Usando cola rapida: necessário ou não ?

Bom eu estava em dúvida sobre qual a necessídade de se usar cola rapida ? isso é obrigatório ?

Claro que não é obrigatório.

Alguns jogadores a usam para melhorar a velocidade e dar mais toque (sensibilidade) ao contato da raquete com a bola.

Capitão Jadson parabéns pela matéria veiculada na tv bahia, resido em Jequié e estamos tentando organizar aqui na cidade um grupo de treinamento para que Jequié possa ter mais representantes no campeonato baiano.

Qual o parecer da ittf sobre a cola rápida?

Os jogadores estilo defensivo não saem prejudicados com o uso da cola rápida?

Valeu.

obrigado, Brenaobahia.

A ITTF permite o uso de determinadas colas rápidas. O principal problema com a cola rápida é devido ao produto químico utilizado. E como muitos jovens e adolescentes praticam Tênis de Mesa, a ITTF acha inadequado o manuseio desses materiais tóxicos.

Quanto ao prejuízo dos defensivos, isso é relativo. Pois qualquer material que dê mais velocidade aos atacantes criará dificuldades para os defensivos.

Há um projeto na ITTF sugerindo o banimento da cola rápida em 2006. Faz anos que tentam banir a cola rápida, mas os projetos não são aprovados.

[quote=“jadsonalmeida”:1c4y76ya]Claro que não é obrigatório.

Alguns jogadores a usam para melhorar a velocidade e dar mais toque (sensibilidade) ao contato da raquete com a bola.[/quote]

mas então quem não usa se torna prejudicado quanto a sensibilidade ? ou vai do gosto de cada um ? uma raquete com cola rapida e sem da a mesma quantidade de efeito ?

Usar ou não cola rápida vai do gosto de cada um. Geralmente a cola rápida melhora o efeito e a velocidade, porém piora o controle. A cola rápida não é indicada para iniciantes no Tênis de Mesa.

Se banirem á cola irah ser muito bom para os defensivos …hehe…E Jadson ainda nao é certo que vao banir ah cola?

Há um projeto na ITTF sugerindo o banimento da cola rápida em 2006. Faz anos que tentam banir a cola rápida, mas os projetos não são aprovados.

vlw

a iitf ja lanso uma leia falando que apartir de 2007 NAO poderao uzar mais cola em qualquer tipo de campeonato,porisso quem uza e emlhor comesar a se acostumar a nao uzar mais,e para quem joga cato,vai sair feliz da vida…
apesr que eu axo que nao poderao falar que se voce colar em casa e depois jogar o campeonato com ela o dia intero nao havera prob,bm eu nao sei…eu sei que em 2007 nao podera uzar mais cola.,…

flwwwwww

Fiscalizar isso vai ser problema.

Vai formar fila prá colar atrás do ginásio…

[quote=“Aerotech”:2wxx7at0][quote=“jadsonalmeida”:2wxx7at0]Claro que não é obrigatório.

Alguns jogadores a usam para melhorar a velocidade e dar mais toque (sensibilidade) ao contato da raquete com a bola.[/quote]

mas então quem não usa se torna prejudicado quanto a sensibilidade ? ou vai do gosto de cada um ? uma raquete com cola rapida e sem da a mesma quantidade de efeito ?[/quote]

Vamos desde o inicio para não restar dúvidas…um pouco de História…

1- O conceito de Cola Rápida surgiu por volta de 1979/1980. No início, países como Alemanha e Suécia chegaram a experimentar colas cuja função era a de conserto de pneus de bicicletas, de marca Victoria Vulcaflux.

OBS. Na minha cidade que é Manaus-AM, usavamos cola para remendo frio de pneus de bicicleta de nome VIPAL que era diluida em um solvente chamado REDUCOLA, tenho quase certeza que é a mesma OTSUKA vendida no FRAN, só que a do FRAN é mais REDUCOLA que VIPAL ), digo, é mais solvente que cola….

2- A cola teve repercussão no Campeonato Mundial da Jugoslávia alguns países como a Hungria e a Jugoslávia já estavam utilizando a Cola Rápida. Logo ela se espalharia por toda a Europa. Os europeus por seu tamanho e força sempre jogaram longe da mesa e os orientais em cima da mesa utilizando velocidade e agilidade. Essa diferença de estilo, o movimento grande e o uso de força desgastava mais o europeu, a distância em relação à mesa também favorecia aos orientais dando mais tempo na visualização da jogada do oponente.

3- Com o surgimento da Cola Rápida houve uma mudança radical. A cola aumenta e muito a velocidade e o efeito da bola, com isso, os europeus puderam diminuir seus movimentos (ficando mais rápidos) e aumentaram e muito o efeito da bola tornando o seu jogo muito mais eficiente. Agora a vantagem estava do lado europeu, sua bola tinha mais velocidade efeito, o fato de jogar mais afastado lhe dava muito mais tempo para a visualização e preparação da jogada.

4- Para os orientais, foi mais difícil controlar a bola jogando próximo à mesa utilizando a Cola Rápida, tanto é que a China foi um dos últimos países a adoptar a cola. Em 1992 a International Table Tennis Federation (ITTF) proibiu o uso das colas que continham solvente com clorado (pois quando inalados poderiam ter efeito cancerígeno e dopante). As punições eram bastante rigorosas para os atletas que fossem surpreendidos utilizando tal produto em campeonatos oficiais.

OBS. Quando me refiro à Orientais quero dizer que na época a grande maioria eram caneteiros

Conclusão:

1- Aumenta a velocidade da bola, pois dilata a esponja fazendo-a mais elastica e dando um efeito tipo catapulta.

Exemplo da esponja sem cola:

  ooooooooooooooo            
  ooooooooooooooo
  ooooooooooooooo
  ooooooooooooooo

Exemplo da esponja com cola:

 O O O O O O O O O O O O O O O
 O O O O O O O O O O O O O O O
 O O O O O O O O O O O O O O O
 O O O O O O O O O O O O O O O

2- Diminui o desgaste do atleta e assim Melhorando o seu desempenho no jogo.

3- Hoje em dia há Borrachas que dispensam o uso de cola por serem rápidas o bastante, mas no meu caso que uso uma borracha macia sempre preciso usar cola, pois do contrario minha bola vai lenta e me esforço muito para fazer uma bola de explosão…