O ano ta akabando e o q vai acontecer…
Aqui no brasil vao proibir o uso de cola rapida?
Vai ter as maquinas para provar se alguem usou cola nos torneios da CBTM??
vlw
O ano ta akabando e o q vai acontecer…
Aqui no brasil vao proibir o uso de cola rapida?
Vai ter as maquinas para provar se alguem usou cola nos torneios da CBTM??
vlw
Acredito que essa decisão quem toma é a ITTF e todos os países obrigatoriamente devem seguir as regras adotadas por ela. O Brasil já comprou a máquina, só não sei ao certo quantas!!!
Certamente essa máquinas serão usadas apenas em campeonatos como o Paulita e o Braileiro!!! e talvez o Intercolonial…
O problema será controlar o uso de cola rápida nos campeonatos não federados, ou mistos!!! Como a Liga Nippo Brasileira por exemplo!!! Espero que os representantes e responsáveis por estes campeonatos tomem medidas satisfatórias!
[quote=“Tadashi”:vxwuq3gp]O problema será controlar o uso de cola rápida nos campeonatos não federados, ou mistos!!! Como a Liga Nippo Brasileira por exemplo!!! Espero que os representantes e responsáveis por estes campeonatos tomem medidas satisfatórias![/quote]
Eu digo que não conseguirão controlar. Muitos jogadores simplesmente NÃO sabem jogar sem cola rápida e farão uso dela, nem que seja colando no estacionamento. Isso se não colarem na cara dura na arquibancada mesmo.
Minha sorte que nunca usei cola rápida.
[quote=“Nakata”:6l2hkbbj][quote=“Tadashi”:6l2hkbbj]O problema será controlar o uso de cola rápida nos campeonatos não federados, ou mistos!!! Como a Liga Nippo Brasileira por exemplo!!! Espero que os representantes e responsáveis por estes campeonatos tomem medidas satisfatórias![/quote]
Eu digo que não conseguirão controlar. Muitos jogadores simplesmente NÃO sabem jogar sem cola rápida e farão uso dela, nem que seja colando no estacionamento. Isso se não colarem na cara dura na arquibancada mesmo.[/quote]
Tb concordo que será complicadíssimo pra torneios abertos realizarem esse controle, até pq não terão “disposição” ($) pra comprarem o Enez, e acho mto improvável que busquem algum outro recurso pra avaliarem as raquetes…
´s
O ENEZ custa a metade do que custa uma boa mesa. A imposição da nova regra vai depender apenas das federações e ligas cumprirem o seu dever de fiscalização.
Aí, passa o seguinte: a ITTF impõe à CBTM (alguém duvida?). E a CBTM vai ter que impor às federações estaduais. As federações e ligas que fizerem corpo mole, estarão acabando com o futuro do TM no Brasil.
E quem não quiser jogar sem cola rápida acho que está no seu direito. Mas seja honesto, e crie uma novo ramo do esporte. Pode começar por uma nova comunidade no orkut: “Nós não jogamos sem cola rápida”. Esta comunidade se dedicaria a escolher um outro nome, regras, etc. Felicidades.
Nossa meu amigo encharga a esponjaa de mais…
em 1 campionato, ele passa mais ou menos 3 2 vezes cola rapida, e na hora de treina… NAO pode discola nenhuma pontinha da borracha se nao ele ja encharca de solvente a esponjaa
E ele ja usa borrachas pre-tensionadas tipo bryce e tals
É burrice jogar com cola rápida onde não haja fiscalização, pelo menos para quem almeja se rankiar. Isso vai na contramão da história do TM mundial. Lembre-se o exemplo dos chineses que começaram a treinar com a bola de 8 mm bem antes de sua oficialização, saindo na frente dos demais, por causa do maior período de adaptação.
Quem já abandonou a cola rápida com certeza levará vantagem sobre aqueles que só vão abandoná-la a partir de sua proibição, ou em torneios onde haja “anti-doping”.
[quote=“FabioAM”:wgkzba6s]É burrice jogar com cola rápida onde não haja fiscalização, pelo menos para quem almeja se rankiar. Isso vai na contramão da história do TM mundial. Lembre-se o exemplo dos chineses que começaram a treinar com a bola de 8 mm bem antes de sua oficialização, saindo na frente dos demais, por causa do maior período de adaptação.[/quote]
caraca! 8 mm?? Agora q não vou mais enxergar a bolinha! hahahaha.
quais são as melhores borrachas para jogar sem cola rapida?
valeu pessoal!
[quote=“isaovet”:355oau0s]caraca! 8 mm?? Agora q não vou mais enxergar a bolinha! hahahaha.[/quote]
Credo, foi erro material. Quis dizer 40 mm.
Nas próximas Olimpíadas já não será permitida a utilização da cola rápida?
[quote=“onlineman”:12isb23z]Nas próximas Olimpíadas já não será permitida a utilização da cola rápida?[/quote]
Até onde sei a nova regra valerá a partir de setembro deste ano, ou seja, depois das Olimpíadas…
´s
para os atletas ate 18 anos a regra de acordo com a ITTF já vale a partir de Janeiro.
sendo q na seletiva infantil e juvenil a CBTM colocou na nota oficial que seria permitido o uso de cola rapida.
Então provavelmente ainda nao tem os equipamentos ncessários.
só pra ilustrar, no primeiro eveno do circuito mundial junior da ITTF realizado de 5 a 8 de janeiro as raquetes já foram testadas pelo ENEZ
http://www.ittf.com/_front_page/ittf_fu … &Category=
abraço,
Só para lembrar, as atuais colas com solvente orgânico é que estão proibidas. Mas outras colas e métodos de colagem que não se utilizam de solvente orgânico (colas a base de água e “Ecolo Expanders”) serão permitidos. O grande problema disso é o custo: com certeza usar solvente tóxico é bem mais barato. E os novos métodos de colagem não conseguem substituir totalmente o solvente tóxico.
o custo é relativo, pois os novos produtos sao bem menos volateis e ficam mais tempo na esponja, fazendo com que o efeito dure bem mais que uma colada vipal + redu.
abraço,
Acredito que se o cara calcular o preço de usar cola rápida ou um booster ou uma voc free, até usando a Voc free sai mais barato.
POrque? Pelo tempo de durabilidade de um booster e tudo mais…
Mas lógico que para nós aqui no Brasil em vista do custo de comprar algo importado fica mais fácil se contentar com o que está por perto.
Eu não vejo a hora de voltar a loja do site o Evolution One, vou ser o primeiro a comprar pra mim testar.
Como muitos dizem aqui no site “tester para saber se você vai gostar”, esse é o geito.
=)
Eu nem me importaria com os custos ou com o efeito na borracha se colagem com cola à base de água fosse algo prático. O problema é que não é. A cola à base de água, depois de seca, deixa de ser solúvel em água e é a maior dificuldade para tirar. É muito difícil limpar a madeira. Fica como aquelas raquetes pré-montadas. Eu tive que lixar a minha madeira pra limpar toda aquela sujeira.
Amigo,que cola vc usou?eu uso voc free e não tenho problema algum.