Olá, pessoal!
Existe um período de “validade” aproximado para raquetes/borrachas quando guardadas sem uso?
Depois de 15-20 anos, estou considerando voltar a treinar tênis de mesa.
Então, acho que estou de volta em “iniciantes”. Agora, mais velho e mais pesado.
Treinei por uns 3 anos. Acabei parando por alguns motivos, incluindo mudança para o DF, pouco depois de parar com o TM. Depois disso, acho que joguei por 2 vezes; e as raquetes ficaram guardadas desde então. O que deve significar ~10 anos.
Tenho uma raquete Naoteru Uehara+Tackiness D, de quando comecei, e uma Nittaku AA+Sriver FX.
Hoje, fui desenterrar e resultado é o da foto anexa: a Tackiness D claramente não presta mais, tem até umas manchas pretas. Quanto a Sriver FX, será que devo assumir que já era também, e precisa de substituição pra ontem? Ela não está tão visivelmente ruim como a outra, mas dá pra ver que o papel de ‘proteção’ (parte da embalagem original em que veio a borracha mesmo) que estava nela está levemente avermelhado, indicando que houve alguma transferência de material por contato com a borracha.
Suponho que as madeiras ainda estejam em condições de uso. Ou existe um ponto em que poderiam não estar mais, depois de tanto tempo guardadas?
Percebi que no cabo, e região da cortiça, em geral, juntou-se um pó fino. Mas espero que não deve ser sinal de problema.
Na próxima semana, pretendo visitar uma possível academia para treino.
Esposa também parece interessada. No caso, ela estaria começando do zero absoluto.
Assumo que, nesse caso, seria recomendado começar clássico, certo? Se tiverem alguma recomendação de material iniciante clássico, é bem-vindo, já que é uma área que desconheço.
Obrigado.