Validade de materiais? + Considerando voltar

Olá, pessoal!

Existe um período de “validade” aproximado para raquetes/borrachas quando guardadas sem uso?

Depois de 15-20 anos, estou considerando voltar a treinar tênis de mesa.
Então, acho que estou de volta em “iniciantes”. Agora, mais velho e mais pesado. :smile:
Treinei por uns 3 anos. Acabei parando por alguns motivos, incluindo mudança para o DF, pouco depois de parar com o TM. Depois disso, acho que joguei por 2 vezes; e as raquetes ficaram guardadas desde então. O que deve significar ~10 anos.

Tenho uma raquete Naoteru Uehara+Tackiness D, de quando comecei, e uma Nittaku AA+Sriver FX.
Hoje, fui desenterrar e resultado é o da foto anexa: a Tackiness D claramente não presta mais, tem até umas manchas pretas. Quanto a Sriver FX, será que devo assumir que já era também, e precisa de substituição pra ontem? Ela não está tão visivelmente ruim como a outra, mas dá pra ver que o papel de ‘proteção’ (parte da embalagem original em que veio a borracha mesmo) que estava nela está levemente avermelhado, indicando que houve alguma transferência de material por contato com a borracha.
Suponho que as madeiras ainda estejam em condições de uso. Ou existe um ponto em que poderiam não estar mais, depois de tanto tempo guardadas?
Percebi que no cabo, e região da cortiça, em geral, juntou-se um pó fino. Mas espero que não deve ser sinal de problema.

Na próxima semana, pretendo visitar uma possível academia para treino.

Esposa também parece interessada. No caso, ela estaria começando do zero absoluto.
Assumo que, nesse caso, seria recomendado começar clássico, certo? Se tiverem alguma recomendação de material iniciante clássico, é bem-vindo, já que é uma área que desconheço.

Obrigado.

1 Curtida

Quanto as borrachas, é relativo (nesse caso) de como foi armazenada. Se ficou de fato 10 anos seguidos na mesma condição, elas já absorveram todas mudanças do ambiente, seja em umidade, sujeira, mudança de temperatura, etc.
De fato, a Tackiness é lixo…
Quanto a Sriver, só testando.
Se descolar com facilidade da madeira, é 50% de chance de ainda servir para alguma cois e se ainda estiver minimamente em condições de uso, pode usar para bate bola…

Se não me angano a Naoteru Uehara é/era um artesão que fabricava as madeiras, talvez de 2004 para baixo… Não tenho nenhuma informação depois desse ano…

A durabilidade da lâmina vai da qualidade da madeira. Geralmente, se for hinoki de boa qualiade, geralmente as madeiras de “topo de catálogo”, tende a durar muito e muitos anos se bem acondicionado; mas se pegou muita umidade, ele absorve e mudam as propriedades de absorção de impacto (esponja borracha + madeira)
Não vou saber dizer o que vai ou não influenciar no jogo… No máximo ela pode estar “estufada”, mesmo que de forma não visível ou empenada de alguma maneira.

Abs