Uso de spray

E aí, galera beleza

Pergunta facil resposta mais rapida

Spray de espuma pra limpeza de borracha é frescura ou realmente limpa borracha sem prejudicá-la ?

Sua pergunta encerra a resposta.

As duas afirmações são verdadeiras!

rsrsrsrsr… boa resposta Hinoki,

É uma frescura que limpa a borracha! :lol:

Pode até ser frecura, mas eu uso e digo q limpa mto bem, além de não acabar nunca. Tenho 1 há mais de um ano, e ele está quase cheio ainda. No inicio usava depois de todo o treino, mas como diminui um pouco a durabilidade passo menos vezes hoje em dia.(deve dar umas 2 por semana)

Eu tb uso, Mola.
Eu só tava brincando.
Não acho frescura, principalmente porque uso borrachas pegajosas, que pegam muita sujeira.
Acho necessário e a durabilidade é muito boa mesmo.

[quote=“jadsonalmeida”:2h8prfdq]Eu tb uso, Mola.
Eu só tava brincando.
Não acho frescura, principalmente porque uso borrachas pegajosas, que pegam muita sujeira.
Acho necessário e a durabilidade é muito boa mesmo.[/quote]

É legal q um monte de gente acha frecura, mas se vc limpa na frente de alguem SEMPRE aparece alguem pedindo um pouco. :smiley: Pior q acabo nem me importantdo mto o troço nunca acaba :stuck_out_tongue:

isso é vero? pq?
Se faz tao bem a borracha, n vejo motivos pra q diminua a vida útil da mesma…soa contraditório…

Alguém pode dar uma dica de qual(is) spray comprar? Relação custoXbenefício mesmo, até porque algodão e agua custa praticamente zero!

Mandi, o que acontece é que alguma gordura de suor pode não sair com algodão e água somente, este spray comprovadamente tb limpa gordura, o preço é meio salgado: + ou - R$ 50,00 o da butterfly, mas comprei um coisa de um ano atrás e ainda tem bastante a ser usado mesmo com os “bicões” (me empresta aí). Agora tb fiquei curioso com relação à influenciar na durabilidade da borracha, alguém poderia explicar melhor??

Eu uso o Spray da bty chamado Rushawa que ha um ano e pouco atras eu paguei 27 reais pelo q me lembro. De quem vc comprou Cesar?

Quanto a durabilidade parece q enquanto vc usa, a borracha parece nova logo em seguida(mas tb não eh magica…), mas após algum tempo(pra mim coisa de 4 meses em qe eu usava todo treino) parecia q o topsheet tinha perdido a aderencia. 4 meses pode ser um tempo bom ja q eu ja tinha a borracha em questão ha alguns meses, mas pra mim q não uso cola foi pouco até. Isso aconteceu la por fevereiro deste ano. Até hoje a borracha ainda está usável, mas pra mim pelo menos aparenta q o spray diminuiu a durabilidade ja q havia outra Mark V AD q foi comprada meses antes da minha e nas mesmas condições de uso só q sem spray durou mais.

Apesar disso eu recomendo. Eu não consigo jogar com borracha “mais ou menos”, pra mim o spay funciona ja q a borracha fica melhor até o momento q não da mais.

Eu usei spray 1 tempão, mas depois cansei de ficar usando, só que percebi que minhas borrachas tem durado menos. Só que eu tenho usado mais cola e treinado mais, logo acho que a durabilidade não está tão relacionada a usar spray ou não. Mas vou voltar a utilizar.

A minha tb é a rushawa mola, comprei no representante da BTY aqui onde treino e paguei R$ 50,00. Claro que nos sites como Dandoy, ETC… com certeza vc pagará mais em conta. Mas mesmo pagando esse preço, achei que pelo que já me foi útil, valeu a pena.

Então eu dei sorte eu acho, pq também comprei de um representante bty, mas paguei praticamente metade do q vc pagou. Pensei q pudessem ter errado o preço na hora de me vender, mas me lembrei q 2 amigos meus tb compraram a pagaram 27 reais tb.

