Velho d+ para se tornar profissional.

Olá galera… sou novo aqui no fórum do temp.mesatenista.net :smiley: e ultimamente to com uma dúvida q está me atormentando. Um Jogador de 15 anos, q iniciou aos 13 e meio… está velho d+ pra conseguir se tornar um profissional do TM? Eu sei q não é um caminho fácil, e q vou necessitar de muito treino… mas a dúvida q eu tenho é: É Possível?
Eu sei q aqui é um bom lugar pra essa pergunta, pois técnicos e mesatenistas mais experientes frequentam este fórum. Me respondam por favor. FUI!

Caro Henrique veja uma citação de uma entrevista do Marcos Yamada:

Marcos :Comecei um pouco tarde na modalidade (infantil), mas com muito esforço e dedicação consegui alguns bons resultados no juvenil, também pudera, treinando 10 horas diariamente.

Bem, tudo eh possivel, porém vc tem que abdicar de certas coisas e viver, almoçar, jantar TM. Se vc estiver disposto a fazer isso conseguirá.

Se não me engano o Gustavo Tsuboi começou mais ou menos com esta idade, tudo é uma questão de dedicação.

gustavo entrou no treino da elite do itiam no começo de 1998 poko antes de fazer 13 anos. Até então ele treinava com Markinhos no itaim e no Arqui com Messa, e com seu irmao e amigos no banespa.

Não podemos esquecer que ele cresceu mto rapido devido

  • esforço proprio
  • talento
  • apoio dos pais e da bty japao e posteriormente de santos
  • ambiente favoravel (clube, tecnicos, companheiros)
  • experiencias internacionais

Creio que tudo dependa do treino e da dedicação.

Mesmo uma pessoa começando com idade avançada (até mais avançada que a sua) PODE conseguir se tornar um profissional. Tudo depende de sua “taxa de evolução”.

Mas antes de decidir se tornar um profissional, avalie também o aspecto financeiro (como irás ganhar a vida jogando).

Eu jogo como hobbie. ADORO jogar… Estou recém voltando…

Comecei aos 12 anos e parei aos 15. E agora aos 19 estou voltando.

Eu me sinto melhor jogando (até produzo mais no trabalho).

Abraços,
Laszlo Lueska

Sem dúvida tudo depende de fatores como dedicação, talento, ambiente favorável, apoio.

Porém é interessante notar como a realidade do tênis de mesa chinês é completamente diferente do tênis de mesa brasileiro.

Enquanto que consideramos a idade de 13 anos com uma idade quase idela aina boa pra iniciar na prática da modalidade, observe que tem chinês com essa idade chegando em níveis muito próximos da seleção chinesa. Muitos com 15 anos já estão na seleção.

Se não me engano, com 17 anos, Liu Guoliang já era campeão mundial. Com 26 ele se aposentou.

Finalizando, se você fosse chinês teria chance quase 0 de chegar a ser profissional. Mas como você é brasileiro, ainda tem muitas chances de ser um grande jogador no seu país. Siga os conselhos dos “velhos amantes” do tênis de mesa que você pode chegar lá.

Até Mais!

Na China, eles comecam a jogar bem cedo mesmo, mas a maioria dos jogadores lah vc tem q somar 2 anos a idade divulgada p/ encontrar a idade biologica. (Essa tbm eh uma razao para os jogadores chineses sairem da selecao pouco antes de completarem 30 anos, pq na verdade eles jah completaram)

Idade divulgada + 2 = Idade biologica

Sendo assim, mtos jogadores na China com 15 anos já fazem pau com os profissionais e com 17 conseguem se firmar como selecao (alguns na A como liu guoliang, alguns na B como Qiu Yike)…Ou seja, a época que eles comecam a se destacar mais é a partir dos 15 anos.

Vamos pensar no Brasil. Aqui os jogadores comecam a se equiparar com os melhores com uns 17 anos mais ou menos.

Então, independente de onde nasçam, as pessoas comecam a se equiparar com os melhores com 17 anos pq:

  • estabiliza o crescimento osseo
  • ganha mais forca, potencia e resistencia
  • comeca a ganhar mais controle sobre o corpo e sobre o ganho de forca
  • maturidade psicologica
  • experiencias passadas acumuladas

Então naum eh um “milagre” que os kras com 15 anos jogam um absurdo…Porem temos q reconhecer as qualidades tecnicas e infra-estruturais que eles tem em relacao ao resto, mas naum somente isso.

Ae galera, valeu por responderem :smiley:
Agora, os chineses…
tem q ser levado em conta q tal infra-estrutura se deve ao fato de o Tênis de Mesa ser o esporte de preferência nacional lá.
assim como o futebol aki é praticado em cada esquina e tênis de mesa não deve ser diferente lá.
e assim como muitos jovens jogadores de futebol apresentam talento de seleção muito cedo (Robinho), lá não poderia deixar de ser diferente.
falow, abraços.

Olá a todos!

Bem, até que o Henrique não começou TÃO tarde assim. Eu comecei com 24 e hoje estou quase com 26. Hehe, aí sim dá pra ter certeza de que nunca serei profissional. Mas, como outros já disseram, o tênis de mesa é muito saudável e muito divertido, então vale como hobby.

O conselho que eu teria é o seguinte: não desista dos seus sonhos, mas não esqueça da realidade. Ou seja, invista no seu tênis de mesa, mas não deixe nunca os estudos de lado pois, infelizmente, é MUITO difícil viver exclusivamente do TM aqui no Brasil.

Um abração!