pelas dicas de conservação! Começarei a gravar os vídeos depois do carnaval e posto pra galera ver!

Bom dia Gilbert.
Durabilidade das borrachas depende basicamente de três fatores:

  1. Da borracha. Algumas como a baracuda duram muito mais que a média, outras como a desto f1 duram muuuuiiiiito menos que a média. A média para quem joga três vezes por semana e até duas horas por treino seria de cerca de dois a três meses da borracha mantendo um nível elevado de desempenho. A desto F1 pra durar mais de um mês (mantendo as características originais, claro) só por um milagre… hahahahahahaha!
  2. Dos cuidados. Quanto mais vc cuidar, maior será a vida útil. Passar um produto de limpeza para borrachas ou água com um algodão após todos os treinos e aplicar uma película ou plástico filme é o mínimo.
  3. Quantidade e intensidade dos treinos. O número de vezes que vc usa a borracha e a intensidade do seu jogo influenciam a vida útil dela. Quantidade é óbvio. Quem treina uma vez por semana vai ter a borracha em melhores condições por mais tempo do que aquele que treina cinco vezes por semana. Já a técnica… kkkkkkkkkk! A intensidade podemos ilustrar (numa comparação bem esdrúxula) com as pastilhas de freio de um carro. O cara com estilo de direção mais arrojado sempre vai trocar antes do que dirige mais de boa. A borracha de um atacante extremamente ofensivo dura menos do que um allround, que bloqueia e ataca na mesma proporção. Não quer dizer vai durar um ano a mais, mas faz uma diferença no final das contas.
    Posta os vídeos aí quando der…
    Abraço.

Não há muito o que acrescentar frente ao que os colegas apresentaram, mas ainda coloco só mais uma informação, complementando o último aspecto levantado pelo didiosan.

Além do estilo particular, existe uma variável muito importante que é o nível técnico do jogador. Quanto mais alto o nível técnico do jogador, mais precisos e finos são seus golpes, o que obriga-o a usar de forma muito mais “extrema” as suas borrachas, sobretudo o topsheet. É por esta razão (aliada à quantidade de uso já comentada) que os jogadores profissionais trocam de borrachas num intervalo tão pequeno, não mais do que umas três semanas no máximo.

Quando eu conseguia manter a prática mais regular, eu tinha como previsão (principalmente por conta de dimensionar meu orçamento) trocas entre 3 e 4 meses. Com uma menor regularidade, estabeleci trocar a cada 4 meses. No ano passado, somando a indisponibilidade por trabalho à alta do dólar, fiz orçamento para 2 trocas, mas acabei fazendo apenas uma e comprando outro par no terceiro trimestre para trocar só em janeiro (antecipei a compra temendo mais uma subida, que de fato aconteceu). E minhas borrachas acabaram suportando bem até o final do ano de fato, e embora estejam muito aquém das suas características originais, numa possível emergência, acho que ainda posso contar com elas.

Abraços!!!