PS: Comprei com o representante de Castro, Paraná.

Ainda aguardando algum depoimento q confirme q o uso desse produto diminui a vida util da borracha…

abração a todos!

ja fiz diversos testes:

agua da torneira padrao com cloro diminui a vida util da borracha, mesmo com algodao.

borrachas novas e em condição total de uso :

o melhor possivel e o ideal eh limpar com agua descansada. levemente com um algodão ou couro tipo pelica/camurça fina, de leve pra nao riscar mais ainda com as sujeiras e poeiras…
isso toda vez antes de guardar a raquete, ( se for usar agua da torneira, melhor nem fazer isso todo dia, melhor deixar com poeira mesmo)

de tempos em tempos voce pode notar que mesmo limpando com agua, ela tem uma aparencia mais brilhante, ou mesmo uma consistencia de deslize com resistencia, - isso é porque ela está oleosa.
dai sim, voce usa o spray, ou espuma de barbear neutra e depois agua descansada ou destilada pra nao ficar residuos. de prefrencia não usar cremes com hidratantes ou para peles sensiveis. o ideal seria usar isso sempre, mas isso reduz sim a vida util, os especificos para borracha não causam muitos danos qto a espuma de barbear, mas sem a espuma especifica, a de barbear neutra normal ( sem ser para pele sensivel com ervas hidratantes e cheiros…) cumpre a função e é a melhor opção sem ser coisas profissionais. ( mas tem que tirar qqr residuo com agua depois DESCANSADA)

SOBRE A AGUA
TEM que ser agua descansada, opcionalmente se tiver disponibilidade e $, pode usar agua destilada ( agua de bateria que se vende em postos, sem aditivos AGUA DESTILADA ou H2O pura.)
tem que ser no minimo descansada pq a agua da torneira tem cloro, quando vc lava com a agua mesmo que seja pouco com algodao etc… fica cloro na borracha, e o cloro é uma das coisas mais corrosivas de borracha que existe. vc tira a sujeira e deixa residuos de cloro. nos meus testes comparando agua da torneira e agua descansada, teve diferença de 20% no tempo de durabilidade, uso diario e limpesa diaria.

COMO TIRAR O CLORO DA AGUA: (descansar)
Deixa ela parada, no minimo 24hs num balde, com bastante superficie em contato com o ar, 72hs é garantido que esta boa pra uso na borracha.
depois vc pode colocar num desses tubos de agua para esportes e coisas assim… é melhor ainda que aguas minerais.

é isso.
respondendo a pergunta:
o spray causa menos danos do que outras coisas- não é agressiva , principalmente as especificas para borrachas de TM, mas mesmo assim é amis indicado pra sujeiras de mais tempo, suor, gordura, gordura de dedos, enfim… qdo ela ficar “suja” e gosmenta mesmo depois de limpar com agua.

e pra qdo nao tem gordura, e eh soh sujeira e poeira do uso normal, a melhor e menos agressiva opção é lavar com agua destilada ou ainda descansada como alternativa.

não que seja horrivel usar agua da torneira, que parece a primeira vista o mais inofensivo, e é se fosse somente agua.
reduz a vida util tambem…
e nao custa nada deixar agua descansada ou comprar um tubinho de agua destilada pra limpar a raquete.

