velocidade ou efeito

vi recente na copa do brasil em jampa diversas escolas do tenis de mesa e em particular me chamou atençao da partida dos pernanbucanos chen X domingos onde um estremamente agrecivo e outro com dominio incrivel dos efeitos ate que ponto um dominara o outro. qual melhor velocidade ou efeito?

a pergunta pra quem quer ser top nao esta bem formulada…

Pois o q diferencia o TM do ping-pong eh justamente a soma desses 2 itens: speed and spin.

No q vc vai priorizar seu jogo vai mais de acordo com seu preparo físico, pois quanto mais rápido o jogo, pede q o jogador esteja em condições de ter um tempo de reação (“reflexo”) mais rápido.

Ou seja se vc vai na speed, vai precisar estar em forma pra bater q nem louco e o cara do outro lado só devolvendo a bola com óleo pra vc, vc se posicionar corretamente e largar o braço d novo…e por aí vai…

Se vc priorizar o spin, pede mais técnica nos seus movimentos, “não necessitando tanta velocidade”… Note-se as aspas pq vai q o oponente jogue sempre anulando seu efeito, entao vc terá de ter a velocidade pra n perder o ponto.

Qto mais spin vc conseguir colocar na bola e com maior velocidade, seus golpes serão melhores.

Resumo: Essa combinação (speed + spin) é o q todos almejam aqui. Ou estou errado?

Abração!

eu acho q o q eh melhor eh ser um misto de velocidade e efeito e uma coisa q eh mto importante q nao importa se vc prioriza velocidade ou efeito eh a colocaçao da bola…
uma pessoa q coloca a bola bem e tem a bola razoavelmente com efeito ou velocidade jogaria melhor do q uma pessoa com a bola mais rapida ou com mais efeito…pelo menos na minha humilde opiniao
abraçoss

Na minha opinião, o objetivo de cada ponto no TM (p/ atacantes) é matar o ponto e não apenas ficar devolvendo bolas na mesa. Pode-se matar o ponto de diversas maneiras: bloqueios, saques, etc. Mas nada é mais eficiente que o ataque. Então analisando neste campo somente, eu acho que é necessário um misto de velocidade e efeito. Deve-se usar mais efeito p/ preparar a bola visando sempre uma oportunidade de matar. Na primeira oportunidade deve-se bater p/ finalizar o ponto.
Meu técnico sempre dizia p/ prestarmos atenção no barulho quando do contato com a bola. Quando se usa efeito, o contato raquete/bola quase não produz barulho. Em drives o barulho característico é aquele de borracha colada. E em batidas de finalização o barulho é de madeirada na bola.
Jogadores pistoleiros (eu, por exemplo) usam efeito só no primeiro golpe. O segundo tem que estalar na madeira.
A maioria dos jogadores prefere trocar drives, pois a margem de segurança é maior, mas o golpe quando é batido (smash) fica mais difícil de ser devolvido. Claro que a possibilidade de erro é maior num smash. Mas p/ quem adora jogar poker apostando 5 fichas com nada na mão, finalizar logo o ponto é mais atraente do que garantir a permanência da bola na mesa.

Velocidade e efeito
Ambos vão variar muito a cada jogada, a cada adversário, a cada situação.

Eu, particularmente:
Em saques sem efeito, profundos (longos):

  • atacar com mais velocidade, pouco efeito, só usando pulso na finalização do movimento

Em saques médios, sem efeito

  • atacar com mais controle, menos aceleração, mais topsheet

Em saques curtos, sem efeito

  • Se vier no fore, e der tempo, harau empurrado ou chapado
  • Se não der tempo, entrar cavando lateralmente na bola (como se fosse uma martelada)

Depende muito do adversário, alguns adversários ficam tirando o peso da bola, neutralizando os efeitos, aí o ideal é tentar mesclar tudo, pra confundi-lo. Outros cavam tudo, aí é bom usar bastante spin já que tem underspin pra puxar o top spin.

Se for contra katos, é bom mesclar vários drives com bastante spin, e alguns drives sem efeito.

No caso do meu estilo de jogo, prefiro dar mais spin que velocidade pra forçar um bloqueio mais passivo, pra depois tentar finalizar com mais velocidade que spin.

Contra a maior parte dos adversários classistas e classinetas também funciona:

Spin no meio, velocidade nas pontas

Contra caneteiros:

Spin na ponta, velocidade no meio ou na outra ponta.

