Vai ou não proibir cola no Brasil?

O ano ta akabando e o q vai acontecer…

Aqui no brasil vao proibir o uso de cola rapida?
Vai ter as maquinas para provar se alguem usou cola nos torneios da CBTM??

vlw

Acredito que essa decisão quem toma é a ITTF e todos os países obrigatoriamente devem seguir as regras adotadas por ela. O Brasil já comprou a máquina, só não sei ao certo quantas!!!

Certamente essa máquinas serão usadas apenas em campeonatos como o Paulita e o Braileiro!!! e talvez o Intercolonial…

O problema será controlar o uso de cola rápida nos campeonatos não federados, ou mistos!!! Como a Liga Nippo Brasileira por exemplo!!! Espero que os representantes e responsáveis por estes campeonatos tomem medidas satisfatórias!

Eu digo que não conseguirão controlar. Muitos jogadores simplesmente NÃO sabem jogar sem cola rápida e farão uso dela, nem que seja colando no estacionamento. Isso se não colarem na cara dura na arquibancada mesmo.

Minha sorte que nunca usei cola rápida.

Eu digo que não conseguirão controlar. Muitos jogadores simplesmente NÃO sabem jogar sem cola rápida e farão uso dela, nem que seja colando no estacionamento. Isso se não colarem na cara dura na arquibancada mesmo.[/quote]
Tb concordo que será complicadíssimo pra torneios abertos realizarem esse controle, até pq não terão “disposição” ($) pra comprarem o Enez, e acho mto improvável que busquem algum outro recurso pra avaliarem as raquetes…

[]´s

O ENEZ custa a metade do que custa uma boa mesa. A imposição da nova regra vai depender apenas das federações e ligas cumprirem o seu dever de fiscalização.

Aí, passa o seguinte: a ITTF impõe à CBTM (alguém duvida?). E a CBTM vai ter que impor às federações estaduais. As federações e ligas que fizerem corpo mole, estarão acabando com o futuro do TM no Brasil.

E quem não quiser jogar sem cola rápida acho que está no seu direito. Mas seja honesto, e crie uma novo ramo do esporte. Pode começar por uma nova comunidade no orkut: “Nós não jogamos sem cola rápida”. Esta comunidade se dedicaria a escolher um outro nome, regras, etc. Felicidades.

http://www.bty.com.br/noticias_texto.php?id=19

Nossa meu amigo encharga a esponjaa de mais…

em 1 campionato, ele passa mais ou menos 3 2 vezes cola rapida, e na hora de treina… NAO pode discola nenhuma pontinha da borracha se nao ele ja encharca de solvente a esponjaa

E ele ja usa borrachas pre-tensionadas tipo bryce e tals

É burrice jogar com cola rápida onde não haja fiscalização, pelo menos para quem almeja se rankiar. Isso vai na contramão da história do TM mundial. Lembre-se o exemplo dos chineses que começaram a treinar com a bola de 8 mm bem antes de sua oficialização, saindo na frente dos demais, por causa do maior período de adaptação.

Quem já abandonou a cola rápida com certeza levará vantagem sobre aqueles que só vão abandoná-la a partir de sua proibição, ou em torneios onde haja “anti-doping”.

caraca! 8 mm?? Agora q não vou mais enxergar a bolinha! hahahaha.

quais são as melhores borrachas para jogar sem cola rapida?

valeu pessoal!

Credo, foi erro material. Quis dizer 40 mm.

Nas próximas Olimpíadas já não será permitida a utilização da cola rápida?

Até onde sei a nova regra valerá a partir de setembro deste ano, ou seja, depois das Olimpíadas…

[]´s

para os atletas ate 18 anos a regra de acordo com a ITTF já vale a partir de Janeiro.

sendo q na seletiva infantil e juvenil a CBTM colocou na nota oficial que seria permitido o uso de cola rapida.

Então provavelmente ainda nao tem os equipamentos ncessários.

só pra ilustrar, no primeiro eveno do circuito mundial junior da ITTF realizado de 5 a 8 de janeiro as raquetes já foram testadas pelo ENEZ

http://www.ittf.com/_front_page/ittf_fu … &Category=

abraço,

Só para lembrar, as atuais colas com solvente orgânico é que estão proibidas. Mas outras colas e métodos de colagem que não se utilizam de solvente orgânico (colas a base de água e “Ecolo Expanders”) serão permitidos. O grande problema disso é o custo: com certeza usar solvente tóxico é bem mais barato. E os novos métodos de colagem não conseguem substituir totalmente o solvente tóxico.

o custo é relativo, pois os novos produtos sao bem menos volateis e ficam mais tempo na esponja, fazendo com que o efeito dure bem mais que uma colada vipal + redu.

abraço,

Acredito que se o cara calcular o preço de usar cola rápida ou um booster ou uma voc free, até usando a Voc free sai mais barato.
POrque? Pelo tempo de durabilidade de um booster e tudo mais…
Mas lógico que para nós aqui no Brasil em vista do custo de comprar algo importado fica mais fácil se contentar com o que está por perto.
Eu não vejo a hora de voltar a loja do site o Evolution One, vou ser o primeiro a comprar pra mim testar.
Como muitos dizem aqui no site “tester para saber se você vai gostar”, esse é o geito.

=)

Eu nem me importaria com os custos ou com o efeito na borracha se colagem com cola à base de água fosse algo prático. O problema é que não é. A cola à base de água, depois de seca, deixa de ser solúvel em água e é a maior dificuldade para tirar. É muito difícil limpar a madeira. Fica como aquelas raquetes pré-montadas. Eu tive que lixar a minha madeira pra limpar toda aquela sujeira.

Amigo,que cola vc usou?eu uso voc free e não tenho problema algum.