Usar luva na mão da raquete: pode?

Hoje fiz minha “volta” ao TM depois de 36 anos e estou muito feliz. Já vi que essa volta é… sem volta. :slight_smile:

O único problema é que eu acabei perdendo parte da pele de um dedo na brincadeira.

Andei lendo as regras e não encontrei nenhuma restrição ao uso de luvas. Empunhei a raquete com uma luva aqui em casa e já constatei que ela só atrapalharia meu jogo (gosto de ficar com a raquete bem solta na mão). Não é por acaso que nenhum jogador usa luva na mão da raquete… Assim, a melhor solução para o meu problema seria mesmo um esparadrapo ou coisa parecida.

Só que agora eu acabei ficando curioso. :lol: Luva… pode?

Eu acho que não há restrição.

Dentro da condição de jogo: qualquer coisa que o jogador vista ou carregue no início da sequência, se estiver de luva na mão da raquete e a bola tocar na mão até o punho (coisa contestada mas parte da regra) acontecendo uma devolução, a jogada não será válida, pois a luva obstruiu a bola, gerando ponto para o adversário…

Já vi jogadores com alguma deficência utilizando luva, inclusive pode ser uma adaptação para manter a raquete na extremidade superior.

Para jogadores sem dificuldades físicas existem os diferentes tipos de cabo, sendo o FL um modelo que possibilita um grip mais firme na empunhadura clássica (shakehand), assim como o apoio de cortiça no dedo indicador para jogadores canetas (mais presente em madeiras estilo caneta japonês).

Calos em pontos de contato sempre existiram, soluções adequadas e que não interfiram na maleabilidade/jogabilidade é que precisam ser utilizadas.