Mas isso varia muito ponto a ponto. Se o adversário tem facilidade pra bloquear spin, tem que dar drive morto, sem nada, mais velocidade, menos spin.
Se o adversário come todos efeitos, spin nele, pra forçar o bloqueio.
Se o adversário tem uma sensibilidade boa e consegue controlar qualquer efeito, bola morta, aí tem que apelar pra bolas rápidas.

A maior parte dos adversários tem mais dificuldade em:

  • drive de arco curto, rápido no meio
  • drive de arco curtos, lentos com spin, no meio
  • drive de arco profundo, rápido, nas laterais da mesa

É bom saber mesclar velocidade e efeito em todos os fundamentos, mas basicamente eu tento promover assim. Insistir nos defeitos do adversário, e buscar alternativas que ele tenha sempre dificuldade.
Mesma coisa pro saque, tem gente que odeia saque espirrado, longo, em cima do corpo.
Mas tem gente que tem dificuldade em botar saque curto na mesa.
Mesma coisa pro bloqueio, tem gente que sempre acelera a bola , então contra esses adversários, é bom dar drive com pouco efeito e pouca velocidade, se não o adversário aproveita toda velocidade e empurra tudo de volta.
Mas quem tem bloqueio mais passivo, aí a velocidade ajuda muito.

cara, gostaria muito de ter esses dois fundamentos, mas por enquanto, quando coloco mais velo, perco em efeito, e vice-versa. tem certos caneteiros que batem tudo, e vc acaba só se defendendo, e percebendo que sua movimentação tb tem que ser muito rapida. rapidez de reflexo, ação e reação= fonte para o sucesso.

Vei velho esse eh o meu problema. Tenho pouca movimentação e termino levando uma porrada do adversário sem ter reação.

Duas considerações importantes:

1º - Tênis de Mesa não é um esporte que cobra do atleta “reflexo”

Reflexo, com uma definição simplória, é a reação instântanea a uma ação. Em outras palavras, é um ato inconsciente.

No Tênis de Mesa usa-se o raciocínio, e quanto mais treinado esse raciocínio mais rápido será a resposta do atleta à uma situação-problema.

O mesatenista deve observar a bola e processar as possíveis soluções para devolvê-la para o outro lado da mesa decidindo entre uma delas. Portanto, esse é um ato consciente e se contrapõe ao reflexo.

Uma boa analogia é observar que quando uma pessoa é espetada por uma agulha sem que esteja preparada ela reage ao toque da ponta da agulha (reflexo). Porém, ao receber a aplicação de uma injeção om uma agulha semelhante ela não apresenta nenhuma reação contrária (ato consciente).

2º - Velocidade X Efeito

Particularmente acredito que o ideal é o golpe ser eficaz. Entenda-se como eficácia uma ação que gera efeito, ou seja, um golpe que culmine em ponto.

O Tênis de Mesa moderno exige que o atleta busque flexibilidade em seus golpes. Variar efeito e velocidade considerando a particularidade de cada situação é imprescindível para o sucesso.

Até mais!

sempre com brilhantes comentarios a participaçao do nakata e em especial o jornalista que deu uma aula e exatamente o que queria saber valeu abraços mesa tenista pra turma.
na realidade sabemos que atletas top sao completos e por isso que dominao todos os fundamentos e no meu caso nao me enquadro nem de longe nestes, pois por isso me interresso em tais questoes.
mais uma vez valeu pessoal

[quote=“Roberto”:18xxrjbs]Duas considerações importantes:

1º - Tênis de Mesa não é um esporte que cobra do atleta “reflexo”

Reflexo, com uma definição simplória, é a reação instântanea a uma ação. Em outras palavras, é um ato inconsciente.

No Tênis de Mesa usa-se o raciocínio, e quanto mais treinado esse raciocínio mais rápido será a resposta do atleta à uma situação-problema.

O mesatenista deve observar a bola e processar as possíveis soluções para devolvê-la para o outro lado da mesa decidindo entre uma delas. Portanto, esse é um ato consciente e se contrapõe ao reflexo.
[/quote]

Exatamente por isso chamei de “tempo de reação” , com “reflexo” entre aspas justamente pelas diferenças agora melhor esplanadas…
Só me foi explicado isso agora ha pouco tempo dos treinos, pois em outros clubes, não me disseram isso.

Abração!
God bless all!