Um ginásio... será possível?

Nanov, sou arquiteto e posso ajudar um pouquinho:
Um bom projeto depende sempre de estar com o objetivo final bem definido. Por isso, é necessário que vc tenha algumas questões resolvidas antes de partir pro desenho:

  • Esse local é pretendido para partidas de que nível? Internacional ou treinos de principiantes? É claro que, no caso de se pensar em torneios grandes, vc precisa ter até lanchonete ou algo assim, administração, vestiários separados dos sanitários e etc…Caso contrário o que seria realmente fundamental?
  • Quando existe espaço para torcida, é necessário saída de emergência, quantidades de sanitários de acordo com a capacidade de pessoas e coisas assim.
  • Pense sempre em espaços laterais mais amplos, pois no seu esboço fica difícil incluir uma “área técnica”.
  • Não precisa de sala de colagem. A cola será proibida…

Se precisar de mais detalhes, pergunte. Estou a disposição.

Cadupa,

Bom, o objetivo final seria mesmo um bom espaço para podermos fazer treinos para principiantes, bem como torneios regionais e quem sabe estaduais, por isso a quantidade de mesas reduzido (no máximo 8) . No meu esboço vc pode ver que pensei na saída de emergência (no lado direito da figura) proporcionalmente creio que uns 4 metros de largura. Como a área a ser construido o ginásio é enorme creio que podemos colocar os dois vestiários separados dos sanitários. Não saco nada de cálculos quanto a isso mas a área em torno para o público com no máximo 3 degraus de arquibancada é mais que suficiente. Creio que nas áreas de jogo com 12 ou 13x6 metros têm espaço mais que suficiente pra área técnica, você não acha?

brigadão pelas dicas.
aguardo mais :lol:

Nanov, vamos ver se ajudo mais um pouquinho:
Em termos estruturais, fica menos custoso quando vc tem os pilares (ou as paredes, para ficar mais fácil) o mais próximas possível. Quando vc tem vãos grandes, existem duas saídas básicas: Ou são feitos pilares de sustentação no meio (que, no caso, acho muito ruim) ou são feitas estruturas especiais para suportar a cobertura.
Por essa razão, no seu caso, creio que fazer o projeto com as mesas dispostas lado a lado ( um “corredorzão”) seria a melhor opção.
Outro ponto é tentar não criar gargalos na circulação. No seu esboço (que está muito bom, diga-se de passagem) tudo se aglomera num só lugar: A entrada/saída, vestiários, wcs, administração…Nesse caso vc pode pensar em separar um pouco as coisas: Entrada/saída, wcs e hall (que serve, por exemplo, para se montar bancas de vendas de materiais em torneios ou lanchonete) de um lado, e a administração, sala de palestras e vídeos e vestiários de outro.
Cuidado, nesse caso, com correntes de ar, mas ai já entramos num aspecto mais técnico mesmo, que um bom projeto de alguém do local resolva.

Grande Cadupa!!

Ajudar um pouquinho? Tenho certeza que todas as suas dicas serão de grande utilidade na hora de discutir o projeto final.
Só estou esperando a resposta do pessoal da UnB pra poder apresentar todas as dicas dos mesatenistas-arquitetos.

Obrigado pelo elogio do esboço, vindo de quem entende do assunto dá até pra empolgar.

Abraços.

Estou a disposição. Tudo o que for possível para ajudar nosso querido esporte.
Se precisar, pergunte.
Abraços.
Ah! Quando estiver pronto, me convida prá bater uma bolinha… ::perfeito::