Gentilmente pergunto:
Vamos supor, lanço a bolinha obedecendo à regra do saque, porém vai que a bolinha, no momento em que lancei ela entra um pouco para o meu campo, ou até mesmo ela vá um pouco para a lateral - fora da área mesa, devido a um deslize do meu movimento para levantar a bolinha, o que não é intencional - devo continuar o saque? Se sim, por quê? Se não, por quê?
Deve continuar, pois após ser arremessada a bola não se pode mais parar o lance, caso isso aconteça o ponto será do adversário.
Quanto ao negócio da bolinha cair um pouco mais pra frente , pra trás ou para o lado, me disseram que existe uma regra que diz que a trajetória da bolinha deve ser totalmente vertical, excedendo no máximo um determinado grau de inclinação (não me lembro o limite).
Já costurando nesse mesmo assunto, percebam que muita gente arremessa a bolinha muito pra trás na hora de sacar. Inclusive assistindo vídeos de jogadores de alto nível já vi muitas vezes isso acontecer, acho que os árbitros deveriam pegar mais no pé dessas pessoas
Pessoal, por favor, onde na regra, esta idéia está bem explícita?
2.6.2. O sacador então projetará a bola para cima, próximo à verticalidade sem provocar efeito, pelo menos 16cm, somente com a palma da mão livre e bater na bola quando a bola estiver descendo, sem tocar em qualquer coisa antes de ser batida.
ou
2.6.5.3. Quando houver uma clara evidência de que o sacador não cumpriu com os requerimentos necessários para um bom saque, não deverá ser avisado e o recebedor deverá ganhar um ponto.
Peço gentilmente que defenda a sua interpretação?
Peço gentilmente que defenda a sua interpretação?[/quote]
Bem, eu acho que nesses dois parágrafos que você colocou está explícito o que eu disse:
[b]2.6.2. O sacador então projetará a bola para cima, próximo à verticalidade sem provocar efeito, pelo menos 16cm, somente com a palma da mão livre e bater na bola quando a bola estiver descendo, sem tocar em qualquer coisa antes de ser batida.
2.6.5.3. Quando houver uma clara evidência de que o sacador não cumpriu com os requerimentos necessários para um bom saque, não deverá ser avisado e o recebedor deverá ganhar um ponto.[/b]
Ora, se o sacador arremeçar a bola verticalmente, porém não bater nela com a raquete durante a queda e sim pegá-la com a mão ele não estará respeitando a regra 2.6.2, logo o recebedor ganhará o ponto como explica a regra 2.6.5.3.
Para ser mais claro, quando você arremessa a bola para o alto ela está em jogo a partir do momento que saiu da sua mão, logo não se pode mais voltar atrás. Se eu achar a parte que fala isso depois eu coloco aqui.
Ordem cronológica, ou seja, aquilo que ocorreu primeiro.
Portanto, é um saque “queimado” devendo ser repetido sem ônus de pontuação.[/quote]
Eu acho que não. Se a bola pegou na rede e voltou p/ o campo do sacador, é ponto do adversário.[/quote]
Realmente, o mestre Nakata está correto. Eu interpretei a pergunta de forma errada. Nesse caso, o ponto é do adversário mesmo. Em caso de dúvida, como essa, eu pediria para repetir o saque e depois procuraria saber o procedimento pertinente.
Significa então que se eu errar a direção da bola no momento do lançamento ou tropeçar ou qualquer outra ação depois de lançar a bola para o alto, perco o saque. Não há meio-termo. Tenho que fazer o movimento todo mesmo sabendo que o saque não vai sair.
Neste caso é melhor simplesmente passar a bola do que desistir do saque.
Na minha concepção, a regra do saque é muito rígida. E, por esse motivo, acredito ser o tênis de mesa um esporte fabuloso.
Essa rigidez tem pontos positivos e negativos, mas acredito que corrobora para um jogo mais justo e competitivo, portanto, mais atraente.
Não me recordo o número exato, mas se fala em mais de 30 fatores a serem observados num único saque. Por isso, é muito difícil aplicar a regra na integralidade.
No entanto, é muito válido que discutamos assuntos relativos a essa regra e busquemos nos aperfeiçoar. Assim, tornaremos o tênis de mesa um esporte ainda mais fascinante.
que eu saiba
1 levantar no minimo 16 centimetros
2 com a palma da mao totalmente aberta
3 sem colocar o corpo,tronco,braços na frente da bola
4 tem que jogar a bola verticalmente sem uma curvinha pra ca sem uma curvinha pra la
5 a bola quando jogada no ar nao pode provocar efeito
6 somente poder bater na bola quando estiver descendo
7 sacador baterá na bola de modo que ela toque primeiro a sua metade da mesa, depois passando sobre ou ao redor da rede e seus acessórios, toque diretamente a metade da mesa do recebedor
8 a bola tem que estar atraz da linha de fundo a ser jogada
9 e acima do nivel da mesa (os 76cm)
é só disso que eu sei até procurei nas regras da cbtm
http://www.cbtm.org.br
Esses fatores não são artigos das regras, mas deliberações a respeito desses artigos. Essas deliberações se atém a detalhes quase que óbvios, mas que devem ser observados.
