uma pequena curiosidade

Depois de São Paulo, qual é o estado brasileiro que tem o tênis de mesa mais desenvolvido?

Olha eu axo q deve ser o Paraná.
Me corrijam se eu estiver errado.

O que é exatamente “tênis de mesa mais desenvolvido”? Onde tem mais jogadores fortes? Onde tem mais clubes? Onde tem mais talentos juvenis?

Hehe em Minas em garanto que não é, aqui com certeza é o Estado que tem o Tênis de Mesa mais “desnutrido” não é pra rir eu sei, é pra chorar…rsrsrs mas Brasil está longe de ter uma politica saudavel pro esporte, e se tem essa politica deve ser para os ditos populares, no TM o que vemos é uma gestão escassa e autoritarista.

Não to bem não.

Bob

Na verdade eu quis dizer qual estado tem os jogadores mais fortes depois de Sampa

Eu fico na dúvida. Praticamente todos os estados têm jogadores fortes. AM tem o Israel e Mário, PE tem Pedro Ramos e Paulo Rocha, CE tem Molitor, PR tem Toshimi, Kumagai e outros, etc.
Eu simpatizo muito com o TM do RJ, mesmo porque eu sou de lá… Posso citar alguns cariocas fortes: Alexandre Silva, Bruno Vital, Dudu, Matsunaga, Edson, Fabio, etc.

[quote=“Nakata”:kp9q2kou]Eu fico na dúvida. Praticamente todos os estados têm jogadores fortes. AM tem o Israel e Mário, PE tem Pedro Ramos e Paulo Rocha, CE tem Molitor, PR tem Toshimi, Kumagai e outros, etc.
Eu simpatizo muito com o TM do RJ, mesmo porque eu sou de lá… Posso citar alguns cariocas fortes: Alexandre Silva, Bruno Vital, Dudu, Matsunaga, Edson, Fabio, etc.[/quote]

Soh uma correcao: como o Pedrinho e o Paulinho sao “naturalizados” paulistas fazem alguns anos, acho q nao podemos mais considera-los “Pernambucanos”. O mais forte de lah hj eh o Mazinho mesmo! :smiley:

Ateh mesmo, pq o Molitor eh natural de Natal [fez toda a base lah e estava lah ateh quase o final da decada de 90, salvo engano, porem jah tah com uns 10 anos no CE], se vc considerar isso, ai ele nao seria daqui. O meu Xarah de Natal tb eh bom e o Lucas Souza tb, dois dos melhores do No/Ne.

Em Brasilia tem o Neder…

MAS a diferença eh q em SP tem dezenas de jogadores fortes, enquanto nos outros estados, apenas algumas “unidades”, qdo “nenhum”…

Um abraco,

Pois é, faz tempo que ninguém pode com SP!

Toshimi é de SC e não do PR.

SC é forte, tem pelo menos 14 clubes federados e atuantes, de 13 ou 14 cidades diferentes.

Os jogadores acima da média são o Toshimi e o Luiz Fernando (Jville), Daniel Ghizi (Criciuma) e o Marildo (Blumenau), dentre outros bons jogadores.

Mas tb são federados por aqui o Kazuo Matsumoto e o Gilmar Aleixo (Fpolis), Giuliano Peixoto, C.E. Tavares e Duan (Concórdia), Pareja e Arata (Criciuma), dentre outros.

Em jogadores é pelo que citaram aí. Mas acredito que em número de participantes total deve ser o paraná, principalmente o norte que tem uma colonização japonesa muito forte.

Nossa prestimosa confederação (CBTM) tem uma análise “formal” sobre a questão (dados de 2007, se não me engano), que considera o número de clubes e atletas confederados, e seus respectivos resultados em competições de nível nacional (desde 2001, se também não me engano). 1° São Paulo - 2° Santa Catarina - 3° Paraná.

Falando em regiões, e não em estados, o Norte do Paraná provavelmente é, depois de São Paulo (capital, RM e ABC) a localidade mais forte em termos gerais.

A título de retificação/conhecimento, o Toshimi é atleta de Santa Catarina, mas é paranaense, e se formou como jogador no Paraná.

Adriano você ta enganado!!! o Molitor é natural de Pernambuco! ele foi pra Natal quando tinha uns 8 anos e treinou até juventude lá. Ele me disse…

Blz Ingo,

Isso deve ser algo q nem o Roberto sabe, pq ele nunca comentou, de qq forma essa parte eu nao errei:
fez toda a base lah (em Natal)…

E como treinou ateh o “juventude”, isso significa q ele veio pra cah por volta dos 22 anos, como ele faz 32 esse ano, tah com uns 10 anos q tah aqui, entao acertei tb… :stuck_out_tongue:

Um abraco,