outra observação: é melhor ficar mais tempo cuidando e limpando(passar e limpar de leve) do que ficar esfregando a raquete ate fazer barulhinho… junto com a limpesa rapida e objetiva, voce faz riscos.
( os riscos acumulados junto com o ressecamento e oxidação pelo ar, sao os fatores que deixam a raquete “lisa” sem efeito etc… )
sao riscos microscopicos, mas que juntos basicamente esfolam a camada externa, que é justamente assim como pneus, a camada mais “aderente”

antigamente tinha outras coisas que se usava… mas nao passaram nos meus testes…

unica coisa que parecia lenda mas que tambem funcionou foi assim:
depois que vc coloca a raquete na capinha, e ela ta la dentro…
inspira o ar bem fundo e segura, depois assopra da dentro, pra preencher o ar de dentro da raqueteira soh com o ar do teu pulmao.
tinha neguinho que fazia isso e realmente as borrachas duravam qse 1 mes a mais que o resto do povo…

a questao da agua da torneira ( que sempre tem cloro) tambem é uma otima dica…
se vc fizer tudo que eu escrevi, dependendo do jeito que a pessoa cuida atualmente das suas borrachas as vezes da pra duplicar a vida util delas !

até dava pra separar essas ideias e fazer um topico especifico disso, ja vi gente perguntando disso antes tb…
enfim

OUtro ponto importante que detona completamente borrachas
e eu descobri esses tempos, depois que voltei a jogar ( antes nao faziam isso… )
esse talvez seja o mais importante.

a colagem da borracha na raquete:

  • = vou explicar no final

    Se voce usa cola rapida e recola toda vez:
    *-pelo amor de deus, nao deixe a borracha na raquete se nao tiver usando, tira e deixa ela fora , e soh coloca e cola qdo for usar !.

  • use colas aprovadas pela ittf, tem colas que tem solventes que se combinam com a esponja e deterioram ela mais rapido, ela começa a virar uma pasta derretida e perde suas propriedades.

    Se voce não usa cola rapida, ou ainda se voce nao quer ficar descolando e colando a borracha toda vez.
    *- pelo amor de deus, NUNCA use cola rapida.

  • use colas normais feitas pra colagem permanente aprovadas pela ittf ( eu sei que é dificil achar mas vale a pena e vc vai ver pq

  • vipal só em ultimo caso de emergencia mesmo, ela é feita pra colar e nao soltar mais, ela é feita para DERRETER a borracha e VULCANIZAR JUNTO com a superficie a qual ela é colada. é feita assim pq é feita para grudar e nao soltar mais de borrachas de camaras de ar. - ela tem aparencia similar a colas de tenis de mesa simplismente pq ela eh uma cola com base de borracha, mas o processo de colagem é diferente, ela adere muito mais, e o principal problema é que ela detona a esponja. tlavez se vc nunca colou com cola aprovada pela ittf ou colas feitas pra colar borracha em raquete ( cola normal, pra deixar fixo) voce nem saiba a diferença pq a vipal gruda e faz a esponja perder a elasticidade, ela vulcaniza jutno parcialmente com a cola… as feitas pra isso esse efeito é beeem menor.

é o seguinte.
EU APOSTO QUE MUITA GENTE PODERIA JOGAR MELHOR SEM USAR COLA, E NAO JOGA POR CULPA DAS COLAS.
eu explico:

a cola rapida e seus solventes polifenois, qdo evaporam expandem a esponja da borracha, a esponja aumenta de tamanho e com isso “puxa” todos os pinos da top sheet,
ela fica mais rapida e com mais efeito pq a esponja fica “tentando crescer” mas é segura pela top sheet. o que acontece qdo a bolinha bate ? ela empurra a topsheet, que na hora de votlar e impulsionar, tem o impulso a mais da esponja expandindo, que nesse unico mometno tem uma tregua da topsheet, que antes segurava a esponja ( por isso fica curva)

AGora, depois que os solventes evaporaram, a esponja volta ao normal.

E. o que acontece quando voce não descola ela e deixa depois de usar ? a esponja “desespande” mas esta colada !, ela´fica constantemente como se vc pegasse uma borracha nova, e ficasse esticando ela.
quando ta com o efeito da cola, ela se expande sozinha. qdo passou o efeito ela só fica la alterando suas condições pra virar uma borracha mais frigida e com menor elastifcidade.

agora !