Consultei meu “caderninho” do curso de arbitragem. São 31 itens, aí vão mais alguns:
10 - dedos da mão tem que estar esticados;
11 - braço da mão livre pode estar a frente da linha de fundo;
12 - é permitido bater o pé no chão (sem exageros, é claro);
13 - além da bolinha, a raquete deve estar visível para o oponente;
14 - o braço da mão livre não pode tocar a mesa;
15 - a perna e o cabeça podem estar a frente da linha de fundo;
16 - o oponente deve estar preparado para receber o saque;
17 - a superfície da mesa não pode ser movida;
18 - a raquete e o mão que empunha a raquete (até o braço) podem tocar a mesa desde que não movem a mesma;
19 - o jogador não deve demonstrar agressividade (mau comportamento) ao sacar;
20 - o jogador deve sacar de modo que os juízes vejam o saque;
21 - a partir do seu lançamento, a bola está em jogo (o que significa que não pode “desistir” do saque);
22 - em duplas, é obrigatório sacar da direita para direita;
*23 - o jogador deve tirar o braço da frente da bola depois da projeção da mesma (ou seja, o movimento de retirada do braço é obrigatório, mesmo que este pareça não atrapalhar a visibilidade do saque).
Ufa!
Tem mais, mas agora não me recordo.
TOTALMENTE (SEMPRE) VISÍVEL?
???
O sacador não pode esconder a raquete com o corpo ou com a free hand (braço que lança a bola).
Quanto aos dedos ficarem esticados quer dizer que a mão que lança a bola deve ficar aberta, para o oponente visualizar a bolinha na hora do arremesso.
[quote=“P3N_H0LD3R”:1njro38g]O sacador não pode esconder a raquete com o corpo ou com a free hand (braço que lança a bola).
Quanto aos dedos ficarem esticados quer dizer que a mão que lança a bola deve ficar aberta, para o oponente visualizar a bolinha na hora do arremesso.[/quote]
Exatamente.
Agora outra dúvida parecida com a que postei antes.
Vamos supôr que eu dê saque lotado de efeito pra baixo, a bola pinga na minha mesa, vai para a do adversário por cima da rede e pingue, então na volta ela bate na rede e vai para meu campo sem que meu adversário toque nela.
O que aconteceria nessa situação?
A) O ponto seria meu pois o saque foi regular e o lance aconteceu depois disso.
B) Seria como uma ‘‘queimada’’ porque ainda era o lance do saque pois meu adversário não rebateu a bola.
[quote=“Teixeira”:3ebvdcnn]Agora outra dúvida parecida com a que postei antes.
Vamos supôr que eu dê saque lotado de efeito pra baixo, a bola pinga na minha mesa, vai para a do adversário por cima da rede e pingue, então na volta ela bate na rede e vai para meu campo sem que meu adversário toque nela.
B) Seria como uma ‘‘queimada’’ porque ainda era o lance do saque pois meu adversário não rebateu a bola.[/quote]
O ponto é seu.
Se o saque estiver bem pesado => bola quicar no seu lado => passar por cima da rede sem tocá-la => quicar do lado do campo do adversário => voltar pro seu lado sem ele tocar, o ponto é seu.
[quote=“j0rnal1sta”:3apq16zu][quote=“Teixeira”:3apq16zu]Agora outra dúvida parecida com a que postei antes.
B) Seria como uma ‘‘queimada’’ porque ainda era o lance do saque pois meu adversário não rebateu a bola.[/quote]
O ponto é seu.
Se o saque estiver bem pesado => bola quicar no seu lado => passar por cima da rede sem tocá-la => quicar do lado do campo do adversário => voltar pro seu lado sem ele tocar, o ponto é seu.[/quote]
Só uma coisa Jornalista, antes de ela voltar para o meu campo ela bate na rede ainda.
Ela bate na rede só no ato da volta o saque é normal mas na volta a bola pega na raquete antes de voltar para meu campo.
O que acontece nessa situação?
Os requisitos para um saque bom foram cumpridos, logo, a próxima etapa para a continuação normal do ponto seria a resposta, com a raquete, do adversário, o que não houve; então, não importa que a bola ao retornar, pegou na rede, pois se não houve resposta do adversário, o ponto é seu.
Ouvi falar q muitos jogadores se queixam da demora pra sacar do Ma lin, enfriando o jogo.
alguem sabe cuanto tempo tem o jogador entre un sake e outro? e onde tem essa informacao? na pag web da ITTF en regras nao achei
Realmente, o Ma Lin abusa da catimba na hora de sacar.
Não conheço regra sobre o tempo limite entre um saque e outro.
Tem a regra de aceleração, mas é a respeito da duração do set.
No TM eu desconheço a regra. Mas no tênis de quadra o tempo limite entre o final de um ponto e o próximo saque é 20 segundos. O espanhol Rafael Nadal é campeão em descumprir essa regra. Ou seja, um Ma Lin na quadra, irritando a todos presentes.
O árbitro deve manter a continuidade do jogo, é dele a responsabilidade de indicar ao sacador a necessidade de respeitar o oponente.
O recebedor estando apto a rebater o serviço deve ser estimulado…
Normalmente é utilizado a indicação com a mão espalmada apontada para o sacador, quando o sacador está demorando, o gesto é repetido indicando a necessidade de fazê-lo.
A demora ao servir é passível de punição com cartões.
A cronometragem do tempo corrido total do jogo é um procedimento atávico, já que no Brasil em 99% dos jogos não é introduzido o Sistema de aceleração.