E se voce nao quiser ficar tirando e colocando borracha, enfim, usar ela fixa ? OU ainda se voce acha que se ano usar cola rapida e ficar colando e descolando a borracha nao rende no jogo…
SEGUINTE:
usando cola como expliquei, a esponja “cresce” ai voce cola, e ela continua com essa tensao a crescer ate diminuir e acabar o solvente da cola…
quando ela ta tensionada e empurrando a topsheet, voce tem um impulso a mais digamos 20% ok… pq ? pq qdo a topsheet no impacto volta e empurra a bolinha, a esponja faz uma pressao a mais nela e vc tem mais impulso…
AGORA, imagine alem do dano da borracha ficar puxando o dia inteiro sem usar, imagine que voce quer fixar a borracha na raquete e deixar fixa… sem cola etc…
se vc colar com cola rapida, depois que passar o efeito, ela vai estar colada, a esponja vai querer encolher mas vai estar colada,
o que acontece ? voce perde 20% da velocidade original da borracha, simplesmente por ter usado cola rapida… PQ ?
pq da mesma forma que temos 20% a mais de impulso qdo a esponja ta tentando expandir, nos tambem temos 20% de “VACUO” puxando a topsheet devolta se nao tirarmos a borracha… e qdo ela afundar com a bolinha, tera uma tensão negativa pra topsheet nao empurrar mais a bolinha.
ou seja, com cola nromal voce cola a borracha origianal…
e ela funciona como é pra funcionar.
se for usar cola rapida, entao vc tem que colar e descolar sempre.

o que eu acho que deve acontecer muito, sao pessaos que como eu, acharam que se quisesse deixava la colada e usava e pronto se nao quisesse usar cola rapida… que seria a mesma coisa…

dai o que acontece ? o cara ve que a raquete bate mal e é lenta sem cola
e acaba achando que tem que usar cola sempre.
quando no fim sem cola seria de melhor proveito, alem de durar mais tempo.

ou seja, o cara cola com cola rapida e deixa, depois precisa usar cola sempre, pq se ano colar ela nao fica com velocidade suficiente…
mas se colar com cola rapida e deixar ela perde pelo menos 20% da velocidade original
da pra deixar uma borracha rapida por natureza lenta.

por isso até a fama da cola rapida, é um extremo ao outro que se experimenta
mas na realidade a diferença de velocidade é a metade da percebida.

pq qdo vc deixa colada ela perdeu 40% da velocidade da cola rapida…
mas se tivesse colada original sem expandir, com cola normal,…
ela seria só 20% menos rapida ( 20% é um exemplo, mas é ± nessa proporcao, o dobro mesmo)

ou seja
use cola rapida se for usar cola rapida,
se nao for usar procure e acha uma cola normal cremosa ( em geral sao bisnagas estilo pasta de dente) especifica de colar raquettes e deixar fixa.

e caso vc tenha essa preferencia por ficar colando
experimenta na proxima comprar uma borracha um pouco mais rapida e um pouco mais efeito, mas em vez de colar ela, usa co mcola normal.
provavelmente vc nao vai mais ter necessidade mais de colar.

Então eu dei sorte eu acho, pq também comprei de um representante bty, mas paguei praticamente metade do q vc pagou. Pensei q pudessem ter errado o preço na hora de me vender, mas me lembrei q 2 amigos meus tb compraram a pagaram 27 reais tb.

PS: Comprei com o representante de Castro, Paraná.[/quote]

comprei com o representante de são paulo a 1 mes e paguei 28,00 e o preço ainda é esse.

continuando a aula sobre colagem, q tem a ver com a manutenção das borrachas, vc se referiu a colas normais…

Seriam as tipo “Millenium Chack” ?
Pois ate hj, so q por questoes técnicas, eu nao vinha colando direto ao treinar, mas usando a cola rápida (q geral usa nos clubes) e errando ao deixar elas coladas na raquete mesmo sem uso. Quais as colas q sao essas as normais?

vlw, abração!

Vou ficar de olho no preço da rushawa, ainda mais agora, sabendo o real preço dela.